01/10/2010
Raimunda Porfirio ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | História | Comunicação indígena |
Analisar obras de artes e descrevê-las para compreender como os índios vestiam-se, quais atividades desenvolvidas e como eles moravam;
Analisar a formação e organização do povo indígena
Analisar em textos a relação política entre as diferentes tribos.
Ter noção da história dos habitantes do Brasil.
1º momento – Professor, exponha os quadros de Albert Echhout e oriente os alunos para fazer a observação e a análise.
a) O quadro 1 e 2 têm o fundo pintado com elementos da natureza. Que elementos são esses?
b) Descreva os índios do quadro 1 e 2 , observando cada detalhe.
c) Cite um conjunto de razão que justifique as flechas que aparecem nas mãos dos índios.
Quadro 1
http://www.raulmendesilva.pro.br/pintura/pag004.shtml
Quadro 2
http://www.raulmendesilva.pro.br/pintura/pag004.shtml
2º momento - Professor, encoraje os seus alunos a descrever o quadro e fazer um exercício de raciocínio. Organize-os em duplas para desenvolver o exercício: sustentando
a) a disposição espacial das pessoas;
b) o arranjo espacial dos objetos construídos e naturais;
c) o estilo de roupa dos diferentes grupos.
Os alunos em duplas constroem justificativas para a:
a) presença dos navios;
b) divisão de grupos
c) os diferentes estilos de roupas;
Os alunos comunicam as suas conclusões:
a) Estabelecendo um diálogo, que toma forma de argumento e contra-argumento;
b) Tendo dificuldade em justificar a opinião, a dupla pode pedir ajuda a outra dupla;
Organizar quadros e mapas conceituais com semelhança lingüísti
1º momento – Professor, procure informações para ajudar o seu aluno a entender como a história humana é construída. Você pode continuar a aula com a seguinte afirmativa:
Os historiadores têm procurado explicar a formação dos nativos brasileiros e nessa busca, procuram as semelhanças e diferenças dos povos indígenas.
a) quando dizemos que duas coisas são semelhantes ou similares elas trazem alguns traços comuns e invariáveis;
b)quando dizemos que duas coisas são diferentes elas não trazem os traços essenciais e comum, no entanto, existem coisas similares que podem trazer alguns traços diferentes, mas conservam as características comuns e essenciais aos seus semelhantes. Neste caso, a diferença é um delimitador da sua divisão na ordem classificatória e não exclusão dos seus similares.
Exemplo de traços comuns entre os povos indígenas
Quadro 1 – Tronco linguístico . Fonte: Coll; Teberosky (2000).
Observação: Tronco lingüístico – origem comum de diversas famílias linguísticas.
2º momento – Professor, você ensina as crianças a organizar os dados do quadro 1, em forma de mapa conceitual, uma estratégia utilizada na aprendizagem significativa.
Os passos para ensinar os alunos a usar o mapa conceitual.
a) procure verificar o significado de línguas indígenas para os alunos; discuta e introduza novas informações;
b) introduza o sentido de tronco lingüístico. Pode ajudar aos alunos a fazer uma analogia com o latim, discutindo a origem das línguas: portuguesa, francesa e espanhola. c) informe qual a língua dos índios tupis e qual a língua dos tapuias;
d) dialogue com os alunos e discuta quais os povos indígenas que fazia parte do tronco lingüístico tupi-guarani e do tronco linguístico jê.
e)Contextualize a história desses índios no processo de colonização, destacando a catequese e o processo de aculturação.
Observação: para construção do saber sobre tronco lingüístico, visite os seguintes sites;
Analisar e descobrir o modo de vida dos índios.
1º momento – professor você pode fazer uso do texto abaixo, produzido pela autora dessa aula para esse fim, ou construir um texto adequado a sua turma.
Peça aos seus alunos que formem duplas. Cada dupla vai fazer a leitura do texto e destacar como viviam, onde viviam e como era a organização social e política dos índios antes dos europeus chegarem a nossa terra.
Vida de índios Os historiadores acreditam que em 1500 os índios brasileiros viviam da caça, da pesca e da agricultura (COLL; TEBEROSKY, 2000). As mulheres cuidavam da colheita, produção de alimentos e das crianças. Os homens caçavam, pescavam e guerreavam.
Os índios que viviam no Maranhão até o Rio Grande do Sul falavam uma língua semelhante que fazia parte do tronco lingüístico tupi-guarani. Também se encontrava nesse grupo, os tupinambás ( margem direita do Rio São Francisco); os tamoios (Bahia da Guanabara); os tupiniquins (sul da Bahia ao litoral de São Paulo); carijós (São Paulo até a lagoa dos Patos). No século XVI, os índios tupis-guaranis viviam em grupos, em aldeias perto dos rios. As casas da aldeia eram construídas de madeiras e cobertas com palmeiras. As aldeias eram fechadas para defender os índios de tribos inimigas.
Cada aldeia era organizada por ocas e em cada uma, viviam várias famílias. A aldeia era liderada por um cacique e um pajé. Ambos tomavam decisões no cotidiano, em situações de guerra e extraordinárias. Quando suas decisões não agradavam, eram destituídos do cargo pela maioria, ou em determinadas tribos, pelo conselho dos mais velhos.
Figura - Hércules Florence. Índios apiaká no rio Arinos, Mato Grosso, Brasil. Fonte: http://pt.wikibooks.org/wiki/Ficheiro:Indios_apiaka_no_rio_Arinos.jpg
O pajé além de reunir os índios para discutir situações e problemas tinham poderes para curar, adivinhar o futuro e se comunicar com os mortos. O cacique era outro chefe que tinha o poder de orientar os índios da tribo.
Os tupis-guaranis viviam de caças, coleta de frutos e agricultura. Para preparar a terra eles faziam queimadas, um procedimento que deixava a terra estéril, precisando sair em retirada à busca de um novo local para plantar, assim, permaneceram nômades pelo movimento constante no território brasileiro.
figura -Civilização Tupi-Guarani/Sociedade http://pt.wikibooks.org/wiki/Civiliza%C3%A7%C3%A3o_Tupi-Guarani/Sociedade
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Avaliar se os alunos conseguiram: Analisar obras de artes e descrevê-las para compreender como os índios vestiam-se, quais atividades desenvolvidas e como eles moravam; Analisar a formação e organização do povo indígena Analisar em textos a relação política entre as diferentes tribos.
Quatro estrelas 2 classificações
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20/01/2012
Quatro estrelasLegal.
29/09/2011
Cinco estrelasmuito atrtiva, gostei!!!!!!!!!!!!!!