Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Possibilidades: o que você acha?

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas o aluno poderá trabalhar com os possíveis resultados em um lançamento de dados, efetuar operações de adição com os resultados obtidos no lançamento de dois dados, identificar nos lançamentos dos dados as faces que compõem o dado, observando se são pares ou ímpares, bem como conhecer as faces opostas dos dados.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com o aluno operações básicas de adição e de subtração, bem como o reconhecimento e o entendimento de números pares e ímpares. Também sugerimos o trabalho com a aula do Portal do Professor intitulada “Dados: Lance e Descubra” disponível no sítio:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4737 

Estratégias e recursos da aula

Introdução:

O trabalho com dados de seis faces na escola, contribui com a construção de conhecimentos matemáticos a partir de resultados aleatórios, que ficam restritos ao número de faces. Ao manipular os dados os alunos criam expectativas e desenvolvem um pensamento prospectivo de tentativas de acertar o resultado.

Estratégia e recursos da aula

Atividade 1:  aproximadamente 60 minutos

Professor, inicie a aula com uma roda de conversa. Pergunte aos alunos se conhecem um dado e como ele é. Entregue um pedaço de papel em branco, podendo ser uma folha sulfite recortada ao meio. Solicite que os alunos registrem as faces do dado que conhecem e coloquem o seu nome e a data da atividade na sua folha. Depois, organize um painel com as hipóteses dos alunos, no mural da sala de aula. Agora, divida a turma em duplas e disponibilize um dado de seis faces, para cada uma. Inicie a aula explorando os dados com os alunos. A turma poderá observar:

  • Número de faces;
  • Quantidades existentes em cada face do dado;
  • As faces opostas do dado, identificando-as;
  • Se há ou não repetição de quantidades;
  • A forma de representação das quantidades em cada face.

Depois da observação, os alunos irão confrontar as suas hipóteses levantadas num primeiro momento, com as descobertas feitas a partir da observação do dado. Para isso, deverão receber outra folha, do mesmo tamanho da anterior, e registrar as faces do dado após observação.

Atividade 2:  aproximadamente 60 minutos

Professor, leve a turma ao Laboratório de Informática e utilize o sítio abaixo:

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dado 

A partir do sítio sugerido, os alunos terão a oportunidade de conhecer os diferentes tipos de dados e materiais para construí-los e sua origem. No sítio acima, percebemos uma curiosidade dos dados de seis faces, que consiste na soma de suas faces opostas, apresentando como resultado o numeral sete. Propomos nesse momento, que os alunos, organizados em duplas, identifiquem as faces opostas do dado efetuando a soma.

A tabela a seguir, poderá ser disponibilizada para cada aluno fazer o seu registro, porém ela deverá estar em branco, para que o aluno possa desenhar as faces e realizar a soma, sendo o a imagem abaixo apenas um exemplo:

Fonte: Acervo da Autora.

Agora, com o intuito de perceber a utilização dos dados nos jogos, proponha o “Jogo das 50 casas”. Com a turma organizada em duplas, disponibilize para cada aluno a tabela abaixo e um dado.

Fonte: Acervo da Autora.

Os alunos tiram “par ou ímpar” para decidir quem inicia o jogo. Iniciará o jogo, aquele que obtiver a quantidade par. O jogador lança dois dados e faz a soma de suas faces. Depois, deverá colorir ou mesmo fazer um símbolo, escolhido por ele, para marcar as casas da tabela correspondendo à quantidade tirada na jogada. Em seguida, o outro jogador lança simultaneamente os dados. E assim, o jogo prossegue até que um dos jogadores preencha todo quadro, vencendo o jogo. Após o término do jogo, é importante que os alunos exponham suas impressões  sobre o jogo, falando das dificuldades e facilidades encontradas durante o processo.

Atividade 3:  aproximadamente 60 minutos

Nesse momento, os alunos, organizados em duplas, terão a oportunidade de realizar cinco lançamentos aleatórios simultaneamente de dois dados, registrando no quadro abaixo, os resultados obtidos.

Fonte: Acervo da Autora

Com o quadro completo, converse com os alunos sobre os resultados registrados na tabela, bem como sobre as diferentes formas que os alunos utilizaram para fazer a contagem total de pontos (utilizando os dedos, contando um por um as marcas dos dados que expressam quantidades, mentalmente ou mesmo com auxílio de outros materiais).

Agora, ainda organizados em duplas, os alunos deverão fazer lançamentos simultâneos e aleatórios de dois dados e registrar as faces obtidas nas jogadas, classificando-as em pares ou ímpares. Para isso, faça algumas explicações o significado de par e ímpar na sala de aula. Cada aluno deverá receber uma folha com a tabela a seguir:

Fonte: Acervo da Autora

Após todos os grupos terminarem a atividade proposta, solicite que apresentem para a turma as suas respostas, demonstrando as faces pares e ímpares dos dados. Auxilie os alunos na observação do fato das faces opostas dos dados estarem relacionadas a números pares e ímpares, sendo uma ímpar e a outra par.

Recursos Complementares

Para informações sobre a construção de um dado, sugerimos o sítio: http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=134&fileName=dados_de_jogar.pdf 

Avaliação

A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre a constituição de um dado de seis faces e as possibilidades de  utilizá-lo em situações de jogo. Também é necessário observar os conhecimentos obtidos sobre a adição a partir dos lançamentos simultâneos dos dados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.