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Conhecendo os problemas que as cidades enfrentam...

 

30/08/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher,Paloma Alinne Alves Rodrigues.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender alguns problemas que as cidades enfrentam, como, por exemplo, falta de infraestrutura e problemas relacionados ao trânsito e à poluição do ar, visual e sonora, bem como as formas de resolução para tais problemas. Os alunos aprenderão também que esses problemas são próprios da zona urbana – cidade e poderão refletir sobre como diminuir tais problemas, sob a vertente da cidadania.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:  

  • Discutir os problemas que são enfrentados somente por pessoas que moram na zona urbana, tais como: trânsito, poluição visual e sonora, entre outros, e formas de resolução;
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula; Produzir texto do tipo informativo, em grupo para que os conhecimentos adquiridos sejam sistematizados.
Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; Três (3) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos saibam o conceito de zona rural e zona urbana.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso do Laboratório de Informática.     

Motivação   

Para dar início às aulas sugerimos que o professor apresente aos alunos o vídeo da música “Casa no campo”, conforme postado abaixo, interpretada por Elis Regina (Fig.1). O vídeo apresenta cenas relacionadas à vida no campo, e tem a duração aproximada de três minutos.   

Link do vídeo: http://letras.terra.com.br/elis-regina/45668/      

Figura 1 - Imagem do vídeo da música "Casa no campo"

Disponível em: http://letras.terra.com.br/elis-regina/45668/

Acesso em: 04. Ago. 2010.

Observação: O vídeo poderá ser salvo em DVD para ser exibido, em aparelho apropriado, para todos os alunos ao mesmo tempo!

Depois que os alunos assistirem o vídeo, o professor poderá iniciar as discussões sobre a temática das aulas, fazendo comparações entre a vida na zona urbana e a vida na zona rural. Estão sugeridas abaixo algumas perguntas que vão nessa direção:   

- Vocês já conheciam essa música?

- Qual é a sensação que ela nos passa?

- Ao ouvir a música, percebemos que vida no campo parece ser bem tranquila, não é?

- Vocês sabem quais são as diferenças entre viver na zona rural e na zona urbana? Vamos pensar em alguns exemplos?

- Na zona rural há lojas? Há propagandas em outdoor (placas ao ar livre), por exemplo?

- Na zona rural há trânsito de carro ou pessoas?

- Na zona rural há acidentes de carro, por exemplo?

- Em qual lugar o ar é mais puro? Por quê?

- Em qual lugar a vida pode ser mais tranquila? Por quê?

- Se uma pessoa ficar doente e precisar de atendimento médico com urgência ela é levada para qual lugar? E onde há hospitais - na zona rural ou na zona urbana?

- Vocês perceberam que há pontos positivos de se viver na zona urbana e na zona rural? Quais seriam estes?   

É importante que o professor favoreça com que os alunos possam perceber os aspectos positivos e negativos da vida de ambos lugares e, que alguns problemas como o trânsito e a poluição (do ar, visual e sonora), por exemplo, só ocorrem na zona urbana. Feita essa discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para o desenvolvimento da próxima atividade.     

Atividade 1   

O objetivo dessa atividade é o de que os alunos conheçam e reflitam sobre os problemas de se viver em grandes cidades, bem como o desenvolvimento da oralidade. Assim, estando os alunos organizados em duplas (Fig. 2), o professor deverá pedir para que cada dupla faça uma lista com exemplos de problemas que são, frequentemente, enfrentados pelas pessoas que moram na zona urbana. O professor poderá dar o prazo de 10 minutos para que essa lista fique pronta!

Figura 2 – Imagem de alunos em dupla

Disponível em: http://www.museudapessoa.net/MuseuVirtual/ficha/uploads/fotos/13387/foto%20307.jpg  

Acesso em: 26. Jul. 2010.     

Em seguida, cada dupla deverá dizer compartilhar - oralmente - com todos, quais foram os problemas enfrentados pelo homem que viver nos centros urbanos, listados ppr eles.

Nesse momento, caso os exemplos abaixo não sejam mencionados por nenhuma das duplas, o professor deverá fazê-lo.   

- Problemas relacionados ao trânsito: engarrafamentos, acidentes de carro, desrespeito as leis de trânsito;

- Problemas relacionados à poluição: visual (muitas propagandas em um mesmo ambiente), sonora (barulhos de carro, música e de pessoas conversando) e do ar (provocada pelo excesso de carros, motocicletas, ônibus, indústrias etc);

- Enchentes (causadas por lixo, pelo assoreamento dos rios, pela falta de planejamento das cidades etc);

- Falta de moradia (Fig. 3);

- Falta de emprego;

- Falta de infraestrutura social: escolas, creches, hospitais; iluminação das ruas; esgoto; coleta de lixo etc.  

Figura 3 – Imagem sobre falta de moradia

Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=173  

Acesso em: 27. Jul. 2010.       

Observação: Alguns desses exemplos são também enfrentados pelas pessoas que moram na zona rural, como por exemplo, falta de iluminação, esgoto, água encanada, coleta de lixo, falta de emprego, inundação, poluição em dias de queimada. Entretanto, esses problemas são acentuados na vida na zona urbana, pelo número maior de pessoas que ali vivem e, dessa forma, ficam mais difíceis de serem resolvidos. Por meio da próxima atividade, os alunos, ainda em duplas, farão pesquisas para aprofundar os assuntos abordados na internet.     

