Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONHECENDO O MEU CORPO - PARTE I

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Solange Kátia E. Soares, Suzana Maria Brito de Medeiros.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão:

  • Familiarizar-se com as características físicas do seu próprio corpo e do corpo do outro;
  • Quantificar e nomear as partes(membros) do seu corpo;
  • Confrontar seu corpo com o corpo do outro, percebendo suas semelhanças.
Duração das atividades
2
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
    

Por se tratar de crianças de 2 a 3 anos de idade, entendemos que nessa etapa da escolaridade o aluno deverá se familiarizar com as características físicas externas do corpo. Para tanto, propomos a seguinte aula:

1º MOMENTO- O professor deverá levar as crianças para um ambiente com espelhos (se na sua escola não tiver uma sala com espelhos, procure levar  para essa aula um espelho comprido). Nesse momento o mediador explicará para a turma que nesse espelho cada criança deverá se observar, observar o seu corpo, observar o corpo do seu colega. À medida que as crianças vão se observando o professor  pedirá para as expressarem oralmente o que estão observando. De acordo com que as crianças disseram/mostrarem cabe ao professor nomear as partes e quantificá-las, confrontando-as a fim de levantar semelhanças entre os membros de um corpo e com o corpo do outro.

2º MOMENTO -Após essa observação o professor reunirá a turma em um círculo para conversarem acerca da atividade realizada, questionando os alunos sobre o que perceberam quando se viram no espelho, se gostaram de se ver, o que foi mais interessante, entre outros.

3º MOMENTO- Depois do momento de discussão o professor entregará uma folha em branco e lápis (lápis cera, hidrocor, carvão ou lápis de cor) e pedirá para as crianças registrarem, através do desenho, o seu corpo. Nesse momento o docente deverá sensibilizar as crianças para o que deverá ser representado, perguntando:

  • O que não pode faltar nesse desenho?
  • Não esqueçam de desenhar a cabeça!
  • O que tem no rosto?
  • Quantos braços devemos desenhar?
Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar:

  1. Quanto a   oralidade da criança:
    1. Se a criança nomeou as partes do seu corpo e do corpo do outro;
  2. Com relação ao seu registro, o nível do seu desenho:
    1. Se nomeou o seu desenho;
    2. Se o seu desenho apresentou formas;
  3. Se a criança conseguiu quantificar as partes do corpo.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 37 classificações

  • Cinco estrelas 21/37 - 56.76%
  • Quatro estrelas 14/37 - 37.84%
  • Três estrelas 2/37 - 5.41%
  • Duas estrelas 0/37 - 0%
  • Uma estrela 0/37 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • glenildes, Escola Nova Infância _ Tremembé , Bahia - disse:
    glenildessantos@gmail.com

    12/03/2012

    Cinco estrelas

    Achei maravilhosa essa atividade.Pela primeira vez estou com uma turminha de 4 a 5 anos que estao começando agora sua vida escolar e, estou sem saber como trabalhar certos conteudos. ensino em uma escola na zona rural da minha cidade e as dificuldades sao muitas. por exemplo: o espelho eu vou ter que utilizar um pequeno , mas isso nao me impedirá de realizar essa maravilhosa atividade. bjs!!!!


  • Edna Cerqueira, Pré-Escola Antonio João Nader , Bahia - disse:
    ednalima60@yahoo.com.br

    02/03/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito da atividade. Estou conhecendo o site agora, mas vou sugerir a todos meus colegas.


  • aline da silva moreira, universidade estadual do maranhãoUEMA , Maranhão - disse:
    aline-barros17@hotmail.com

    03/02/2012

    Cinco estrelas

    Plano muito bem elaborado com o mesmo o aluno poderá alto se conhecer e saber respeitar o corpo do outro que venha apresentar certa diferença.parabéns pelo plano produtivo que elaboraste


  • Dagmar t g Franco, CEMEI Maria Con suelo , São Paulo - disse:
    massasvovodamaris@gmail.com

    20/06/2011

    Quatro estrelas

    Sua aula é muito interessante. Para a minha turma que é fase 3 eu posso ficar com a ideia e adaptar as atividades.


  • joana darc santos, escola estadual benedito waldemar da silva , Minas Gerais - disse:
    darcsantos@1hotmail.com.br

    12/05/2011

    Cinco estrelas

    muito criatvo!


