Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Estado Sólido

 

01/02/2011

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e aplicar as principais características do estado sólido;
  • Relacionar as propriedades dos sólidos com as características de alguns materiais;
  • Identificar as relações dos conteúdos abordados com as disciplinas Física e Matemática.
Duração das atividades
Duas aulas de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Propriedades da matéria.
Estratégias e recursos da aula

Leve para a sala de aula os materiais descritos na Atividade 2 e também materiais para a confecção de cartazes, como por exemplo, cartolinas. Providencie também uma máquina fotográfica digital que também permita filmar, para cada um dos grupos.

Aula 1:

Atividade 1:

Professor, divida a turma em grupos de três a quatro alunos. Depois de organizados os grupos, peça para que os alunos dêem exemplos de objetos e materiais sólidos que são comumente encontrados no dia-a-dia.

Obs.: se esta aula for usada para o Ensino Fundamental, o professor deverá explicar o conceito de estado sólido antes de iniciar a atividade descrita acima, para isso poderá solicitar aos alunos que verifiquem no dicionário o significado da palavra e utilizar esses termos para explicar o conceito.

Inicialmente os alunos deverão falar o nome dos objetos e materiais indicados, e o professor deverá anotar os exemplos no quadro. Depois que todos os grupos citarem seus exemplos, informe que um aluno de cada grupo deverá anotar os exemplos que estão no quadro em uma folha separada, em seguida, peça para que os alunos discutam com os integrantes do seu grupo e identifiquem as características semelhantes dos objetos apresentados. Informe que cada grupo deverá anotar suas observações na folha utilizada na atividade anterior. Auxilie os alunos nesse momento, indicando quais características que poderão ser observadas: dureza, maleabilidade, flexibilidade e outras características que possam ser observadas ns exemplos citados. Para isso, leve alguns objetos e materiais sólidos que para ilustrar cada umas das características apresentadas.

Trabalhe as características do estado sólido que podem ser percebidas através da observação, para isso utilize as observações feitas pelos alunos.

Figura 1 – Estado sólido

Fonte: http://www.atomosybits.com/wp-content/uploads/2009/09/11-estado-solido.jpg

http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/09/gelocg.jpg. Acessados em 23 de julho de 2010 

Após isso, informe aos alunos que existem algumas propriedades dos sólidos que não podem ser constatadas apenas com a observação e que para isso é necessário a utilização de alguns meios, como por exemplo, experimentos.

Atividade 2:

Para a execução dessa aula será preciso que o professor leve para a sala de aula os materiais e objetos listados abaixo:

Uma cortiça;

Uma barra de alumínio e uma de ferro (preferencialmente como mesmo volume);

Um béquer de 250 ml (pode ser substituído por um recipiente transparente e graduado);

Água;

Balança.

Deverá ser entregue um conjunto dos materiais descritos para cada grupo, com exceção da balança que poderá ficar em um local acessível. Peça para que um integrante de cada grupo filme o experimento e tire algumas fotos.

Primeiramente explique aos alunos que eles identificarão uma propriedade da matéria que é bem visível nos sólidos. Para isso, peça para que cada aluno pegue a barra de alumínio, a barra de ferro e a cortiça e procurem observar a diferença de massa existente entre esses materiais, para ficar mais visível os alunos poderão utilizar a balança para determinar a massa dos objetos. Feito isso eles deverão colocar os objetos no béquer contendo água, um por vez, e observar.

Obs.: O professor poderá realizar essa atividade no laboratório de Ciências da escola, onde poderá organizar previamente os materiais nas bancadas do laboratório.

Outra alternativa é  utilizar o recurso educacional digital a seguir:

Sua jóia é verdadeira?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14545

Figura 2 – Tela inicial do recurso

Fonte: Retirado do próprio recurso

Neste caso, o professor deverá levar os alunos para o laboratório de informática da escola e explicar o funcionamento dos recursos.

Escolha um integrante de cada grupo para relatar os fatos observados para o restante da turma. Em seguida, utilize os resultados observados para explicar o conceito de densidade.

Caso ache necessário poderá trabalhar o conceito de densidade mais detalhado, utilizando cálculos matemáticos para determinar a densidade. Ou então, poderá trabalhar em conjunto com o professor de Matemática e Física da sua escola.

No final dessa atividade, explique aos alunos que a densidade também pode ser utilizada para diferenciar os materiais, como foi observado na atividade.

Informe aos alunos que eles deverão descrever como foi feita a atividade, peça para que copiem (anexem) essas informações na folha que eles reservaram na primeira atividade.

Aula 2:

Atividade 3:

Nessa atividade os alunos sistematizarão os conceitos aprendidos ao longo da aula anterior, para isso, eles deverão permanecer nos mesmos grupos. Peça para que eles elaborem resumos e exemplifiquem, através de desenhos ou esquemas explicativos, os conceitos apreendidos sobre os sólidos. Para a confecção dos cartazes, leve para a sala de aula cartolinas. Para facilitar a apresentação dos trabalhos divida os temas abaixo com os grupos:

1 – Definição e exemplos de sólidos;

2 – Características dos sólidos;

3 – Densidade;

Caso ache necessário, poderá selecionar outros temas abordados ao longo da aula. Após a confecção dos cartazes, cada grupo deverá apresentar para o restante da turma o seu tema. Após as apresentações cole os cartazes pela sala de aula.

Após a exposição dos cartazes informe aos alunos que será criado um blog. Primeiramente peça para que cada grupo elabore um resumo das informações coletadas ao longo das duas aulas e organizem as fotos e os vídeos. Após a criação do blog, os alunos deverão postar as informações, as fotos e os vídeos, lembrando que os vídeos podem ser postados no YouTube e depois inseridos os links dos mesmos no blog.

Como atividade para casa, proponha aos alunos que eles comentem os vídeos e as fotos dos outros grupos. Posteriormente o professor deverá ler os comentários de cada aluno e utilizá-los para a avaliação.

Para saber como criar o blog clique nos links abaixo:
http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm

Ajude os alunos ao longo dessa aula, de modo que cada grupo possa postar as suas idéias. Utilize este blog, para as suas aulas futuras, de modo que o conteúdo de outras aulas poderá ser colocado no blog.

Divulgue o blog por toda a escola.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Sua jóia é verdadeira? Animação/simulação
Recursos Complementares

Experimento sobre densidade:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21480

Artigo da Revista Química Nova na Escola QNEsc

Explorando a existência de cargas elétricas na matéria http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc03/relatos.pdf

Avaliação

Avalie a participação dos alunos ao longo das três aulas. Avalie as atividades feitas por eles e que foram entregues para o professor.Crie questões que deverão ser respondidas pelos alunos:

1 – Defina sólidos.

2 – Indique as principais características dos sólidos e exemplifique.

Esses são exemplos de questões, outras questões deverão ser elaboradas de acordo com a necessidade do professor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.