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MODO DE VIDA DOS NATIVOS BRASILEIROS ANTES DA OCUPAÇÃO PORTUGUESA

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial História Comunicação indígena
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar obras de artes e descrevê-las para compreender como os índios vestiam-se, quais atividades desenvolvidas e como eles moravam;    

Analisar a formação e organização do povo indígena

Analisar em textos a relação política entre as diferentes tribos.

Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter noção da história dos habitantes do Brasil.

Estratégias e recursos da aula

 

ATIVIDADE 1

 Leitura de imagens   

1º momento – Professor, exponha os quadros de Albert Echhout e oriente os alunos para fazer a observação e a análise.    

 a)     O quadro 1 e 2 têm o fundo pintado com elementos da natureza. Que elementos são esses?

 b)     Descreva os índios do quadro 1 e 2 , observando cada detalhe.

 c)     Cite um conjunto de razão que justifique as flechas que aparecem nas mãos dos índios.

Quadro 1

 http://www.raulmendesilva.pro.br/pintura/pag004.shtml 

                                        Quadro 2

 http://www.raulmendesilva.pro.br/pintura/pag004.shtml 

2º momento -  Professor, encoraje os seus alunos a descrever o quadro e fazer um exercício de raciocínio.  Organize-os em duplas para desenvolver o exercício: sustentando

a)      a disposição espacial das pessoas;

 b)      o arranjo espacial dos objetos construídos e naturais;

 c)      o estilo de roupa dos diferentes grupos.   

Os alunos em duplas constroem justificativas para a:  

 a)      presença dos navios;

b)      divisão de grupos

 c)      os diferentes estilos de roupas;   

Os alunos comunicam as suas conclusões:  

 a)      Estabelecendo um diálogo, que toma forma de argumento e contra-argumento;

b)      Tendo dificuldade em justificar a opinião, a dupla pode pedir ajuda a outra dupla;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Benedito_Calixto_-_Funda%C3%A7%C3%A3o_de_S%C3%A3o_Vicente,_1900.jpg    

Atividade 2 -  

Organizar quadros e mapas conceituais com semelhança lingüísti

1º momento – Professor,  procure informações para ajudar o seu aluno a entender como a história humana é construída.  Você pode continuar a aula com a seguinte afirmativa:

Os historiadores têm procurado explicar a formação dos nativos brasileiros e nessa busca, procuram as semelhanças e diferenças dos povos indígenas.   

a) quando dizemos que duas coisas são semelhantes ou similares elas trazem alguns traços comuns e invariáveis;  

 b)quando dizemos que duas coisas são diferentes elas não trazem os traços essenciais e comum, no entanto, existem coisas similares que podem trazer alguns traços diferentes, mas conservam as características comuns e  essenciais aos seus semelhantes. Neste caso, a diferença é um delimitador da sua divisão na ordem classificatória e não exclusão dos seus similares.

Exemplo de traços comuns entre os povos indígenas

Quadro 1 – Tronco linguístico . Fonte: Coll; Teberosky (2000).

Observação: Tronco lingüístico – origem comum de diversas famílias linguísticas.

2º momento – Professor, você ensina as crianças a organizar os dados do quadro 1, em forma de mapa conceitual, uma  estratégia utilizada na aprendizagem significativa.

Os passos para ensinar os alunos a usar o mapa conceitual.

 a) procure verificar o significado de línguas indígenas para os alunos; discuta e introduza novas informações;

 b) introduza o sentido de tronco lingüístico. Pode ajudar aos alunos a fazer uma analogia com o latim, discutindo a origem das línguas: portuguesa, francesa e espanhola. c)  informe qual a língua dos índios tupis e qual a língua dos tapuias;

d) dialogue com os alunos e discuta quais os povos indígenas que fazia parte do tronco lingüístico tupi-guarani e do tronco linguístico  jê.

e)Contextualize a história desses índios no processo de colonização, destacando a catequese e o processo de aculturação.   

 Observação: para construção do saber sobre tronco lingüístico, visite os seguintes sites;  

 http://tradutoresbiblicos.wordpress.com/2009/01/03/troncos-linguisticos-indigenas-brasileiros-cacio-silva/  

Atividade 3 -  

Analisar e descobrir o modo de vida dos índios.

1º momento – professor você pode fazer uso do texto abaixo, produzido pela autora dessa aula para esse fim, ou construir um texto adequado a sua turma.

Peça aos seus alunos que formem duplas. Cada dupla vai fazer a leitura do texto e destacar como viviam, onde viviam e como era a organização social e política dos índios antes dos europeus chegarem a nossa terra.

Vida de índios   

Os historiadores acreditam que em 1500 os índios brasileiros viviam da caça, da pesca e da agricultura (COLL; TEBEROSKY, 2000).   As mulheres cuidavam da colheita, produção de alimentos e das crianças. Os homens caçavam, pescavam e guerreavam.  

 Os índios que viviam no Maranhão até o Rio Grande do Sul falavam uma língua semelhante  que fazia parte do tronco lingüístico tupi-guarani. Também se encontrava nesse grupo, os tupinambás ( margem direita do Rio São Francisco); os tamoios (Bahia da Guanabara);   os tupiniquins (sul da Bahia ao litoral de São Paulo); carijós (São Paulo até a lagoa dos Patos).   No século XVI, os índios tupis-guaranis  viviam em grupos, em aldeias perto dos rios. As casas da aldeia eram construídas de madeiras e cobertas com palmeiras. As aldeias eram fechadas para defender os índios de tribos inimigas.

Cada aldeia era organizada por ocas e em cada uma, viviam várias famílias. A aldeia  era liderada por um cacique e um pajé. Ambos tomavam decisões no cotidiano, em situações de guerra e extraordinárias.   Quando suas decisões não agradavam, eram destituídos do cargo pela maioria, ou em determinadas tribos, pelo conselho dos mais velhos.

Figura - Hércules Florence. Índios apiaká no rio Arinos, Mato Grosso, Brasil.

Fonte: http://pt.wikibooks.org/wiki/Ficheiro:Indios_apiaka_no_rio_Arinos.jpg  

O pajé além de reunir os índios para discutir situações e problemas tinham poderes para curar, adivinhar o futuro e se comunicar com os mortos. O cacique era outro chefe que tinha o poder de orientar os índios da tribo.  

Os tupis-guaranis viviam de caças, coleta de frutos e agricultura. Para preparar a terra eles faziam queimadas, um procedimento que deixava a terra estéril, precisando sair em retirada à busca de um novo local para plantar, assim, permaneceram nômades pelo movimento constante no território brasileiro.

figura -Civilização Tupi-Guarani/Sociedade

http://pt.wikibooks.org/wiki/Civiliza%C3%A7%C3%A3o_Tupi-Guarani/Sociedade  

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se os alunos conseguiram: Analisar obras de artes e descrevê-las para compreender como os índios vestiam-se, quais atividades desenvolvidas e como eles moravam;     Analisar a formação e organização do povo indígena Analisar em textos a relação política entre as diferentes tribos.

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