Elaborar questões a partir da apreciação da obra apresentada;
Socializar as perguntas e exercitar respostas a partir da imagem escolhida;
Pesquisar sobre o artista e buscar relação com o momento histórico da cidade no período de elaboração da obra;
Compor um trabalho plástico baseado nos dados pesquisados sobre a obra, sobre o artista e sobre o momento histórico da cidade;
Duração das atividades
05 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Apreciação de obras de trabalhos de arte em exposição em galerias da cidade, ou espaços culturais com visita orientada;
Leituras de imagens;
Processo de criação;
Sobre a pesquisa em Arquivos Públicos da cidade
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
Apresentar aos alunos uma relação de nomes de artistas plásticos que moram e expõem suas obras na cidade;
Na cidade de Uberlândia apresentaríamos os artistas: Alexandre França, Aninha Duarte, Glayson Arcanjo, Hélvio de Lima, Adélia Lima, Cíntia Guimarães, entre outros;
Dividir os alunos em duplas e propor uma pesquisa sobre estes artistas, e cada dupla escolherá um artista apresentado;
Solicitar às duplas que elaborem questões para serem apresentadas na entrevista com os artistas;
Socializar as questões das duplas com toda a sala, eleger as mais pertinentes e ajudar os alunos a montarem um questionário único para todos. Orientar os alunos na atividade de formulação das questões, mas, deixar que eles criem-nas embasados nas experiências anteriores de visita orientada a exposições e leituras de imagens;
Dizer aos alunos que deverão agendar uma entrevista com o artista escolhido, e se possível, fazer uma visita em seu ateliê, pedindo permissão para fotografá-lo em seu ambiente de trabalho, assim como, um de seus trabalhos, para futura atividade na aula de Artes;
Solicitar que os alunos peçam para que os artistas falem sobre o processo de criação das obras escolhidas;
Explicar aos alunos sobre direitos autorais de imagens, e sobre a importância da autorização do artista para utilização da sua imagem no trabalho de artes;
Fazer a leitura dos artigos apresentados e sanar as possíveis dúvidas que os alunos tiverem sobre este assunto;
Agendar para a próxima aula, a apresentação da obra escolhida por cada aluno e da entrevista realizada com o artista.
Aula 2
Preparar a sala de aula para a apresentação das duplas de alunos, da imagem escolhida e da entrevista;
Dedicar a cada apresentação, um tempo de 5 minutos para que os outros alunos façam suas apreciações sobre o trabalho realizado pelos colegas;
Avaliar as pesquisas apresentadas, verificando se os alunos conseguiram do artista, respostas objetivas ou se extrapolaram o questionário, enriquecendo as informações;
Solicitar aos alunos que fixem nas paredes da sala, a reprodução da obra escolhida e autorizada pelo artista;
Dizer para cada dupla, que elabore para a próxima aula, questões sobre sua reprodução e sobre os dados fornecidos pelo artista, em relação ao processo de criação da obra.
Aula 3
Pedir aos alunos que troquem entre si, as questões elaboradas pelas duplas e que tentem respondê-las;
Deixar os alunos discutirem as questões entre si, por aproximadamente 10 minutos;
Solicitar que as duplas (a que elaborou e a que tentou responder as questões) dirijam-se até a imagem referendada, lendo e resolvendo para a sala, as questões, de forma a identificar o que se fala;
Pedir ainda, que os alunos da dupla responsável pela imagem, falem sobre o que pensaram ao elaborar a questão, solicitando, que um outro aluno, faça uma colocação dizendo se concorda ou não, com a explicação do grupo, se acrescenta ou retira dados (este momento é importante para fazer com que os alunos reflitam sobre a percepção de cada um, frente a uma imagem);
Colaborar com os alunos durante a apresentação de cada grupo, ajudando-os a concluírem a leitura da imagem com os elementos presentes nas questões, e nas respostas apresentadas. Proceder desta forma com todas as duplas até a finalização das imagens;
Retomar com os alunos após as apresentações, a importância da escuta e do olhar investigador quando observa-se uma imagem plástica, perguntando ainda, se eles perceberam as coincidências e as divergências nas percepções das leituras durante a apresentação dos colegas;
Propor para a próxima aula, que os alunos façam uma pesquisa sobre o período em que cada obra foi produzida – ano de produção -;
Dizer aos alunos, que de posse do ano de produção da obra, deverão procurar o Arquivo Público da Cidade para pesquisarem sobre acontecimentos políticos, culturais e sociais, relevantes ao período de elaboração da obra.
Aula 4
Observar se o trabalho do artista tem alguma relação pelas formas, cores, linhas, figurativização e outros elementos estéticos com os acontecimentos culturais, políticos e ou sociais pesquisados no arquivo público;
Distribuir para cada dupla de aluno, uma folha de papel Canson A3, e dizer que esta folha deverá conter em forma de desenho, todo o percurso de suas pesquisas, ou seja, a entrevista com o artista, a socialização desta com os colegas, a imagem selecionada, a leitura de imagem socializada em sala de aula e os dados sobre o período histórico da cidade coincidente ao da realização da obra;
Pedir para os alunos iniciarem uma pintura sobre o desenho elaborado.
Aula 5
Possibilitar que os alunos terminem a pintura iniciada na aula anterior;
Avaliar oral e individualmente, as atividades realizadas pelos alunos, desde a pesquisa até a produção plástica.
A avaliação nesta atividade estará presente em todas as aulas, tendo como foco, a capacidade dos alunos de elaborarem questões para uma entrevista, de realizarem uma leitura de imagem a partir de perguntas, respostas e de posse do processo de criação do artista, de relacionarem a imagem com o momento vivido na cidade sóciopolítico e culturalmente, bem como o resultado plástico obtido pelos alunos, através do uso dos elementos das pesquisas.
Opinião de quem acessou
Sem estrelas
0 classificações
Cinco estrelas0/0 - 0%
Quatro estrelas0/0 - 0%
Três estrelas0/0 - 0%
Duas estrelas0/0 - 0%
Uma estrela0/0 - 0%
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.