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Bactérias: vilãs e heroínas?

 

27/09/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar como as bactérias são classificadas dentre os seres vivos;
  • Reconhecer as relações ecológicas nas quais as bactérias participam com os demais seres vivos e com o meio;
  • Refletir sobre a importância das bactérias para os seres humanos e para o meio ambiente;
  • Verificar como agem os antibióticos e os problemas advindos do abuso deste tipo de medicamentos;
Duração das atividades
4 aulas de 45 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não existem pré-requisitos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

É interessante iniciar sua aula perguntando aos alunos o que são bactérias e onde podem ser encontradas em seu cotidiano. Associe as bactérias como sendo responsáveis pela produção de diversos produtos usados no dia-a-dia e também como causadoras de diversas enfermidades. Desta forma os alunos irão compreender o tema desta aula dentro de seu contexto.

As bactérias estão presentes em todos os ecossistemas, tendo inclusive representantes que vivem em total ausência de oxigênio, e nos extremos de temperatura. Neste ponto é interessante fazer com que os alunos reflitam sobre a presença das bactérias nos diferentes ecossistemas e as diversas relações que estabelecem com os outros seres vivos, inclusive causando diversos tipos de enfermidades.  Também pode ser interessante listar com os alunos as enfermidades causadas por bactérias que eles conhecem. Futuramente esta listagem deverá ser complementada com outras doenças pesquisadas.

Leve seus alunos ao laboratório de informática. Apresente aos seus alunos as principais características das bactérias.

Botânica: moneras e fungos (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9728 Acessado em 10/08/2010).

Este recurso apresenta as principais características das bactérias, como representantes do grupo Reino Monera. Como a apresentação traz também o reino Fungi, os alunos poderão comparar e observar as similaridades e diferenças entre os dois grupos.

Atividade 1:

Doenças causadas por bactérias

Após observar as doenças causadas por bactérias apresentadas no recurso acima, divida a turma em duplas ou trios e peça que pesquisem sobre outras doenças causadas por bactérias.

Alguns sites interessantes para a realização desta pesquisa que poderão ser indicados pelo professor:

http://www.brasilescola.com/doencas/doencas-causadas-bacterias.htm (acessado em 10/09/2010).

http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/bacterias/ (acessado em 10/09/2010).

http://www.mundovestibular.com.br/articles/816/1/DOENCAS-CAUSADAS-POR-BACTERIAS/Paacutegina1.html (acessado em 10/09/2010).

http://www.grupoescolar.com/materia/doencas_causadas_por_bacterias.html (acessado em 10/09/2010).

O importante é que os grupos percebam a grande variedade de doenças causadas por bactérias com sintomas diferentes e diferentes níveis de gravidade, diferentes formas de contágio, prevenção e tratamento. O professor pode estabelecer um número de doenças a ser pesquisado por cada grupo, ou fazer uma listagem e distribuir entre os grupos para evitar repetição das doenças pesquisadas.

Ao final da atividade os grupos deverão construir uma apresentação em conjunto. A sugestão para o software de apresentações é o Impress, uma opção em software livre que pode ser obtida no site do Broffice (disponível em http://www.broffice.org acessado em 10/08/2010). 

Link para tutorial do Impress:   http://www.cospa-project.org/Assets/documents/Guides/Cospa_Impress_Tutorial-PT.pdf (acessado em 10/08/2010). 

Após a construção da apresentação de slides, cada grupo deverá apresentar seu trabalho aos demais, para que toda a turma tenha acesso a grande variedade de enfermidades pesquisadas.

Atividade 2:

Recursos necessários para a realização desta atividade para cada um dos grupos:

  • Um fogão ou fogareiro;
  • 2 litros de leite;
  • Meia chícara de chá de vinagre;
  • Uma colher pequena de sal;
  • 1 copo de iogurte natural integral (ou lactobacilos vivos, encontrados em lojas de produtos naturais).

