15/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
§ Discutir as possíveis relações existentes entre esporte e violência;
§ Identificar diferentes situações de violência em manifestações esportivas;
§ Construir referências que objetivem a superação de atitudes violentas nas manifestações esportivas.
O conceito de esportes.
Inicialmente o professor pedirá à turma que faça uma breve redação dissertando sobre as seguintes perguntas: De onde nasce a violência e como ela se manifesta? Quando você perde a paciência? A violência, atualmente, é parte da cultura do ser humano? Existem esportes violentos? A violência faz parte de alguns esportes?
Após a elaboração dos textos, o professor convidará a turma para aprender sobre alguns esportes: o rúgbi, a luta Greco romana e o futsal.
O desenvolvimento dessas aulas se dará da seguinte forma:
1) O professor deverá fazer uma apresentação expositiva sobre a origem e inserção cultural da manifestação esportiva;
2) O professor apresentará as principais regras;
3) Em seguida os alunos deverão se organizar em grupos de mais ou menos 5 alunos para discutir e definir coletivamente as adaptações necessárias para a prática da modalidade na escola;
4) Por fim, os grupos apresentarão as possibilidades de adaptação e a turma escolherá as regras que mais atendem às especificidades da turma;
5) Os alunos, sob orientação do professor e usando das regras definidas coletivamente, experimentarão as práticas corporais.
http://www.brownbag.com.br/brasilrugby/v1/index.asp?p=6
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rugby_do_Brasil
Vídeo ilustrativo:
http://www.youtube.com/watch?v=spZPJcltXBk
Acessos em 14/08/2010.
Sites para consulta:
http://esporte.hsw.uol.com.br/luta-greco-romana-jogos-olimpicos2.htm
Vídeo ilustrativo:
http://www.youtube.com/watch?v=UlNm5AcSPxw
Acessos em 14/08/2010.
Sites para consulta:
http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/index.php
Acesso em 14/08/2010.
Após a vivências dos esportes, o professor deverá reunir a turma para que juntos façam, através do diálogo, um balanço das experiências tendo como referência a questão-problema: violência.
As seguintes perguntas podem nortear as discussões:
1) Ocorreram situações de violência na prática deste esporte?
2) Se ocorreram, qual tipo de violência?
3) Quais os motivos que geraram a violência?
4) Existem possibilidades de evitar estas situações? Como?
A partir das reflexões e experiências vividas nestas aulas, propor à turma que realize um júri simulado sobre o tema: Esporte e violência: Qual a relação?
Para tal, dividir a turma em três grupos: Os grupos deverão ser divididos, de forma equilibrada, de acordo com o número total de alunos
1) “Advogados de defesa”
2) “Promotores”
3) “Jurados”
Cada um destes “sujeitos” desempenhará um papel específico na encenação e no debate.
A encenação poderá ser filmada e os principais elementos destacados nas falas poderão ser registrados por um redator.
Por fim, o professor poderá questionar à turma se as ações desenvolvidas nestas aulas os levaram a refletir mais sobre a violência, de que serviu estudar sobre a relação esportes e violência e como eles poderão aplicar o que aprenderam na sua prática social.
Ribeiro, Tomaz Leite (Org.) VII ENCONTRO FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 2003, Niteroí. Anais. Niteroí: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, Departamento de Educação Física e Desportos, 2003. 1. Apresentação; 2. Programação; 3. Comunicações livres; 4. Palestras; 5. Avaliação do VI EnFEFE. Departamento de Educação Física e Desportos Universidade Federal Fluminense R. Visc. Rio Branco s/n CEP:24020-150 - Centro - Niteroí - Rio de Janeiro - Brasil email: gefpos@vm.uff.br texto: O ESPORTE NA ESCOLA NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - (Hildebrando Souza Santos Resum, p. 205)
Realizar uma discussão final sobre a relação esporte/violência e elaborar um “jornalzinho” apresentando os conhecimentos adquiridos acerca das manifestações esportivas trabalhadas, imagens ilustrativas das aulas e um texto coletivo elaborado pela turma sobre o tema Esporte e Violência: Qual a relação?
Obs: Objetiva-se, neste momento, que a turma apresente elementos concretos que apontem para uma elaboração qualitativamente superior àquela que possuíam antes do estudo dessa temática.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/09/2012
Cinco estrelasBoa coerência e progressão didática