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Abelhas: a postos para servir

 

22/09/2010

Autor e Coautor(es)

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o posicionamento taxonômico das abelhas na classificação dos seres vivos;
  • Reconhecer as relações ecológicas nas quais as abelhas estão inseridas;
  • Analisar a importância das abelhas para o ser humano;
Duração das atividades
3 aulas 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugere-se que os alunos já tenham conhecimentos prévios sobre o Filo Arthropoda

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula perguntando aos seus alunos o que sabem sobre as abelhas. Relacione as informações separando as características morfológicas, ecológicas e sobre sua importância para os seres humanos e para o ambiente. Este quadro inicial, além de apresentar os conhecimentos prévios dos alunos, permitirá desenvolver as atividades posteriores, além do acompanhamento dos conhecimentos adquiridos ao longo das aulas.

A partir das informações relacionadas pelos alunos, apresente os diferentes aspectos que serão discutidos.

  1. Características morfológicas, comparando com os demais animais pertencentes à classe Insecta e diferenciando dos demais indivíduos do filo Arthropoda.
  2. Relações ecológicas, observando como as abelhas vivem na natureza e suas relações com os demais seres vivos.
  3. Importância para os seres humanos e para o ambiente.

Apresentar as características morfológicas dos insetos. A partir dos recursos, comparar as similaridades e diferenças entre as características observadas nas abelhas e nos outros artrópodos, identificando as particularidades da classe Insecta.

  Head-thorax-abdomen (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21256 Acessado em 10/08/2010) 

Imagem disponível em http://www.saudeanimal.com.br/imagens/abelha3.gif (acessada em 10/08/2010) 

Imagem disponível em: http://alogicadosabino.files.wordpress.com/2008/11/aranha_loxosceles_gaucho1.jpg (acessada em 10/08/2010) 

Imagem disponível em: http://aadaveiro.ua.pt/images/galeria/Lagosta_448px.jpg (acessada em 10/08/2010) 

Imagem disponível em: http://entomogesp.blogspot.es/img/Quilopodo.jpg (acessada em 10/08/2010) 

Em grupos de quatro a cinco alunos, observar as características das imagens dos diferentes grupos de artrópodos, destacando as similaridades e as diferenças entre as abelhas e os demais grupos. Como resultado desta atividade, peça que construam um quadro comparativo apontando estas características.

Apresentar aos alunos os principais tipos de relações ecológicas encontradas no ambiente:

  1. Relações intra-específicas harmônicas: Sociedades e Colônias
  2. Relações interespecíficas harmónicas: Simbiose ou mutualismo; Protocooperação; Inquilinismo ou epibiose e Comensalismo
  3. Relações interespecíficas desarmônicas: Amensalismo ou antibiose; Predatismo; Herbivorismo; Parasitismo e Sinfilia ou esclavagismo
  4. Relações intra-específicas desarmônicas: Competição e Canibalismo

Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Relações_ecológicas (acessado em 10/08/2010) 

                 http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/relacoesecologicas.php (acessado em 10/08/2010) 

Tendo as  informações sobre os principais tipos de relações ecológicas, crie uma webquest para que seus alunos busquem identificar que tipos de relações podem ser observadas entre as abelhas e os outros seres vivos.

Uma sugestão de site para a criação de webquest http://www.webquestbrasil.org/criador/ (acessado em 10/08/2010) 

Um bom tutorial com um passo a passo bem completo para usar wequest está disponível em http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf (acessado em 10/08/2010) 

Existem vários espaços que já possuem webquest prontas e que podem servir como modelo ou servir como exemplos de webquests que podem ser interessantes, como: http://webquesst.blogspot.com/2006/05/exemplos-de-webquest.html  (Acessado em 10/08/2010), http://cristiane.wikispaces.com/Exemplos+de+WebQuests (Acessado em 10/08/2010),  http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/  (Acessado em 10/08/2010).         

Entre os principais produtos provenientes das abelhas, o própolis é utilizado pelo homem desde a antiguidade. Entre suas principais propriedades destacam-se:

  • Antimicrobiana
  • Antifúngica
  • Antivirótica
  • Antiprotozoário
  • Bactericida e bacteriostática
  • Anestésica
  • Antiinflamatória
  • Antioxidante
  • Estimulante sexual
  • Cicatrizante e regeneradora de tecidos
  • Anti-sépticas e hipotensivas
  • Tratamento de gengivites
  • Atividade hepatoprotetora e agente anti-úlceras
  • Estimuladora do sistema imunológico
  • Ação inibidora na multiplicação de células tumorais

Apresento a seguir algumas referências sobre as propriedades do própolis: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90161998000100024 (acessado em 10/08/2010) 

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/novembro2003/ju236pag05.html (acessado em 10/08/2010) 

http://www.biologico.sp.gov.br/docs/arq/V72_3/menezes.PDF (acessado em 10/08/2010) 

Como atividade extra, pode-se sugerir aos alunos que pesquisem a aplicação do própolis no dia-a-dia a partir de suas propriedades.

No laboratório de informática, peça aos alunos que acessem os recursos abaixo:

Abelhas na natureza   (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24836 Acessado em:10/08/2010) 

Este recurso de audio apresenta a importância das abelhas como agentes polinizadores)

Como são feitas as colméias (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19673 Acessado em: 10/08/2010) 

Este simulador apresenta a formação e funcionamento das colméias

Corte em jataí  (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17956 Acessado em: 10/08/2010) 

Imagem de corte de uma colméia, onde se pode observar a abelha rainha e abelhas operárias em seu interior

Escopas  (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15834 Acessado em: 10/08/2010) 

Imagem ampliada das patas traseiras das abelhas com as escopas, onde se pode observar as estruturas envolvidas na polinização

Após observar  o funcionamento das colméias, as estruturas envolvidas na polinização e o papel das abelhas como agentes polinizadores, peça aos alunos que relacionem de que forma o papel das abelhas está interligado com a reprodução das plantas e de que forma estas mesmas abelhas dependem destas plantas para sua sobrevivência. Como resultado, instrua aos seus alunos que montem um folder explicativo sobre as consequências de um desequilíbrio nesta relação.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Head-thorax-abdomen Imagem
Escopas Imagem
Corte em jataí Imagem
Como são feitas as colméias Animação/simulação
Abelhas na natureza Áudio
Recursos Complementares

Alguns sites interessantes com informações sobre abelhas que podem servir de referência para pesquisa e busca de mais informações

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/index.htm (Acessado em: 10/08/2010)   Site do Embrapa com informações gerais sobre apicultura.

http://www.abelhas.noradar.com/anatomia.htm (Acessado em: 10/08/2010) Este site apresenta informações sobre abelhas, desde sua anatomia até dicas para a criação.

http://www.brasilescola.com/animais/abelha.htm (Acessado em: 10/08/2010) Este site apresenta informações gerais e curiosidades sobre abelhas em uma linguagem bem simples e de fácil compreensão.

Avaliação

Para cada uma das atividades propostas, o professor poderá propor critérios de avaliação.

Por exemplo:

  • A partir do quadro comparativo apontando as características das abelhas e sua classificação taxonômica, podem ser feitas questões relacionando as abelhas com os outros grupos pertencentes ao filo Arthropoda.
  • Ao final da webquest pode ser construído um mapa conceitual identificando as relações observadas entre as abelhas e os outros seres vivos.
  • Após a constução do folder explicativo sobre as consequências do desequilíbrio na relação entre plantas e agentes polinizadores, que seja realizada uma exposição dos trabalhos aos seus pares.
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