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Especiação - como nasce uma nova espécie

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico Florestal
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agropecuária
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Zootecnia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Definir quais osmecanismos presentes no processo de especiação.

Relacionar o processo de especiação com mudanças ambientais globais.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções do pensamento evolutivo como seleção natural.

Estratégias e recursos da aula

Inicie sua aula com a exibição do vídeo noticiário que anuncia o nascimento de um animal “meio burro meio zebra”, disponível em: http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Nao-e-um-cruzamento-comum-e-pode-significar-ate-o-inicio-de-uma-nova-especie.rtp&headline=20&visual=9&article=364151&tm=7 (acessado dia 07/08/10).

Após a exibição debata com os alunos sobre aspectos do vídeo e do tema desta aula, especiação. Por exemplo, é possível que este animal signifique uma nova espécie? Por que? Que estágios ou mecanismos são necessários para o surgimento de uma nova espécie?   Este sítio pode ilustrar bem a temática desta aula. Especiação, disponível em: http://www.modernaplus.com.br/biologia/swf/mplus_bio24_ESPECIACAO.swf   (acessado dia 08/08/10).

De que maneira a seleção natural influencia a especiação? O que é a irradiação adaptativa? Cite exemplos.   As respostas dos alunos poderão ser registradas no caderno de cada um, sob a forma de primeiras impressões do tema.

  

 ATIVIDADE 1

Como nasce uma nova espécie? Porque híbridos não são considerados como nova espécie? Estas questões e as questões iniciais devem ser respondidas a partir de uma pesquisa direcionada.

PESQUISA DIRECIONADA

Leve os alunos ao laboratório de informática.

Organize-os em equipes.

Delimite o tempo máximo de pesquisa (por exemplo, 40 minutos). Determine o número mínimo de sítios que devem ser visitados pelos alunos.

Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no nosso caso, o que é a especiação, como ocorre, exemplos e curiosidades. Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema). Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em: http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010). Caso o professor deseje, ele mesmo poderá fazer um sítio de pesquisa direcionada, adicionando os sítios que ele julga mais relevantes.  Para o professor realizar um sítio de pesquisa personalizada, ele deverá acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.google.com/cse/manage/create (acessado dia 12/11/2010) e seguir as instruções, tais como inserir os sítios de pesquisa que ele deseja que apareçam para os alunos. Depois de pronta a pesquisa direcionada, ele poderá clicar em visualizar para ter o endereço eletrônico a ser passado para seus alunos.   

Documentação e crítica bibliográficas. Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa.

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas. O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola. Este texto servirá de base para as atividades a seguir.

Mais dicas de como fazer uma boa pesquisa em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010). 

SUGESTÕES DE SÍTIOS PARA A PESQUISA

Wikipédia, especiação, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Especia%C3%A7%C3%A3o  (acessado dia 20/11/2010).

Portal São Francisco, disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/especiacao/especiacao-1.php   (acessado dia 20/11/2010).

UFMG, especiação, disponível em: http://www.icb.ufmg.br/lbem/aulas/grad/evol/especies/especie8.html   (acessado dia 20/11/2010).

Brasil Escola, especiação, disponível em: http://www.meuartigo.brasilescola.com/biologia/o-processo-especiacao.htm   (acessado dia 20/11/2010).

Simbiótica, especiação, disponível em: http://www.simbiotica.org/especiacao.htm   (acessado dia 20/11/2010).

Polegar opositor, especiação, disponível em: http://polegaropositor.com.br/evolucao-especiacao/   (acessado dia 20/11/2010).

Depois de recolher as informações necessárias, os alunos devem sintetizar as informações em um texto de própria autoria, no editor de texto.

Após eles sintetizarem o conhecimento obtido pela visita e pesquisa na internet, organize-os em grupos de 3 integrantes e instrua-os a confeccionarem um mapa conceitual com o que eles aprenderam nesta atividade.

Para saber mais sobre mapas conceituais, acesse:http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Mapas_Conceituais  (acessado dia 16/06/10). Após a realização dos mapas conceituais, o professor poderá apresentar um esquema de mapa conceitual (com erros propositais) e pedir aos alunos que analisem o mapa em questão. Quando os alunos identificarem o erro ou a confusão na ligação dos termos, o professor poderá pedir que eles se levantem e exemplifiquem (ou até representem) a situação a ser explicada.  

