17/06/2008
Cristina Leite
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem |
Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada em cinco atividades distintas e subsequentes.
Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.
Professor(a), crie uma situação problema com os alunos a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado. Comece orientando a conversa para as seguintes questões:
Qual é a explicação para a existência do dia e da noite?
Por que as estações mudam ao longo do ano?
Professor(a), peça aos alunos para acessarem a página do RIVED com o texto e animações a serem utilizados: http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/geografia/movimentos/movimentos.swf.
A movimentação dentro da página se dá pela seta localizada na parte inferior direita da tela.
Na quinta página, oriente os alunos a clicarem no "globo" para obter informações sobre rotação e translação.
Em seguida, oriente-os a clicar na “Enciclopédia do Capitão” para obter informações sobre movimento real e movimento aparente da Terra, além dos conceitos de geocentrismo e heliocentrismo.
Ao clicar nesses ícones, abrirão as caixas de diálogo com os respectivos textos e animações que devem ser fechadas no final da leitura.
Professor(a) oriente os alunos a lerem o texto e assistir às animações. Sugira, também, que anotem os pontos principais.
Interrompa a leitura quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados. Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.
Profe ssor(a), depois dos alunos terem lido o texto e assistido às animações, oriente a discussão para as seguintes questões (peça que a turma vá anotando as respostas discutidas em sala).
Na página em que são definidos os conceitos de rotação e translação, identificar a ordem dos planetas em relação à distância do sol (ao passar o mouse em cima do planeta aparece o nome dele).
Qual a diferença dos movimentos de rotação e translação? Quanto tempo dura cada movimento?
Quais são as conseqüências da existência dos movimentos de rotação e translação?
Qual a diferença entre movimento real e movimento aparente da Terra? (Professor(a) oriente os alunos a rever a animação que retrata essa diferença);
Diferenciar geocentrismo de heliocentrismo;
Professor(a), nos minutos finais da aula, oriente os alunos a responder as duas charadas disponíveis na plataforma. As charadas são acessadas clicando no “Capitão Tormenta”.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/09/2011
Cinco estrelasgostei muito
24/03/2010
Cinco estrelasa aula esta ótima,pois este conteúdo na grande maioria fascina os alunos pois faz ele parar e observar o mundo ao seu redor.