  • maria edleide barbosa, ESCOLA MEF MANOEL ARAÚJO COSTA , Paraíba - disse:
    edleideneto@hotmail.com

    29/11/2010

    Quatro estrelas

    OTIMA AULA, POIS ALEM DOS ALUNOS CONHECEREM SEU CORPO TIVERAM A OPORTUNIDADE DE SE SOCIALIZAREM. PARABÈNS PROFESSORA. EDLEIDE DE BOQUEIRÃO - PARAÍBA.


  • Maria Sônia Andrade Silva, EMEF EUFLAUDIZIA RODRIGUES , Paraíba - disse:
    safirinha_gt@hotmail.com

    24/11/2010

    Cinco estrelas

    A aula foi criativa e cheia de expectivas para os alunos pois ambos aprenderam a conhecer o seu corpo e o corpo do outro, e se há semelhanças entre o seu e do outro.


  • Marli Aparecida Ronchi, REYNALDO MASSI C E E FUND MED PROF , Paraná - disse:
    marlironchi@seed.pr.gov.br

    19/10/2010

    Cinco estrelas

    Achei sua aula super interessante .As crianças gostam dessas atividades práticas.


  • Ana Maria, Escola Santa Helena , Amazonas - disse:
    anamonteiro_gata@hotmail.com

    25/08/2010

    Quatro estrelas

    Na minha opinião esta aula ajuda as crianças a conhecer seu proprio corpo.


  • eliene, Esc. Serafim Pessoa de Melo(creche) , Pernambuco - disse:
    elienemarcionila@yahoo.com.br

    19/08/2010

    Cinco estrelas

    marailhosa. Vou trabalhar esse assunto hoje mesmo. Parabéns!!!!!


  • marci angela cavalcante moraes, creche da escola municipal branca de neve , Mato Grosso - disse:
    marci.cavalcantensh@hotmail.com

    03/08/2010

    Cinco estrelas

    adorei sua atividade pois podemos trabalhar não somente as partes do corpo mais tambem a oralidade das crianças e tambem a interação.


  • Marli aparecida de Sousa Dias, EM "D. Henedina Rodrigues Cortez I" , São Paulo - disse:
    marlidiaspro@gmail.com

    29/04/2010

    Quatro estrelas

    Achei essa atividade excelente, pois veio de encontro com o que estou precisando no momento. Parabéns pela atividade.


  • ivonete, escola jose prado alves , Bahia - disse:
    nethzira@hotmail.com

    30/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente


  • ROSANE MACHADO COSTA, CRECHE MUNICIPAL SEMPRE VIDA FAZENDA COQUEIROS , Rio de Janeiro - disse:
    rogamar@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela sua criatividade. Eles são lindos!


  • JUCILEIDE , C. I TIO HERMES , Rio Grande do Norte - disse:
    jucileidesegundo@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    MARAVILHOSA


  • izabel cristina melo da cunha, secretaria de educação dos palmares , Pernambuco - disse:
    essenciadanatureza@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei esta aula, pois as crianças se desenvolveram muito bem.


  • MISLENE RODRIGUES FERNANDES VIAL, EMEF ESPIGAO DO OESTE , Rondônia - disse:
    misvial@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ótima aula, parabéns


  • carla leticia de melo, FUCAMP - Fundação Carmelitana mário palmério , Minas Gerais - disse:
    www.carlamelo@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A professora elabora um trabalho de observação, onde ela leva as criamças a se conhecerem melhor, pedindo que comentem entre eles o que viram e sentiram. Este trablho feito é de extrema importância pois, trabalha-se em quipe, levando em consideração a opinião e discussão de cada aluno.


  • Daniele, EEI Educandário Conhecer , São Paulo - disse:
    danielejuliancosta@ig.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Achei interessante suas aulas... Mas os objetivos e a avaliação poderiam abranger mais além da área de natureza e sociedade no que diz respeito a constituição corpo. Mas também a arte visual. Apreciação do próprio trabalho e do outro. Comentários sobre as produções do colegas e de sua própria produção. Como o aluno reage e lida com a arte, com as cores, com o traçado. Lembremos sempre que a Área da arte deve ser trabalhada para a Produção, Fruição e Reflexão.


  • neide maria, APAE , Minas Gerais - disse:
    joserubens3725@oi.cim.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    como professora de alunos especiais da apae de Poços de caldas. este ano de 2010 estou trabalhando com artes dentro da educação. muito bommmmm.....!!!!!!!!!! neide maria.


  • Giovana B. de C. Vieira, E.E.B. Victor Konder , Santa Catarina - disse:
    giovanabcv@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sua aula.