Outro sítio interessante que trata do assunto mapas conceituais encontra-se disponível abaixo:

  http://popnews.wordpress.com/2007/08/22/como-fazer-mapas-conceituais/   (acessado dia10/08/10).

 

Leve os alunos ao laboratório de informática. Mostre a eles os recursos sugeridos a seguir para aprofundar seu conhecimento acerca da especiação. Instrua-os a levar papel e lápis para anotar o que for mais relevante.    

 

Evolução - evolucionistas 

Também disponível em:  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/7617/dialogo%20evolucionista.swf?sequence=1 (acessado dia 10/08/10).

Após a visualização deste recurso, pergunte aos alunos:

   1.    Quais as diferenças entre micro e macroevolução?

   2.    Qual das duas (micro ou macroevolução) tem mais relação com o processo de especiação? Por quê?  

   3.    De que maneira a genética pode influenciar o surgimento de novas espécies?   

As respostas a estas questões podem ser registradas no caderno de cada aluno.      

 ATIVIDADE 2

Divida os alunos em equipes de até 4 integrantes. No laboratório de informática, passe a eles as questões da webquest que eles devem resolver no período de uma aula.   É uma metodologia de pesquisa online, orientada por um roteiro com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação, conclusão. O professor indica os sites, pré-selecionados, para a aula seja aproveitada ao máximo, de forma que os alunos não se distraiam diante de tantas informações da internet, organizem a tarefa e concluam com sucesso as demais atividades propostas. Sugerimos que utilize o site www.webquestbrasil.org para criar e postar sua Webquest (Para saber mais sobre como fazer webquest veja os sítios indicados em recursos adicionais). Um exemplo de webquest pode ser acessado no seguinte endereço: 

 http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=3942&id_pagina=1  (acessado dia 18/06/10). Os alunos poderão registrar os conhecimentos adquiridos por meio da webquest no próprio caderno. Para saber como criar webquest personalizada para sua aula, acesse o tutorial: http://www.webquestbrasil.org/node/9 (acessado dia 18/06/10). Outro tutorial (documento PDF) interessante encontra-se disponível em:

http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf  (acessado dia 12/06/10).          

 QUESTÕES DA WEBQUEST   

Na falta de encontrar uma webquest pronta para este assunto, indicamos dois sítios que podem dar o subsídio necessário para os alunos responderem as questões abaixo.  

Este sítio traz informações sobre a especiação, disponível em:

https://docs.google.com/viewer?url=http://www.fag.edu.br/professores/karin/Evolu%25e7%25e3o/Especia%25e7%25e3o.ppt (acessado dia 08/08/10).      

Este sítio está em inglês. Entretanto, se o professor utilizar o navegador Chrome, há a possibilidade de tradução do conteúdo da página para o português. É um sítio muito interessante, com informação e recursos interativos. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/10809/open/file/sp.htm?sequence=69 

ou http://ats.doit.wisc.edu/biology/ev/sp/sp.htm (acessado dia 08/08/10).  

Um navegador é um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas da web  e que estão hospedadas num servidor Web. Para fazer o download do navegador Chrome, acesse: http://www.google.com.br/chrome  (acessado dia 20/08/10).

Sugerimos abaixo algumas questões que podem ser trabalhadas na atividade webquest.     

 1.    Definir espécies  

 2.    Definir especiação  

 3.    Dê dois exemplos de quando a definição de espécies é difícil de aplicar.  

 4.    Explicar em detalhes cada uma das causas da especiação.  

       - Isolamento comportamental  

      - Isolamento geográfico

      - Isolamento temporal  

      - Redução do fluxo gênico  

 5. Na história evolutiva da mosca da fruta, qual o evento inicial que causou a separação das populações?  

 6. O que faz com que a população das moscas do continente tornem-se diferentes da população de moscas das ilhas?   

 7. Qual é o termo que usamos para o que causou o evento de especiação?   

 8. O que mais pode causar a especiação (exceto isolamento geográfico)?   

 9. Definir "espécies incipientes".  

 10. Definir alopatria.

 11. Listar três formas em que podem ocorrer isolamento reprodutivo.  

 12. Como pode afetar o desenvolvimento de acasalamento de uma espécie nova?    

 

Que tal propor aos alunos um modelo de especiação para testar se entenderam o tema desta aula?   

