Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Movimentos da Terra

 

17/06/2008

Autor e Coautor(es)
Sandro Nunes de Oliveira
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Movimentos de rotação e translação. Estações do ano. Geocentrismo e heliocentrismo.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A)
  • Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada em cinco atividades distintas e subsequentes.

  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.

ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
  • Professor(a), crie uma situação problema com os alunos a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado. Comece orientando a conversa para as seguintes questões:

  1. Qual é a explicação para a existência do dia e da noite?

  2. Por que as estações mudam ao longo do ano?
     

ATIVIDADE 2: LEITURA DE TEXTO E INTERPRETAÇÃO DE ANIMAÇÃO
  • Professor(a), peça aos alunos para acessarem a página do RIVED com o texto e animações a serem utilizados: http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/geografia/movimentos/movimentos.swf.

  • A movimentação dentro da página se dá pela seta localizada na parte inferior direita da tela.

  • Na quinta página, oriente os alunos a clicarem no "globo" para obter informações sobre rotação e translação.

  • Em seguida, oriente-os a clicar na “Enciclopédia do Capitão” para obter informações sobre movimento real e movimento aparente da Terra, além dos conceitos de geocentrismo e heliocentrismo.

  • Ao clicar nesses ícones, abrirão as caixas de diálogo com os respectivos textos e animações que devem ser fechadas no final da leitura.

  • Professor(a) oriente os alunos a lerem o texto e assistir às animações. Sugira, também, que anotem os pontos principais.

  • Interrompa a leitura quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados. Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.
     

ATIVIDADE 3: DIS CUSSÃO
  • Profe ssor(a), depois dos alunos terem lido o texto e assistido às animações, oriente a discussão para as seguintes questões (peça que a turma vá anotando as respostas discutidas em sala).

  1. Na página em que são definidos os conceitos de rotação e translação, identificar a ordem dos planetas em relação à distância do sol (ao passar o mouse em cima do planeta aparece o nome dele).

  2. Qual a diferença dos movimentos de rotação e translação? Quanto tempo dura cada movimento?

  3. Quais são as conseqüências da existência dos movimentos de rotação e translação?

  4. Qual a diferença entre movimento real e movimento aparente da Terra? (Professor(a) oriente os alunos a rever a animação que retrata essa diferença);

  5. Diferenciar geocentrismo de heliocentrismo;
     

  • Professor(a), após a discussão, oriente os alunos a elaborar um relatório dissertativo com base nas anotações realizadas em sala de aula. Esse relatório deverá ser publicado em um fórum virtual de discussão.
ATIVIDADE 4: RESOLVENDO AS CHARADAS
  • Professor(a), nos minutos finais da aula, oriente os alunos a responder as duas charadas disponíveis na plataforma. As charadas são acessadas clicando no “Capitão Tormenta”.

Recursos Complementares
Data show, projetor, computadores e/ou tv conectada ao computador.
Avaliação
O aluno será avaliado pela participação qualificada na aula e pelo texto que publicou no fórum de discussão.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • milena, milena da siuva santos , Ceará - disse:
    milena@myla.com

    15/09/2011

    Cinco estrelas

    gostei muito


  • ANDRESSA CORDEIRO, Escola Estadual Miguel Mergem , Rio Grande do Sul - disse:
    andrefab20@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    a aula esta ótima,pois este conteúdo na grande maioria fascina os alunos pois faz ele parar e observar o mundo ao seu redor.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.