Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Lefties or Righties: canhotos e destros são muito diferentes?

 

13/09/2010

Autor y Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Debater sobre o tema: "To what extent are left-handed people placed at a disadvantage in today's world? / Quanto as pessoas canhotas têm sido colocadas em desvantagem no mundo atual? – (as diferenças entre as pessoas nos separam ou unem?).
  • Pesquisar e debater sobre os vários significados da palavra “left – esquerda” e “right – direita” quando usadas em diferentes contextos.  
  • Evidenciar as características de uma boa comunicação oral e escrita em Inglês.  

(Adaptado de: http://www.tefl.net/esl-lesson-plans/TP_Other-Hand.pdf

Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Estratégias de leitura em Língua Inglesa.   

- Marcadores discursivos (conjunções).

Estratégias e recursos da aula

Motivação   

Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início as discussões sobre o tema destas aulas - diferença entre destros e canhotos - o professor apresentará, na forma de transparência (slide) ou impressa, algumas imagens (Figs. 1, 2, 3, 4) em que pessoas famosas estão executando alguma ação com a mão esquerda e perguntará aos alunos: “What do they have in common? – O que elas têm em comum?”.  

RECURSO

Imagens de Canhotos

Figura 1 – Jimmy Hendrix toca guitarra com a mão esquerda

Disponível em: http://jamorama.com/blog/wp-content/uploads/2009/08/jimi_hendrix-996.jpg Acesso em: 09 de agosto de 2010.    

Figura 2 – Barack Obama assina com a mão esquerda

Disponível em: http://www1.pictures.gi.zimbio.com/Obama+Signs+Order+Full+Federal+Funding+Stem+Eb9AYALGiMOl.jpg Acesso em: 09 de agosto de 2010.    

Figura 3 – Letícia Spiller passa batom com a mão esquerda

Disponível em: http://juliapetit.com.br/wp-content/gallery/leticia-spiler/webmail-view-3pl.jpeg Acesso em: 09 de agosto de 2010.    

Figura 4 – Hugo Hoyama joga tênis de mesa com a mão esquerda

Disponível em: http://www.cbtm.org.br/scripts/arquivos/hugo-hoyama-devolucao.jpg  Acesso em: 09 de agosto de 2010.    

O professor deverá ouvir as respostas dos alunos e estimulá-los a refletir sobre as semelhanças entre as pessoas apresentadas nas imagens, levando-os a perceber que todos executam ações com a mão esquerda, e explicando que são canhotos.   

Na sequência, o professor proporá um debate, em aula aberta e preferencialmente em Inglês, com base nas seguintes questões norteadoras:   

  1. What are the activities the people of the pictures are performing? / Quais são as atividades que as pessoas das figuras estão executando? (Play the guitar, sign a document, put on lipstick and play table tennis. – Tocar guitarra, assinar um documento, passar batom, e jogar tennis de mesa.)   
  2. They are left-handed. Do you think this affects the way they perform the activities? / Eles são canhotos. Você acredita que isto afeta a forma com que realizam as atividades? (Resposta livre. – Open answer.)   
  3. Are lefties more injury prone? Why? / Os canhotos tem mais tendência a se machucar? Por quê? (Resposta livre. – Open answer.)   
  4. Is it better to be right-handed? Why? / É melhor ser destro? Por quê? (Resposta livre. – Open answer.)   
  5. Do you think that lefties and righties have different abilities? Explain. – Você acredita que destros e canhotos têm habilidades diferentes? Explique. (Resposta livre. – Open answer.)   
  6. Are lefties more intelligent than righties? Explain. – Os canhotos são mais inteligentes que os destros? Explique. (Resposta livre. – Open answer.)   
  7. To what extent are left-handed people placed at a disadvantage in today's world? / Quanto as pessoas canhotas têm sido colocadas em desvantagem no mundo atual? (Resposta livre. – Open answer.)   

O professor deverá ouvir as respostas dos alunos, visando inciar a reflexão sobre o tema "diferenças e semelhanças entre destros e canhotos", que será aprofundada ao longo das próximas atividades.

