22/09/2010
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Educação Escolar Indígena | Ciências | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Sugere-se que os alunos já tenham conhecimentos prévios sobre o Filo Arthropoda
Inicie a aula perguntando aos seus alunos o que sabem sobre as abelhas. Relacione as informações separando as características morfológicas, ecológicas e sobre sua importância para os seres humanos e para o ambiente. Este quadro inicial, além de apresentar os conhecimentos prévios dos alunos, permitirá desenvolver as atividades posteriores, além do acompanhamento dos conhecimentos adquiridos ao longo das aulas.
A partir das informações relacionadas pelos alunos, apresente os diferentes aspectos que serão discutidos.
Apresentar as características morfológicas dos insetos. A partir dos recursos, comparar as similaridades e diferenças entre as características observadas nas abelhas e nos outros artrópodos, identificando as particularidades da classe Insecta.
Head-thorax-abdomen (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21256 Acessado em 10/08/2010)
Imagem disponível em http://www.saudeanimal.com.br/imagens/abelha3.gif (acessada em 10/08/2010)
Imagem disponível em: http://alogicadosabino.files.wordpress.com/2008/11/aranha_loxosceles_gaucho1.jpg (acessada em 10/08/2010)
Imagem disponível em: http://aadaveiro.ua.pt/images/galeria/Lagosta_448px.jpg (acessada em 10/08/2010)
Imagem disponível em: http://entomogesp.blogspot.es/img/Quilopodo.jpg (acessada em 10/08/2010)
Em grupos de quatro a cinco alunos, observar as características das imagens dos diferentes grupos de artrópodos, destacando as similaridades e as diferenças entre as abelhas e os demais grupos. Como resultado desta atividade, peça que construam um quadro comparativo apontando estas características.
Apresentar aos alunos os principais tipos de relações ecológicas encontradas no ambiente:
Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Relações_ecológicas (acessado em 10/08/2010)
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/relacoesecologicas.php (acessado em 10/08/2010)
Tendo as informações sobre os principais tipos de relações ecológicas, crie uma webquest para que seus alunos busquem identificar que tipos de relações podem ser observadas entre as abelhas e os outros seres vivos.
Uma sugestão de site para a criação de webquest http://www.webquestbrasil.org/criador/ (acessado em 10/08/2010)
Um bom tutorial com um passo a passo bem completo para usar wequest está disponível em http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf (acessado em 10/08/2010)
Existem vários espaços que já possuem webquest prontas e que podem servir como modelo ou servir como exemplos de webquests que podem ser interessantes, como: http://webquesst.blogspot.com/2006/05/exemplos-de-webquest.html (Acessado em 10/08/2010), http://cristiane.wikispaces.com/Exemplos+de+WebQuests (Acessado em 10/08/2010), http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/ (Acessado em 10/08/2010).
Entre os principais produtos provenientes das abelhas, o própolis é utilizado pelo homem desde a antiguidade. Entre suas principais propriedades destacam-se:
Apresento a seguir algumas referências sobre as propriedades do própolis: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90161998000100024 (acessado em 10/08/2010)
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/novembro2003/ju236pag05.html (acessado em 10/08/2010)
http://www.biologico.sp.gov.br/docs/arq/V72_3/menezes.PDF (acessado em 10/08/2010)
Como atividade extra, pode-se sugerir aos alunos que pesquisem a aplicação do própolis no dia-a-dia a partir de suas propriedades.
No laboratório de informática, peça aos alunos que acessem os recursos abaixo:
Abelhas na natureza (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24836 Acessado em:10/08/2010)
Este recurso de audio apresenta a importância das abelhas como agentes polinizadores)
Como são feitas as colméias (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19673 Acessado em: 10/08/2010)
Este simulador apresenta a formação e funcionamento das colméias
Corte em jataí (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17956 Acessado em: 10/08/2010)
Imagem de corte de uma colméia, onde se pode observar a abelha rainha e abelhas operárias em seu interior
Escopas (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15834 Acessado em: 10/08/2010)
Imagem ampliada das patas traseiras das abelhas com as escopas, onde se pode observar as estruturas envolvidas na polinização
Após observar o funcionamento das colméias, as estruturas envolvidas na polinização e o papel das abelhas como agentes polinizadores, peça aos alunos que relacionem de que forma o papel das abelhas está interligado com a reprodução das plantas e de que forma estas mesmas abelhas dependem destas plantas para sua sobrevivência. Como resultado, instrua aos seus alunos que montem um folder explicativo sobre as consequências de um desequilíbrio nesta relação.
Nome | Tipo |
---|---|
Head-thorax-abdomen | Imagem |
Escopas | Imagem |
Corte em jataí | Imagem |
Como são feitas as colméias | Animação/simulação |
Abelhas na natureza | Áudio |
Alguns sites interessantes com informações sobre abelhas que podem servir de referência para pesquisa e busca de mais informações
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/index.htm (Acessado em: 10/08/2010) Site do Embrapa com informações gerais sobre apicultura.
http://www.abelhas.noradar.com/anatomia.htm (Acessado em: 10/08/2010) Este site apresenta informações sobre abelhas, desde sua anatomia até dicas para a criação.
http://www.brasilescola.com/animais/abelha.htm (Acessado em: 10/08/2010) Este site apresenta informações gerais e curiosidades sobre abelhas em uma linguagem bem simples e de fácil compreensão.
Para cada uma das atividades propostas, o professor poderá propor critérios de avaliação.
Por exemplo:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!