19/06/2008
Cristina Leite
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas |
Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada em cinco atividades distintas e subsequentes.
Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.
Professor(a), apresente aos alunos a situação problema descrita abaixo, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado.
As rotas aéreas possuem grande precisão no que diz respeito à localização do avião durante todo o percurso. A falta dessa informação pode ocasionar a entrada dele em uma área de instabilidade ou mesmo provocar a invasão da rota de outro avião e assim provocar uma colisão. No que diz respeito às rotas marítimas, um navio pode sair de sua rota e chocar-se nos rochedos. Em um rally o piloto pode perder a liderança de uma prova se erra a localização da rota a ser seguida, por exemplo.
Professor(a), peça aos alunos para acessarem a página do RIVED com o texto e animações a serem utilizados: http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/geografia/redes/redes.swf.
A movimentação dentro da página se dá pela seta localizada na parte inferior direita da tela.
Na quinta página, oriente os alunos a clicarem no "mapa" para obter informações sobre Redes e Coordenadas Geográficas.
Em seguida, oriente-os a clicar na “Enciclopédia do Capitão” para obter informações sobre as Zonas Climáticas da Terra.
Ao clicar nesses ícones, abrirão as caixas de diálogo com os respectivos textos e animações que devem ser fechados no final da leitura.
Professor(a) oriente os alunos a lerem o texto e assistir às animações. Sugira, também, que anotem os pontos principais.
Interrompa a leitura quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados. Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.
Professor(a), depois das atividades propostas a partir da visita ao site, oriente uma discussão para as questões listadas abaixo. Instrua a turma a anotar as respostas discutidas em sala:
O que é Rede Geográfica? Para que serve?
O que são Meredianos? Como é feita a distribuição das linhas imaginárias?
O que são os Paralelos? Como é feita a distribuição das linhas imaginárias?
Por que o Meridiano de Greenwich é considerado “marco zero”?
Quais são os Paralelos principais? Para que servem?
Qual é a importância do Paralelo Equador?
Reveja o texto e animações referentes aos principais Paralelos e identifique em qual Latitude estão localizados.
O que é Latitude e Longitude? Para que servem?
O que são Coordenadas Geográficas? Como são obtidas?
Quais são as Zonas Climáticas da Terra? O que as diferencia?
Quais são os limites das Zonas Climáticas?
Todas as Zonas Climáticas recebem a mesma quantidade de radiação solar? Justifique.
Professor(a), após a discussão, oriente os alunos a elaborarem um texto síntese sobre os temas abordados na aula (peça que utilizem as anotações que realizaram). Esse texto deve ser publicado em um fórum virtual de discussão.
Professor(a), nos minutos finais da aula, oriente os alunos a responder a charada disponível na plataforma. A charada é acessada na página cinco da plataforma, clicando no “Capitão Tormenta”.
Quatro estrelas 13 classificações
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04/07/2012
Cinco estrelasEu concordo com o que foi colocado anteriormente, a sua aula ficou dinâmica e eu gosto de usar as novas tecnologias em sala de aula, e dessa forma a aprendizagem se dará de forma mais agradável. Adorei...
24/04/2011
Cinco estrelasAdorei a aula. Muito criativa, dinâmica. Infelizmente em meu Estado a internet e uma tartaruga disputando uma corrida, a segunda leva a melhor. Somado a isso. nossa escola está em reforma e a Internet está desativada. Usei a de casa. Não conseguir assessar o texto. Se puder, mande para meu endereço eletrônico. Ficarei muito grata. Por conta disso fiz umas adaptações.
01/09/2010
Duas estrelaseu queria saber o que é coordenada gheografica?
13/04/2010
Quatro estrelasaula diferente e dinâmica, além de estimular a criatividade e o raciocínio lógico dos educandos.
24/03/2010
Cinco estrelasA aula foi muito interessante e criativa.Parabéns professor!!!
24/03/2010
Cinco estrelasA forma metodologica utilizada nesta aula é um dos principais ponto de relevância que levará o corpo discente a usufluir do conhecimento no dia-dia no cotidiano. Gostei e proveiii!
24/03/2010
Três estrelasAchei a aula muito boa, mas senti fanta da abordagen sobre os fusos horários, que sengundo meu entendimento está ligado ao assuto.
24/03/2010
Cinco estrelasPARABÉNS! GOSTEI MUITO DA SUA SUGESTÃO.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da aula, no entanto não consegiu acessar a página do RIVED, em casa imagine numa internet mais lenta como é o caso de minha escola.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa esta sugestão para aplicar com alunos de 1ª série de ensimo médio ,eles sempre tem dificuldades em entender Coordenadas Geográficas e outros temas relacionados como fusos horários e outros.
24/03/2010
Cinco estrelasAula muito criativa, mas que depende de recursos que a maioria das escolas não dispõe, tanpouco os alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasExelente aula , diante de um conteúdo muito complicado para compreensão ,haja vista,os alunos tem dificuldades de compreender quando se trata de coordenadas geográficas e o professor usou as TICs muito bem principalmente na interpretação com animação onde os alunos manusearam mapas e outros meios tecnologicos nas apresentações de conteúdos.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito dessa aula, das metodologias utilizadas e do uso de charadas. E que podemos usar outras charadas para um bom desempenho do aluno.