ATIVIDADE 3   

Em uma folha de papel, peça aos alunos que façam um esboço de um cenário em que a população do animal, planta ou bactéria sofre um evento de especiação. Eles devem mostrar / indicar pelo menos uma barreira ao fluxo gênico (isolamento reprodutivo (local de acasalamento / tempo / rituais ou descendentes inviabilidade / esterilidade) ou isolamento geográfico). Os alunos poderão representar esta situação por meio de uma história em quadrinhos. Ao final, o professor poderá organizar uma pequena exposição dos trabalhos para toda a escola e avaliar a produção de cada aluno.  

 

Termine esta temática debatendo com os alunos sobre a história evolutiva da espécie humana. Qual a diferença entre espécie e raças? Existe mais de uma raça humana? As ações humanas podem acarretar no surgimento de novas espécies?   

INTERDISCIPLINARIDADE

O professor poderá relacionar esta aula com os conhecimentos de geografia, analisando que modificações no relevo da região poderiam ocasionar especiações (em plantas e animais). Também o professor de geografia poderá enriquecer esta temática discutindo aspectos das migrações humanas e como estas definiram o perfil fenotípico (as características físicas) de determinadas populações. Estas contribuições poderão ser organizadas no mapa conceitual já iniciado.

Recursos Complementares

Exercícios e informações sobre especiação, disponível em: http://www.professorguilherme.net/rived/ciencias/biologia/Evolucao_e_Sistematica.swf (acessado dia 08/08/10)

SÍTIOS DE PESQUISA

Wikipédia, especiação, disponível em:   http://pt.wikipedia.org/wiki/Especiação (acessado dia 08/08/10)  

Portal Evolução, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Evolução (acessado dia 08/08/10) 

UFMG, especiação, disponível em: http://www.icb.ufmg.br/lbem/aulas/grad/evol/especies/especie8.html (acessado dia 08/08/10)  

UFMG, espécies e evolução, disponível em: http://www.icb.ufmg.br/lbem/aulas/grad/evol/especies/ (acessado dia 08/08/10)  

Brasil escola, especiação, disponível em: http://www.meuartigo.brasilescola.com/biologia/o-processo-especiacao.htm (acessado dia 08/08/10) 

Evolução e especiação, disponível em: http://polegaropositor.com.br/evolucao-especiacao/ (acessado dia 08/08/10) 

Como tudo funciona, animais em isolamento, disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/animais-em-isolamento1.htm (acessado dia 08/08/10) 

Evolucionismo, disponívem em: http://www.cientic.com/tema_evolucionismo.html (acessado dia 08/08/10) 

Avaliação

O professor poderá avaliar os alunos sobre as produções desenvolvidas por eles nas aulas. É importante que o professor sempre explique o que espera de cada atividade, explicitando os critérios que ele julga serem mais relevantes para o entendimento do tema. Por exemplo:

 - pesquisa direcionada: quantidade de sítios pesquisados, relevância das informações coletadas, correção das informações coletadas, poder de síntese (os alunos devem evitar o copiar e colar), organização textual, entre outros.

- mapa conceitual – nesta atividade o professor poderá analisar a inserção de conceitos e subtemas relacionados com a aula, a organização e estruturação das idéias, clareza das conexões dos conceitos e subtemas elencados pelos alunos, entre outros fatores.  

 - webquest: quantidade e qualidade dos sítios pesquisados, trabalho em equipe, pontualidade da realização da tarefa, correção das informações, profundidade do conhecimento.

- confecção do modelo de especiação: criatividade na execução e uso de materiais, nível de detalhe e cuidados com o modelo, pontualidade da  realização da tarefa, trabalho em equipe, relevância do modelo com o conhecimento.

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