Peça a seus alunos que tomem nota do roteiro desta atividade passo a passo para que possam analisar ao final os resultados obtidos.

Divida a turma em grupo de 4 a 5 alunos. Cada um dos grupos deverá realizar os procedimentos deste experimento. Deixe que o próprio grupo se organize e peça para que todos cooperem e trabalhem, tomando nota de tudo.

Delícias das bactérias: queijos e iogurtes

Para a realização das duas atividades práticas propostas aqui, será necessário utilizar um fogão ou fogareiro. Pode ser feito no laboratório de biologia/química/ciências para que ocorra com mais segurança para todos.

a) Queijos: Existem inúmeras variáveis que interferem na fabricação dos queijos, e são estas que possibilitam obter tantas variedades. De modo geral, o queijo é resultante da extração da água do leite (cerca de 87%). Após a seleção do leite, este é pasteurizado (aquecido a 130-150ºC durante alguns segundos) para eliminar microorganismos nocivos. Logo após, adicionam-se algumas bactérias ao leite que irão consumir a lactose e produzir ácido lático. Este ácido reage com as caseínas provocando a sua coagulação e formando o que é chamado de coalho. A atividade das bactérias é interrompida ao resfriar a mistura. O tempo varia de acordo com o queijo pretendido. O restante da coagulação normalmente é feita por processos que não envolvem as bactérias, bucando a liberação do soro sem influenciar no sabor do produto, para isso normalmente se utiliza a renina (enzima encontrada no estômago de alguns mamíferos, disponível comercialmente) e a flor do cardo que contém enzimas que coagulam a caseína do leite. Desta forma se inicia a extração da água do leite na forma de soro. O coalho é cortado e cozido, ajudando na eliminação da água. Quando a maior parte da água ja foi eliminada, se adiciona sal e o prearado é prensado, para dar a forma e auxiliar na eliminação do restante da água. Após a prensaem o queijo é passa pela secagem e maturação, dependendo do tipo de queijo. Este processo ocorre por ação das bactérias inicialmente introduzidas.

Neste vídeo, é possível acompanhar todo este processo de fabricação de queijo. Vídeo sobre fabricação de queijo (Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=jLogDppy6v8 Acessado em 10/08/2010).   

Atividade prática:

a) Fazendo um queijo simples

Para esta atividade será necessário providenciar os seguintes ingredientes:

  • um fogão ou fogareiro;
  • uma panela;
  • 1 litro de leite;
  • Meia chícara de chá de vinagre;
  • Uma colher pequena de sal.

Coloque o leite em uma panela e aqueça a panela na boca do fogão até o leite começar a ferver. Neste momento, retire a panela do fogo e desligue o fogão. Junte o vinagre ao leite aquecido e deixe a mistura esfriar. Você vai perceber que vai se formar uma espécie de massa separada do soro (uma espécie de água). Passe essa mistura por um escorredor eliminando o soro. Colocar a massa (que vai formar o queijo) em um prato e adicione o sal, misturando bem com as mãos. Como resultado deste processo, o queijo formado não será muito rígido e o sabor não é muito apurado, mas é uma experiência simples e interessante.

b) Iogurtes:

Para a realização desta atividade, será necessário providenciar

  • um fogão ou fogareiro;
  • uma panela
  • 1 litro de leite;
  • 1 copo de iogurte natural integral (ou lactobacilos vivos, encontrados em lojas de produtos naturais).

O iogurte é produzido a partir de um processo de fermentação do leite realizado por bactérias. Este processo ocorre em ambientes aquecidos (como as iogurteiras utilizadas atualmente).

Para fazer o iogurte, Coloque o leite numa panela e aqueça a panela com o leite para que este fique bem quente, mas não ferva (temperatura de aproximadamente 40°) onde você sente o leite quente se colocar o seu dedo sem queimar. Nesse momento retire a panela do fogo, desligue o fogão e misture o copo de iogurte. Mantenha a mistura em um local aquecido por cerca de 24 horas. O resultado será 1 litro de iogurte natural, ainda que não tão rígido ou consistente como o iogurte industrializado.

