Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fim do Império Romano e a formação do feudalismo na Europa

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Leila Floresta
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Alinne Grazielle Neves Costa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Localizar, no espaço, o Império Romano no século V;

Descrever os processos que levaram ao fim do Império Romano;

Conhecer os germanos que entraram no mundo romano;

Relacionar o esvaziamento das cidades com a formação do colonato.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que aluno saiba o conceito de Império e o processo de formação do Império Romano.

Estratégias e recursos da aula

1- Iniciar aula apresentando em mapa o Império Romano. Assim, os alunos poderão perceber a dimensão deste império, os países que estiveram sob o seu controle e sua divisão em dois impérios

Mapa1: Império Romano

                                                                                 

 

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=80 

Mapa 2: Divisão do Império Romano  

                                                                               Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Romano 

Após apresentação dos mapas, sugira ao aluno que leia o texto : A Crise do Império Romano

Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=80 

Neste texto, o aluno poderá entender as razões que levaram à divisão entre Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente, mostrando que o segundo só caiu definitivamente no século XV, enquanto o primeiro no século V, levando ao surgimento do feudalismo.

Em seguida o aluno  deverá fazer um relatório com os motivos principais da crise do Império Roamano.

2- Apresentar vídeo no youtube: Roma Ascensão e Queda de um Império – Último Imperador (parte I)

" target="_blank">- 

      http://www.youtube.com/watch?v=d4ToLW_NgaU&feature=related

O vídeo, de apenas 9 minutos, retrata Roma em guerra contra os hunos, em meados do século V. Apesar de tratar de dois personagens específicos, o romano Flávio Orestes e o huno Átila, o professor pode chamar a atenção do aluno para a interação que existia com os germanos antes da invasão e apontar aspectos da crise que levaram a queda do império romano: dificuldade de guardar as fronteiras, crise da mão de obra e ruralizacão (colonato). Ao explorar quem eram estes germanos que estavam invadindo o Império Romano é preciso mostrar aos alunos que, além dos hunos, existiam outros povos germanos que participaram da invasão ao território romano. 

Atividade : Após ver o filme solicite ao aluno que faça uma pesquisa sobre os outros povos germânicos. Para isso, ele poderá pesquisar nos sites:

3-Após ver mapas e vídeos o professor poderá trabalhar o texto disponível no site: Mundo Vestibular

O aluno perceberá neste texto a crise do império romano,  as invasões germânicas e as contribuições destes povos para o processo de feudalização na Europa. Além disso, o texto trata de alguns costumes germânicos.  Confira o excerto abaixo:

 “Foi com a introdução das tradições dos bárbaros, também chamados germânicos, que o mundo feudal ganhou suas primeiras feições.” “Não cozinham nem temperam o que comem. Alimentam-se de raízes silvestres ou da carne do primeiro animal que aparece, carne esta que esquentam por algum tempo, sobre o dorso de seu cavalo, entre suas próprias pernas. Não possuem abrigo. Entre eles não se usam casas, nem túmulos. Não encontraríamos nem mesmo uma cabana. Passam a vida percorrendo as montanhas e as florestas. São endurecidos desde o berço contra o frio, a tome e a sede. Mesmo em viagem, não entram em habitação sem necessidade absoluta e não se crêem nunca em segurança. Não têm reis nem governantes, mas obedecem a chefes, eleitos em cada circunstância. Quando se lançam ao combate, soltam no ar uma gritaria terrível.”

Fonte: Amiano Marcelino. Res gestae. Transcrito por Courcelle, Pierre. História literária das grandes invasões germânicas. Petrópolis, Vozes, 1955, pp. 151-152.

É importante que o aluno leia o texto todo. Disponível em:  http://www.mundovestibular.com.br/articles/4236/1/INVASOESBARBARAS/Paacutegina1.html      

Atividade: A partir deste texto o professor poderá levantar algumas questões:            

  • Qual o significado dos termos bárbaros e vândalo na sociedade romana?       
  • Na sua opinião, por que o estilo de vida deste povos causava tanto espanto aos romanos?
  •  Por que estas palavras hoje adquiriram um significado negativo?

4- Atividade: A charge abaixo poderá ser utilizada para complementar a explicação. A partir desta charge o aluno poderá criar uma nova charge sobre a sua compreensão desta interação entre romanos e germanos.

  

                                                        http://contagotascotidiano.blogspot.com/2008/02/charge-de-liberati-brbaros-e-romanos.html 

É importante que o aluno perceba que esta mistura, este encontro cultural entre germanos( Comitatus) e romanos (Colonato) acabou construindo o que hoje chamamos de civilizacão européia medieval.

Recursos Complementares

Para ampliar o conhecimento e mostrar algumas curiosidades sobre romanos e germanos, outros sites poderão ser utilizados:

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas pesquisas, debates, na criação da charge e também por atividades escritas sobre as aulas ministradas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Telma Lino, Colégio Estadual Duque de Caxias , Bahia - disse:
    t-lino@hotmail.com

    04/12/2012

    Quatro estrelas

    Otima, pratica e organizada, de fácil compreensão.


  • Carla goulart, Colégio , Rio de Janeiro - disse:
    carlacgoulart@hotmail.com

    09/02/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom o material. Obrigada por mais este recurso que contribuirá para o enriquecimento de minhas aulas.


  • Suzana R. L. Oliveira, COLEGIO ESTADUAL SERAFIM DE CARVALHO , Goiás - disse:
    suzanarili@yahoo.com.br

    27/01/2012

    Cinco estrelas

    Esta aula permite adpatação para diferentes atividades, excelente!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.