Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os pronomes e a coesão textual

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
Joseli Rezende Thomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

□ Apropriar-se do conceito de pronome;

 Reconhecer os pronomes em situações reais concretas;

□ Verificar, por meio de questões propostas, o papel dos pronomes na construção dos sentidos do texto;

□ Empregar adequadamente pronomes a fim de permitir a coesão textual;

□ Identificar palavras ou expressões a que o pronome indicado no texto faz referência;  

□ Desenvolver a competência linguística através dos mecanismos de funcionamento da língua.

Duração das atividades
3 horas/ aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As atividades foram elaboradas para alunos dos 6° e 7° anos que já tenham algum conhecimento sobre pronomes.

Estratégias e recursos da aula

Primeira etapa:

Professor: inicie a aula apresentando a tira da Mafalda, do cartunista Quino. Apresente em data-show ou retro projetor a fim de manter a qualidade da imagem, mas, caso não seja possível, distribua cópias da tira aos alunos. Solicite que a leitura seja realizada por dois alunos, cada um lendo a fala de uma das personagens.

Disponível em:   hhttp://juniorcba.wordpress.com/2007/08/26/nada-a-ver-tiras-da-mafalda/    

Professor: converse com os alunos sobre a personagem Mafalda, explique que essa personagem se destaca por ser a menina mais crítica dos quadrinhos, sendo de uma sagacidade típica das crianças de raciocínio rápido. Já sua amiga Suzanita é uma conservadora de classe média, cuja principal preocupação é casamento e filhos. Dessa maneira, Mafalda se surpreende com a precisão das informações dadas por Suzanita sobre a sua chegada ao mundo.  

Professor: através de questões pontuais, chame a atenção para a variedade e o número de pronomes empregados na tira. Solicite a realização das atividades por escrito.  

 1.      No trecho “Pra que você acha que estamos no mundo, Susanita”, que palavra Mafalda usa para dirigir-se à Susanita além do nome?

2.      Na frase “Só lembro que a cegonha que me trouxe decolou de Orly às 17:22,”,  a que elemento, na frase, as palavras destacadas se referem?

3.      A palavra “me” empregada na frase acima diz respeito a que pessoa no texto?

4.       Leia a fala de Susanita no terceiro quadrinho: “ e finalmente ela me deixou aqui". A palavra destaca substitui que palavra no texto?  

Professor: anote no quadro as frases abaixo e solicite que os alunos as comparem:  

 I Assustada com a resposta de Susanita, Mafalda pediu à amiga que ouvisse a explicação da menina.

  II Assustada com sua resposta, Mafalda lhe pediu que ouvisse a explicação dela.

Primeiramente, pergunte aos alunos quais as diferenças entre as duas construções. Após os apontamentos realizados pelos alunos, explique-lhes que a palavra lhe se refere à  amiga e substitui essa palavra, a palavra dela se refere à menina e também substitui essa palavra. Já a palavra sua, embora não substitua resposta, acompanha essa palavra, indicando de quem é a resposta (de Susanita).   Palavras como essas, que substituem ou acompanham um nome, são chamadas pronomes.    

Segunda etapa:   

Converse com os alunos: como puderam perceber na atividade anterior, os pronomes contribuem decisivamente para a construção da coesão textual, isto é, para a existência das conexões gramaticais que interligam as partes de um texto, fazendo com que este não seja um punhado de palavras e frases soltas. Para que compreendam isso melhor, solicite que tragam para sala de aula um texto jornalístico e, em seguida, peça que cada um identifique cinco pronomes no texto. Após a identificação, peça que eles analisem os pronomes identificados, dizendo se esses substituem ou acompanham um nome.

 Enquanto os alunos fazem a atividade, vá até a carteira de cada um para acompanhar e ajudar aqueles com maiores dificuldades. Ao término da tarefa, cada um deles apresentará os resultados da análise para toda a classe.

Terceira etapa:

Apresente o texto “Como funcionam os detergentes biodegradáveis?” retirado da revista Ciência Hoje das Crianças on line.

Como funcionam os detergentes biodegradáveis? Entenda por que esses produtos são menos poluentes do que os tradicionais!

 Por: Frederico Kronemberger, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), Universidade Federal do Rio de Janeiro Publicado em 02/08/2010 |

Atualizado em 02/08/2010

(Ilustração: Jaca).

