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Evolução vegetal

 

23/11/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agricultura
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico Florestal
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agroecologia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a história evolutiva das plantas.

Definir as principais características evolutivas das plantas.

Relacionar a evolução das plantas com seus polinizadores e dispersores.

Duração das atividades
3 aulasde 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Taxonomia vegetal.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula questionando os alunos sobre o que conhecem dos grupos vegetais. Incentive que eles citem exemplos de cada grupo e das principais características. O professor poderá escrever as contribuições dos alunos no quadro negro. Depois questione quais das características mencionadas são avanços evolutivos. Peça que eles escrevam em seus cadernos, o que pode ser diferencial evolutivo de cada divisão taxonômica vegetal (algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas).

 ATIVIDADE 1

Divida os alunos em equipes de até 4 alunos. Leve-os ao laboratório de informática. Determine um tempo fixo, por exemplo, 20 minutos. Neste intervalo de tempo, os alunos devem pesquisar vídeos e ilustrações esquemáticas que mostrem as características dos grupos vegetais (algas – procariontes e talófitas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) e o modo de reprodução de cada grupo. Instrua que os alunos otimizem o tempo, dividindo os sítios sugeridos para pesquisa entre eles.

Os sítios de pesquisa encontram-se abaixo:

Wikipedia, plantas, disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Plantae (acessado dia 19/09/2010).

Portal São Francisco, grupos vegetais, disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/reino-plantae/grupos-vegetais.php  (acessado dia 19/09/2010).

Fundamental é ser ciências, grupos vegetais, disponível em: http://cienciafundamental.blogspot.com/2009/08/trabalho-de-ciencias-7-ano-os-grupos.html 

(acessado dia 19/09/2010).

Juliano Nunes, Linha evolutiva das plantas, disponível em: http://ambiors.spaceblog.com.br/r11419/Reino-Vegetal/ 

 (acessado dia 19/09/2010).

Slideshare, vida vegetal, disponível em: http://www.slideshare.net/ilksala4/grupos-vegetais 

 (acessado dia 19/09/2010).

Depois destes 20 minutos, passe aos alunos as questões a seguir. Eles devem encontrar respostas apenas observando os vídeos e imagens. As respostas poderão ser escritas no caderno e serão importantes para as próximas atividades.   

Dicas para realizar uma boa pesquisa...

A pesquisa pode ser feita livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema. Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em: http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010). No campo de pesquisa o aluno deve digitar o tema ou palavras relacionadas ao tema a ser pesquisado e depois entrar nos sítios que o buscador elegeu e verificar a pertinência das informações ali contidas.Documentação e crítica bibliográficas. Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas (a ser registrado em um editor de texto e salvo no computador). Esta pesquisa será importante para responder o questionário a seguir e realizar as atividades posteriores. 

QUESTÕES  

 Quais as características mais marcantes de cada grupo vegetal? Organize a resposta em uma tabela comparativa.

 Qual a sequencia de surgimento de cada grupo dentro da história evolutiva da Terra? Justifique sua escolha.

 Quais as adaptações evolutivas mais importantes que cada grupo vegetal desenvolveu?

Ainda no laboratório de informática, peça aos alunos para acessarem o vídeo disponível no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=aB0CwhFRZ28     

(acessado dia 10/08/10).

Depois, discuta com os alunos alguns aspectos, tais como:

Quais as dificuldades e adaptações que as plantas passaram para conquistar o ambiente terrestre? Enquanto os vegetais evoluíam, os animais também evoluíram. Há alguma correlação entre os aspectos evolutivos adquiridos pelas plantas e as evoluções sofridas pelos animais? Que teoria evolutiva pode explicar esses fenômenos?

As respostas dos alunos ainda devem ser registradas nos cadernos.

No laboratório de informática, acesse o recurso Plantas que poderá auxiliar o entendimento do tema.

Botânica - as plantas 

 (também disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2413/Plantas.swf?sequence=1 acessado dia 10/08/10)

ATIVIDADE 2

Os alunos devem se organizar novamente em equipes (podem manter a mesma configuração da atividade inicial). Separe um grupo vegetal por equipe. Instrua que cada equipe deve pesquisar sobre o grupo, modo de reprodução, características, história evolutiva, animais polinizadores e dispersores (e sua história evolutiva). Pesquisar além de informações, vídeos e imagens que possam facilitar o entendimento. Após a pesquisa, os alunos devem organizar o conteúdo em um seminário a ser apresentado para a turma.

Temas de seminário:

 1. Algas procariotas

 2. Algas talófitas

 3. Briófitas

4. Pteridófitas

5. Gimnospermas

6. Angiospermas primitivas

7. Dicotiledôneas

8. Monocotiledôneas

Os alunos devem prestar atenção nos seminários dos colegas, anotando em seus cadernos o que julgarem relevante, pois as informações serão importantes para a atividade a seguir.

SEMINÁRIO

Seminário é um procedimento metodológico, que supõe o uso de técnicas (uma dinâmica de grupo) para o estudo e pesquisa em grupo sobre um assunto predeterminado. O seminário pode assumir diversas formas, mas o objetivo é um só: leitura, análise e interpretação de textos dados sobre apresentação de fenômenos ou dados do conhecimento humano. De qualquer maneira, um grupo que se propõe a desenvolver um seminário precisa estar ciente da necessidade de cumprir alguns passos:

PASSOS ANTES DA APRESENTAÇÃO:

- determinar um problema ou tema a ser trabalhado (tema da pesquisa);

- compreender e explicitar o tema- problema;

- dedicar-se à elaboração de um plano de investigação (pesquisa direcionada em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema). Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em: 

http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010).

