28/01/2011
Metalurgia
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
• Características dos metais.
Leve para a sala de aula materiais para a confecção de cartazes, como por exemplo, cartolinas. Providencie também uma máquina fotográfica digital que também permita filmar, para cada um dos grupos.
Aula 1:
Atividade 1:
Professor, divida a turma em grupos de três a quatro alunos. Depois de organizados os grupos, peça para que cada grupo indique exemplos de materiais e objetos que possuem metais na sua composição. Os alunos citarão vários exemplos: veículos de maneira geral, utensílios domésticos, aparelhos eletrônicos, jóias, etc.
Em seguida, coloque alguns desses exemplos no quadro. Pergunte aos alunos se todos os objetos listados são formados ou possuem na sua composição apenas um único metal?
É provável que os alunos respondam que não, ou seja, que os objetos são formados por mais de um tipo de metal, indicando o nome dos metais mais conhecidos: ferro, ouro, cobre e outros.
Após essa atividade, cada grupo deverá escolher um dos objetos ou materiais indicados e descrever todos os metais que fazem parte da sua composição, para auxiliar a descrição os alunos deverão pesquisar na internet, ou se não estiverem no laboratório de informática poderão utilizar a biblioteca da escola. Auxilie os alunos ao longo dessa atividade ajudando a identificar as partes do objeto que possuem metal, bem como o nome do metal utilizado. Além disso, peça para que um integrante de cada grupo filme o experimento e tire algumas fotos.
Figura 1 – Metais presentes em alguns objetos
Fonte: http://www.snetcommerce11.com.br/ecommerce_site/arquivos3245/arquivos/0__073029carro_v.jpg
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/foto/0,,21950529-EX,00.jpg. Acessados em 23 de julho de 2010
Feita a descrição dos metais presentes no objeto, os alunos deverão fazer um cartaz contendo as informações do objeto e do detalhamento dos metais existentes no mesmo. Para isso, os alunos deverão fazer um desenho na cartolina e depois explicar para os demais alunos quais os metais que foram encontrados no objeto estudado. Peça para que cada grupo vá até a frente da sala para fazer a apresentação. Reserve o restante dessa aula para a conclusão dessa atividade.
Aula 2:
Atividade 2:
Após a conclusão da atividade anterior, explique aos alunos que nem sempre o homem utilizou todos os metais, fato que comprova isso é que para cada período da história da humanidade a utilização de um metal específico foi mais predominante.
Professor, utilize esse momento para trabalhar de maneira interdisciplinar com a professora de História da sua escola, utilizando os períodos de utilização de cada um dos metais.Peça para que os alunos pesquisem na internet sobre o que é a metalurgia. Para sistematizar a pesquisa eles deverão responder as questões abaixo:
1 – O que é metalurgia?
2 – Como o ferro, o cobre e o ouro são encontrados na natureza?
3 – Qual o processo que pode ser utilizado para a extração do ferro a partir dos minerais?
Os alunos deverão pesquisar preferencialmente nos sites a seguir:
http://www.arq.ufsc.br/arq5661/Metais/metais.html
http://livroevt2.no.sapo.pt/central/materiais_materias_primas/metais/metais.htm
http://www.demat.ist.utl.pt/departamento/jornal/jornal1/pagina_1_3.html
Figura 2 – Pirita – dissulfeto de ferro
Fonte: http://www.agracadaquimica.com.br/imagens/artigos/pirita.jpg. Acessados em 23 de julho de 2010
Depois que os alunos concluírem a pesquisa, discuta com eles as respostas às questões apresentadas no início da pesquisa. Ao longo dessa discussão explique aos alunos que a metalurgia surgiu com o objetivo de fabricar metais que eram muito utilizados na sociedade.
Feito isso, pegue a lata de alumínio e mostre para os alunos. Em seguida, pergunte aos alunos se é possível reaproveitar a lata de refrigerante, ou se simplesmente a lata deve ser jogada fora. É provável que eles respondam que a lata pode ser reaproveitada através da reciclagem. Após isso, peça para que os alunos pesquisem sobre a reciclagem de metais, principalmente sobre os tipos de materiais que podem ser reciclados. Os alunos deverão anotar as informações pesquisadas. Informe para eles que deverão organizar a pesquisa para apresentar para os demais alunos. Escolha apenas um grupo para fazer essa apresentação.
Atividade 3
Após as explicações informe aos alunos que será criado um blog. Primeiramente peça para que cada grupo elabore um resumo das informações coletadas ao longo das duas aulas e organizem as fotos e os vídeos. Após a criação do blog, os alunos deverão postar as informações, as fotos e os vídeos, lembrando que os vídeos podem ser postados no YouTube e depois inseridos os links dos mesmos no blog.
Como atividade para casa, proponha aos alunos que eles comentem os vídeos e as fotos dos outros grupos. Posteriormente o professor deverá ler os comentários de cada aluno e utilizá-los para a avaliação.
Para saber como criar o blog clique nos links abaixo:
http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm
Ajude os alunos ao longo dessa aula, de modo que cada grupo possa postar as suas idéias. Utilize este blog, para as suas aulas futuras, de modo que o conteúdo de outras aulas poderá ser colocado no blog.
Divulgue o blog por toda a escola.
Experimentos sobre aos metais:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=13647
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19708
Avalie a participação dos alunos ao longo das três atividades. Avalie as atividades e que formam apresentadas para a turma.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!