26/11/2010
Simone Alencastre, Gloria Maria e Miriam Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ser leitor e escritor iniciante;
Ter contato com livros infantis.
1º Atividade
Reúna os alunos em roda e pergunte quem conhece o conto " Chapeuzinho Vermelho". Solicite àqueles que já conhecem a história e peça que contem a história para os demais. Pode solicitar aos que já conhecem a história que emitam suas opiniões sobre a história em questão.
Converse com os alunos que existem outras versões do mesmo conto e apresente o livro abaixo.
Fonte: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40439
É importante informar que é usual os contos apresentarem, ao longo do tempo, variações, e que elas podem ocorrer também de uma região para outra, ou de um autor para outro. Se houver possibilidades, enriquecerá a aula a apresentação de outros livros de Chapeuzinho Vermelho.
Apresentando as capas, você poderá chamar a atenção da turma como a ilustração da Chapeuzinho varia de obra para obra, explicando que cada ilustrador dá a interpretação sobre a personagem, mantendo as caracteristicas básicas, tais como o capuz vermelho. Da mesma forma pode fazer o autor , alterando alguns fatos da história sem comprometer o enredo original
Segue abaixo algumas indicações de edições:
Fonte: http://compare.buscape.com.br/proc_unico?id=3482&kw=chapeuzinho+vermelho
Fonte: http://www.planetanews.com/produto/L/119724/chapeuzinho-e-o-lobo-mau-pedro-bandeira.html
Fonte: http://www.brinquebook.com.br/livro.php?id=309
Abra espaço para a exploração dos livros e levantamento de questões.
2º Atividade:
Proponha a leitura do livro "Nove Chapeuzinhos" de Flavio de Souza, em nove dias consecutivos para a construção da versão da turma.
Informe-os sobre o autor, um especialista em versões diferenciadas.
Leve-os para sala de informática para visitar a página do autor n Internet. O endereço é:
http://www.flaviodesouza.com.br/
Deixe-os explorar livremente a página e depois os conduza na leitura da biografia e das resenhas de alguns livros do autor.
Ao retornar para a sala, registre, através de um texto coletivo, as informações que os alunos apreenderam da visita à página do autor.
3º Atividade
Durante nove dias leia uma das versões do livro do Flavio de Souza.
Ao final preencha com o auxílio de toda turma um painel com as seguintes questões:
ITENS |
1º VERSÃO |
2º VERSÃO |
3º VERSÃO |
4º VERSÃO |
5 ºVERSÃO |
6ºVERSÃO |
7ºVERSÃO |
8ºVERSÃO |
9ºVERSÃO |
PERSONAGENS
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
CARACTERISTICAS DA REGIÃO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ACONTECIMENTO CENTRAL
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
FINAL
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
AS NOVIDADES
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
No item "PERSONAGEM" deve-se anotar as personagens principais, inclusive aqueles que sejam próprios daquela versão.
No item " CARACTERISTICAS DA REGIÃO" pretende-se que se anote as características físicas e ambientais do local onde ocorre àquela versão;
No ítem " ACONTECIMENTO CENTRAL" pretende verificar se o eixo central da história foi mantido ou alterado.
No item " FINAL" pretende também verificar a manutenção ou alteração do final tradicionalmente conhecido
No item " NOVIDADE" deve-se anotar aquilo que torna uma versão diferente da outra.
Todo o texto anotado no painel deve ser o resultado do debate e da negociação com o coletivo da sala de aula
4º Atividade
Proponha a construção coletiva da versão da turma para "Chapeuzinho Vermelho". Lembre-os que uma versão precisa resguardar elementos básicos da história original. Também chame atenção para os termos característicos do conto, tais como "Era uma vez", " e assim foram felizes...."
Escreva o texto ditado pela turma, e vá adequando a linguagem oral para a escrita, destacando os elementos característicos do conto de fadas e aproveitando para discutir as regularidades e irregularidades ortográficas que surgirem durante a produção textual .
Digite o texto e entregue uma cópia para cada aluno para que eles produzam as ilustrações e as capas.
Faça uma exposição dos trabalhos para as outras turmas e para os familiares.
Para estudo do professor:
A avaliação deverá ser feita do decorrer do processo , observando como e quais alunos estão avançado na compreensão da característica do gênero "Contos de Fadas", assim como na produção e interpretação textual. Avaliar como os alunos interpretaram as diversas versões do mesmo conto.
Também se deve observar o avanço na compreensão dos modos de falar e modos de escrever.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!