18/08/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras
Propor uma classificação para os instrumentos de percussão utilizados, segundo o parâmetro timbre
Executar arranjos simples por meio do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatizando os parâmetros timbre e altura
Criar coletivamente um arranjo para a música proposta
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.
Prática instrumental com os instrumentos de percussão utilizados.
Caro(a) professor(a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar arranjos de fácil execução para as séries iniciais do Ensino Fundamental, utilizando como repertório canções tradicionais brasileiras, e que possam servir de material para futuras composições por parte dos professores. A cada aula, aspectos diferentes da prática musical serão enfatizados nos arranjos, como: ritmo/pulsação, forma, timbre, andamento, altura, dinâmica, questões relacionadas ao canto, entre outras.
O arranjo desta aula foi pensado para o 1º e o 2º anos do Ensino Fundamental. No entanto, adaptações podem ser feitas de modo a torná-lo mais interessante para as séries mais adiantadas.
"Rosa Amarela"
Olha a rosa amarela! (Rosa!)
Tão bonita e tão bela! (Rosa!)
Olha a rosa amarela! (Rosa!)
Tão bonita e tão bela! (Rosa!)
Iaiá, meu lenço! (Ô, Iaiá!)
Para me enxugar! (Ô, Iaiá!)
Que esta despedida (Ô, Iaiá!)
Já me faz chorar (Ô, Iaiá!)
http://www.uma.es/victoria/varios/pdf/Villalobos-Rosa_Amarela.pdf
Observação: o tema está na voz de soprano.
Outras opções de acesso à partitura de "Rosa Amarela":
http://www.festivaldecorais.com.br/versao/sexto/arquivosUpload/Arranjos/arranjo_1212009112924.pdf
http://www.coralhilarioneslava.com/114rosa.pdf
http://www.luteranos.com.br/101/coral/partituras_sacras_6.html - para abrir este arquivo, é necessário ter o programa Encore
Ouça um trecho de "Rosa Amarela" (faixa 11):
Coloque a letra da música na lousa (quadro) e inicie com a turma um rápido processo de memorização. Sugerimos as etapas abaixo:
1) Leitura do texto – leia as frases, uma a uma, junto com a turma. Varie a dinâmica da atividade, propondo a leitura de palavras ou estrofes por grupos diferentes.
2) Cantar a música – Cante com a turma algumas vezes a música inteira. Posteriormente, divida a turma em grupos (grupos A e B, divididos aleatoriamente; grupos de meninos e meninas etc.) que deverão cantar as estrofes, separadamente ou seguindo a dinâmica “pergunta/resposta”, por exemplo:
Iaiá, meu lenço! (pergunta – meninas) (Ô, Iaiá!) (resposta – meninos)
Dica
Varie o andamento e a tonalidade, lembrando-se de escolher tons adequados às vozes infantis.
Observação:
Essa música está presente no “Guia Prático”, de Heitor Villa-Lobos (foto abaixo). Trata-se de uma coletânea de canções folclóricas brasileiras com fim didático (veja mais em Recursos Complementares).
http://pequenopolis.files.wordpress.com/2009/12/villa-lobos.jpg
Antes de começar esta atividade, explique à turma que os instrumentos de percussão apresentados serão utilizados no arranjo para a música “Rosa Amarela”. É desejável que os alunos tenham algum contato anterior com os instrumentos, de modo a saberem o nome dos mesmos. Sugerimos os seguintes instrumentos:
Pandeirola |
Pandeiro |
Tambor |
Ganzá |
Atabaque |
Caxixi |
Agogô |
|
Triângulo |
Pratos |
Clavas |
|
Coquinhos |
Maraca |
Ovinho |
|
http://www.aimmesasecadeiras.com.br/os22/images/bandinha_ritmica.jpg
Toque cada instrumento separadamente, ou peça que algum aluno o faça. Após tocar todos, proponha a divisão dos instrumentos em grupos, de acordo com o timbre e a altura. Como este é um conceito ainda abstrato para a faixa etária, inicie a divisão dos instrumentos propondo uma categoria. Abaixo fazemos uma sugestão, você pode criar outras categorias:
1) “instrumentos com som de xiquexique”. Assim, os alunos deverão apontar quais instrumentos possuem tal característica. Certamente os indicados serão o caxixi, a maraca, o ovinho e o ganzá. Alguns alunos devem apontar o pandeiro (caso seja tocado sem bater uma das mãos na superfície) e a pandeirola como possibilidades para este grupo. O pandeiro pode servir como instrumento “coringa”, ou seja, pode fazer parte de mais de um grupo (veremos a seguir). Sugerimos a seguinte divisão, seguindo a lista anterior:
2) Instrumentos com som agudo (som “fininho”, caso queira facilitar o entendimento dos alunos) e metálico – agogô, triângulo, pratos.
