Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produção plástica a partir de Estudo de obra de algum artista local

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Faria de Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Escolher a obra de um artista local;

  • Elaborar questões a partir da apreciação da obra apresentada;

  • Socializar as perguntas e exercitar respostas a partir da imagem escolhida;

  • Pesquisar sobre o artista e buscar relação com o momento histórico da cidade no período de elaboração da obra;

  • Compor um trabalho plástico baseado nos dados pesquisados sobre a obra, sobre o artista e sobre o momento histórico da cidade;
Duração das atividades
05 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Apreciação de obras de trabalhos de arte em exposição em galerias da cidade, ou espaços culturais com visita orientada;
  • Leituras de imagens;
  • Processo de criação;
  • Sobre a pesquisa em Arquivos Públicos da cidade
Estratégias e recursos da aula

Aula 1  

  • Apresentar aos alunos uma relação de nomes de artistas plásticos que moram e expõem suas obras na cidade;

  • Na cidade de Uberlândia apresentaríamos os artistas: Alexandre França, Aninha Duarte, Glayson Arcanjo, Hélvio de Lima, Adélia Lima, Cíntia Guimarães, entre outros;

  • Dividir os alunos em duplas e propor uma pesquisa sobre estes artistas, e cada dupla escolherá um artista apresentado;

  • Solicitar às duplas que elaborem questões para serem apresentadas na entrevista com os artistas;

  • Socializar as questões das duplas com toda a sala, eleger as mais pertinentes e ajudar os alunos a montarem um questionário único para todos. Orientar os alunos na atividade de formulação das questões, mas, deixar que eles criem-nas embasados nas experiências anteriores de visita orientada a exposições e leituras de imagens;

  • Dizer aos alunos que deverão agendar uma entrevista com o artista escolhido, e se possível, fazer uma visita em seu ateliê, pedindo permissão para fotografá-lo em seu ambiente de trabalho, assim como, um de seus trabalhos, para futura atividade na aula de Artes;

  • Solicitar que os alunos peçam para que os artistas falem  sobre o processo de criação das obras escolhidas;

  • Explicar aos alunos sobre direitos autorais de imagens, e sobre a importância da autorização do artista para utilização da sua imagem no trabalho de artes;

  • Fazer a leitura dos artigos apresentados e sanar as possíveis dúvidas que os alunos tiverem sobre este assunto;

  • Agendar para a próxima aula, a apresentação da obra escolhida por cada aluno e da entrevista realizada com o artista.

Aula 2 

  • Preparar a sala de aula para a apresentação das duplas de alunos, da imagem escolhida  e da entrevista;

  • Dedicar a cada apresentação, um tempo de 5 minutos para que os outros alunos façam suas apreciações sobre o trabalho realizado pelos colegas;

  • Avaliar as pesquisas apresentadas, verificando se os alunos conseguiram do artista, respostas objetivas ou se extrapolaram o questionário, enriquecendo as informações;

  • Solicitar aos alunos que fixem nas paredes da sala, a reprodução da obra escolhida e autorizada pelo artista;

  • Dizer para cada dupla, que elabore para a próxima aula, questões sobre sua reprodução e sobre os dados fornecidos pelo artista, em relação ao processo de criação da obra.

 Aula 3  

  • Pedir aos alunos que troquem entre si, as questões elaboradas pelas duplas e que tentem respondê-las;

  • Deixar os alunos discutirem as questões entre si, por aproximadamente 10 minutos;

  • Solicitar que as duplas (a que elaborou e a que tentou responder as questões) dirijam-se até a imagem  referendada, lendo e resolvendo para a sala, as questões, de forma a identificar o que se fala;

  • Pedir ainda, que os alunos da dupla responsável pela imagem, falem sobre o que pensaram ao elaborar a questão, solicitando, que um outro aluno, faça uma colocação dizendo se concorda ou não, com a explicação do grupo, se acrescenta ou retira dados (este momento é importante para fazer com que os alunos reflitam sobre a percepção de cada um, frente a uma imagem);

  • Colaborar com os alunos durante a apresentação de cada grupo, ajudando-os a concluírem a leitura da imagem com os elementos presentes nas questões, e nas respostas apresentadas. Proceder desta forma com todas as duplas até a finalização das imagens;

  • Retomar com os alunos após as apresentações, a importância da escuta e do olhar investigador quando observa-se uma imagem plástica, perguntando ainda, se eles perceberam as coincidências e as divergências nas percepções das leituras durante a apresentação dos colegas;

  • Propor para a próxima aula, que os alunos façam uma pesquisa sobre o período em que cada obra foi produzida – ano de produção -;

 

  • Dizer aos alunos, que de posse do ano de produção da obra, deverão procurar o Arquivo Público da Cidade para pesquisarem sobre acontecimentos políticos, culturais e sociais, relevantes ao período de elaboração da obra.

  

 Aula 4 

  • Observar se o trabalho do artista tem alguma relação pelas formas, cores, linhas, figurativização e outros elementos estéticos com os acontecimentos culturais, políticos e ou sociais pesquisados no arquivo público;

  • Distribuir para cada dupla de aluno, uma folha de papel Canson A3, e dizer que esta folha deverá conter em forma de desenho, todo o percurso de suas pesquisas, ou seja, a entrevista com o artista, a socialização desta com os colegas, a imagem selecionada, a leitura de imagem socializada em sala de aula e os dados sobre o período histórico da cidade coincidente ao da realização da obra;

  • Pedir para os alunos iniciarem uma pintura sobre o desenho elaborado.

Aula 5

  • Possibilitar que os alunos terminem a pintura iniciada na aula anterior;

  • Avaliar oral e individualmente, as atividades realizadas pelos alunos, desde a pesquisa até a produção plástica.     
Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação nesta atividade estará presente em todas as aulas,  tendo como foco, a capacidade dos alunos de elaborarem questões para uma entrevista, de realizarem uma leitura de imagem a partir de perguntas, respostas e de posse do processo de criação do artista, de relacionarem a imagem com o momento vivido na cidade sóciopolítico e culturalmente, bem como o resultado plástico obtido pelos alunos,  através do uso dos elementos das pesquisas.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.