Ao final destas duas atividades práticas, discuta com seus alunos quais as características comuns entre a fabricação de queijo e iogurte. Por que razão as bactérias se proliferam nestas condições?

Solicite que façam um relatório descrevendo a atividade e quais os resultados obtidos após a prática, inclusive, após provarem os produtos produzidos, que comparem com os queijos e iogurtes que conhecem, com relação à textura, acidez,...

Atividade 3:

Ciclo do Nitrogênio

Peça aos alunos que acessem o recurso sobre o ciclo do nitrogênio, apresentando as bactérias do gênero Rhizobium, presentes em raízes de leguminosas que fixam o nitrogênio atmosférico, como nitritos e nitratos, para assimilação destes pelas plantas.

Mudanças Ambientais Globais - O Ciclo do Nitrogênio ( http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9128 Acessado em 10/08/2010).

Após visualizar o recurso, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça para que conversem sobre a relação observada entre as bactérias e as plantas e respondam aos seguintes questionamentos: Nesta relação, quem é beneficiado? Algum dos envolvidos é prejudicado? Elas estão competindo por algum recurso? Que tipo de relação se estabelece entre a planta e as bactérias?

Estas respostas serão importantes para visualizar os diferentes tipos de relações ecológicas que se estabelecem entre os seres vivos de mesma espécie e de espécies diferentes que serão apresentados na atividade 4.

Atividade 4:

Relações Ecológicas

Algumas espécies de bactérias (Methanobacterium smithii, Escherichia coli, Lactobacillus acidophillus, e as do gênero Pseudomonas, Acinetobacter e Moraxella) estão presentes no sistema digestório de animais ruminantes e em seres humanos, em uma associação mutualistica, onde auxiliam na quebra de substâncias como a celulose e auxiliam na produção de vitaminas (como a D, K e B12) e evitam a proliferação de indivíduos patogênicos.

Alexander Fleming, em 1928 descobriu a ação antibiótica do Fungo Penicillium notatum, quando esporos deste fungo cairam acidentalmente nas placas de Petri na qual o cientista cultivava bactérias, o fungo rapidamente germinou, impedindo a proliferação das bactérias. Desta forma se descobriu o primeiro antibiótico, chamado de penicilina.

Esses são dois exemplos de relações ecológicas envolvendo bactérias. A primeira, mutualismo, harmônica entre espécies diferentes, a segunda, antibiose, desarmônica entre espécies diferentes.

No laboratório de informáica, dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos e solicitar que busquem e listem outros tipos de relações ecológicas nas quais as bactérias estão envolvidas (colônias, competição intraespecífica, parasitismo, ...)

A proposta é que pesquisem sobre as relações ecológicas e reflitam sobre o comportamento das bactérias. O ineressante para os alunos é que vejam os  diferentes tipos de relações ecológicas e pensem no seu cotidiano, em seu dia a dia relacionando com a atuação das bactérias. Por exemplo: ao encontrar a relação ecológica intraespecífica desarmônica competição, na qual indivíduos da mesma espécie competem por algum recurso do meio em que vivem, que sejam capazes de relacionar com o copo de iogurte, onde diversas bactérias da mesma espécie estarão competindo pelo leite. Ou, como outro exemplo, ao encontrarem a relação ecológica interespecífica desarmônica parasitismo, na qual indivíduos de uma determinada espécie lesam indivíduos de outra espécie vivendo a partir de substâncias de seu organismo e prejudicando o mesmo, que sejam capazes de relacionar com as doenças causadas por bactérias que pesquisaram na primeira atividade.

