30/03/2011
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Conhecer diversas poesias;
Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica;
Elaborar um sarau de poesia on line. ·
Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica;
Elaborar uma animação comparativa entre diferentes poetas.
Discuta com os alunos o que eles conhecem sobre poesia, suas preferências, etc.
A ideia deste projeto é que ele seja uma atividade de intercambio entre 2 turmas.
O objetivo é estudar a poesia e trocar informações sobre o que eles estão aprendendo. Para a comunicação podem ser usadas várias ferramentas, tais como: o e-mail, conversa instântanea via MSN ou SKYPE, o importante é fazer com que os alunos troquem informações e tenha um destinatário para debater sobre as produções elaboradas durante a execução do projeto. Caso haja a possibilidade de ser uma classe de outra cidade, municipio ou estado seria mais interessante, pois além dos alunos trocarem informações sobre a poesia poderiam conhecer crianças de outros lugares. Para o professor também seria uma experiencia riquíssima, pois estaria trabalhando colaborativamente via on line efetivamente e rompendo os muros da sala de aula através da tecnologia. O planejamento colaborativo é um ótimo instrumento para o professor ter novas referências.
Antes de se propor uma atividade que confronte prosa e poesia é preciso ter muita clareza quais são as características de cada uma delas. Para ajudar nessa caracterização, professor, segue um link de um texto publicado no site Recanto das Letras, que de forma muito didática faz essa distinção.
http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/1357485
“Na poesia o eu se volta para o exterior, na tentariva de exprimir o seu interior. É uma escrita de dentro para fora. Já na prosa a escrita é de fora para dentro, com o eu tentando interiorizar a realizade...Interessa então o mundo, as descrições, as situações, o que acontece, como acontece e quando acontece. A prosa acontece num período passado. Possui objetividade do contrário da poesia”...
Fábio Melo Fonte: http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/1357485
A poesia dessa forma é uma forma subjetiva, única de ver e expressar o mundo. Nesse aspecto somos privilegiados de nossa nacionalidade, pois temos um rico e vasto mundo escrito por nosso poetas. Mais do que nuna a poesia faz sentido em nossas vidas, numa era no qual as informações tem a velocidade de clicks, é fundamental refletirmos como somos e o que sentimos. A tecnologia pode incorporar outras formas e sentidos a poesia, o que constitui o objetivo central desta aula, associar poesia e tecnologia em busca do conhecimento reflexivo da língua e daquilo que somos, seres humanos em busca do conhecimento.
ATIVIDADE 1- O QUE É POESIA- COM DRUMMOND
Apresente a ideia do projeto colaborativo. Façam um e-mail coletivo, apresentando a turma. Envie fotos da classe e do local em que estudam. Combinem de verem e analisarem o livroclip e a poesia de Drummond. Para iniciar essa viagem pelo mundo da poesia, o Portal do Professor, dispõe uma animação muito interessante, o livrolip de Carlos Drummond.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19161
Apresente o livro clip aos alunos, peça que explorem os diferentes recursos, desde o jogo até a biografia do autor. Depois dessa pesquisa pelo site ,apresente novamente a poesia “No meio do caminho” de Carlos Drummond de Andrade.
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Fonte da imagem: : http://www.algumapoesia.com.br/drummond/drummond04.htm
Conte um pouco sobre a história do poema e o quanto ele causou críticas na época, os tradicionalistas contras os modernistas.
Questione os alunos sobre quais sentimentos o poema “no meio do caminho” transmitem?
Peça para os alunos pesquisarem o contexto em que a poesia foi publicada em 1930.
Traga a poesia para o mundo dos alunos, quais são as pedras no caminho deles?
Explique sobre a relação entre a poesia e o que vemos e sentimos.
Lance a questão: Você acha a poesia importante? Por quê?
Incentive aos alunos a exporem suas opiniões.
Depois da atividade realizada elaborem um email com as principais descobertas sobre Drummond e seu poema “No Meio do caminho.”
ATIVIDADE 2- POEMAS VISUAIS
Leia a resposta da outra turma e comente com os alunos sobre as diferenças e semelhanças no entendimento do poema..
A magia da poesia pode ir além das palavras com a associação a tecnologia, a poesia ganha um “novo vestuário”, assim fica divertido ver a poeisa sob o olhar do outro que veste.
Seguem alguns links de poesias postadas no Youtube.