Quando uma panela está engordurada, o que fazemos para limpá-la? Lavar apenas com água não dá resultado. Precisamos usar um detergente ou sabão. O detergente é bastante eficaz nesse tipo de limpeza porque tanto se liga à água quanto ao óleo. Assim, ele consegue misturar o óleo na água, removendo a gordura e limpando a nossa louça!             

Mas para onde vai esse mistura depois da limpeza? Se não for para alguma estação de tratamento de água, ela vai diretamente para os rios. É, o detergente da sua cozinha pode causar graves danos à natureza. Em contato com a água, ele forma uma espuma que impede a passagem do oxigênio que os peixes e outros animais usam para respirar! Mas será que tem como limpar a panela sem prejudicar o meio ambiente? A solução é usar um detergente que seja biodegradável.              

As substâncias biodegradáveis são aquelas que as bactérias e microrganismos conseguem comer e, assim, decompor. Depois do trabalho feito pelos micro-organismos, as moléculas que compõem o detergente biodegradável não representam perigo para a natureza, deixam de ser tóxicas e não formam mais espuma.              

Para proteger o meio ambiente, é muito importante verificar se o detergente – assim como o sabão e até mesmo o xampu que você usa – é biodegradável! Saiba que  produtos assim são menos poluentes e não custam mais caro por isso.

Disponível em : http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2010/214/como-funcionam-os-detergentes-biodegradaveis  

Professor:  

Solicite que os alunos sentem-se em duplas para realizar a atividade escrita. Para tanto,  observem os pronomes destacados ao longo do texto.  

1)      No trecho “o que fazemos para limpá-la” o pronome destacado substitui que palavra no texto? Por que foi empregado? 2)      O pronome “ nesse em “O detergente é bastante eficaz nesse tipo de limpeza...” refere-se a que limpeza?

3)      O pronome destacado “Assim, ele consegue misturar o óleo na água,” evita a repetição de qual palavra?

4)      Entre os pronomes destacados, quais expressam ideia de posse?

5)         No trecho “As substâncias biodegradáveis são aquelas que as bactérias e microrganismos conseguem comer e, assim, decompor.” O pronome destacado evita e substitui uma palavra. Que palavra é essa?

Após a realização das atividades, corrija-as, discutindo as respostas encontradas pelos alunos e sanando as dúvidas que podem surgir.     

Professor: distribua para os alunos a Fábula de Esopo “O sapo e o Boi” e solicite que façam a reescrita do texto, completando-o com pronomes que aparecem no retângulo. Lembre-lhes que devem empregar o pronome mais adequado a cada situação, de modo que o sentido e a coesão no texto aconteçam.

Seu - ele - ele  - eu – isso - outros - você - isso

O sapo e o boi

Há muito, muito tempo existiu um boi imponente. Um dia o boi estava dando   passeio da tarde quando um pobre sapo todo mal vestido olhou para  e ficou maravilhado. Cheio de inveja daquele boi que parecia o dono do mundo, o sapo chamou os amigos.

– Olhem só o tamanho do sujeito! Até que  é elegante, mas grande coisa; se   quisesse também era. Dizendo   o sapo começou a estufar a barriga e em pouco tempo já estava com o dobro do seu tamanho normal.

 – Já estou grande que nem ele?

– perguntou aos  sapos.

– Não, ainda está longe!- responderam os amigos. O sapo se estufou mais um pouco e repetiu a pergunta.

– Não – disseram de novo os outros sapos -, e é melhor  parar com  porque senão vai acabar se machucando. Mas era tanta vontade do sapo de imitar o boi que ele continuou se estufando, estufando, estufando – até estourar.

Moral: Seja sempre você mesmo.

Disponível em: http://www.metaforas.com.br/infantis/osapoeoboi.htm 

Professor: explique aos alunos que conforme eles viram  os pronomes contribuem para construir a coesão textual, exercendo a função de retomar ou fazer referência a termos já citados no enunciado , por isso são indispensáveis para o sentido do texto.          

Recursos Complementares
Avaliação

Professor:  divida a turma em  grupos e distribua para cada equipe uma tirinha e um roteiro de trabalho.

Após a realização da tarefa, cada equipe deverá apresentar para a classe os resultados das análises realizadas.

Professor: selecione no site indicado abaixo algumas tiras interessantes:

 http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&biw=1024&bih=578&tbs=isch%3A1&sa=1&q=tira+mafalda&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=     

 Roteiro:

Leia a tira atentamente.

 Sublinhe os pronomes indicados.

Analise cada pronome sublinhando, especificando a palavra no texto a que ele faz referência, ou a palavra que o pronome substitui ou acompanha.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.