No campo de pesquisa o aluno deve digitar o tema ou palavras relacionadas ao tema a ser pesquisado e depois entrar nos sítios que o buscador elegeu e verificar a pertinência das informações ali contidas. 

- documentação e crítica bibliográficas. Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

- realização da pesquisa; leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.

- elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas (a ser distribuído para todos os colegas).

Para a montagem e a realização de um seminário há um procedimento básico:

1º O professor marca o dia do seminário.

2º Cada grupo é designado para fazer:

a. Exposição temática do assunto, valendo-se para isso das mais variadas estratégias: exposição oral, quadro-negro, slides, cartazes, filmes etc. Trata-se de uma visão global do assunto e ao mesmo tempo aprofunda-se o tema em estudo;

b. Contextualizar o tema ou unidade de estudo na obra de onde foi retirado do texto, ou pensamento e contexto histórico-filosófico-cultural do autor;

c. Apresentar os principais conceitos, ideias e doutrinas e os momentos lógicos essenciais do texto (temática resumida, valendo-se também de outras fontes que não o texto em estudo);

d. Levantar os problemas sugeridos pelo texto e apresentar os mesmos para discussão;

e. Fornecer bibliografia especializada sobre o assunto e se possível comentá-la;

3° Abertura para perguntas da plateia.

O coordenador geral ou o professor faz a avaliação sobre os trabalhos dos grupos, especialmente do que atuou na apresentação, bem como uma síntese das conclusões . Finalizando, apontamos que todo tema de um seminário precisa conter em termos de roteiro as seguintes partes:

a.introdução ao tema;

b.desenvolvimento;

c.conclusão

ATIVIDADE

Instrua os alunos a confeccionarem um mapa conceitual por equipe. Depois eles poderão trocar de mapa com outras equipes e analisarem o que fizeram igual e o que está diferente (e com lápis, ou caneta de outra cor) adicionar informações que porventura estejam faltando no mapa dos colegas. Depois ao receberem seus mapas poderão averiguar as modificações que os colegas fizeram.

Para saber mais sobre mapas conceituais, acesse: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Mapas_Conceituais   (acessado dia 16/06/10).

ATIVIDADE 3

Agora os alunos deverão finalizar com a atividade de criação de um cladograma. Para saber mais sobre cladogramas, acesse o sítio a seguir:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=588 (acessado dia 10/08/10). 

Para tanto, peça que eles acessem o recurso sugerido abaixo:

Evolução dos palitos 

Após a realização do experimento acima, os alunos deverão montar um cladograma dos grupos vegetais e dos animais polinizadores e dispersores de cada grupo. Depois o  professor poderá propor uma exposição das produções dos alunos para que cada equipe possa analisar as produções dos colegas e compará-las com suas próprias produções.

INTERDISCIPLINARIDADE

A evolução vegetal pode ser relacionada com as modificações no relevo. O professor poderá interagir com o colega de geografia para analisar as modificações nos relevos da região (cidade, estado e país) e como estas modificações podem influenciar a evolução nas plantas. As contribuições desta disciplina podem ser inseridas nos mapas conceituais já iniciados pelos alunos.

O professor pode solicitar que os alunos façam uma exposição dos trabalhos desenvolvidos para toda a escola. Neste momento, além de expor os trabalhos, os alunos deverão também explicar sobre o tema da evolução nos vegetais para seus colegas de outras classes.

Recursos Complementares

Evolução vegetal, disponível em: http://www.freewebs.com/rapinibot/encobio/aula2.htm (acessado dia 10/08/10). 

Revista Superinteressante, disponível em: http://super.abril.com.br/ecologia/evolucao-vegetal-flor-folha-subiu-vida-440759.shtml (acessado dia 10/08/10).  

Ciências Naturales, disponível em: http://cienciasnaturales.es/7M1ESO.swf (acessado dia 10/08/10).   

Agrega, disponível em:  http://agrega.educacion.es/repositorio/11122009/65/es_2009121113_9090618/oa_SD04_B1OA/contenido/imagenes/arbol_vida.swf 

(acessado dia 10/08/10).  

Avaliação

Professor, use das produções dos alunos para avaliá-los. Para tanto, utilize critérios e exponha-os aos alunos com antecendência. Abaixo, alguns exemplos de critérios que podem ser usados.

Pesquisa direcionada - Número de fontes pesquisadas, qualidade da informação recolhida, síntese de texto, grafia correta, pontualidade na entrega da tarefa.

Seminário - Qualidade e profundidade da informação apresentada, oralidade, organização da equipe, uso de mídias que ajudem no entendimento do tema.

Mapa conceitual – nesta atividade o professor poderá analisar a inserção de conceitos e subtemas relacionados com a aula, a organização e estruturação das idéias, clareza das conexões dos conceitos e subtemas elencados pelos alunos, entre outros fatores.  

Cladograma - uso de referências, qualidade da informação, criatividade, pontualidade na entrega da tarefa.

 O profesor poderá também analisar a participação dos alunos, observando as perguntas que fazem sobre o tema, as colocações e contribuições que fizeram ao longo das aulas, o interesse com que desenvolveram as atividades sugeridas entre outros aspectos.

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