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Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Alecrim”): arranjos com percussão – aula 1

 

18/08/2010

Autor e Coautor(es)
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Débora Ferreira Santos Braga

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

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Kátia Regina Figueiredo Romão

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras

Realizar exercícios de imitação rítmica

Identificar a diferença entre pulsação e ritmo por meio da prática instrumental

Executar arranjos simples por meio do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatizando a pulsação e o ritmo

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.

Estratégias e recursos da aula

Caro(a) professor(a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar arranjos de fácil execução para as séries iniciais do Ensino Fundamental, utilizando como repertório canções tradicionais brasileiras que possam servir de material para futuras composições por parte dos professores. A cada aula, aspectos diferentes da prática musical serão enfatizados nos arranjos, tais como: ritmo/pulsação, forma, timbre, andamento, altura, dinâmica, questões relacionadas ao canto, entre outras.  

O arranjo desta aula foi pensado para o 1º e o 2º anos do Ensino Fundamental. No entanto, adaptações podem ser feitas de modo a torná-lo mais interessante para as séries mais adiantadas.  

Atividade 1 – Memorização da letra e da canção   

"Alecrim"   

Alecrim

Alecrim dourado

Que nasceu no campo

Sem ser semeado   

Foi meu amor

Que me disse assim

Que a flor do campo

É o alecrim   

Letra: http://letras.terra.com.br/temas-diversos/390703/ 

Coloque a letra da música na lousa (quadro) e converse sobre a planta para contextualizar a letra da canção. Veja em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alecrim-do-campo 

Inicie com a turma o processo de memorização. Divida-o em algumas etapas:   

1) Leitura do texto – leia as frases, uma a uma, junto com a turma. Em alguns momentos, peça que alguns alunos leiam separadamente determinados trechos ou palavras isoladas. É importante lembrar que os alunos estão em fase de alfabetização.   

2) Cantar a música – cante a música algumas vezes e, logo em seguida, peça à turma que cante junto. Varie quanto à tonalidade, mas lembre-se de escolher tons adequados às vozes infantis.   

3) Cantar a música e acompanhar com palmas – em um primeiro momento, cante com a turma e sugira um acompanhamento de palmas, marcando a pulsação. Varie quanto às palmas (palmas graves, agudas) e quanto ao andamento, a cada repetição. Posteriormente, sugira um novo acompanhamento, dessa vez, marcando o ritmo da música. Para facilitar o entendimento, faça comparações como: pulsação relacionada à batida do coração da música, ou mesmo a um relógio cujo ponteiro não pode parar. Em relação ao ritmo, diga à turma que bata palmas junto com a canção. Por mais que não haja a conceituação/distinção entre pulsação e ritmo, o que importa nesse momento é a vivência/distinção por meio da prática musical.   

Como desafio, sugira que um grupo cante a música, marcando a pulsação e o outro cante a música, marcando o ritmo, simultaneamente.  

Por ser uma canção tradicional, encontramos diferentes versões melódicas. A seguir, sugerimos alguns links para conhecimento da letra e da música Alecrim:

Ouça em: http://www.youtube.com/watch?v=mZLS0JMBCTs&feature=player_embedded 

http://agnazare.ccems.pt/eb23emus/partituras/pdf/alecrim.pdf 

 

Atividade 2 – Audição de exemplos musicais e acompanhamento com baquetas   

O foco principal dessa atividade é diferenciar pulsação de ritmo por meio da prática instrumental. Para isso, apresente aos alunos algumas pequenas canções (leve algum cd de cantigas de roda) ou cante e toque para eles, e peça que, ora marquem a pulsação, ora toquem junto com o ritmo da canção utilizando suas baquetas de madeira. Lembre-se sempre de utilizar metáforas que possam facilitar o entendimento de conceitos tão abstratos para esta faixa etária. Por exemplo: para a pulsação, associe com os batimentos do coração ou o movimento do ponteiro de segundos do relógio como já citado; para o ritmo, associe com os pedacinhos das palavras (sílabas), experimentando segmentar algumas palavras do texto da música e contando a quantos gestos sonoros correspondem.

Site "Cantiga de Roda" (contém letras, partituras e áudio de algumas cantigas de roda):

http://www.cantigaderoda.com/index.asp 

Atividade 3 – Execução do arranjo para a música “Alecrim”

O arranjo aqui proposto é bem simples, visando à fácil compreensão e execução por parte dos alunos. O objetivo é diferenciar pulsação de ritmo por meio da prática instrumental com as baquetas de madeira.   

Dessa maneira, sugerimos a seguinte forma:

- Na parte A (Alecrim/Alecrim dourado/Que nasceu no campo/Sem ser semeado), os alunos cantam e marcam a pulsação. Mostre a eles e depois peça que toquem junto.

- Na parte B (Foi meu amor/Que me disse assim/Que a flor do campo/Era um alecrim), sugira aos alunos que cantem e marquem o ritmo do que é cantado. Faça a correspondência com o momento em que cantam e batem palmas na Atividade 1. Posteriormente, sugira a troca entre as partes da música: na parte A marca-se o ritmo, e na parte B, marca-se a pulsação.   

Você pode ainda sugerir um terceiro momento para o arranjo ficar mais interessante e, principalmente, para que os alunos percebam a diferença na execução com as baquetas. Sugira que a música seja executada mais uma vez, suprimindo o canto. Você deverá tocar a melodia e a harmonia de “Alecrim” em um instrumento harmônico (violão, teclado, acordeon) e os alunos devem continuar a tocar as baquetas, de acordo com o que você determinar para as partes A e B.

Recursos da Aula

Sugerimos o uso de um instrumento harmônico (teclado, violão, cavaquinho, acordeon), de um aparelho de som e de baquetas de madeira.

Recursos Complementares
Avaliação

O(a) professor(a) deverá observar:

1) se os alunos cantaram a música proposta;

2) se os alunos conseguiram diferenciar pulsação de ritmo, através da prática com percussão corporal na Atividade 1 (palmas); da prática instrumental com baquetas de madeira na Atividade 2, e da prática vocal/instrumental na Atividade 3;

3) se os alunos compreenderam a forma proposta para o arranjo da música "Alecrim".

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