06/10/2010
Rita Meirelles
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Despertar de forma lúdica o interesse pela geometria;
Demonstrar uma utilização prática do número PI no cotidiano;
Trabalhar conceitos de grandezas e medidas;
Criar uma trena de roda e utilizá-la conforme os conceitos que serão abordados.
As quatro operações básicas
Atualmente contamos com diversos instrumentos que nos auxiliam a aferir medidas de distâncias. Temos a trena convencional, digital, o metro de carpinteiro, régua, fita métrica, paquímetro, micrômetro, odômetro e até mesmo equipamentos ligados ao Sistema de Posicionamento Global (GPS). Cada instrumento tem suas características e é apropriado para determinadas situações. O que vamos tratar nesta aula é um instrumento de medida que está "cheio de matemática" chamado de trena de roda.
A trena de roda é um instrumento de medição de distâncias. Este instrumento possui uma roda com um diâmetro específico onde o comprimento da sua circunferência vale um metro. A trena de roda profissional possui um contador (mecânico ou digital) que segue marcando a medida da distância no decorrer da rolagem da roda no solo.
Trena de roda profissional - Retirado de (http://www.brasilhobby.com.br/imagens/cintraxg/tr100d-d1.jpg)
Sugiro como atividade inicial que o professor relembre os conceitos referentes ao número PI, ressaltando que: não importa o tamanho do objeto de seção circular, a razão do comprimento da circunferência pelo diâmetro será sempre igual a PI. Para fixar este conceito o professor pode reunir os alunos em grupos e distribuir objetos de seção circular de tamanhos diferentes. A ideia é que, com o auxilio de uma fita métrica, os alunos verifiquem a constante PI.
O professor pode trazer informações para complementar a atividade. O comprimento da circunferência da linha do Equador e o diâmetro da Terra podem ser pesquisados na Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia) preenchendo o campo de pesquisa com "Linha do Equador".
Adaptado de (http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_do_equador)
Desta forma os alunos terão a oportunidade de comparar seus resultados e refletir sobre as pequenas divergências de valores provocadas pela dificuldade do tipo de aferição e pela própria característica que um número irracional traz.
Em determinado momento da aula os alunos construirão uma trena de roda. Para se construir a trena o professor deverá separar, antecipadamente, os materiais assim como as ferramentas e instrumentos necessários.
Para se construir uma trena de roda escolar precisaremos de:
Antes de iniciar o experimento sugiro que os alunos sejam questionados com esse tipo de pergunta:
Depois desta discussão, analise com os alunos o cálculo:
Este será o raio de nossa trena de roda escolar.
Exiba este vídeo para a turma onde a trena de roda executa uma volta completa.
(http://www.youtube.com/user/guilhermeeh#p/u/4/Kvd7vCN0JLQ)
Depois de uma ampla discussão é hora de convidar os alunos a criarem a sua própria trena de roda. Recomendo que neste momento a turma se mantenha em grupos. O professor deverá disponibilizar o material necessário para cada grupo.
Observe o procedimento sugerido para a construção do instrumento:
Trena de roda escolar pronta.
Oriente os alunos para que sigam os passos acima. Ao final do experimento, todos poderão avaliar se o giro completo da trena está correspondendo, com boa precisão, a um deslocamento de um metro.
É hora de testar a trena de roda. Neste momento o professor pode propor atividades onde cada grupo usa sua trena para aferir uma distância sugerida. Com uma trena convencional os alunos podem constatar a precisão de suas medições. Este processo é muito interessante para refletir e questionar a precisão do instrumento, o porquê da variação das medidas pelas diferentes trenas, como se calcula uma taxa de erro e como usar esta taxa para melhorar a precisão de cada trena.
Construir uma trena de roda mais elaborada pode ser uma ótima ideia. Ela pode ser construída de madeira. Veja a trena criada para uma feira de ciências numa escola:
Alunos utilizando a trena de roda de madeira (Foto do próprio autor)
Esta terceira atividade é ótima para o professor avaliar se o conhecimento foi alcançado por todos. Pode ser entendido como um fórum de discussões onde o professor elabora uma questão e cada grupo apresenta uma solução. Sugiro algumas questões em seguida:
Com a exposição das respostas para esses questionamentos o professor pode perceber facilmente alguma falha no entendimento do conteúdo proposto.
Penso que a ludicidade desta aula culminando com a utilização do instrumento criado pelos próprios alunos é um poderoso elemento motivador.
A trena de roda de papelão possibilita a abordagem do tema proposto, porém com a trena construída em madeira podemos propor atividades mais interessantes como: calcular o perímetro e a área da quadra da escola com o intuito de analisar a quantidade de tela necessária para contornar a mesma ou para saber o quanto de tinta será necessário para pintá-la. Com isso os alunos perceberão a fácil e eficiente utilização desse instrumento.
A constante irracional PI é mesmo fascinante. No momento em que o professor tocar no tema é interessante conhecer a história desse número. Para isso sugiro uma ótima sequência de 10 vídeos hospedados no Youtube (idioma: português de Portugal): http://www.youtube.com/watch?v=zUdp-EDJEcM&feature=related
Outro recurso interessante é a aula "Quanto vale o PI?": http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=572
A avaliação pode ser feita ao longo de todo o processo, seja na observação da colocação de cada aluno nas discussões, seja na aferição das distâncias pelos alunos. A terceira atividade proposta também pode ser usada como instrumento de avaliação.
Quatro estrelas 3 classificações
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29/06/2012
Cinco estrelasParabéns pela aula! Os conceitos são construídos com significado pelos alunos
16/08/2011
Cinco estrelasParabéns pela aula maravilhosa! Com certeza os alunos ficarão motivados a aprender, devido as situações concretas apresentadas.
08/10/2010
Quatro estrelasA aula está bem elaborada , pois através dos recursos concretos usados, o aluno pode comprovar o que aprende na teoria, como o valor de pi.