Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA - Percussão corporal: Boca

 

31/08/2010

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Explorar o conceito de percussão corporal utilizando a boca (situações cotidianas e precedentes no repertório)
  2. Pesquisar e experimentar as várias possibilidades de produção sonora com a boca (estalos de língua variados, chiados variados, sons de tapas na boca e bochechas etc.)
  3. Criar uma peça musical utilizando a boca como instrumento musical
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É possível que um trabalho baseado em percussão corporal seja feito sem conhecimentos formais prévios em Música. No entanto, para essa aula, é necessário que os alunos conheçam os conceitos de melodia e acompanhamento. Para maiores informações, veja a aula abaixo:

MÚSICA - Oficina 6: Melodia e Acompanhamento

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15578 

Estratégias e recursos da aula

      Introdução

 

      Caro professor, a coleção de aulas “MÚSICA - percussão corporal” visa a levar para a sala de aula um trabalho em que o corpo se transforma em instrumento musical. Utilizando diferentes tipos de palmas, estalos, pisadas, e batidas no tronco e na boca, é possível conseguir uma variedade de sons percussivos que pode servir para fazer música. Ao envolver todo o corpo do executante nas peças criadas - mãos, pés, boca, tronco, etc - podemos alcançar resultados musicais variados e interessantes. 

       Para aprofundarmos nossa pesquisa sonora e a capacidade técnica dos alunos, separaremos a percussão corporal em partes: mãos, boca, pés e tronco. No Brasil, o grupo Barbatuques se destaca pelo uso do corpo como instrumento musical (veja em Recursos Complementares).

       Outra vantagem desse tipo de atividade é a sua fácil elaboração, mostrando-se um caminho possível para a educação musical, não necessitando de muitos recursos e materiais de apoio.

Grupo Barbatuques    

        

http://www.rfi.fr/actubr/articles/072/article_193.asp 

      Atividade 1 - Exploração do instrumento

      Comece a aula convidando os alunos a cantarem uma canção com você. Por exemplo:

      Fico assim sem você (Claudinho e Buchecha) http://www.youtube.com/watch?v=BwF9G3-XhBc

      Após cantarem um trecho, volte ao início, mas desta vez assobiando a melodia. Repita, agora cantando a melodia apenas com a sílaba “ROM”. Pergunte o que aconteceu. Certifique-se de que os alunos compreenderam qual a melodia você estava interpretando.

      Depois, peça aos alunos para cantarem uma melodia qualquer usando a voz de uma forma diferente. Escolha alguma canção e peça para realizarem um trecho para todos ouvirem.

      Atividade 2 - Pesquisa de efeitos 

      Mostre que o uso da voz possibilita muitas variações, mas que isso não se limita a cantar melodias. É possível também utilizá-la para gerar efeitos percussivos interessantes. Estalos de língua, tapas nas bochechas, chiados e outros efeitos... Atente para o fato de que, agora, não estamos mais executando melodias, mas usando a boca para produzir efeitos percussivos. Peça para os alunos pesquisarem outras possibilidades de produção sonora com a boca. Observe que, frequentemente, utiliza-se o microfone para amplificação sonora dos efeitos vocais. Os links a seguir podem ser usados como "provocação" para a pesquisa:

Beat Box - o cantor consegue fazer um acompanhamento com percussão vocal e melodia, ao mesmo tempo

http://www.youtube.com/watch?v=amJzo5R3Mok 

Efeitos com a boca - o rapaz explora a boca para produzir efeitos sonoros

http://www.youtube.com/watch?v=pg47X0VkNT0 

      Atividade 3 - Acompanhamento com percussão vocal

      Divida a turma em duplas e peça para eles fazerem o seguinte exercício: um dos alunos canta a música, enquanto o outro faz um acompanhamento da canção com algum efeito percussivo feito com a boca. Talvez seja necessário pedir para o acompanhador iniciar o trabalho realizando apenas a pulsação enquanto o outro canta, para depois fazer o acompanhamento mais livremente.

      Promova uma audição das canções acompanhadas, aberta a análises e opiniões de todos.

      Atividade 4 - Audição analítica

      Mostre para os alunos alguns exemplos cotidianos de sons feitos exclusivamente com a boca e como podem ser usados para criar músicas, acompanhamentos e outros efeitos. Os links abaixo são sugestões. Se você preferir, use outros que julgar mais interessante. 

      Beat Box II- http://www.youtube.com/watch?v=uON9EYUqBA4

      Coral utilizando efeitos vocais num comercial - http://www.youtube.com/watch?v=D3o0_YIfJXs

      Discuta com os alunos sobre o uso da voz nos exemplos. De que forma foram executadas as melodias e os acompanhamentos? Aconteceu algum efeito igual aos usados anteriormente em sala de aula?

Recursos Complementares

Sobre percussão corporal (Barbatuques) - http://www.youtube.com/watch?v=R_gxYPZgcrk 

Sobre o grupo Barbatuques - http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo 

Coral cantando Bad Romance (Lady Gaga) a cappella - (a bateria ao fundo é feita com efeitos de boca)

http://www.youtube.com/watch?v=M8PAuvxCZuM 

Solo de percussão vocal (grupo Perseptom)

http://www.youtube.com/watch?v=7EoSN5WqKj0 

Textos sobre percussão vocal

http://en.wikipedia.org/wiki/Vocal_percussion 

http://www.mouthdrumming.com/teach_courses.htm 

Avaliação

      Considere na avaliação:

      1. a participação dos alunos na realização da melodia de diferentes formas

      2. a qualidade, a variedade e a realização sonora da pesquisa de sons feita pelos alunos

      3. a participação no exercício de acompanhamento de melodia

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • BRUNNO SILVA, Fanfal - Fanfarra Falcoes das Gerais , Minas Gerais - disse:
    brunnosilvamusico@yahoo.com

    31/12/2013

    Cinco estrelas

    Super interessante, gostei muito, clareou minhas ideias, muito obrigado!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.