Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Boi-bumbá: visitando o folclore nacional

 

24/11/2010

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • pesquisar as origens e a história do Boi-bumbá, personagem do folclore brasileiro;
  • explicar sobre tal figura folclórica;
  • interpretar músicas e canções que cantam o Boi-bumbá;
  • produzir uma narrativa ficcional que envolva o cenário folclórico do Boi-bumbá.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer os elementos de uma narrativa.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Pesquisando o Boi-bumbá

http://sistemas.sefaz.am.gov.br/reuniao-orca2010//images/amazonas/cultura-04-boi_bumba_caprichoso.jpg   Acessado em 12 de out. de 2010. 

Forme grupos de 4 ou 5 alunos na classe. Cada qual deverá desenvolver uma pesquisa acerca da figura do folclore brasileiro Boi-bumbá.

Dê uma semana para a pesquisa ser empreendida, uma vez que os alunos terão que se reunir não somente em sala de aula, mas em casa ou no laboratório de informática.

A partir de fontes virtuais, enciclopédias, músicas, os alunos deverão pesquisar os seguintes pontos:

  • a origem do personagem folclórico;
  • os diferentes nomes que tem o Boi;
  • os mitos que envolvem esse personagem (o mito do boi);
  • os estados brasileiros que fazem a festa do Boi-bumbá (Festival de Parintins);
  • como são tais festas (encenações, danças, músicas);
  • rivalidade entre os Bois Caprichoso e Garantido (como se fossem partidos políticos ou times de futebol antagônicos);
  • personagens e instrumentos utilizados na encenação do Boi-bumbá.

http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=170696     Acessado em: 12 de out. de 2010. 

Você poderá sugerir que cada grupo pesquise um site diferente, para que os mesmos tenham versões diferenciadas do mesmo tema. Para tanto, faça a divisão das indicações como desejar (sorteio, escolha)

Links para a pesquisa:

http://www.cnfcp.gov.br/interna.php?ID_Secao=103 

http://cliquemusic.uol.com.br/generos/ver/bumbameuboi 

http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/boibumba.htm 

http://www.boibumba.com/index_pt.htm 

http://www.abrasoffa.org.br/folclore/danfesfol/boibumba.htm 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bumba_meu_boi 

Instrua os alunos a produzirem uma parte escrita para o trabalho e cartazes (ou data show/slides) que servirão de referência durante a apresentação.

ATIVIDADE 02

Apresentando as pesquisas

http://sistemas.sefaz.am.gov.br/reuniao-orca2010//images/amazonas/cultura-03-boi_bumba_garantido.jpg   Acessado em: 12 de out. 2010. 

A partir do material produzido pela pesquisa, cada grupo deverá apresentar seu trabalho em cerca de 10 minutos. Todos os membros deverão participar da fala.

Durante as explanações, verifique se foram contemplados os pontos sugeridos para a pesquisa.

Mesmo que todos os grupos tenham pesquisado o mesmo tema, a quantidade de informações e fontes acerca do personagem folclórico em estudo não farão com que os trabalhos sejam repetitivos.

Após a apresentação de todos, se julgar conveniente, faça comentários/correções ou complemente ideias incompletas empreendidas pelos alunos.

ATIVIDADE 03

Escutando músicas do Boi-bumbá

A presente atividade será melhor desenvolvida em um laboratório de informática que possua um equipamento de áudio e um data show.

Serão exibidas 4 músicas que versam a tradição do Boi-bumbá. É importante que todos os alunos possuam as letras das canções. Você poderá organizá-las em uma página e copiar uma para cada dupla ou trio.

Ao final de cada uma das músicas, será feita uma interpretação simples das mesmas. Os alunos deverão observar:

  • o ritmo comum a todas;
  • a temática do Boi e da dança;
  • as cores como forma de representação.

BOI GARANTIDO – TERCEIRA EVOLUÇÃO

Link para o clipe: http://www.youtube.com/watch?v=ifZbt9uTqWc&feature=player_embedded 

Link para a letra: http://letras.terra.com.br/garantido/513996/  

EMOÇÃO INFINITA – BOI CAPRICHOSO

Link para o clipe: http://www.youtube.com/watch?v=SqomRijMlis 

Link para a letra: http://letras.terra.com.br/caprichoso-boi-bumba/967476/ 

BOI CAPRICHOSO – EVOLUÇÃO DAS CORES

Link para a música:  http://www.youtube.com/watch?v=w3K7puIyemo 

Link para a letra:  http://letras.terra.com.br/caprichoso-boi-bumba/920115/ 

Após a reprodução de cada uma das músicas, proponha que cada dupla/trio (organizados para acompanharem as letras) escreva, em sala de aula, um simples parágrafo que interprete/descreva os elementos de uma das canções. Você poderá permitir que os mesmos escolham qual texto interpretar ou selecionar quem trabalhará com cada qual.

Trata-se somente de um esboço interpretativo que servirá de motivação para a produção da próxima atividade.

Ao final das escritas, promova uma rodada de leitura dos textos.

ATIVIDADE 04

Produzindo uma narrativa sobre o Boi

Baseado nas histórias e lendas que permeiam o folclore do Boi-bumbá, bem como nas pesquisas e músicas, os alunos deverão, individualmente, produzir uma narrativa que se valha de tais elementos em seu enredo.

O texto poderá:

  • recontar a lenda de origem do Boi, modificando elementos originais;
  • inventar um Boi diferente, que faça parte da lenda criada pelo aluno;
  • utilizar outros personagens folclóricos na história (Iara, Saci-Pererê, Negrinho do Pastoreio).

Reforce que os elementos da narrativa deverão constituir o texto produzido (tempo, espaço, enredo, narrador).

Para que a criatividade dos alunos possa ser melhor aproveitada, permita que os textos sejam desenvolvidos em casa, com um prazo de 5 dias para a entrega do mesmo.

Nesse dia, promova uma rodada de leitura de todos os textos produzidos.

Conclua a aula com a exibição do vídeo de Campanha da Unimed de Manaus, contando a lenda do Boi-bumbá, que deu origem ao Festival de Parintins:

http://www.youtube.com/watch?v=ZZQqMfdIJHA    Acessado em: 12 de out. 2010. 

Recursos Complementares

A história do Boi-bumbá criada por estudantes de Design Gráfico da UNEB (Universidade Estadual da Bahia), que retrata a história do boi através de uma animação stop-motion:

http://www.youtube.com/watch?v=eccA0aq258E&p=F1A972CCAAF9E9E9&playnext=1&index=29 

Aula publicada no Portal do Professor "Negrinho Pastoreio, Saci-Pererê e Iara: conhecendo os personagens do folclore brasileiro":

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23853 

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:

  • desenvolvimento da pesquisa acerca do personagem folclórico Boi-bumbá;
  • explicações, por meio do material escolhido, sobre tal figura folclórica;
  • interpretação de músicas que cantam o Boi-bumbá;
  • produção de uma narrativa ficcional que envolva o cenário folclórico do Boi-bumbá.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.