Ou isto ou aquilo- Cecilia Meirelles
http://www.youtube.com/watch?v=4PO3NH0MYSw&feature=related
Leilão de Jardim-
Credito da imagem: http://algarvebecre.blogspot.com/2009/05/leilao-de-jardim.html
http://www.youtube.com/watch?v=quO2R5nQM-8&feature=related
a Bailarina- Cecilia Meirelles
Crédito da imagem: http://balletnaomasoquista.blogspot.com/2010/06/ola-pessoas-ou-bailarinasnao-que.html
http://www.youtube.com/watch?v=9UsKkiIx3Iw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Z-l1C9qOwKc&feature=related
As borboletas
Crédito da imagem: http://www.colmagno.com.br/TodoDiaPoesia/imagens/Borboleta_Gabriela.jpg
http://www.youtube.com/watch?v=ryuWHNlomek&feature=related
A Casa
Crédito da imagem: http://www.diariodovale.com.br/noticias/11107,print.html
http://www.youtube.com/watch?v=ipjly96rzxA&feature=related
A Corujinha
Crédito da imagem: http://www.toquinho.com.br/pagina.php?BuscaL=A&cod_menu=8&sub=12
http://www.youtube.com/watch?v=uCNZkklNZYo
Mistério do passado José Paulo Paes
Crédito da imagem: http://universofantastico.wordpress.com/2009/07/page/2/
http://www.youtube.com/watch?v=uCNZkklNZYo
Cadê- José Paulo Paes
http://www.youtube.com/watch?v=Tr6U3XFw6a0&feature=related
João e Maria Chico Buarque
http://www.youtube.com/watch?v=CRIXprZqRd4&feature=more_related
Menino azul- Cecilia Meirelles
http://www.youtube.com/watch?v=4Wb1-pI1NxM
A língua do Nhem
http://www.youtube.com/watch?v=Wl_-Sio2TBE&feature=related
Depois de ver esses belos poemas visuais, lance um desafio para os alunos, criar videoclips de poemas e enviar para os colegas da outra turma.
3ª ATIVIDADE- VIDEOCLIPS DE POESIAS
Divida a classe em equipes de no máximo 4 alunos, cada grupo deverá seguir a seguinte sequência:
1. Escolher uma poesia para fazer o videoclip;
2. Devem pesquisar sobre o contexto em que a poesia foi escrita;
3. Depois de selecionada a poesia, devem fazer um roteiro do videoclip, listando materiais necessários para a encenação, trilha sonora, definição de papéis no videoclip, etc. Acompanhe a execução de todas as fases e faça intervenções quando necessárias.
4. Depois de gravado o video clip, os alunos podem usar o programa MovieMaker para edição- colocar narração, trilha sonora e texto.
5. Avalie com o grupo se a produção está pronta para ser postada ou enviada por email.
6. Assim que cada grupo finalizar sua produção, faça uma socialização de todas as produções.
7. Combine com os alunos se qual será o meio para enviar para a turma parceira poder ver a produção deles, as sugestões são: postagem no youtube, montagem de um blog, postar no slideshare ou serem enviados por email.
8. Escolhido o meio de comunicação auxilie cada grupo no envio ou postagem para a turma parceira.
4ª ATIVIDADE- RECEBENDO AS POESIAS DOS COLEGAS
Depois de trocarem e verem os videoclips dos colegas, peça para os alunos escreverem uma comparação entre a poesia que o grupo enviou e a que recebeu. Para tal podem utilizar um editor de texto, também devem escrever uma carta de finalização do projeto, agradecendo o empenho e dedicação dos colegas.
Nome | Tipo |
---|---|
Drummond e o jogo da pedra | Vídeo |
Faça uma autoavaliação com cada equipe em relação aos seguintes itens:
1- O que aprenderam sobre poesia?
2- Qual foi a descoberta mais surpreendente?
3- Como foi trabalhar colaborativamente?
4- Qual foi a contribuição de cada um na elaboração das tarefas?
5- Que nota o grupo dá para o videoclip que produziram?
6- Que nota o grupo dá para o videoclip que receberam?
7- Em relação ao uso das tecnologias, oque foi mais dificil?
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/03/2013
Cinco estrelasExcelente trabalho que possibilita expandir o tratamento com a língua portuguesa, além de poder fazer conexões com diversas disciplinas dentro de cada poema trabalhado, pois potencializa o aprendizado das crianças. Obrigada pela dedicação no seu trabalho, pois garante a outros educadores poderem compartilhar e ampliar através do seu olhar.