O importante é que não busquem as relações envolvendo as bactérias descritas nos sites, mas que ao ver a descrição das relações ecológicas nos sites, sejam capazes de pensar onde podemos encontrar bactérias e relacionar sua existêcia à relação ecológica em que está envolvida.

Uma possibilidade, é a criação de uma webquest. Um bom espaço para criar sua webquest de forma gratuita é através do site http://www.webquestbrasil.org/criador/ (Acessado em 10/08/2010), e um tutorial para auxiliar na criação passo a passo, pode ser encontrado em http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf (  Acessado em 10/08/2010). Estes sites apresentam exemplos de webquests que podem ser interessantes http://webquesst.blogspot.com/2006/05/exemplos-de-webquest.html  (Acessado em 10/08/2010), http://cristiane.wikispaces.com/Exemplos+de+WebQuests (Acessado em 10/08/2010),  http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/  (Acessado em 10/08/2010).

Alguns sites que podem ser interessantes para auxiliar neste trabalho, relacionando as diferentes relações ecológicas:

http://netopedia.tripod.com/biolog/assoc_seres.htm : Traz uma boa explicação com exemplos das relações ecológicas;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Relações_ecológicas : Relações Ecológicas na Wikipédia é de fácil compreensão e com boa distinção entre as diferentes relações ecológicas;

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/educacao/artigos/relacoes_ecologicas_entre_seres_vivos.html : Este artigo no ambiente brasil também apresenta as relações ecológicas com exemplos, em uma linguagem simples e de fácil compreensão;

http://aprendabiologiacomdjalminha.blogspot.com/2008/04/relaes-ecolgicas.html : este blog apresenta diversos conteúdos na área de biologia, com um enfoque interessante nas relações ecológicas.

Atividade 5:

A grande maioria das doenças causadas por bactérias é tratada com o uso de antibióticos. Existe uma farta variedade de antibióticos, mas frequentemente ouvimos nos jornais notícias de bactérias super-resistentes. Como as bactérias se tornam resistentes aos antibióticos? Leia o texto com seus alunos (o artigo pode ser impresso ou levado como arquivo de texto para ser projetado em equipamentos multimídia) e discutam sobre os cuidados em não abusar de antibióticos. (Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/394/1/BACTERIA-SUPER-RESISTENTE/Paacutegina1.html Acessado em 10/08/2010). 

Em duplas ou trios, produzir um mapa conceitual com as principais características das bactérias, suas relações ecológicas e sua importância para os seres humanos. Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool . Neste momento é importante estar atento às lacunas e conceitos equivocados que possam aparecer. É um bom momento para voltar aos pontos que não tenham ficado claros.

Tutorial disponível em http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 10/08/2010).

A turma agora está mais familiarizada com as bactérias e suas relações ecológicas e com os seres humanos. Neste momento é interessante retomar a questão do papel das bactérias patógenas. Uma outra possibilidade de atividade a partir dos conhecimentos adquiridos, é montar com os alunos um panfleto com orientações para evitar doenças causadas por bactérias.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mudanças Ambientais Globais - O Ciclo do Nitrogênio Animação/simulação
Botânica: moneras e fungos Hipertexto
Recursos Complementares

Algumas informações complementares:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bactéria : Este artigo da wikipédia traz informações gerais acerca das bactérias de forma simples e com linguagem de fácil compreensão.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Flora_intestinal : Este outro artigo da wikipédia, contém um bom material sobre os microorganismos que vivem no trato digestivo de mamíferos.

http://www.danone.pt/cdii/ : No Centro de Informações sobre Iogurte é possivel saber um pouquinho mais sobre o histórico, a produção e os benefícios deste alimento para o organismo.

Avaliação

Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:

  • participação das pesquisas e no desenvolvimnto das atividades;
  • registro de forma concisa das atividades práticas experenciadas;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;
  • capacidade de aplicar os conceitos obtidos, relacionando os conceitos das relações ecológicas às características das bactérias observadas durante as atividades e pesquisas.

A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.

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