01/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
O aluno deverá ser capaz de:
· compreender a formação da crase;
· identificar as situações em que a preposição “a” recebe o acento grave;
· utilizar o acento grave para marcar a presença da crase.
Estratégias
Recursos
Atividade 1
Professor, peça aos alunos que formem duplas. As duplas devem acessar as tirinhas abaixo e discutir sobre que evento está para acontecer nas duas situações.
Verifique a conclusão de algumas duplas e introduza o tema crase, a partir de “Volta às aulas”, que provavelmente será mencionado pelos alunos durante a verificação.
Escreva o tema “Volta às aulas” no quadro negro e explique que quando duas vogais “a” se fundem, ocorre a crase (palavra grega que significa fusão) e que esta junção é representada graficamente pelo acento grave (`).
Exemplo: explique que quem volta, volta “a” algum lugar; a palavra aula é feminina, portanto devido à fusão da preposição “a” com o artigo definido “a” ocorre a crase.
Disponível em: < http://www.kadike.com.br/tirinhas/tirinha/tiraaulas/aulas2.htm>. Acesso em 07 nov. 2011.
Disponível em: < http://www.kadike.com.br/tirinhas/tirinha/tiraferias/voltaasaulas.htm>. Acesso em 07 nov. 2011.
Disponível em: < http://www.kidleitura.com/cartum/048.htm>. Acesso em 07 nov.2011.
Atividade 2
Professor, a letra da música apresentada no link abaixo traz uma explicação sucinta das regras de uso da crase de forma interessante.
Peça a seus alunos que acessem o link abaixo. Em seguida, entregue a cópia da letra a cada um, disponível em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%207/Musica%20da%20crase_doc.aluno.odt>, aguarde que eles assistam e explique cada regra apresentada na música com os respectivos exemplos.
Documento do professor disponível em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%207/Musica%20da%20crase_doc.professor.odt>.
Após a explicação, entregue a folha de exercícios disponível em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%207/Exerc%C3%ADcio%20sobre%20crase_doc.aluno.odt> para que eles possam praticar o conteúdo e proceda a correção.
Documento do professor disponível em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%207/Exerc%C3%ADcio%20sobre%20crase_doc.professor.odt>.
Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=ngKyxMxR86c&feature=related>. Acesso em 09 nov. 2011.
Atividade 3
Professor, novamente em duplas, peça aos alunos que corrijam a HQ abaixo. Posteriormente, faça a correção deste texto em grupo enfatizando o uso da crase. Explique a seus alunos que o texto foi produzido por crianças e, portanto contém outros erros que, apesar de serem corrigidos, não serão o foco da atividade.
Trabalhe com seu colega e corrija o texto abaixo. Verifique o título acima. Use letras maiúsculas, pontuação, ortografia e a estrutura correta das frases. |
Disponível em: < http://www.topgameskids.com.br/ver-tirinha/1872-volta-as-aulas-de-bob-esponja-e-patrick.html>. Acesso em 07 nov. 2011.
Para o professor
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=_3qwrmFBjhQ&feature=related >. Acesso em 5 nov. 2011.
Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=l_Erd53-aeU >. Acesso em 6 nov. 2011.
Disponível em: < http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/toq_henrique_crase.pdf >. Acesso em 6 nov. 2011.
Este é um conteúdo que deve ser assimilado e internalizado à medida que os alunos fazem uso da língua escrita e a ela são expostos. Logo, é importante que o professor faça revisões breves e frequentes quando da correção de exercícios e apresentação de novos conteúdos que apresentem a crase em sua estrutura.
Faça questionamentos como: “Por que este ‘a’ tem um acento diferente?”, “Quando usamos o acento grave sobre a letra ‘a’?”, “Como reconhecer quando o ‘a’ recebe o acento grave?”, “É possível ocorrer crase com outras letras?”.
Este procedimento permitirá que o conteúdo seja revisado, que seu funcionamento seja compreendido e internalizado pelos alunos.
Quatro estrelas 2 classificações
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22/02/2013
Cinco estrelasExcelente forma de abordar este conteúdo!
22/01/2012
Quatro estrelasgostei da tirinha, mas onde encontrarei a correção?