24/11/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Os alunos deverão conhecer os elementos de uma narrativa.
ATIVIDADE 01
Pesquisando o Boi-bumbá
http://sistemas.sefaz.am.gov.br/reuniao-orca2010//images/amazonas/cultura-04-boi_bumba_caprichoso.jpg Acessado em 12 de out. de 2010.
Forme grupos de 4 ou 5 alunos na classe. Cada qual deverá desenvolver uma pesquisa acerca da figura do folclore brasileiro Boi-bumbá.
Dê uma semana para a pesquisa ser empreendida, uma vez que os alunos terão que se reunir não somente em sala de aula, mas em casa ou no laboratório de informática.
A partir de fontes virtuais, enciclopédias, músicas, os alunos deverão pesquisar os seguintes pontos:
http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=170696 Acessado em: 12 de out. de 2010.
Você poderá sugerir que cada grupo pesquise um site diferente, para que os mesmos tenham versões diferenciadas do mesmo tema. Para tanto, faça a divisão das indicações como desejar (sorteio, escolha)
Links para a pesquisa:
http://www.cnfcp.gov.br/interna.php?ID_Secao=103
http://cliquemusic.uol.com.br/generos/ver/bumbameuboi
http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/boibumba.htm
http://www.boibumba.com/index_pt.htm
http://www.abrasoffa.org.br/folclore/danfesfol/boibumba.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bumba_meu_boi
Instrua os alunos a produzirem uma parte escrita para o trabalho e cartazes (ou data show/slides) que servirão de referência durante a apresentação.
ATIVIDADE 02
Apresentando as pesquisas
http://sistemas.sefaz.am.gov.br/reuniao-orca2010//images/amazonas/cultura-03-boi_bumba_garantido.jpg Acessado em: 12 de out. 2010.
A partir do material produzido pela pesquisa, cada grupo deverá apresentar seu trabalho em cerca de 10 minutos. Todos os membros deverão participar da fala.
Durante as explanações, verifique se foram contemplados os pontos sugeridos para a pesquisa.
Mesmo que todos os grupos tenham pesquisado o mesmo tema, a quantidade de informações e fontes acerca do personagem folclórico em estudo não farão com que os trabalhos sejam repetitivos.
Após a apresentação de todos, se julgar conveniente, faça comentários/correções ou complemente ideias incompletas empreendidas pelos alunos.
ATIVIDADE 03
Escutando músicas do Boi-bumbá
A presente atividade será melhor desenvolvida em um laboratório de informática que possua um equipamento de áudio e um data show.
Serão exibidas 4 músicas que versam a tradição do Boi-bumbá. É importante que todos os alunos possuam as letras das canções. Você poderá organizá-las em uma página e copiar uma para cada dupla ou trio.
Ao final de cada uma das músicas, será feita uma interpretação simples das mesmas. Os alunos deverão observar:
BOI GARANTIDO – TERCEIRA EVOLUÇÃO
Link para o clipe: http://www.youtube.com/watch?v=ifZbt9uTqWc&feature=player_embedded
Link para a letra: http://letras.terra.com.br/garantido/513996/
EMOÇÃO INFINITA – BOI CAPRICHOSO
Link para o clipe: http://www.youtube.com/watch?v=SqomRijMlis
Link para a letra: http://letras.terra.com.br/caprichoso-boi-bumba/967476/
BOI CAPRICHOSO – EVOLUÇÃO DAS CORES
Link para a música: http://www.youtube.com/watch?v=w3K7puIyemo
Link para a letra: http://letras.terra.com.br/caprichoso-boi-bumba/920115/
Após a reprodução de cada uma das músicas, proponha que cada dupla/trio (organizados para acompanharem as letras) escreva, em sala de aula, um simples parágrafo que interprete/descreva os elementos de uma das canções. Você poderá permitir que os mesmos escolham qual texto interpretar ou selecionar quem trabalhará com cada qual.
Trata-se somente de um esboço interpretativo que servirá de motivação para a produção da próxima atividade.
Ao final das escritas, promova uma rodada de leitura dos textos.
ATIVIDADE 04
Produzindo uma narrativa sobre o Boi
Baseado nas histórias e lendas que permeiam o folclore do Boi-bumbá, bem como nas pesquisas e músicas, os alunos deverão, individualmente, produzir uma narrativa que se valha de tais elementos em seu enredo.
O texto poderá:
Reforce que os elementos da narrativa deverão constituir o texto produzido (tempo, espaço, enredo, narrador).
Para que a criatividade dos alunos possa ser melhor aproveitada, permita que os textos sejam desenvolvidos em casa, com um prazo de 5 dias para a entrega do mesmo.
Nesse dia, promova uma rodada de leitura de todos os textos produzidos.
Conclua a aula com a exibição do vídeo de Campanha da Unimed de Manaus, contando a lenda do Boi-bumbá, que deu origem ao Festival de Parintins:
http://www.youtube.com/watch?v=ZZQqMfdIJHA Acessado em: 12 de out. 2010.
A história do Boi-bumbá criada por estudantes de Design Gráfico da UNEB (Universidade Estadual da Bahia), que retrata a história do boi através de uma animação stop-motion:
http://www.youtube.com/watch?v=eccA0aq258E&p=F1A972CCAAF9E9E9&playnext=1&index=29
Aula publicada no Portal do Professor "Negrinho Pastoreio, Saci-Pererê e Iara: conhecendo os personagens do folclore brasileiro":
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23853
Os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!