01/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
O aluno deverá ser capaz de:
compreender que dígrafo é um grupo de letras com a função de representar um fonema;
identificar os dígrafos nh,lh,ch,ss,rr,sc,sç,xc,qu,gu;
reconhecer dígrafos que se separam e os que não se separam na divisão silábica.
Professor, peça aos alunos que formem duplas. As duplas devem acessar o link da música Tocando em frente de Almir Sater disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=33A5zUaH8tY&feature=related>. Acesso em 19 nov.2011.
Após ouvirem a canção, os alunos receberão a folha de atividades disponível em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%208/D%C3%ADgrafos_doc.aluno.odt>, documento do aluno. Disponível em < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%208/D%C3%ADgrafos_doc.professor.odt>, documento do professor. Diga-lhes que desembaralhem as palavras retiradas da música e que circulem as consoantes que aparecem juntas nas palavras desembaralhadas por eles.
1. Qual é o som do ‘h’? (R: Ele não tem valor sonoro em português)
2. Como ficaria a pronúncia de palavras como chuva, velho e manhas sem o ‘h’?
3. Qual a importância do ‘h’ nestas palavras? (Junto com as letras c,n e l, produzem um novo som diferente daquele produzido pelo uso da consoante isoladamente.)
4. Leia as seguintes palavras e identifique que grupos de letras produzem um único som em cada uma das palavras lidas:
pressa, sorriso, descer, nasça, excelente, seguir, querer, ninho, folha, colcha.
(O professor pode escrevê-las no quadro e circular os dígrafos à medida que os alunos responderem.)
Após esta reflexão dirigida, informe a seus alunos que estes grupos de letras que representam um único som se chamam DÍGRAFOS.
Imagem disponível em: < http://3.bp.blogspot.com/_7RyHiBWdRgo/S8ssob5IKWI/AAAAAAAABog/xt-ImqxuLyk/s1600/110.jpg>. Acesso em 18 nov.2011.
Professor, ainda em duplas, peça aos alunos que deem dois exemplos para cada dígrafo enumerado.
Confira algumas respostas oralmente em grupo.
Professor, esta atividade consiste em evidenciar que o gu e o qu apenas são considerados dígrafos quando o u não for pronunciado. A atividade encontra-se disponível em: http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%208/D%C3%ADgrafos_doc.aluno.odt , conforme mostrada abaixo.
Atividade 5
As duplas acessarão o link da música Harmonia de Sá e Guarabyra, disponível em:
http://sa-guarabyra.musicas.mus.br/letras/1046712/ Acesso em 19 nov. 2011 e ouvirão a música.
Os alunos deverão localizar os dígrafos contidos na canção, separar as sílabas e responder quais dígrafos estudados nesta unidade que se separam e quais não se separam.
Como um bicho da rua pode ter
A alegria da rua pra morar
Como aquele que não te pode ter
Mas te tem nos pedaços que encontrar
Entre o povo apressado na estação
Tem a felicidade de um olhar
Um momento qualquer de emoção e harmonia
Uma noite se faz de escurecer
Madrugada se faz de clarear
Mas a luz no escuro faz nascer
Todo brilho da noite seu Luar
De manhã o escuro ao morrer
Vai nos mudar de dia e de prazer
E é assim que a gente vai viver em harmonia
Harmonia, Harmonia, Harmonia, Harmonia
Harmonia é ver o sol nascer
Com o brilho da lua ainda lá
Harmonia é a rua e é você
É a luz do escuro no olhar
Que desejo tão fácil de te ter
Que presente difícil de ganhar
Mas a sina do homem procurar harmonia
Harmonia é ver o sol nascer
Com o brilho da lua ainda lá
Harmonia é a rua e é você
É a luz do escuro no olhar
Que desejo tão fácil de te ter
Que presente difícil de ganhar
Mas a sina do homem procurar harmonia
Harmonia, Harmonia, Harmonia, Harmonia
Professor, acesse os sites abaixo para enriquecer seus conhecimentos sobre o assunto e dar uma aula lúdica, interativa e produtiva.
Para a avaliação, faça diferente:
Professor, durante a atividade avaliativa, observe o interesse, a interatividade entre os alunos.
Cinco estrelas 8 classificações
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27/10/2015
Cinco estrelasExcelente
03/03/2015
Cinco estrelasObrigada, ótima proposta
07/07/2014
Cinco estrelasaula excelente ,ENRIQUECEU MAIS MEUS CONHECIMENTOS ,,, PARABENS ESSES TEMAS NOS DEIXA ALGUMAS DÚVIDAS AS QUAIS TIREI ATRAVÉS DESSA AULA ,,,,,
31/03/2014
Cinco estrelasMaravilhosa a explicação do que é dígrafo.você está de parabéns.Levei para sala de aula e os meus alunos gostaram
03/06/2013
Cinco estrelasMaravilhoso, bem feito seu plano de aula.
24/08/2012
Cinco estrelasMuito bem elaborado. Parabéns!
17/04/2012
Cinco estrelasótima
05/03/2012
Cinco estrelasadorei sua aula.. vou usar abraços