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Deriva Genética

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agricultura
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar o mecanismo de deriva genética e sua relação com a genética de populações.

Investigar sobre a distribuição dos seres vivos e o papel da deriva genética.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

amostragem, estatística, evolução biológica.

Estratégias e recursos da aula

 ATIVIDADE 1

 Introduza o tema pedindo aos alunos que se organizem em equipes de três alunos para pesquisarem na internet e em livros (em recursos adicionais sugerimos uma série de sítios para a pesquisa). Direcione a pesquisa para:

- O que é deriva genética.

 - De que maneira a deriva genética relaciona-se com a evolução.

 - Compare deriva genética com seleção natural.

- O que é efeito fundador.

- Exemplos de populações onde houve deriva genética.

 - Catastrofes naturais e o fluxo gênico.

 - A deriva genética e a história evolutiva da espécie humana.

 Os resultados desta pesquisa devem ser organizados em um blog aberto por cada equipe.

SÍTIOS DE PESQUISA

Brasil escola, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/deriva-genetica.htm  (acessado dia 05/08/10).  

Simbiótica, disponível em: http://www.simbiotica.org/genpop.htm   (acessado dia 05/08/10).

Vídeo feito por alunos, sobre a deriva gênica, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KIEfnqQlx34   (acessado dia 05/08/10)

Estrutura populacional, fluxo gênico e conservação, disponível em:  http://www.ipef.br/PUBLICACOES/SCIENTIA/nr35/cap05.pdf (acessado dia 05/08/10).

Fluxo gênico, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/migracao-fluxo-genico.htm   (acessado dia 05/08/10).

Fluxo gênico, disponível em:  http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio29/fluxo.pdf (acessado dia 05/08/10).

Dispersão gênica, disponível em: http://www.cib.org.br/pdf/09DispeGenica.pdf (acessado dia 05/08/10).             

Peça aos alunos para organizarem a informação coletada em um texto e publicarem em um blog. O Blog é um espaço na internet onde o aluno pode treinar sua habilidade de escrita, além de personalização do conteúdo (a começar pela personalização do próprio blog e depois pelo ponto de vista do que é relevante para ele dentro do conteúdo estudado e que será publicado no blog). Avise-os sobre os critérios que serão avaliados e incentive-os a visitar os blogs dos colegas e deixarem comentários pertinentes à disciplina. Exemplos do uso de blogs na educação, disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198 (acessado dia 18/06/10).  Tutoriais como criar um blog, disponível em:http://www.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas/blogs/textos/blogger_tutorial.pdf (acessado dia 18/06/10).    

  

Será que podemos explicar, sob a perspectiva evolutiva, por quê existe algumas características fenotípicas nos seres humanos que aparecem em menor escala (estatísticamente falando)? Por exemplo, porque existe menos pessoas com olhos azuis em grandes cidades como São Paulo e cidades do Norte e Nordeste do Brasil?

É possível explicar estes acontecimentos com a deriva genética? Por quê?

As respostas dos alunos devem ser organizadas no caderno e depois estruturadas na forma de artigo para ser publicado no blog.

Um experimento que pode ilustrar a deriva genética encontra-se no Portal do Professor.

 Evolução dos palitos 

 (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9797   , acessado dia 06/08/10).  

Após a realização do experimento, discuta com os alunos a relação entre o experimento e a deriva genética. É possível correlacionar os resultados obtidos no experimento com a teoria de Hardy-Weiberg, e as frequências alélicas (AA, Aa, aa)? Após o debate, peça que os alunos escrevam suas conclusões no caderno. Incentive as perguntas dos alunos para tirar dúvidas acerca deste conhecimento.

 

ATIVIDADE 2

 Divida a turma em equipes (pode ser as mesmas da confecção do blog). Sorteie entre as equipes temas relativos à deriva genética e evolução. Abaixo sugerimos alguns temas:

-Deriva genética na espécie humana I- Caso da Anemia Falciforme.

- Deriva genética na espécie humana II - Caso dos grupamentos sanguíneos ABO entre índios norte-americanos.

- Deriva genética e efeito fundador.

- Deriva genética e seleção natural.

- Endogamia.

O professor poderá usar de outros temas relativos à deriva genética. Instrua os alunos a buscarem nas pesquisas anteriores (e se for o caso aprofundar com mais pesquisas) o conhecimento necessário para apresentar aos colegas na forma de seminário.

Como fazer um seminário...