ATIVIDADE 1   

Como continuidade as atividades de Motivação, o professor dirá aos alunos que a palavra “left” em inglês possui significados variados. Assim,  apresentará algumas sentenças aos alunos, na forma de slide ou transparência, nas quais a palavra “left” é usada em vários sentidos. O significado das frases será debatido a partir da consulta em dicionários, feita em duplas:   

- He left work early yesterday.

- Turn left at the traffic lights.

- Are there any biscuits left?

- She belongs to a left wing party.   

(Frases adaptadas de: http://www.tefl.net/esl-lesson-plans/TP_Other-Hand.pdf)    

A cada frase que o professor apresentar, o significado da palavra será discutido. Para consulta, sugerimos os seguintes dicionários on-line:   

RECURSO

Dicionários   

http://www.answers.com/topic/left-wing-politics    

http://www.thefreedictionary.com/left    

http://dictionary.reference.com/browse/left    

ATIVIDADE 2   

Como continuidade a discussão sobre o tema destas aulas, o professor proporá que os alunos circulem pela sala lendo algumas frases escritas em tamanho grande em cartolina e coladas na parede desde o início das atividades destas aulas (sugere-se que o professor as cole nas paredes antes do início das aulas). Estas estão propostas no Recurso (Fig. 5) e são:

  1. About 19% of the population around the world are left-handed – Em torno de 19% da população mundial é canhota.   
  2. Left-handers are more likely than right handers to be creative. – Canhotos tem mais probabilidade do que destros de serem criativos.   
  3. Left-handers are not good at most ball sports. – Canhotos não são bons na maioria dos esportes com bola.   
  4. There are more left-handed architects because left-handers are better at 3-dimensional perception. – Há mais arquitetos canhotos porque canhotos são melhores na percepção de três dimensões.   
  5. The left hemisphere of the brain controls, among other things, the logical thinking. – O hemisfério esquerdo do cérebro controla, entre outras coisas, o pensamento lógico.  

RECURSO

Frases sobre canhotos para serem coladas na parede

http://www.slideshare.net/jugense/frases-sobre-canhotos-para-serem-coladas-na-parede

Figura 5 – Imagem do Recurso   

Tais frases estarão coladas nas paredes da sala e os alunos deverão debatê-las em pequenos grupos de três a quatro integrantes, formados livremente entre aqueles que se encontrarem mais próximos. O professor deverá também colar uma cartolina ao lado de cada frase, na qual os grupos escreverão as conclusões as quais chegaram sobre as mesmas.   

Cada vez que o professor der um sinal (por exemplo: bater palma) os alunos deverão circular novamente pela sala e formar grupos diferentes do anterior, bem como, debater diferentes frases.   

Durante a realização das discussões o professor deverá circular pela sala, supervisionando os trabalhos. Sugerimos que esta etapa tenha a duração aproximada de 10 minutos.   

ATIVIDADE 3   

Nesta etapa, os alunos serão divididos em duplas para que leiam o texto “Being Left-Handed”, proposto no Recurso (Fig. 6) postado abaixo, e verifiquem as hipóteses que levantaram sobre as frases propostas nas atividades 1 e 2  (pois as frases propostas para análise na atividade anterior estão baseadas no referido texto). 

RECURSO

Texto “Being Left-Handed

http://www.lefthandersday.com/tour2.html 

Figura 6 – Imagem do Recurso   

Durante a leitura, o professor supervisionará e orientará os alunos para que utilizem a estratégia de leitura “scanning”, que consiste na busca de informações específicas no texto, e que confrontem suas opiniões sobre as frases analisadas com as informações apresentadas no texto para que possam chegar às respostas adequadas.

OBSERVAÇÃO: no Portal do Professor a aula “Scanning: extraindo as informações específicas de um texto em Língua Inglesa” , conforme link abaixo, disponibiliza explicações e atividades relacionadas a estratégia de leitura proposta (scanning).   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18883     

Segue abaixo as sentenças propostas na Atividade 1 na forma correta, isto é, conforme o texto proposto para leitura.

