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Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Rosa Amarela”): arranjos com percussão – aula 2

 

18/08/2010

Autor e Coautor(es)
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Débora Ferreira Santos Braga

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

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Kátia Regina Figueiredo Romão

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras  

Propor uma classificação para os instrumentos de percussão utilizados, segundo o parâmetro timbre

Executar arranjos simples por meio do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatizando os parâmetros timbre e altura

Criar coletivamente um arranjo para a música proposta

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.

Prática instrumental com os instrumentos de percussão utilizados.

Estratégias e recursos da aula

Caro(a) professor(a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar arranjos de fácil execução para as séries iniciais do Ensino Fundamental, utilizando como repertório canções tradicionais brasileiras, e que possam servir de material para futuras composições por parte dos professores. A cada aula, aspectos diferentes da prática musical serão enfatizados nos arranjos, como: ritmo/pulsação, forma, timbre, andamento, altura, dinâmica, questões relacionadas ao canto, entre outras.   

O arranjo desta aula foi pensado para o 1º e o 2º anos do Ensino Fundamental. No entanto, adaptações podem ser feitas de modo a torná-lo mais interessante para as séries mais adiantadas.  

Atividade 1 – Memorização da letra e da canção   

"Rosa Amarela"  

Olha a rosa amarela! (Rosa!)

Tão bonita e tão bela! (Rosa!)

Olha a rosa amarela! (Rosa!)

Tão bonita e tão bela! (Rosa!)   

Iaiá, meu lenço! (Ô, Iaiá!)

Para me enxugar! (Ô, Iaiá!)

Que esta despedida (Ô, Iaiá!)

Já me faz chorar (Ô, Iaiá!)     

http://www.uma.es/victoria/varios/pdf/Villalobos-Rosa_Amarela.pdf 

Observação: o tema está na voz de soprano.

Outras opções de acesso à partitura de "Rosa Amarela"

http://www.festivaldecorais.com.br/versao/sexto/arquivosUpload/Arranjos/arranjo_1212009112924.pdf 

http://www.coralhilarioneslava.com/114rosa.pdf

http://www.luteranos.com.br/101/coral/partituras_sacras_6.html  - para abrir este arquivo, é necessário ter o programa Encore

Ouça um trecho de "Rosa Amarela" (faixa 11):

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/musica/resenha/resenha.asp?nitem=3145270&sid=18960175312520850551498881 

Coloque a letra da música na lousa (quadro) e inicie com a turma um rápido processo de memorização. Sugerimos as etapas abaixo:   

1) Leitura do texto – leia as frases, uma a uma, junto com a turma. Varie a dinâmica da atividade, propondo a leitura de palavras ou estrofes por grupos diferentes.   

2) Cantar a música – Cante com a turma algumas vezes a música inteira. Posteriormente, divida a turma em grupos (grupos A e B, divididos aleatoriamente; grupos de meninos e meninas etc.) que deverão cantar as estrofes, separadamente ou seguindo a dinâmica “pergunta/resposta”, por exemplo:   

Iaiá, meu lenço! (pergunta – meninas) (Ô, Iaiá!) (resposta – meninos)   

Dica   

Varie o andamento e a tonalidade, lembrando-se de escolher tons adequados às vozes infantis.     

Observação:

Essa música está presente no “Guia Prático”, de Heitor Villa-Lobos (foto abaixo). Trata-se de uma coletânea de canções folclóricas brasileiras com fim didático (veja mais em Recursos Complementares).   

 

http://pequenopolis.files.wordpress.com/2009/12/villa-lobos.jpg 

Atividade 2 – Classificação dos instrumentos de percussão de acordo com o timbre

Antes de começar esta atividade, explique à turma que os instrumentos de percussão apresentados serão utilizados no arranjo para a música “Rosa Amarela”. É desejável que os alunos tenham algum contato anterior com os instrumentos, de modo a saberem o nome dos mesmos. Sugerimos os seguintes instrumentos:   

Pandeirola

Pandeiro  

Tambor

Ganzá

Atabaque

Caxixi

Agogô

Triângulo

Pratos

Clavas

Coquinhos

Maraca

Ovinho

http://www.aimmesasecadeiras.com.br/os22/images/bandinha_ritmica.jpg

Toque cada instrumento separadamente, ou peça que algum aluno o faça. Após tocar todos, proponha a divisão dos instrumentos em grupos, de acordo com o timbre e a altura. Como este é um conceito ainda abstrato para a faixa etária, inicie a divisão dos instrumentos propondo uma categoria. Abaixo fazemos uma sugestão, você pode criar outras categorias:

