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UCA – Dígrafos – análise e reflexão

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
MARCIO ISSAMU YAMAMOTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá ser capaz de:

  • compreender que dígrafo é um grupo de letras com a função de representar um fonema;

  • identificar os dígrafos nh,lh,ch,ss,rr,sc,sç,xc,qu,gu;

  • reconhecer dígrafos que se separam e os que não se separam na divisão silábica.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Domínio da língua escrita
Estratégias e recursos da aula

Estratégias

  • Trabalho em duplas
  • Discussão em grupo

Recursos

  • Uso de vídeos do Youtube

Atividade 1

Professor, peça aos alunos que formem duplas. As duplas devem acessar o link da música Tocando em frente de Almir Sater disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=33A5zUaH8tY&feature=related>.  Acesso em 19 nov.2011.

 

http://4.bp.blogspot.com/-RQxzV97w_1Q/TXo8NgCtQKI/AAAAAAAAIVQ/n714Z0CWM2E/s400/almir-sater%2B%25281%2529.jpg

      

Após ouvirem a canção, os alunos receberão a folha de atividades disponível em: <  http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%208/D%C3%ADgrafos_doc.aluno.odt>, documento do aluno.  Disponível em < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%208/D%C3%ADgrafos_doc.professor.odt>, documento do professor. Diga-lhes que desembaralhem as palavras retiradas da música e que circulem as consoantes que aparecem juntas nas palavras desembaralhadas por eles.

Atividade 2

  • Professor, a partir da conferência oral dos dígrafos circulados, apresente os seguintes questionamentos a seus alunos:

1.    Qual é o som do ‘h’? (R: Ele não tem valor sonoro em português)

2.    Como ficaria a pronúncia de palavras como chuva, velho e manhas sem o ‘h’?

3.    Qual a importância do ‘h’ nestas palavras? (Junto com as letras c,n e l, produzem um novo som diferente daquele produzido pelo uso da consoante isoladamente.)

4.    Leia as seguintes palavras e identifique que grupos de letras produzem um único som em cada uma das palavras lidas:

pressa, sorriso, descer, nasça, excelente, seguir, querer, ninho, folha, colcha.

(O professor pode escrevê-las no quadro e circular os dígrafos à medida que os alunos responderem.)

 

Após esta reflexão dirigida, informe a seus alunos que estes grupos de letras que representam um único som se chamam DÍGRAFOS.

 

dígrafo 

 

Imagem disponível em: < http://3.bp.blogspot.com/_7RyHiBWdRgo/S8ssob5IKWI/AAAAAAAABog/xt-ImqxuLyk/s1600/110.jpg>. Acesso em 18 nov.2011.

 

Atividade 3

Professor, ainda em duplas, peça aos alunos que deem dois exemplos para cada dígrafo enumerado.

Confira algumas respostas oralmente em grupo.

 

Atividade 4

Professor, esta atividade consiste em evidenciar que o gu e o qu apenas são considerados dígrafos quando o u não for pronunciado. A atividade encontra-se disponível em: http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%208/D%C3%ADgrafos_doc.aluno.odt , conforme mostrada abaixo.

 Marque com um x as palavras que apresentam dígrafos, circule-os e explique o porquê das que sobraram.

  1. ( ) Consegue

  2. ( ) Égua

  3. ( ) Querida

  4. ( ) Naquele

  5. ( ) Quando

  6. ( ) Água

  7. ( ) Guepardo

  8. ( ) Guaraná

_____________________________________________________________________

dígrafo 2 

 

Imagem disponível em: < http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQeKBYLNg7AafhP0AIgkoraVcuzawEjM9XPZxaCEscYgTtqgJPv>. Acesso em 18 nov.2011.

Atividade 5

As duplas acessarão o link da música Harmonia de Sá e Guarabyra, disponível em:

http://sa-guarabyra.musicas.mus.br/letras/1046712/ Acesso em 19 nov. 2011 e ouvirão a música.

Os alunos deverão localizar os dígrafos contidos na canção, separar as sílabas e responder quais dígrafos estudados nesta unidade que se separam e quais não se separam.

Como um bicho da rua pode ter
A alegria da rua pra morar
Como aquele que não te pode ter
Mas te tem nos pedaços que encontrar
Entre o povo apressado na estação
Tem a felicidade de um olhar
Um momento qualquer de emoção e harmonia

Uma noite se faz de escurecer
Madrugada se faz de clarear
Mas a luz no escuro faz nascer
Todo brilho da noite seu Luar
De manhã o escuro ao morrer
Vai nos mudar de dia e de prazer
E é assim que a gente vai viver em harmonia

Harmonia, Harmonia, Harmonia, Harmonia

Harmonia é ver o sol nascer
Com o brilho da lua ainda lá
Harmonia é a rua e é você
É a luz do escuro no olhar
Que desejo tão fácil de te ter
Que presente difícil de ganhar
Mas a sina do homem procurar harmonia

Harmonia é ver o sol nascer
Com o brilho da lua ainda lá
Harmonia é a rua e é você
É a luz do escuro no olhar
Que desejo tão fácil de te ter
Que presente difícil de ganhar
Mas a sina do homem procurar harmonia

Harmonia, Harmonia, Harmonia, Harmonia
 

Recursos Complementares

Professor, acesse os sites abaixo para enriquecer seus conhecimentos sobre o assunto e dar uma aula lúdica, interativa e produtiva.

 

Avaliação

 

Para a avaliação, faça diferente:

  • Organizar um jogo de Imagem & Ação, dividindo a sala em 2 grupos. Um representante de cada grupo fará a mímica para o seu grupo,  enquanto o outro grupo  aguarda com atenção para adivinhar a resposta (no caso do grupo inicial errar a vez passar para o grupo que está aguardando). A mímica a ser feita deve ser uma palavra que contenha dígrafo e o professor deve trazer as palavras selecionadas e previamente escritas em papéis dobrados. Antes de começar a mímica, o representante deve indicar através de gestos se o dígrafo contido na palavra se separa ou não. Só então passará à mímica propriamente. O grupo deve responder informando qual o dígrafo que eles supõem estão na palavra, se estiver correto podem dizer a palavra. Se o dígrafo estiver errado, o outro grupo tem o direito de responder qual o dígrafo e qual a palavra, baseados na mímica feita pelo grupo anterior. O grupo com maior número de acertos, vence.

 

Professor, durante a atividade avaliativa, observe o interesse, a interatividade entre os alunos.

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