Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Palitos: construindo formas e descobrindo quantidades

 

23/08/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas o aluno poderá utilizar palitos para construir diferentes formas; identificar formas geométricas nas construções dos alunos; estabelecer contagens que envolvam adição e subtração a partir dos palitos e elaborar situações problema com os alunos, a partir das construções e das quantidades utilizadas.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenha trabalhado com o aluno quantidade de zero a trinta. Também sugerimos o trabalho com a aula publicada no Portal do Professor intitulada “Brincando com a adição” no sítio: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15647 

Estratégias e recursos da aula

Introdução  

A presente aula pode ser realizada a partir da utilização de palitos de picolé ou mesmo palitos de fósforos usados. Optamos por utilizar e apresentar uma proposta com palitos de fósforos usados.

Estratégia e recursos da aula

Atividade 1:  aproximadamente 60 minutos

Com os alunos organizados em uma roda de conversa, distribua cerca de 30 palitos para cada dupla e uma cartolina. Depois, converse com a turma sobre as diferentes possibilidades de representarmos diferentes formas através da utilização de palitos. Cada dupla terá um tempo de aproximadamente cinco minutos para conversar e decidir o que irá construir, utilizando no máximo os trinta palitos recebidos. Depois de decidido, as duplas executarão o que pensaram com os palitos, num tempo estimado de vinte minutos, devendo colar os palitos na cartolina para compor a forma desejada. Após esse tempo, as duplas deverão explicar o que formaram com os palitos. O professor poderá fotografar a produção de cada dupla com o objetivo de registrar esse momento.                 

A seguir cada dupla deverá escrever o nome da imagem formada com os palitos. Agora, é o momento de explorar as formas geométricas que foram utilizadas para dar forma à imagem. As duplas poderão escrever na própria cartolina, o nome das formas utilizadas tais como: forma de quadrado, forma de retângulo e forma de triângulo. Depois de explorada as imagens e suas formas, os alunos deverão escrever os seus nomes e expor a cartolina no mural da sala de aula, podendo convidar outras turmas para ver suas produções.

Atividade 2:  aproximadamente 60 minutos

Neste momento propomos uma atividade com palitos que envolvam desafios a serem resolvidos pelos alunos a partir da utilização de palitos.            

O professor poderá dividir a sala de aula em grupos de quatro ou cinco alunos e distribuir dez palitos para cada grupo. Depois, falará palavras, como as sugeridas abaixo, uma de cada vez, e cada grupo deverá formar a gravura utilizando, todos ou alguns dos palitos recebidos.

1-      Casa

2-      Carro

3-      Prédio

4-      Rua

5-      Cavalo

A cada palavra falada pelo professor, os alunos terão um tempo de aproximadamente dois ou três minutos para compor a figura. Antes de falar a próxima palavra os alunos deverão observar a produção dos outros grupos, percebendo a quantidade de palitos utilizada e a própria organização e disposição dos palitos feita por cada grupo.

Depois desse trabalho, proponha outro desafio à turma, que é formar a letra "T" utilizando no máximo quinze palitos. Com os alunos ainda em grupo solicite que formem a letra utilizando qualquer quantidade. Após todos terminarem, faça perguntas como:

  • Quantos palitos foram usados?    
  •  Quantos sobraram?       
  • Todos os grupos utilizaram a mesma quantidade de palitos?

Após esse trabalho, leve a turma ao Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio sugerido:

Fonte: http://rachacuca.com.br/jogos/palitos/ 

No sítio acima, os alunos terão oportunidade de resolver desafios online que envolvem palitos. Os alunos poderão estar organizados em duplas, para que haja troca de ideias e sugestões. Cada dupla deverá escolher seu desafio e tentar resolvê-lo. Ao retornar para a sala de aula, proponha um momento em que os alunos utilizem os palitos para propor os desafios vivenciados por eles aos demais colegas da sala de aula.

Atividade 3:  aproximadamente 60 minutos

Durante o dia a dia das crianças na escola, o professor pode observar o acontecimento de situações que podem ser transformadas em problemas para a turma resolver. Proponha a utilização, pelos alunos, dos palitos na busca de encontrar os resultados. Para isso, entregue vinte palitos para cada aluno e proponha oralmente as situações-problema. Depois, os alunos poderão registrar em uma folha em branco ou mesmo no caderno de Matemática, os problemas e os resultados. Veja o exemplo abaixo:

1 - Rafael trouxe 20 balas e quer distribuir para seus 17 colegas da sala. Você acha que as balas são suficientes? Sobrará alguma bala? 

2 – Que delícia! Kátia trouxe três bananas, Vanessa duas maçãs e Luan cinco goiabas. Quantas frutas nossos colegas trouxeram?   

Depois de resolver as situações-problema utilizando os palitos, leve os alunos ao Laboratório de Informática e assistam ao vídeo sugerido abaixo:

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=qg0aI6hEE8I&feature=related 

A partir do vídeo, os alunos terão oportunidade de conhecer novas formas de utilizar os palitos para construir coisas próximas do cotidiano de cada um. Para finalizar o trabalho, proponha que os alunos construam algum objeto ou alguma coisa do seu interesse utilizando no máximo trinta palitos. Depois de tudo pronto, organize com os alunos uma exposição dos trabalhos.

Para isso, confeccione cartazes convidando as outras turmas da escola para assistirem a exposição. Lembre-se de trabalhar com os alunos as informações que devem conter no cartaz como: data, horário, local e quem está convidando e sendo convidado. No dia da exposição dos trabalhos os alunos poderão relatar as vivências durante as atividades que envolveram a utilização de palitos como os desafios e as construções de diferentes formas geométricas.

Recursos Complementares

Para outras informações sugerimos o livro: OBERMAIR, G. Quebra-cabeças, truques e jogos com palitos de fósforos. São Paulo: Ediouro, 1981. Trad. de Fernando B. Ximenes.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre as formas geométricas e a capacidade de abstração, ao materializar uma imagem através dos palitos, bem como sobre as operações de adição de subtração.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Emmanuel Ferreira Albuquerque, Esc.Mun.Antônia do S.S. Machado , Paraíba - disse:
    emmanuelf03@gmail.com

    28/10/2013

    Quatro estrelas

    Ótima atividade lúdica e acessível para as Escolas Públicas, que desenvolve o raciocínio lógico e mais motivação nas Aulas de Matemática.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.