Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Do futebol “arte” ao futebol atual: Mudanças nesse esporte

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Identificar transformações sofridas pelo futebol nas últimas décadas;  

§  Reconhecer os aspectos político-econômicos como determinantes destas transformações;

§  Entender o processo de transformação do futebol, no sentido da mercadorização desse fenômeno cultural.

Duração das atividades
2 aulas de 60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta proposta de aula pode ser desenvolvida de forma interdisciplinar com a disciplina História. Para um bom andamento dos trabalhos, os professores devem planejar em conjunto os conteúdos a serem trabalhados.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Iniciar a aula apresentando para a turma as seguintes imagens:

http://www.laskaiada.blogger.com.br/copa62%20vava.jpghttp://www.laskaiada.blogger.com.br/copa62%20vava.jpg

http://copa.imguol.com/2010/copadomundo/2009/11/05/vava-comemora-o-ultimo-gol-na-partida-em-que-o-brasil-venceu-o-chile-por-4-a-2-valida-pela-semifinal-da-copa-1257445526931_300x300.jpg 

http://4.bp.blogspot.com/_7IbkJk9G73s/TC4z8gyZppI/AAAAAAAADVM/Lb6Um_7Q7xw/s1600/julio+cesar+falha+no+gol+da+holanda+copa+do+mundo+2010+africa+so+sul.JPG 

 

http://www.alamedavirtual.com/jogos-do-brasil-copa-2010-datas-horarios-times/

(Acessos em 08/11/2010)

Em seguida, pedir que a turma descreva detalhadamente as imagens apresentadas a partir das seguintes provocações: Qual será o período histórico? Que tipo de evento é? Quais as personalidades que aparecem? Existem diferenças nas imagens que chamam a atenção? Quais?   

Atividade 2:  

Nesta atividade a turma será convidada a assistir aos seguintes vídeos:  

http://www.youtube.com/watch?v=HeL80Dyw-1I 

http://www.youtube.com/watch?v=bGPWS4pDD6E 

(Acessos em 08/11/2010)

Em seguida questionar à turma: Como podemos descrever os dois vídeos? Quais são as características de cada um? Qual dos vídeos vocês gostaram mais? Atualmente, como podemos caracterizar o futebol? E no passado?  

Após apreciação dos vídeos e breve debate sobre o conteúdo dos mesmos, o professor pedirá que a turma se divida em três grupos para ler e discutir os seguintes trechos de um texto.    

Grupo 1 :

"A partir da década de 1980, o futebol mundial entrou em seu terceiro momento: na era do marketing e de seu capital. No Brasil, essa etapa teve início com o processo de redemocratização, especialmente a partir de 1986, e tanto o país quanto o futebol sofreram importantes transformações a partir de então. A volta da democracia foi consolidada com a Constituição de 1988 e com as eleições diretas para presidente em 1989. O primeiro presidente eleito nos novos tempos foi Fernando Collor de Mello. No mundo, as coisas também mudavam. Em 1989, o Muro de Berlim, que dividia a capital alemã em duas partes, uma socialista e outra capitalista, foi derrubado. A União Soviética, em forte crise, iniciou sua abertura. O modelo neoliberal impunha-se como dominante; logo, os países que o adotaram iniciaram uma onda de privatizações. Nesse período, o marketing e a publicidade ficavam cada vez mais fortes, tornando o consumo a palavra de ordem. O futebol não ficou atrás e, como já vimos que é comum em sua trajetória, adaptou-se perfeitamente a essas mudanças” (MAGALHÃES, 2010 p.119).  

Grupo 2 :

“No caso do futebol brasileiro, talvez a mais importante das mudanças nessa nova ordem tenha sido na percepção do esporte, especialmente na seleção nacional. O modelo dominante passou a ser o do futebol defensivo, cujo único objetivo é a vitória e não mais as belas demonstrações que caracterizavam o futebol brasileiro e o tornaram um espetáculo mundial. As mudanças começaram com o novo presidente da CBF em 1989, Ricardo Teixeira – então genro de João Havelange –, que assumiu a entidade praticamente falida. Teixeira mudou a cara do futebol brasileiro e consolidou nossa hegemonia mundialmente. Por outro lado, diversas acusações de corrupção marcaram o futebol nacional.” (MAGALHÃES, 2010 p.120).

Grupo 3:

“Os últimos anos, marcados pela forte presença do marketing e do capital internacional no futebol – o que significou certo afastamento do Estado e de suas intervenções –, foram de altos e baixos para os brasileiros. Embora tenhamos conquistado duas Copas do Mundo, em 1994 e 2002, também tivemos diversos casos de corrupção e a adoção de um futebol defensivo, cujo único objeto é a vitória, mesmo que isso signifique fracas apresentações. A seleção é o reflexo desta nova era, com técnicos que priorizam um estilo violento de jogo, e a torcida muitas vezes já não se identifica com o futebol da seleção como antes. Assim, times de outras épocas são venerados, como as seleções de 70 e de 82, consideradas vitrine do verdadeiro futebol brasileiro” (MAGALHÃES, 2010 p.121).

Atividade 3:  

Após a leitura, o professor pedirá que um representante de cada grupo, com auxílio dos demais colegas, apresente oralmente uma síntese do texto lido. Em seguida, pedirá que, de forma coletiva, a turma tente responder às seguintes questões:  

a) Qual a idéia central dos trechos?

b) Quais são os aspectos determinantes nas mudanças do futebol expressos nos trechos?

c) Como vocês identificam essas mudanças no futebol de hoje em dia? Dê exemplos.  

Recursos Complementares

Livro: Magalhães, Lívia Gonçalves. Histórias do futebol / Lívia Gonçalves Magalhães.São Paulo: Arquivo Público do Estado, 2010.192 p.: il. (Coleção Ensino & Memória, 1).

Texto: Uma leitura sócio-cultural do futebol: Diorge Alceno Konrad

Avaliação

Utilizando-se das reflexões feitas na aula, produza um texto sobre a seguinte temática:   

”O futebol ontem e hoje": o que mudou e por quê?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.