23/08/2010
Lucia Fernanda da Silva e Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
- Construir e comparar diferentes figuras geométricas no geoplano;
- Reproduzir as figuras construídas no geoplano na malha pontilhada;
- Identificar lados e vértices de um polígono
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Material:
- Geoplano;
- elásticos coloridos;
- malha pontilhada no papel (geoplano de papel).
O geoplano foi elaborado pelo matemático inglês Calleb Gattegno. Existem diferentes tipos de geoplano (oval, triangular, circular, trelissado), mas o mais utilizado é o quadrado. Consiste em uma base de madeira, de forma quadrada, com vários pinos (pregos) fixados, a meia altura, formando um quadriculado e a distância de um pino (prego) para outro, tanto na horizontal quanto na vertical, é a mesma.
Os geoplanos podem ser de vários tamanhos, de acordo com o n.º de pinos em cada lado, por exemplo, 10x10, ou seja, cada lado do geoplano tem 10 pinos (pregos).
1ª atividade:
Divida a turma em duplas ou trios, entregue o geoplano e os elásticos para cada equipe. Deixe que manipulem livremente o material e descubram o que podem fazer com ele. É uma atividade de contato concreto com o material que propicia trocas entre os integrantes do grupo.
Depois, peça para cada equipe dizer o que observou sobre o geoplano e o que conseguiu fazer. Nesta hora seria interessante fazer perguntas para orientar os alunos.
Desafie os alunos a construírem figuras geométricas no geoplano. Para isso, entregue quatro cartões com uma figura diferente da outra para cada dupla ou trio construir em seu geoplano.
Após a construção, auxilie as equipes a explicar como fizeram e o que observaram. O professor deve intervir com perguntas sobre a figura construída:
- Qual o nome da figura?
- Como foi construída no geoplano?
- Se está como a do cartão, continue argumentando por que está igual ou não.
Professor, ainda nesta atividade você poderá escolher se as respostas serão orais e/ou por escrito.
Aproveite para comparar as construções de uma equipe com outra e junto com a turma validar as respostas ou argumentos apresentados pelos colegas. Assim, seus alunos vão descobrir com os outros, qual a melhor forma ou maneira de construir as figuras geométricas no geoplano. É uma forma participativa de se construir conceitos que gera compreensão e comparação entre o vivido e o construído.
Ao final das comparações, anote no quadro as descobertas feitas pela turma, sempre que possível, oriente e relembre o que o grupo já sabe sobre cada figura geométrica, como, por exemplo:
Está figura é um hexágono. Para construí-la colocamos o elástico apoiado em seis pinos e dentro da figura temos sete pinos.
Ao apoiar o elástico em um pino pulamos outro e apoiamos no seguinte, formamos assim uma linha com três pinos.
Ao final do registro, peça para cada aluno copiar o texto no caderno e desenhar a figura na malha pontilhada ou geoplano de papel.
Desta forma, o professor já está trabalhando o conceito de polígono que é formado por segmentos de reta, um seguido do outro. Esses segmentos não se cruzam e têm extremidades comuns.
O professor pode comentar com estas palavras o conceito pois ele será registrado na atividade que se segue.
2ª atividade:
Siga as pistas
Faça o jogo do siga as pistas. Para isso basta escrever as informações sobre cada figura geométrica e a turma deve seguir as pistas para formá-la no geoplano.
Ex: Esta figura fica apoiada em 4 pinos e no centro tem 4 pinos também. (R: quadrado)
Logo depois de construída, cada dupla desenha a figura na malha pontilhada. Faça o mesmo com mais 5 ou 6 figuras geométricas, sugiro que use algumas trabalhadas na atividade anterior e acrescente outras para desafiar a turma.
No final, leia outra vez cada pista sorteada e convide algumas duplas para demonstrarem no quadro como descobriram a figura geométrica. Compare com as outras duplas para que observem qual a pista que não foi seguida corretamente, desta maneira terão um olhar mais atento na hora de construir e copiar a figura.
Por último, produza com a turma uma lista de dicas para trabalhar no geoplano. Aproveite para aprimorar o conhecimento dos alunos através de perguntas como:
Como se chama a linha que liga um pino ao outro? R: Lado da figura.
E o ponto ou pino de apoio de cada figura? R: Vértice
Quantos lados têm cada figura? E quantos vértices?
As figuras que você formou são:
Fechadas ou abertas?
Planas ou não-planas?
Curvas, sinuosas ou retas?
Ao final da atividade os alunos e o professor podem reafirmar o conceito de polígono que já foi discutido e construído anteriormente, tal como:
As figuras planas fechadas, com lados retos que não se cruzam são chamadas de polígonos.
3ª atividade:
Criando figuras diferentes
Professor, peça aos grupos que façam figuras diferentes, permitindo que pensem sobre as características geométricas como número de lados e tamanho de lados e vértices. Peça para cada grupo construir:
- Diferentes triângulos e desenhe na malha pontilhada.
- Diferentes figuras de 4 lados e desenhe na malha pontilhada.
- Diferentes retângulos e desenhe na malha pontilhada.
Cada grupo apresenta suas figuras e compara com os demais, observando semelhanças e diferenças.Registre as figuras que surgirem e monte uma tabela de polígonos e suas propriedades.
EX: Triângulo equilátero – 3 lados do mesmo tamanho ou medida
3 vértices
Triângulo escaleno – 3 lados com medidas diferentes
3 vértices
Triângulo isósceles – 3 lados / 2 lados de mesma medida
3 vértices
Geoplano virtual:
http://casadamatematica.blogspot.com/2008/05/geoplano-virtual.html
Sugestões de atividades com o geoplano:
http://jardimfascinante.blogspot.com/2009/11/casinha-das-bonecas.html
Utilize como instrumento de avaliação a participação dos alunos na construção das figuras, suas argumentações e observações, principalmente, sua habilidade em expor suas hipóteses para resolver as atividades propostas. Além dos registros escritos e os desenhos feitos por cada aluno no decorrer das atividades. As sugestões e processos de resolução que cada aluno propõe às situações-problema devem ser considerados para a avaliação qualitativa do professor.
Avaliar a capacidade de construir conceitos geométricos utilizando o geoplano.
Quatro estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/01/2016
Cinco estrelasExcelente aula! Irei aplica-la em minhas turmas.
04/05/2015
Cinco estrelasMUITO BOM.....
15/08/2014
Cinco estrelasAchei essa aula muito boa!!!! irei utilizar com meus alunos e indicar aos colegas
14/01/2014
Cinco estrelasótima aula. me foi muito útil.
24/09/2012
Cinco estrelasFoi muito bom para mim, pois me auxiliou em uma aula que darei no curso de matemática que faço - 7º semestre sobre material didático manipulável. Obrigada!!
21/08/2012
Cinco estrelasGostei muito da atividades, já faço uso do geoplano na aula de geometria.Começo com a proposta de construção do geoplano pelos alunos.è uma atividade interressante e intrega a família na atividade.
07/08/2012
Cinco estrelasGostei ms falta explica kantos centímetros de distancia de um p outro
08/08/2011
Cinco estrelasGostei muito das sugestões de atividades. São fáceis de realizar e acredito que os alunos irão adorar.
09/05/2011
Três estrelasmuitoo bomm .. :D
13/09/2010
Cinco estrelasSão atividades bastantes significativas para conceituar polígonos, assim, sugiro também neste momento ir conceituando perímetro e área para 6º e 7º com os polígonos mais básicos. parabéns....