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Redes e coordenadas geográficas

 

19/06/2008

Autor e Coautor(es)
Sandro Nunes de Oliveira
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Rede de Coordenadas Geográficas. Paralelos e Meredianos. Coordenadas e Zonas Climáticas da Terra.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A)
  • Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada em cinco atividades distintas e subsequentes.

  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.
     

ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
  • Professor(a), apresente aos alunos a situação problema descrita abaixo, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado.

As rotas aéreas possuem grande precisão no que diz respeito à localização do avião durante todo o percurso. A falta dessa informação pode ocasionar a entrada dele em uma área de instabilidade ou mesmo provocar a invasão da rota de outro avião e assim provocar uma colisão. No que diz respeito às rotas marítimas, um navio pode sair de sua rota e chocar-se nos rochedos. Em um rally o piloto pode perder a liderança de uma prova se erra a localização da rota a ser seguida, por exemplo.

  1. Mas, como é possível ter tanta precisão na localização de um avião, navio ou um carro?
  2. Como é possível localizar alvos na superfície terrestre?
     
ATIVIDADE 2: LEITURA DE TEXTO E INTERPRETAÇÃO DE ANIMAÇÃO
  • Professor(a), peça aos alunos para acessarem a página do RIVED com o texto e animações a serem utilizados: http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/geografia/redes/redes.swf.

  • A movimentação dentro da página se dá pela seta localizada na parte inferior direita da tela.

  • Na quinta página, oriente os alunos a clicarem no "mapa" para obter informações sobre Redes e Coordenadas Geográficas.

  • Em seguida, oriente-os a clicar na “Enciclopédia do Capitão” para obter informações sobre as Zonas Climáticas da Terra.

  • Ao clicar nesses ícones, abrirão as caixas de diálogo com os respectivos textos e animações que devem ser fechados no final da leitura.

  • Professor(a) oriente os alunos a lerem o texto e assistir às animações. Sugira, também, que anotem os pontos principais.

  • Interrompa a leitura quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados. Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.
     

ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO
  •  Professor(a), depois das atividades propostas a partir da visita ao site, oriente uma discussão para as questões listadas abaixo. Instrua a turma a anotar as respostas discutidas em sala:

  1. O que é Rede Geográfica? Para que serve?

  2. O que são Meredianos? Como é feita a distribuição das linhas imaginárias?

  3. O que são os Paralelos? Como é feita a distribuição das linhas imaginárias?

  4. Por que o Meridiano de Greenwich é considerado “marco zero”?

  5. Quais são os Paralelos principais? Para que servem?

  6. Qual é a importância do Paralelo Equador?

  7. Reveja o texto e animações referentes aos principais Paralelos e identifique em qual Latitude estão localizados.

  8. O que é Latitude e Longitude? Para que servem?

  9. O que são Coordenadas Geográficas? Como são obtidas?

  10. Quais são as Zonas Climáticas da Terra? O que as diferencia?

  11. Quais são os limites das Zonas Climáticas?

  12. Todas as Zonas Climáticas recebem a mesma quantidade de radiação solar? Justifique.
     

  • Professor(a), após a discussão, oriente os alunos a elaborarem um texto síntese sobre os temas abordados na aula (peça que utilizem as anotações que realizaram). Esse texto deve ser publicado em um fórum virtual de discussão.

ATIVIDADE 4: RESOLVENDO À CHARADA
  • Professor(a), nos minutos finais da aula, oriente os alunos a responder a charada disponível na plataforma. A charada é acessada na página cinco da plataforma, clicando no “Capitão Tormenta”.

Recursos Complementares
Data show, projetor, computadores e/ou tv conectada ao computador.
Avaliação
A avaliação poderá ser uma pesquisa na internet, onde os alunos devem fazer um levantamento das coordenadas do local do acidente com o avião da Gol; do local em que houve o afundamento do Titanic e de outros acidentes aéreos e marítimos disponíveis na internet. A avaliação também poderá ser uma brincadeira, em que o professor deve dividir a sala em 3 grupos. Para isso, oriente os alunos a desenhar no quadro negro um jogo de tiro ao alvo (jogo em que o competidor fala as coordenadas de um alvo e pode acertar um navio ou a água). Para isso os competidores devem formar uma grade com 10 linhas e 10 colunas. Oriente-os a: •Colocar coordenadas nos eixos X e Y; •Identificar sua localização (se estão no hemisfério norte, sul, leste ou oeste); •Escolher células que representem navios ou partes de navios (uma seqüência de 2 ou 3 células na horizontal ou na vertical também poderá representar navios). As coordenadas escolhidas para representar os navios deverão ser anotadas em uma folha de papel e ser entregues ao professor. Terminada a obtenção da grade, o professor(a) deverá iniciar a brincadeira. O grupo que estiver dizendo as coordenadas (exemplo: 5 graus de latitude sul e 7 graus de longitude oeste) só perderá esse direito quando atingir a água (a coordenada deve ser um consenso entre os competidores), ou quando falar a coordenada errada (exemplo: o grupo que elaborou a grade convencionou chamar de latitude norte e o competidor falou em latitude sul).
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 13 classificações