3) Instrumentos com som de “toc toc” (som seco) – clavas, coquinho.
4) Instrumentos com som de “tum tum” (som mais “grosso”/grave) – atabaque, tambor. O pandeiro, caso tenha um som mais grave, pode entrar nesse grupo. Há também uma outra possibilidade de associação por parte dos alunos pelo fato do pandeiro ser percutido da mesma forma que o atabaque (mãos na pele do instrumento).
Observação:
A classificação acima foi proposta com a finalidade de facilitar o entendimento por parte dos alunos. Veja em Recursos Complementares o link sobre a classificação formal dos instrumentos de percussão.
O mais importante neste arranjo é utilizar os instrumentos de percussão de acordo com a classificação feita na Atividade 2. Assim, propomos uma linha rítmica de acompanhamento, mas que pode ser modificada por você, desde que seja de fácil execução para a faixa etária. Sugerimos (os instrumentos deverão ser tocados nas sílabas sublinhadas):
Olha a rosa amarela! (Rosa!)
Tão bonita e tão bela! (Rosa!)
Olha a rosa amarela! (Rosa!)
Tão bonita e tão bela! (Rosa!)
A partir da segunda estrofe, os alunos deverão marcar a pulsação. A parte instrumental tem início na sílaba “len”, de “lenço”.
Iaiá, meu lenço! (Ô, Iaiá!)
Para me enxugar! (Ô, Iaiá!)
Que esta despedida (Ô, Iaiá!)
Já me faz chorar (Ô, Iaiá!)
Como foram criadas quatro categorias, sugira que cada grupo de instrumentos toque em cada palavra “rosa” da primeira estrofe. Na segunda estrofe, quando todos marcam a pulsação, os quatro grupos tocam juntos.
Proponha à turma que crie coletivamente um novo arranjo para a música, seguindo a classificação dos instrumentos feita na Atividade 2. Você pode sugerir a linha de acompanhamento ou deixar que a turma também seja responsável por essa parte. O importante é que você assuma o papel de mediador durante a atividade de criação.
Recursos da aula
Sugerimos o uso de um instrumento harmônico (violão, teclado, cavaquinho, acordeon) e os instrumentos de percussão citados acima.
Artigos sobre cantigas de roda:
http://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/
http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Cantigas+de+roda+e+can%E7%F5es+de+ninar
Site "Cantiga de Roda" (contém letras, partituras e áudio de algumas cantigas de roda):
http://www.cantigaderoda.com/index.asp
Blog "Cantos & Encantos" (para baixar músicas infantis):
http://www.cantosencantos.com/wordpress/
Site do Museu Villa-Lobos:
http://www.museuvillalobos.org.br/index.htm
Artigos que citam o Guia Prático, de Heitor Villa-Lobos:
http://www.vivamusica.com.br/para-quem-gosta/lancamentos/livros/guia-pratico-de-villa-lobos-ganha-nova-edicao
http://repertoriosinfonico.blogspot.com/2008/07/villa-lobos-e-msica-coral.html
http://usuarios.uninet.com.br/~ermepaz/livros/villa-lobos.pdf
Ouça trechos do Guia Prático para piano em:
Sobre classificação dos instrumentos de percussão:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Instrumento_de_percussão#Classifica.C3.A7.C3.A3o
O(a) professor(a) deverá observar se:
1) os alunos cantaram a música proposta;
2) os alunos distinguiram os instrumentos de acordo com o timbre e se participaram ativamente na classificação dos mesmos;
3) os alunos executaram o arranjo proposto;
4) os alunos participaram ativamente na criação coletiva de um novo arranjo para a música proposta, de acordo com a regra preestabelecida de divisão dos instrumentos de acordo com o timbre e a altura.
Quatro estrelas 3 classificações
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23/07/2014
Cinco estrelasMuito bom ! Fiz um trabalho semelhante a este e a experiência foi ótima. Sei q será melhor ainda depois destas dicas. Obrigada. Preciso saber onde obter instrumentos como o tambor infantil e o xilofone. Procurei em vários lugares e não consegui.Tem como me informar? Agradeço e aguardo resposta.
15/03/2014
Quatro estrelasOs links são muito úteis, o plano de aulas é ótimo!
07/03/2013
Quatro estrelasMuito interessante e didática.