Atividade 2  

 Neste momento, estando os alunos no Laboratório de Informática, o professor deverá direcionar um dos problemas listados por eles, para que cada dupla faça uma pesquisa na internet sobre tal assunto.  A pesquisa deverá contemplar:

- Definição do problema: o que é ( por exemplo, o que é poluição visual);

 - Porque o problema existe (suas causas);

- Formas de resolução (o que os cidadãos podem fazer para acabar ou minimizar tal problema).    

Para o desenvolvimento da pesquisa, sugerimos alguns sites abaixo. Contudo, o professor poderá sugerir também outras fontes para a realização da referida pesquisa, tais como: livros, revistas e jornais.   

 É importante que os alunos façam as pesquisas e leituras de forma a atender os itens propostos acima,  para subsidiar a construção de um texto, que será solicitada em outra atividade.

- Textos sobre Poluição do ar:

http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluicao.htm (Fig.4)    

http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluar2.htm    

- Textos sobre trânsito:  

http://www.canalkids.com.br/cidadania/transito/index.htm    

http://www.blogbrasil.com.br/problemas-no-transito-brasileiro/    

http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-cidadania/578576?task=view    

- Textos sobre poluição visual:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_visual    

http://www.brasilescola.com/geografia/poluicao-visual.htm    

- Textos sobre poluição sonora:   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_sonora    

http://www.velhosamigos.com.br/MeioAmbiente/meioambiente7.html    

- Textos sobre enchente:   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Enchente   

http://www.brasilescola.com/geografia/enchentes.htm    

- Textos sobre falta de moradia:   

http://www.crea-mt.org.br/palavra_profissional.asp?id=33    

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=173    

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/paises-subdesenvolvidos-os-problemas-sociais.htm    

- Textos sobre favela:  

http://www.cefetsp.br/edu/eso/geografia/fav1geo.html      

http://pt.wikipedia.org/wiki/Favela    

- Texto sobre desigualdade social:   

http://www.alunosonline.com.br/sociologia/desigualdade-social/    

- Textos sobre infra-estrutura:   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Infraestrutura    

http://www.canalkids.com.br/higiene/index.php3    

http://www.canalkids.com.br/higiene/guerra/esgoto.htm    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Coleta_seletiva   

http://www.lixo.com.br/      

- Texto sobre falta de emprego:   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Desemprego    

- Texto sobre morar nas cidades grandes:

http://www.abrasil.gov.br/nivel1/cidade.htm      

Importante: Caso não haja a possibilidade de utilizar o Laboratório de Informática da escola, sugerimos que o professor acesse os links sugeridos abaixo e faça a impressão dos textos e imagens, distribuindo destes aos alunos!   

Figura 4 – Imagem do site que aborda o tema da poluição do ar

Disponível em: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluicao.htm  

Acesso em: 27. Jul. 2010.   

Após a pesquisa, as duplas deverão se juntar em um único grupo para fazer uma discussão sobre o que pesquisaram, leram e aprenderam. Sugerimos, ainda, que a cidadania seja abarcada nestas discussões.

 O professor poderá organizar esse momento, fazendo os seguintes questionamentos:

- Qual o problema enfrentado pelo homem que vive nos centros urbanos que vocês pesquisaram? O que descobriram?

- Durante a leitura dos textos vocês perceberam se há formas de melhorar ou resolver o problema pesquisado?

- O que vocês, individualmente, podem fazer para que alguns desses problemas sejam atenuados?   

Com essa atividade, além da discussão sobre cidadania, as responsabilidades que as pessoas têm, os alunos estarão desenvolvendo a oralidade! Após as discussões, a próxima atividade poderá ser desenvolvida.       

Atividade 3   

Nesse momento, cada dupla poderá elaborar uma música (no estilo musical de sua preferência), de forma a sistematizar as informações aprendidas durante as pesquisas e discussões, expondo como é morar nos centros urbanos, colocando os pontos positivos e negativos.

Feito isso, o professor deverá pedir para que as duplas façam uma revisão no texto da música.

No momento da revisão, os alunos deverão observar os seguintes aspectos:

- Sinais de pontuação;

- Uso de letras maiúsculas em início de frase e em nomes próprios;

- Possíveis erros ortográficos (nesse momento poderão usar o dicionário);

- Concordância verbal, entre outros.     

Sugerimos que cada dupla, apresente aos colegas da sala de aula, a letra da música, bem como a melodia escolhida!

Recursos Complementares
  •  Sugerimos que em outra oportunidade, o professor trabalhe com os alunos uma aula que aborde a temática do trânsito e das motocicletas. A aula indicada chama-se “27 de julho, dia do motociclista” e está publicada no site do Portal do Professor.

Link da aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20788 

  • Sugerimos que cada dupla elabore um cartaz informativo sobre as atividades 1 e 2 da aula.

Dessa forma, as seguintes informações deverão estar presentes no cartaz:    

- Definição do problema;

- Porque ele existe;

- Formas de resolução.    

Observação: Os alunos poderão, inclusive, colocar imagens sobre o problema que pesquisaram para inserir nos cartazes.   

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam que há problemas que são enfrentados somente pelos moradores da zona urbana. Contudo, que há aspectos positivos e negativos nos dois ambientes.   

O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

  • Leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;
  • Produção texto do tipo informativo.
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