Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esporte e violência: Qual a relação?

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Discutir as possíveis relações existentes entre esporte e violência;

§  Identificar diferentes situações de violência em manifestações esportivas;

§  Construir referências que objetivem a superação de atitudes violentas nas manifestações esportivas.  

Duração das atividades
3 aulas de 60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O conceito de esportes.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Identificando o problema

Inicialmente o professor pedirá à turma que faça uma breve redação dissertando sobre as seguintes perguntas: De onde nasce a violência e como ela se manifesta? Quando você perde a paciência? A violência, atualmente, é parte da cultura do ser humano? Existem esportes violentos? A violência faz parte de alguns esportes?  

Atividade 2: Instrumentalizando

Após a elaboração dos textos, o professor convidará a turma para aprender sobre alguns esportes: o rúgbi, a luta Greco romana e o futsal.

O desenvolvimento dessas aulas se dará da seguinte forma:

1) O professor deverá fazer uma apresentação expositiva sobre a origem e inserção cultural da manifestação esportiva;

2) O professor apresentará as principais regras;

3) Em seguida os alunos deverão se organizar em grupos de mais ou menos 5 alunos para discutir e definir coletivamente as adaptações necessárias para a prática da modalidade na escola;

4) Por fim, os grupos apresentarão as possibilidades de adaptação e a turma escolherá as regras que mais atendem às especificidades da turma;

5) Os alunos, sob orientação do professor e usando das regras definidas coletivamente, experimentarão as práticas corporais.

APRENDENDO SOBRE O RÚGBI:  

Sites para consulta:

http://www.brownbag.com.br/brasilrugby/v1/index.asp?p=6

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rugby_do_Brasil

Vídeo ilustrativo:

http://www.youtube.com/watch?v=spZPJcltXBk

Acessos em 14/08/2010.

APRENDENDO SOBRE A LUTA GRECO ROMANA:

Sites para consulta:

http://esporte.hsw.uol.com.br/luta-greco-romana-jogos-olimpicos2.htm

Vídeo ilustrativo:

http://www.youtube.com/watch?v=UlNm5AcSPxw

Acessos em 14/08/2010.

APRENDENDO SOBRE O FUTSAL:

Sites para consulta:

http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/index.php 

Acesso em 14/08/2010.

Após a vivências dos esportes, o professor deverá reunir a turma para que juntos façam, através do diálogo, um balanço das experiências tendo como referência a questão-problema: violência.

As seguintes perguntas podem nortear as discussões:

1) Ocorreram situações de violência na prática deste esporte?

2) Se ocorreram, qual tipo de violência?

3) Quais os motivos que geraram a violência?

4) Existem possibilidades de evitar estas situações? Como?   

Atividade 3: Debatendo  a questão

A partir das reflexões e experiências vividas nestas aulas, propor à turma que realize um júri simulado sobre o tema: Esporte e violência: Qual a relação?

Para tal, dividir a turma em três grupos: Os grupos deverão ser divididos, de forma equilibrada, de acordo com o número total de alunos

1) “Advogados de defesa”

 2) “Promotores”

3) “Jurados”

Cada um destes “sujeitos” desempenhará um papel específico na encenação e no debate.

A encenação poderá ser filmada e os principais elementos destacados nas falas poderão ser registrados por um redator.

Por fim, o professor poderá questionar à turma se as ações desenvolvidas nestas aulas os levaram a refletir mais sobre a violência, de que serviu estudar sobre a relação esportes e violência e como eles poderão aplicar o que aprenderam na sua prática social.

Recursos Complementares

Ribeiro, Tomaz Leite (Org.) VII ENCONTRO FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 2003, Niteroí. Anais. Niteroí: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, Departamento de Educação Física e Desportos, 2003.  1. Apresentação; 2. Programação; 3. Comunicações livres; 4. Palestras; 5. Avaliação do VI EnFEFE.   Departamento de Educação Física e Desportos Universidade Federal Fluminense R. Visc. Rio Branco s/n CEP:24020-150 - Centro - Niteroí - Rio de Janeiro - Brasil email: gefpos@vm.uff.br  texto: O ESPORTE NA ESCOLA NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - (Hildebrando Souza Santos Resum, p. 205)

Avaliação

Realizar uma discussão final sobre a relação esporte/violência e elaborar um “jornalzinho” apresentando os conhecimentos adquiridos acerca das manifestações esportivas trabalhadas, imagens ilustrativas das aulas e um texto coletivo elaborado pela turma sobre o tema Esporte e Violência: Qual a relação?

Obs: Objetiva-se, neste momento, que a turma apresente elementos concretos que apontem para uma elaboração qualitativamente superior àquela que possuíam antes do estudo dessa temática.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.