Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando o Calendário

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre. Gloria Maria e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Reconhecer o calendário (dia, mês e ano) como  fundamental  no cotidiano do cidadão;
  • Relacionar e identificar as unidades de medida de tempo – hora, dia, semana, mês e ano;
  • Construir a noção de  contagem e sequência dos dias da semana, destacando a sucessão e a duração do tempo.
  • Estabelecer relação  dos acontecimentos cotidianos entre o hoje, ontem e amanhã
Duração das atividades
1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ler leitor e escritor inciante

Estratégias e recursos da aula

1º Atividade:

Reúna os alunos em roda, apresente o seguinte livro, chamando a atenção sobre  o título, a ilustração da capa, o nome do autor e ilustrador. Indague o que eles acham que trata  livro, quais as pistas que a ilustração da capa dá. Depois de provocar o interesse, conte-o:

NOME DO LIVRO:________________ EDITORA:___________________________ NOME DO AUTOR:________________________________

Pergunte a opinião dos alunos sobre o livro. Confira se as  hipóteses iniciais foram confirmadas ou não. Permita  que cada aluno expresse suas impressões sobre a obra

2ªAtividade

Indague sobre a concepção de cada um sobre o tempo, como ele é medido - hora, dia, semana, mês e ano,  Anote na lousa as opiniões mais reincidentes.

Apresente um calendário anual. Segue alguns modelos:

Mostre os 12 meses do ano. Peça que cada um conte aos demais  o mês do seu aniversário e dos membros da família. Também as datas comemorativas devem ser destacadas, tais como Páscoa, Dia das Mães, dos Pais,  da Avó, Dia das Crianças, Natal, Carnaval, Ano Novo, Festa Junina, Férias. Deve-se dar destaque para as datas das festividades locais, tais como o Aniversário da cidade, festa do padroeiro e etc. Brinque de Advinhas com as datas destacadas, por exemplo:  - A Julia faz aniversário no mesmo mês da Mãe do João e no mês do Carnaval. Que mês é esse?

3º atividade:

Divida a turma em 12 grupos e entregue a cada grupo um calendário anual e um modelo de calendário em branco,  e organize um mês para cada grupo.

Modelo do calendário do Mês:

Solicite que cada grupo preencha o calendário do seu mês, conforme o calendário do ano, colocando o dia do mês de acordo com o dia da semana. Deverá também marcar, se houver, os feriados os mês com que cada grupo está trabalhando.

4º Atividade:

Organize a turma novamente em roda para apresentação do trabalho e para as anotações dos aniversariantes da turma. O grupo responsável pela elaboração do calendário de um determinado mês deve marcar datas dos aniversariantes da sala, informados nesse momento da roda. Pode-se tambémm registrar os ventos escolares que já ocorreram e que ocorrerão durante o ano, tais como provas, reuniões de pais, férias etc.

Proponha situações-problemas, tais como:

1) Qual o mês com menor número de dias?

2) Quantos meses terminarão no dia 31, quantos no dia 30 e quantos em outra data?

4) Em que dia da semana começou o mês de Agosto?

5) Faltam 48 horas para sábado. Quantos dias faltam?

6) A reunião de pais acontecerá no dia 20 de setembro.Quantos dias faltam?

Exponha todo material na sala e faça uso diário durante as atividades cotidianas da sala de aula, trabalhando a noção de ontem, hoje e amanhã.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá  se dar no  decorrrer da aula, observando o interesse e a participação do aluno. É importante que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade do aluno de utilizar-se do calendário em suas interações cotidianas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Claudia, Escola Municipal Professora Dora Landolfi , Mato Grosso do Sul - disse:
    claututti@gmail.com

    14/06/2015

    Cinco estrelas

    Adorei a explicação e a forma que vc trabalha. Parabéns e Obrigada por compartilhar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.