18/11/2010
Simone Alencastre. Gloria Maria e Miriam Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ler leitor e escritor inciante
1º Atividade:
Reúna os alunos em roda, apresente o seguinte livro, chamando a atenção sobre o título, a ilustração da capa, o nome do autor e ilustrador. Indague o que eles acham que trata livro, quais as pistas que a ilustração da capa dá. Depois de provocar o interesse, conte-o:
NOME DO LIVRO:________________ EDITORA:___________________________ NOME DO AUTOR:________________________________
Pergunte a opinião dos alunos sobre o livro. Confira se as hipóteses iniciais foram confirmadas ou não. Permita que cada aluno expresse suas impressões sobre a obra
2ªAtividade
Indague sobre a concepção de cada um sobre o tempo, como ele é medido - hora, dia, semana, mês e ano, Anote na lousa as opiniões mais reincidentes.
Apresente um calendário anual. Segue alguns modelos:
Mostre os 12 meses do ano. Peça que cada um conte aos demais o mês do seu aniversário e dos membros da família. Também as datas comemorativas devem ser destacadas, tais como Páscoa, Dia das Mães, dos Pais, da Avó, Dia das Crianças, Natal, Carnaval, Ano Novo, Festa Junina, Férias. Deve-se dar destaque para as datas das festividades locais, tais como o Aniversário da cidade, festa do padroeiro e etc. Brinque de Advinhas com as datas destacadas, por exemplo: - A Julia faz aniversário no mesmo mês da Mãe do João e no mês do Carnaval. Que mês é esse?
3º atividade:
Divida a turma em 12 grupos e entregue a cada grupo um calendário anual e um modelo de calendário em branco, e organize um mês para cada grupo.
Modelo do calendário do Mês:
Solicite que cada grupo preencha o calendário do seu mês, conforme o calendário do ano, colocando o dia do mês de acordo com o dia da semana. Deverá também marcar, se houver, os feriados os mês com que cada grupo está trabalhando.
4º Atividade:
Organize a turma novamente em roda para apresentação do trabalho e para as anotações dos aniversariantes da turma. O grupo responsável pela elaboração do calendário de um determinado mês deve marcar datas dos aniversariantes da sala, informados nesse momento da roda. Pode-se tambémm registrar os ventos escolares que já ocorreram e que ocorrerão durante o ano, tais como provas, reuniões de pais, férias etc.
Proponha situações-problemas, tais como:
1) Qual o mês com menor número de dias?
2) Quantos meses terminarão no dia 31, quantos no dia 30 e quantos em outra data?
4) Em que dia da semana começou o mês de Agosto?
5) Faltam 48 horas para sábado. Quantos dias faltam?
6) A reunião de pais acontecerá no dia 20 de setembro.Quantos dias faltam?
Exponha todo material na sala e faça uso diário durante as atividades cotidianas da sala de aula, trabalhando a noção de ontem, hoje e amanhã.
Para estudo do professor:
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3208_1589.pdf
A avaliação deverá se dar no decorrrer da aula, observando o interesse e a participação do aluno. É importante que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade do aluno de utilizar-se do calendário em suas interações cotidianas.
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14/06/2015
Cinco estrelasAdorei a explicação e a forma que vc trabalha. Parabéns e Obrigada por compartilhar.