18/08/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras
Realizar exercícios de imitação rítmica
Identificar a diferença entre pulsação e ritmo por meio da prática instrumental
Executar arranjos simples por meio do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatizando a pulsação e o ritmo
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.
Caro(a) professor(a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar arranjos de fácil execução para as séries iniciais do Ensino Fundamental, utilizando como repertório canções tradicionais brasileiras que possam servir de material para futuras composições por parte dos professores. A cada aula, aspectos diferentes da prática musical serão enfatizados nos arranjos, tais como: ritmo/pulsação, forma, timbre, andamento, altura, dinâmica, questões relacionadas ao canto, entre outras.
O arranjo desta aula foi pensado para o 1º e o 2º anos do Ensino Fundamental. No entanto, adaptações podem ser feitas de modo a torná-lo mais interessante para as séries mais adiantadas.
"Alecrim"
Alecrim
Alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim
Letra: http://letras.terra.com.br/temas-diversos/390703/
Coloque a letra da música na lousa (quadro) e converse sobre a planta para contextualizar a letra da canção. Veja em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alecrim-do-campo
Inicie com a turma o processo de memorização. Divida-o em algumas etapas:
1) Leitura do texto – leia as frases, uma a uma, junto com a turma. Em alguns momentos, peça que alguns alunos leiam separadamente determinados trechos ou palavras isoladas. É importante lembrar que os alunos estão em fase de alfabetização.
2) Cantar a música – cante a música algumas vezes e, logo em seguida, peça à turma que cante junto. Varie quanto à tonalidade, mas lembre-se de escolher tons adequados às vozes infantis.
3) Cantar a música e acompanhar com palmas – em um primeiro momento, cante com a turma e sugira um acompanhamento de palmas, marcando a pulsação. Varie quanto às palmas (palmas graves, agudas) e quanto ao andamento, a cada repetição. Posteriormente, sugira um novo acompanhamento, dessa vez, marcando o ritmo da música. Para facilitar o entendimento, faça comparações como: pulsação relacionada à batida do coração da música, ou mesmo a um relógio cujo ponteiro não pode parar. Em relação ao ritmo, diga à turma que bata palmas junto com a canção. Por mais que não haja a conceituação/distinção entre pulsação e ritmo, o que importa nesse momento é a vivência/distinção por meio da prática musical.
Como desafio, sugira que um grupo cante a música, marcando a pulsação e o outro cante a música, marcando o ritmo, simultaneamente.
Por ser uma canção tradicional, encontramos diferentes versões melódicas. A seguir, sugerimos alguns links para conhecimento da letra e da música Alecrim:
Ouça em: http://www.youtube.com/watch?v=mZLS0JMBCTs&feature=player_embedded
http://agnazare.ccems.pt/eb23emus/partituras/pdf/alecrim.pdf
O foco principal dessa atividade é diferenciar pulsação de ritmo por meio da prática instrumental. Para isso, apresente aos alunos algumas pequenas canções (leve algum cd de cantigas de roda) ou cante e toque para eles, e peça que, ora marquem a pulsação, ora toquem junto com o ritmo da canção utilizando suas baquetas de madeira. Lembre-se sempre de utilizar metáforas que possam facilitar o entendimento de conceitos tão abstratos para esta faixa etária. Por exemplo: para a pulsação, associe com os batimentos do coração ou o movimento do ponteiro de segundos do relógio como já citado; para o ritmo, associe com os pedacinhos das palavras (sílabas), experimentando segmentar algumas palavras do texto da música e contando a quantos gestos sonoros correspondem.
Site "Cantiga de Roda" (contém letras, partituras e áudio de algumas cantigas de roda):
http://www.cantigaderoda.com/index.asp
O arranjo aqui proposto é bem simples, visando à fácil compreensão e execução por parte dos alunos. O objetivo é diferenciar pulsação de ritmo por meio da prática instrumental com as baquetas de madeira.
Dessa maneira, sugerimos a seguinte forma:
- Na parte A (Alecrim/Alecrim dourado/Que nasceu no campo/Sem ser semeado), os alunos cantam e marcam a pulsação. Mostre a eles e depois peça que toquem junto.
- Na parte B (Foi meu amor/Que me disse assim/Que a flor do campo/Era um alecrim), sugira aos alunos que cantem e marquem o ritmo do que é cantado. Faça a correspondência com o momento em que cantam e batem palmas na Atividade 1. Posteriormente, sugira a troca entre as partes da música: na parte A marca-se o ritmo, e na parte B, marca-se a pulsação.
Você pode ainda sugerir um terceiro momento para o arranjo ficar mais interessante e, principalmente, para que os alunos percebam a diferença na execução com as baquetas. Sugira que a música seja executada mais uma vez, suprimindo o canto. Você deverá tocar a melodia e a harmonia de “Alecrim” em um instrumento harmônico (violão, teclado, acordeon) e os alunos devem continuar a tocar as baquetas, de acordo com o que você determinar para as partes A e B.
Recursos da Aula
Sugerimos o uso de um instrumento harmônico (teclado, violão, cavaquinho, acordeon), de um aparelho de som e de baquetas de madeira.
Artigos sobre cantigas de roda:
http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Cantigas+de+roda+e+can%E7%F5es+de+ninar
http://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/
Link com arquivos em MP3 para fazer "download":
http://cacauarte.blogspot.com/2009/07/cd-com-97-cantigas-de-roda-para-baixar.html
Blog "Cantos & Encantos" (para baixar músicas infantis):
http://www.cantosencantos.com/wordpress/
O(a) professor(a) deverá observar:
1) se os alunos cantaram a música proposta;
2) se os alunos conseguiram diferenciar pulsação de ritmo, através da prática com percussão corporal na Atividade 1 (palmas); da prática instrumental com baquetas de madeira na Atividade 2, e da prática vocal/instrumental na Atividade 3;
3) se os alunos compreenderam a forma proposta para o arranjo da música "Alecrim".
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