01/12/2010
Alinne Grazielle Neves Costa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Localizar, no espaço, o Império Romano no século V;
Descrever os processos que levaram ao fim do Império Romano;
Conhecer os germanos que entraram no mundo romano;
Relacionar o esvaziamento das cidades com a formação do colonato.
É necessário que aluno saiba o conceito de Império e o processo de formação do Império Romano.
1- Iniciar aula apresentando em mapa o Império Romano. Assim, os alunos poderão perceber a dimensão deste império, os países que estiveram sob o seu controle e sua divisão em dois impérios
Mapa1: Império Romano
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=80
Mapa 2: Divisão do Império Romano
Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Romano
Após apresentação dos mapas, sugira ao aluno que leia o texto : A Crise do Império Romano
Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=80
Neste texto, o aluno poderá entender as razões que levaram à divisão entre Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente, mostrando que o segundo só caiu definitivamente no século XV, enquanto o primeiro no século V, levando ao surgimento do feudalismo.
Em seguida o aluno deverá fazer um relatório com os motivos principais da crise do Império Roamano.
2- Apresentar vídeo no youtube: Roma Ascensão e Queda de um Império – Último Imperador (parte I)
http://www.youtube.com/watch?v=d4ToLW_NgaU&feature=related
O vídeo, de apenas 9 minutos, retrata Roma em guerra contra os hunos, em meados do século V. Apesar de tratar de dois personagens específicos, o romano Flávio Orestes e o huno Átila, o professor pode chamar a atenção do aluno para a interação que existia com os germanos antes da invasão e apontar aspectos da crise que levaram a queda do império romano: dificuldade de guardar as fronteiras, crise da mão de obra e ruralizacão (colonato). Ao explorar quem eram estes germanos que estavam invadindo o Império Romano é preciso mostrar aos alunos que, além dos hunos, existiam outros povos germanos que participaram da invasão ao território romano.
Atividade : Após ver o filme solicite ao aluno que faça uma pesquisa sobre os outros povos germânicos. Para isso, ele poderá pesquisar nos sites:
3-Após ver mapas e vídeos o professor poderá trabalhar o texto disponível no site: Mundo Vestibular
O aluno perceberá neste texto a crise do império romano, as invasões germânicas e as contribuições destes povos para o processo de feudalização na Europa. Além disso, o texto trata de alguns costumes germânicos. Confira o excerto abaixo:
“Foi com a introdução das tradições dos bárbaros, também chamados germânicos, que o mundo feudal ganhou suas primeiras feições.” “Não cozinham nem temperam o que comem. Alimentam-se de raízes silvestres ou da carne do primeiro animal que aparece, carne esta que esquentam por algum tempo, sobre o dorso de seu cavalo, entre suas próprias pernas. Não possuem abrigo. Entre eles não se usam casas, nem túmulos. Não encontraríamos nem mesmo uma cabana. Passam a vida percorrendo as montanhas e as florestas. São endurecidos desde o berço contra o frio, a tome e a sede. Mesmo em viagem, não entram em habitação sem necessidade absoluta e não se crêem nunca em segurança. Não têm reis nem governantes, mas obedecem a chefes, eleitos em cada circunstância. Quando se lançam ao combate, soltam no ar uma gritaria terrível.”
Fonte: Amiano Marcelino. Res gestae. Transcrito por Courcelle, Pierre. História literária das grandes invasões germânicas. Petrópolis, Vozes, 1955, pp. 151-152.
É importante que o aluno leia o texto todo. Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/4236/1/INVASOESBARBARAS/Paacutegina1.html
Atividade: A partir deste texto o professor poderá levantar algumas questões:
4- Atividade: A charge abaixo poderá ser utilizada para complementar a explicação. A partir desta charge o aluno poderá criar uma nova charge sobre a sua compreensão desta interação entre romanos e germanos.
http://contagotascotidiano.blogspot.com/2008/02/charge-de-liberati-brbaros-e-romanos.html
É importante que o aluno perceba que esta mistura, este encontro cultural entre germanos( Comitatus) e romanos (Colonato) acabou construindo o que hoje chamamos de civilizacão européia medieval.
Para ampliar o conhecimento e mostrar algumas curiosidades sobre romanos e germanos, outros sites poderão ser utilizados:
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas pesquisas, debates, na criação da charge e também por atividades escritas sobre as aulas ministradas.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/12/2012
Quatro estrelasOtima, pratica e organizada, de fácil compreensão.
09/02/2012
Cinco estrelasMuito bom o material. Obrigada por mais este recurso que contribuirá para o enriquecimento de minhas aulas.
27/01/2012
Cinco estrelasEsta aula permite adpatação para diferentes atividades, excelente!