Seminário é um procedimento metodológico, que supõe o uso de técnicas (uma dinâmica de grupo) para o estudo e pesquisa em grupo sobre um assunto predeterminado. O seminário pode assumir diversas formas, mas o objetivo é um só: leitura, análise e interpretação de textos dados sobre apresentação de fenômenos ou dados do conhecimento humano. Para a montagem e a realização de um seminário há um procedimento básico:

1º O professor marca o dia do seminário.

2º Cada grupo é designado para fazer:  

 a. Exposição temática do assunto, valendo-se para isso das mais variadas estratégias: exposição oral, quadro-negro, slides, cartazes, filmes etc. Trata-se de uma visão global do assunto e ao mesmo tempo aprofunda-se o tema em estudo;   

 b. Contextualizar o tema ou unidade de estudo na obra de onde foi retirado do texto, ou pensamento e contexto histórico-filosófico-cultural do autor;   

 c. Apresentar os principais conceitos, ideias e doutrinas e os momentos lógicos essenciais do texto (temática resumida, valendo-se também de outras fontes que não o texto em estudo);   

 d. Levantar os problemas sugeridos pelo texto e apresentar os mesmos para discussão;  

 e. Fornecer bibliografia especializada sobre o assunto e se possível comentá-la;

3° Abertura para perguntas da plateia.

O coordenador geral ou o professor faz a avaliação sobre os trabalhos dos grupos, especialmente do que atuou na apresentação, bem como uma síntese das conclusões .Finalizando, apontamos que todo tema de um seminário precisa conter em termos de roteiro as seguintes partes:a.introdução ao tema;b.desenvolvimento;c.conclusão

Instrua os alunos a utilizarem de mídias como vídeos e imagens que ajudem no entendimento de seu tema. Todos os integrantes da equipe devem participar da apresentação.

Defina os critérios de avaliação desta atividade e passe aos alunos com antecedência (exemplos de critérios estão disponíveis na avaliação desta aula). Peça para os alunos organizarem as informações adquiridas pelos seminários dos colegas e nas pesquisas em artigos a serem publicados no blog.

  

   ATIVIDADE 3

 A partir da leitura da reportagem “Humanidade à deriva”, (disponível em:

 http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/deriva-genetica/humanidade-a-deriva/?searchterm=efeito%20fundador , acessado dia 05/08/10)  Instrua os alunos a produzirem um vídeo sobre a deriva gênica nos seres humanos. Um programa que pode ajudar os alunos a editar os vídeos e fotomontagens  é o Animasher, disponível em:  

 http://www.animasher.com/   (acessado dia 05/08/10). Um tutorial breve que pode ensinar o básico deste programa encontra-se em:

 http://www.leopoldomoreira.com/animasher-diversao-para-criar-animacoes-em-video-on-line-atraves-de-fotomontagens.html (acessado dia 05/08/10). Os alunos devem apresentar os vídeos produzidos para a turma em uma data previamente determinada pelo professor. Depois, sugira que eles publiquem seus vídeos nos blogs já iniciados pelos alunos.     

INTERDISCIPLINARIDADE

O professor poderá interagir com o colega de matemática para enriquecer esta aula. O conhecimento de matemática é fundamental para o entendimento dos cálculos do equilíbrio de Hardy-Weinberg. O professor de matemática poderá contribuir com o ensino de estatística aplicada para o tema desta aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Evolução dos palitos Experimento prático
Recursos Complementares

Revista Nova Escola, disponível em:  http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/mudanca-evolutiva-humana-567542.shtml  (acessado dia 05/08/10)

Reportagem, unidos pelo futebol e pelo DNA, disponível em: http://veja.abril.com.br/090610/unidos-futebol-p-126.shtml   (acessado dia 05/08/10)

Avaliação

Para avaliar o conhecimento dos alunos sugerimos que observe as produções e participações dos mesmos nas aulas e atividades.

Para tanto, sugerimos que o professor escolha alguns critérios de análise e explique estes aos alunos com antecedência.

Pesquisa direcionada e blog - Número de fontes pesquisadas, qualidade da informação recolhida, síntese de texto, grafia correta, pontualidade na entrega da tarefa.

Seminário - Qualidade e profundidade da informação apresentada, oralidade, organização da equipe, uso de mídias que ajudem no entendimento do tema.

Vídeo - uso de referências, qualidade da informação, criatividade, pontualidade na entrega da tarefa.

O profesor poderá também analisar a participação dos alunos, observando as perguntas que fazem sobre o tema, as colocações e contribuições que fizeram ao longo das aulas, o interesse com que desenvolveram as atividades sugeridas entre outros aspectos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

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