1) “instrumentos com som de xiquexique”. Assim, os alunos deverão apontar quais instrumentos possuem tal característica. Certamente os indicados serão o caxixi, a maraca, o ovinho e o ganzá. Alguns alunos devem apontar o pandeiro (caso seja tocado sem bater uma das mãos na superfície) e a pandeirola como possibilidades para este grupo. O pandeiro pode servir como instrumento “coringa”, ou seja, pode fazer parte de mais de um grupo (veremos a seguir). Sugerimos a seguinte divisão, seguindo a lista anterior:

2) Instrumentos com som agudo (som “fininho”, caso queira facilitar o entendimento dos alunos) e metálico – agogô, triângulo, pratos.   

3) Instrumentos com som de “toc toc” (som seco) – clavas, coquinho.   

4) Instrumentos com som de “tum tum” (som mais “grosso”/grave) – atabaque, tambor. O pandeiro, caso tenha um som mais grave, pode entrar nesse grupo. Há também uma outra possibilidade de associação por parte dos alunos pelo fato do pandeiro ser percutido da mesma forma que o atabaque (mãos na pele do instrumento).

Observação:

A classificação acima foi proposta com a finalidade de facilitar o entendimento por parte dos alunos. Veja em Recursos Complementares o link sobre a classificação formal dos instrumentos de percussão.

Atividade 3 – Execução do arranjo para a música “Rosa Amarela”   

O mais importante neste arranjo é utilizar os instrumentos de percussão de acordo com a classificação feita na Atividade 2. Assim, propomos uma linha rítmica de acompanhamento, mas que pode ser modificada por você, desde que seja de fácil execução para a faixa etária. Sugerimos (os instrumentos deverão ser tocados nas sílabas sublinhadas):   

Olha a rosa amarela! (Rosa!)

Tão bonita e tão bela! (Rosa!)

Olha a rosa amarela! (Rosa!)

Tão bonita e tão bela! (Rosa!)   

A partir da segunda estrofe, os alunos deverão marcar a pulsação. A parte instrumental tem início na sílaba “len”, de “lenço”.   

Iaiá, meu lenço! (Ô, Iaiá!)

Para me enxugar! (Ô, Iaiá!)

Que esta despedida (Ô, Iaiá!)

Já me faz chorar (Ô, Iaiá!)   

Como foram criadas quatro categorias, sugira que cada grupo de instrumentos toque em cada palavra “rosa” da primeira estrofe. Na segunda estrofe, quando todos marcam a pulsação, os quatro grupos tocam juntos.     

Atividade 4 – Criação coletiva de arranjo para a música “Rosa Amarela”   

Proponha à turma que crie coletivamente um novo arranjo para a música, seguindo a classificação dos instrumentos feita na Atividade 2. Você pode sugerir a linha de acompanhamento ou deixar que a turma também seja responsável por essa parte. O importante é que você assuma o papel de mediador durante a atividade de criação.  

Recursos da aula

Sugerimos o uso de um instrumento harmônico (violão, teclado, cavaquinho, acordeon) e os instrumentos de percussão citados acima.

Recursos Complementares
Avaliação

O(a) professor(a) deverá observar se:

1) os alunos cantaram a música proposta;

2) os alunos distinguiram os instrumentos de acordo com o timbre e se participaram ativamente na classificação dos mesmos;

3) os alunos executaram o arranjo proposto;

4) os alunos participaram ativamente na criação coletiva de um novo arranjo para a música proposta, de acordo com a regra preestabelecida de divisão dos instrumentos de acordo com o timbre e a altura.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
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Opiniões

  • Jovina Beatriz Andrade, Escola de Música A Arte do Som , Minas Gerais - disse:
    jb.rainer@bol.com.br

    23/07/2014

    Cinco estrelas

    Muito bom ! Fiz um trabalho semelhante a este e a experiência foi ótima. Sei q será melhor ainda depois destas dicas. Obrigada. Preciso saber onde obter instrumentos como o tambor infantil e o xilofone. Procurei em vários lugares e não consegui.Tem como me informar? Agradeço e aguardo resposta.


  • Adriana Lavorato, EE Profº Alípio de Barros , São Paulo - disse:
    drica8drica@gmail.com

    15/03/2014

    Quatro estrelas

    Os links são muito úteis, o plano de aulas é ótimo!


  • gloria, E.E. CastroAlves , São Paulo - disse:
    gloriacoelho.fernandes@gmail.com

    07/03/2013

    Quatro estrelas

    Muito interessante e didática.


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