19/06/2009
Solange Kátia E. Soares, Suzana Maria Brito de Medeiros.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Os alunos poderão:
1º MOMENTO- O professor deverá levar as crianças para um ambiente com espelhos (se na sua escola não tiver uma sala com espelhos, procure levar para essa aula um espelho comprido). Nesse momento o mediador explicará para a turma que nesse espelho cada criança deverá se observar, observar o seu corpo, observar o corpo do seu colega. À medida que as crianças vão se observando o professor pedirá para as expressarem oralmente o que estão observando. De acordo com que as crianças disseram/mostrarem cabe ao professor nomear as partes e quantificá-las, confrontando-as a fim de levantar semelhanças entre os membros de um corpo e com o corpo do outro.
2º MOMENTO -Após essa observação o professor reunirá a turma em um círculo para conversarem acerca da atividade realizada, questionando os alunos sobre o que perceberam quando se viram no espelho, se gostaram de se ver, o que foi mais interessante, entre outros.
3º MOMENTO- Depois do momento de discussão o professor entregará uma folha em branco e lápis (lápis cera, hidrocor, carvão ou lápis de cor) e pedirá para as crianças registrarem, através do desenho, o seu corpo. Nesse momento o docente deverá sensibilizar as crianças para o que deverá ser representado, perguntando:
Ao final da aula o professor deverá observar:
Quatro estrelas 37 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/03/2012
Cinco estrelasAchei maravilhosa essa atividade.Pela primeira vez estou com uma turminha de 4 a 5 anos que estao começando agora sua vida escolar e, estou sem saber como trabalhar certos conteudos. ensino em uma escola na zona rural da minha cidade e as dificuldades sao muitas. por exemplo: o espelho eu vou ter que utilizar um pequeno , mas isso nao me impedirá de realizar essa maravilhosa atividade. bjs!!!!
02/03/2012
Quatro estrelasGostei muito da atividade. Estou conhecendo o site agora, mas vou sugerir a todos meus colegas.
03/02/2012
Cinco estrelasPlano muito bem elaborado com o mesmo o aluno poderá alto se conhecer e saber respeitar o corpo do outro que venha apresentar certa diferença.parabéns pelo plano produtivo que elaboraste
20/06/2011
Quatro estrelasSua aula é muito interessante. Para a minha turma que é fase 3 eu posso ficar com a ideia e adaptar as atividades.
12/05/2011
Cinco estrelasmuito criatvo!
29/11/2010
Quatro estrelasOTIMA AULA, POIS ALEM DOS ALUNOS CONHECEREM SEU CORPO TIVERAM A OPORTUNIDADE DE SE SOCIALIZAREM. PARABÈNS PROFESSORA. EDLEIDE DE BOQUEIRÃO - PARAÍBA.
24/11/2010
Cinco estrelasA aula foi criativa e cheia de expectivas para os alunos pois ambos aprenderam a conhecer o seu corpo e o corpo do outro, e se há semelhanças entre o seu e do outro.
19/10/2010
Cinco estrelasAchei sua aula super interessante .As crianças gostam dessas atividades práticas.
25/08/2010
Quatro estrelasNa minha opinião esta aula ajuda as crianças a conhecer seu proprio corpo.
19/08/2010
Cinco estrelasmarailhosa. Vou trabalhar esse assunto hoje mesmo. Parabéns!!!!!
03/08/2010
Cinco estrelasadorei sua atividade pois podemos trabalhar não somente as partes do corpo mais tambem a oralidade das crianças e tambem a interação.
29/04/2010
Quatro estrelasAchei essa atividade excelente, pois veio de encontro com o que estou precisando no momento. Parabéns pela atividade.
30/03/2010
Cinco estrelasexcelente
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela sua criatividade. Eles são lindos!
24/03/2010
Quatro estrelasMARAVILHOSA
24/03/2010
Cinco estrelasadorei esta aula, pois as crianças se desenvolveram muito bem.
24/03/2010
Cinco estrelasótima aula, parabéns
24/03/2010
Quatro estrelasA professora elabora um trabalho de observação, onde ela leva as criamças a se conhecerem melhor, pedindo que comentem entre eles o que viram e sentiram. Este trablho feito é de extrema importância pois, trabalha-se em quipe, levando em consideração a opinião e discussão de cada aluno.
24/03/2010
Três estrelasAchei interessante suas aulas... Mas os objetivos e a avaliação poderiam abranger mais além da área de natureza e sociedade no que diz respeito a constituição corpo. Mas também a arte visual. Apreciação do próprio trabalho e do outro. Comentários sobre as produções do colegas e de sua própria produção. Como o aluno reage e lida com a arte, com as cores, com o traçado. Lembremos sempre que a Área da arte deve ser trabalhada para a Produção, Fruição e Reflexão.
24/03/2010
Três estrelascomo professora de alunos especiais da apae de Poços de caldas. este ano de 2010 estou trabalhando com artes dentro da educação. muito bommmmm.....!!!!!!!!!! neide maria.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da sua aula.
24/03/2010
Quatro estrelasÓtima aula, além de conhecer o seu próprio corpo as crianças ainda são capazes de se interagirem socialmente e observar as diferenças existentes em cada uma delas. Trabalhando a individualidade ajuda no processo de aceitação das diferenças de cada ser humano dentro da nossa sociedade. Parabéns
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei este conteúdo isto mostra que estamos preocupados com a qualidade de vida de nossos alunos . Os alunos podem exprssar sua opinião e o que eles pensam de si mesmos . È muito interessante e instiga o aluno a novos desafios internos que refletem sobre si próprios.
24/03/2010
Quatro estrelasAmei, muito bom mesmo.
24/03/2010
Cinco estrelasamei, muito interessante vou adotar em minha sala.
24/03/2010
Cinco estrelasmuito interessante, ótima aula
24/03/2010
Quatro estrelasEsse pojeto é muito interessante, pois trabalha de forma didática e lúdica sobre tema estudado. Achei muito interessante a atividade em que o professor faz com que os alunos observem seu corpo em frente ao espelho, isso proporciona a eles umn autoconhecimento de si mesmo.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula pena que na escola que trabalho não tem espelhos mas mesmo assim pretendo passar esta aula para minhas colegas, terem um melhor desenvolvimento com seus alunos, estarei trabalhando este ano com reforso de todas as turmas mas estou adorando os projetos que a tv escola vem desenvolvendo para interagir todo o Brasil junto das escolas.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bom mesmo...
24/03/2010
Cinco estrelasMuito legal, parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da maneira que a profissional conduziu as atividades...
24/03/2010
Cinco estrelasUma ótima aula, boa idéia p nós professoras. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasGOSTEI MUITO !UMA AULA SIMPLES MAIS BASTANTE SIGNIFICATIVA! PARABÉNS!NOSSOS ALUNOS PRECISAM DE AULAS ASSIM BJOS!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante, pois as crianças tem a oportunidade de desde já estudar a anatomia humana, conhecendo seu corpo. Depois pode explorar para que serve cada parte do corpo, qual a função (as funções), como também trabalhar a sociabilidade, de uma maneira lúdica, abrangendo todas as áreas do conhecimento. Que pena que nem todas as Escolas de Educação Infantil tem suas salas equipadas com espelhos. Lucilene Quixeré/CE.
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei a aula, já trabalhei com nossas crianças algo parecido, eles respondem bem a atividade.Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bem elaborada
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela sua aula. Foi muito criativa e de grande valia para nós. Continui divulgando.