31/08/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
É possível que um trabalho baseado em percussão corporal seja feito sem conhecimentos formais prévios em Música. No entanto, para essa aula, é necessário que os alunos conheçam os conceitos de melodia e acompanhamento. Para maiores informações, veja a aula abaixo:
MÚSICA - Oficina 6: Melodia e Acompanhamento
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15578
Caro professor, a coleção de aulas “MÚSICA - percussão corporal” visa a levar para a sala de aula um trabalho em que o corpo se transforma em instrumento musical. Utilizando diferentes tipos de palmas, estalos, pisadas, e batidas no tronco e na boca, é possível conseguir uma variedade de sons percussivos que pode servir para fazer música. Ao envolver todo o corpo do executante nas peças criadas - mãos, pés, boca, tronco, etc - podemos alcançar resultados musicais variados e interessantes.
Para aprofundarmos nossa pesquisa sonora e a capacidade técnica dos alunos, separaremos a percussão corporal em partes: mãos, boca, pés e tronco. No Brasil, o grupo Barbatuques se destaca pelo uso do corpo como instrumento musical (veja em Recursos Complementares).
Outra vantagem desse tipo de atividade é a sua fácil elaboração, mostrando-se um caminho possível para a educação musical, não necessitando de muitos recursos e materiais de apoio.
http://www.rfi.fr/actubr/articles/072/article_193.asp
Comece a aula convidando os alunos a cantarem uma canção com você. Por exemplo:
Fico assim sem você (Claudinho e Buchecha) http://www.youtube.com/watch?v=BwF9G3-XhBc
Após cantarem um trecho, volte ao início, mas desta vez assobiando a melodia. Repita, agora cantando a melodia apenas com a sílaba “ROM”. Pergunte o que aconteceu. Certifique-se de que os alunos compreenderam qual a melodia você estava interpretando.
Depois, peça aos alunos para cantarem uma melodia qualquer usando a voz de uma forma diferente. Escolha alguma canção e peça para realizarem um trecho para todos ouvirem.
Mostre que o uso da voz possibilita muitas variações, mas que isso não se limita a cantar melodias. É possível também utilizá-la para gerar efeitos percussivos interessantes. Estalos de língua, tapas nas bochechas, chiados e outros efeitos... Atente para o fato de que, agora, não estamos mais executando melodias, mas usando a boca para produzir efeitos percussivos. Peça para os alunos pesquisarem outras possibilidades de produção sonora com a boca. Observe que, frequentemente, utiliza-se o microfone para amplificação sonora dos efeitos vocais. Os links a seguir podem ser usados como "provocação" para a pesquisa:
Beat Box - o cantor consegue fazer um acompanhamento com percussão vocal e melodia, ao mesmo tempo
http://www.youtube.com/watch?v=amJzo5R3Mok
Efeitos com a boca - o rapaz explora a boca para produzir efeitos sonoros
http://www.youtube.com/watch?v=pg47X0VkNT0
Divida a turma em duplas e peça para eles fazerem o seguinte exercício: um dos alunos canta a música, enquanto o outro faz um acompanhamento da canção com algum efeito percussivo feito com a boca. Talvez seja necessário pedir para o acompanhador iniciar o trabalho realizando apenas a pulsação enquanto o outro canta, para depois fazer o acompanhamento mais livremente.
Promova uma audição das canções acompanhadas, aberta a análises e opiniões de todos.
Mostre para os alunos alguns exemplos cotidianos de sons feitos exclusivamente com a boca e como podem ser usados para criar músicas, acompanhamentos e outros efeitos. Os links abaixo são sugestões. Se você preferir, use outros que julgar mais interessante.
Beat Box II- http://www.youtube.com/watch?v=uON9EYUqBA4
Coral utilizando efeitos vocais num comercial - http://www.youtube.com/watch?v=D3o0_YIfJXs
Discuta com os alunos sobre o uso da voz nos exemplos. De que forma foram executadas as melodias e os acompanhamentos? Aconteceu algum efeito igual aos usados anteriormente em sala de aula?
Sobre percussão corporal (Barbatuques) - http://www.youtube.com/watch?v=R_gxYPZgcrk
Sobre o grupo Barbatuques - http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo
Coral cantando Bad Romance (Lady Gaga) a cappella - (a bateria ao fundo é feita com efeitos de boca)
http://www.youtube.com/watch?v=M8PAuvxCZuM
Solo de percussão vocal (grupo Perseptom)
http://www.youtube.com/watch?v=7EoSN5WqKj0
Textos sobre percussão vocal
Considere na avaliação:
1. a participação dos alunos na realização da melodia de diferentes formas
2. a qualidade, a variedade e a realização sonora da pesquisa de sons feita pelos alunos
3. a participação no exercício de acompanhamento de melodia
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/08/2015
Cinco estrelasMuito bom material.
02/06/2014
Cinco estrelasMuito interessante,um grande conhecimento para minha bagagem musical.Adorei.
31/12/2013
Cinco estrelasSuper interessante, gostei muito, clareou minhas ideias, muito obrigado!!!