Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA- Crase: uso e reflexão

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
MARCIO ISSAMU YAMAMOTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá ser capaz de:

·         compreender a formação da crase;

·         identificar as situações em que a preposição “a” recebe o acento grave;

·         utilizar o acento grave para marcar a presença da crase.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ter conhecimento de artigo definido e preposição.
  • Ter domínio da língua escrita e falada.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias

  •  Trabalho em duplas
  •  Discussão em grupo

Recursos

  •  Apresentação de vídeo
  • Uso da internet

Atividade 1

Professor, peça aos alunos que formem duplas. As duplas devem acessar as tirinhas abaixo e discutir sobre que evento está para acontecer nas duas situações.

Verifique a conclusão de algumas duplas e introduza o tema crase, a partir de “Volta às aulas”, que provavelmente será mencionado pelos alunos durante a verificação.

Escreva o tema “Volta às aulas” no quadro negro e explique que quando duas vogais “a” se fundem, ocorre a crase (palavra grega que significa fusão) e que esta junção é representada graficamente pelo acento grave (`).

Exemplo: explique que quem volta, volta “a” algum lugar; a palavra aula é feminina, portanto devido à fusão da preposição “a” com o artigo definido “a” ocorre a crase.

 

Disponível em: < http://www.kadike.com.br/tirinhas/tirinha/tiraaulas/aulas2.htm>. Acesso em 07 nov. 2011.

 

Disponível em: <  http://www.kadike.com.br/tirinhas/tirinha/tiraferias/voltaasaulas.htm>. Acesso em 07 nov. 2011.

Disponível em: < http://www.kidleitura.com/cartum/048.htm>. Acesso em 07 nov.2011.

Atividade 2

Professor, a letra da música apresentada no link abaixo traz uma explicação sucinta das regras de uso da crase de forma interessante.

Peça a seus alunos que acessem o link abaixo. Em seguida, entregue a cópia da letra a cada um, disponível em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%207/Musica%20da%20crase_doc.aluno.odt>, aguarde que eles assistam e explique cada regra apresentada na música com os respectivos exemplos.

Documento do professor disponível em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%207/Musica%20da%20crase_doc.professor.odt>.

Após a explicação, entregue a folha de exercícios disponível em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%207/Exerc%C3%ADcio%20sobre%20crase_doc.aluno.odt> para que eles possam praticar o conteúdo e proceda a correção.

Documento do professor disponível em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%207/Exerc%C3%ADcio%20sobre%20crase_doc.professor.odt>.

Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=ngKyxMxR86c&feature=related>. Acesso em 09 nov. 2011.

 

Atividade 3

Professor, novamente em duplas, peça aos alunos que corrijam a HQ abaixo. Posteriormente, faça a correção deste texto em grupo enfatizando o uso da crase. Explique a seus alunos que o texto foi produzido por crianças e, portanto contém outros erros que, apesar de serem corrigidos, não serão o foco da atividade.

 

Trabalhe com seu colega e corrija o texto abaixo. Verifique o título acima. Use letras maiúsculas, pontuação, ortografia e a estrutura correta das frases.

Disponível em: < http://www.topgameskids.com.br/ver-tirinha/1872-volta-as-aulas-de-bob-esponja-e-patrick.html>. Acesso em 07 nov. 2011.

Recursos Complementares

Para o professor

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=_3qwrmFBjhQ&feature=related >. Acesso em 5 nov. 2011.

Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=l_Erd53-aeU >. Acesso em 6 nov. 2011.

Disponível em: < http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/toq_henrique_crase.pdf >. Acesso em 6 nov. 2011.

Avaliação

Este é um conteúdo que deve ser assimilado e internalizado à medida que os alunos fazem uso da língua escrita e a ela são expostos. Logo, é importante que o professor faça revisões breves e frequentes quando da correção de exercícios e apresentação de novos conteúdos que apresentem a crase em sua estrutura.

Faça questionamentos como: “Por que este ‘a’ tem um acento diferente?”, “Quando usamos o acento grave sobre a letra ‘a’?”, “Como reconhecer quando o ‘a’ recebe o acento grave?”, “É possível ocorrer crase com outras letras?”.

Este procedimento permitirá que o conteúdo seja revisado, que seu funcionamento seja compreendido e internalizado pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.