  • Cinco estrelas 8/13 - 61.54%
  • Quatro estrelas 3/13 - 23.08%
  • Três estrelas 1/13 - 7.69%
  • Duas estrelas 1/13 - 7.69%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

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Opiniões

  • Eliane Gomes, Escola Estadual Dr. Belém , Goiás - disse:
    professora_elianegomes@hotmail.com

    04/07/2012

    Cinco estrelas

    Eu concordo com o que foi colocado anteriormente, a sua aula ficou dinâmica e eu gosto de usar as novas tecnologias em sala de aula, e dessa forma a aprendizagem se dará de forma mais agradável. Adorei...


  • Angela Maria Ferreira da Silva Neta, Escola Estadual Augusto Antunes , Amapá - disse:
    netferresilva@oi.com.br

    24/04/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a aula. Muito criativa, dinâmica. Infelizmente em meu Estado a internet e uma tartaruga disputando uma corrida, a segunda leva a melhor. Somado a isso. nossa escola está em reforma e a Internet está desativada. Usei a de casa. Não conseguir assessar o texto. Se puder, mande para meu endereço eletrônico. Ficarei muito grata. Por conta disso fiz umas adaptações.


  • patricia, coodenada geografica , Mato Grosso - disse:
    patricia_pox@hotmail.com

    01/09/2010

    Duas estrelas

    eu queria saber o que é coordenada gheografica?


  • Evaldirene Aparecida de Freitas, escola são josé operário , Mato Grosso - disse:
    evalbaby@gmail.com

    13/04/2010

    Quatro estrelas

    aula diferente e dinâmica, além de estimular a criatividade e o raciocínio lógico dos educandos.


  • Maria Aparecida da Silva Nascimento, COLÉGIO ESTADUAL LUIS EDUARDO MAGALHÃES , Bahia - disse:
    madsnascimento@bol .com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula foi muito interessante e criativa.Parabéns professor!!!


  • Valdemir de Oliveira Alves , EEFM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - disse:
    valolialves@gamil.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A forma metodologica utilizada nesta aula é um dos principais ponto de relevância que levará o corpo discente a usufluir do conhecimento no dia-dia no cotidiano. Gostei e proveiii!


  • jose antonio dos santos, E M Ceará , Rio de Janeiro - disse:
    geografiaze1@hotmail.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Achei a aula muito boa, mas senti fanta da abordagen sobre os fusos horários, que sengundo meu entendimento está ligado ao assuto.


  • MARIA APARECIDA FREIRE DE SOUZA, COLEGIO ESTADUAL LOMANTO JUNIOR , Bahia - disse:
    aparecida.freire@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    PARABÉNS! GOSTEI MUITO DA SUA SUGESTÃO.


  • Rosana Citó, Marly Ferreira Martins. , Ceará - disse:
    ronageo@yahoo.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula, no entanto não consegiu acessar a página do RIVED, em casa imagine numa internet mais lenta como é o caso de minha escola.


  • lourdes Machado Albertino, ESCOLA ESTADUAL PROF. SEBASTIANA BRAGA , Amazonas - disse:
    lourdesms1@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa esta sugestão para aplicar com alunos de 1ª série de ensimo médio ,eles sempre tem dificuldades em entender Coordenadas Geográficas e outros temas relacionados como fusos horários e outros.


  • CELSO, C.E. PROFº CORDELINO TEIXEIRA PAULO , Rio de Janeiro - disse:
    celso.geo.pitta@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula muito criativa, mas que depende de recursos que a maioria das escolas não dispõe, tanpouco os alunos.


  • lourdes Machado Albertino, ESCOLA ESTADUAL PROF. SEBASTIANA BRAGA , Amazonas - disse:
    lourdesms1@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Exelente aula , diante de um conteúdo muito complicado para compreensão ,haja vista,os alunos tem dificuldades de compreender quando se trata de coordenadas geográficas e o professor usou as TICs muito bem principalmente na interpretação com animação onde os alunos manusearam mapas e outros meios tecnologicos nas apresentações de conteúdos.


  • Lucivângela Luz de Sousa, EEFM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - disse:
    luz.lucivangela@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito dessa aula, das metodologias utilizadas e do uso de charadas. E que podemos usar outras charadas para um bom desempenho do aluno.


Sem classificação.
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