  • Adriana Maria da Silva, Centro Universitário Claretiano , São Paulo - disse:
    dricamary@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótima aula, além de conhecer o seu próprio corpo as crianças ainda são capazes de se interagirem socialmente e observar as diferenças existentes em cada uma delas. Trabalhando a individualidade ajuda no processo de aceitação das diferenças de cada ser humano dentro da nossa sociedade. Parabéns


  • Uiara Sarita Silva , Fucamp , Minas Gerais - disse:
    dep.servicos2@redeeletrosom.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei este conteúdo isto mostra que estamos preocupados com a qualidade de vida de nossos alunos . Os alunos podem exprssar sua opinião e o que eles pensam de si mesmos . È muito interessante e instiga o aluno a novos desafios internos que refletem sobre si próprios.


  • Milena Pacagnam Gonçalves, INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI DA IGREJA METODISTA , São Paulo - disse:
    milenainb@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Amei, muito bom mesmo.


  • Patrícia Santos da Silva Oliveira , ESCOLA MUNICIPAL RIO BRANCO , Sergipe - disse:
    patriciasoliveira13@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    amei, muito interessante vou adotar em minha sala.


  • Cecilia Tomazia Nau Avila, EEB MAESTRO FRANCISCO M DA SILVA , Santa Catarina - disse:
    ceci.nau@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito interessante, ótima aula


  • mayara das graças silva oliveira, FUCAMP - Fundação Camelitana Mário Palméio , Minas Gerais - disse:
    mayarasilva-o@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Esse pojeto é muito interessante, pois trabalha de forma didática e lúdica sobre tema estudado. Achei muito interessante a atividade em que o professor faz com que os alunos observem seu corpo em frente ao espelho, isso proporciona a eles umn autoconhecimento de si mesmo.


  • Ana Lucia Furtado de Souza, ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM DE ABREU , Minas Gerais - disse:
    ana.furtado2006@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula pena que na escola que trabalho não tem espelhos mas mesmo assim pretendo passar esta aula para minhas colegas, terem um melhor desenvolvimento com seus alunos, estarei trabalhando este ano com reforso de todas as turmas mas estou adorando os projetos que a tv escola vem desenvolvendo para interagir todo o Brasil junto das escolas.


  • Kênia Mara Dalpiaz Brotzki, E.M.E.F. Ricieri Marcatto , Santa Catarina - disse:
    keniad@ibest.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom mesmo...


  • Sandra Gilene Steinhowser Machado Sanches, Secretaria Municipal de Educação de TANGARA DA SERRA , Mato Grosso - disse:
    sandragiltga@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito legal, parabéns!


  • Marta Regina Dias Ferreira, E. M.E.F.Fernão Dias , Rio Grande do Sul - disse:
    martacrv@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da maneira que a profissional conduziu as atividades...


  • divina, Escola estadual trajano coelho neto , Tocantins - disse:
    divinasom@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Uma ótima aula, boa idéia p nós professoras. Parabéns!


  • ANTONIA MEIRY DUARTE DA SILVA, UNID ESC PROFA MARIA DO CARMO REVERDOSA DA CRUZ , Piauí - disse:
    staryoungmd@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    GOSTEI MUITO !UMA AULA SIMPLES MAIS BASTANTE SIGNIFICATIVA! PARABÉNS!NOSSOS ALUNOS PRECISAM DE AULAS ASSIM BJOS!


  • MARIA LUCILENE BRITO, MANOEL DE CASTRO FILHO GOV EEFM , Ceará - disse:
    leninhabrito@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante, pois as crianças tem a oportunidade de desde já estudar a anatomia humana, conhecendo seu corpo. Depois pode explorar para que serve cada parte do corpo, qual a função (as funções), como também trabalhar a sociabilidade, de uma maneira lúdica, abrangendo todas as áreas do conhecimento. Que pena que nem todas as Escolas de Educação Infantil tem suas salas equipadas com espelhos. Lucilene Quixeré/CE.


  • Gilsilene Rony Pereira Alves, EMEI BORGES DE MEDEIROS , Rio Grande do Sul - disse:
    grpalves@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a aula, já trabalhei com nossas crianças algo parecido, eles respondem bem a atividade.Parabéns!


  • katia regina domingos, CRECHE MUNICIPAL ALDEIA DOS CURUMINS , Rio de Janeiro - disse:
    krdrj@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborada


  • Cleonice Apareceda dos Santos, Escola Municipal Boa Esperança , Goiás - disse:
    cleoniceaparecida1@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela sua aula. Foi muito criativa e de grande valia para nós. Continui divulgando.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.