  1. About 13% of the population around the world are left-handed – Em torno de 13% da população mundial é canhota.    
  2. Left-handers are more likely than right handers to be creative. – Canhotos têm mais probabilidade do que destros de serem criativos.    
  3. Left-handers are usually good at most ball sports. – Canhotos geralmente são bons na maioria dos esportes com bola.    
  4. There are more left-handed architects because left-handers are better at 3-dimensional perception. – Há mais arquitetos canhotos porque canhotos são melhores na percepção de três dimensões.    
  5. The left hemisphere of the brain controls, among other things, the logical thinking. – O hemisfério esquerdo do cérebro controla, entre outras coisas, o pensamento lógico.

ATIVIDADE 4   

Como continuidade da atividade anterior, nesta etapa os alunos, ainda em duplas, deverão preparar apresentações orais em Inglês (speeches) com o tema “Advantages and Disadvantages of Being Left-Handed – Vantagens e Desvantagens de Ser Canhoto”. Tais apresentações deverão ter a duração média de 5 minutos.

Para a criação dos textos, sugerimos pesquisas nos seguintes sites:   

RECURSO

Sites Sugeridos Para Pesquisa   

http://kidshealth.org/kid/talk/qa/lefties.html    

http://www.theworldofstuff.com/lefty/

http://www.associatedcontent.com/article/667071/top_ten_advantages_of_being_lefthanded.html    

http://www.egodevelopment.com/the-left-handed-advantages-and-disadvantages/    

http://health.howstuffworks.com/human-body/parts/left-handed-sports1.htm    

http://www.guidetocareereducation.com/tips-and-tools/left-handed (Fig. 7)    

Figura 7 – Imagem do Recurso   

Sugerimos que os alunos utilizem editores de texto tais como o “BrOffice”, para a escrita do texto uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.   

RECURSO

BrOffice

http://www.broffice.org/    

Durante o processo, o professor deverá orientar as duplas quanto à organização do texto escrito, bem como pronúncia, ritmo e entonação adequadas para sua leitura.   

ATIVIDADE 5   

Nesta etapa os alunos, ainda em duplas, gravarão as apresentações produzidas na forma de podcast (Figs. 8 e 9)  que serão apresentados para a turma.   

Observação: Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, foto, pps etc…) pela Internet, através de um Feed RSS (que oferece conteúdo da Internet ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e sobre estes conteúdos), o que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um Podcast. A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - marca do aparelho de midia digital da Apple de onde saíram os primeiros scripts de podcasting - e broadcasting (transmissão de rádio ou tevê). A série de arquivos publicados por Podcasting é chamada de Podcast. O autor (ou a autora) de um Podcast é chamado(a) Podcaster. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Podcasting Acesso em: 16 de agosto de 2009).

RECURSO

Podcast

http://www.podomatic.com/featured    

Figura 8 – Imagem do Recurso

Acesso em: 16 de agosto de 2009.   

Caso o professor necessite de instruções sobre como criar um podcast, estas podem ser acessadas através do Portal do Professor:   

RECURSO

Tutorial Cadastro no Podomatic - Video Aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=88 

Figura 9 – Imagem do Recurso Acesso em: 16 de agosto de 2009.   

ATIVIDADE 6   

Finalizando as atividades destas aulas, todas as gravações (feitas pelos grupos) deverão ser ouvidas por todos da sala. Os alunos, sob orientação e supervisão do professor, comentarão sobre as informações apresentadas, e sobre os fatores envolvidos na oralidade. Para tanto, sugerimos algumas questões norteadoras, que podem ser feitas tanto em Inglês quanto em Português:

  1. What is your opinion about the presentation? - Qual sua opinião sobre o texto apresentado?
  2. What could you learn about the lefties? - O que você pode aprender sobre os canhotos?

Outrossim, também é importante avaliar a criatividade dos alunos na apresentação dos textos.   

SUGESTÃO  

Dando sequência às atividades destas aulas, os alunos, em duplas, realizarão pesquisas na Internet sobre o “International Left Hander's Day – Dia Internacional dos Canhotos” para responderem às seguintes questões:

1.      What is International Left Hander’s Day? / O que é o Dia Internacional dos Canhotos? – This is a day to increase public awareness of the advantages and disadvantages of being left-handed. / É um dia para aumentar a consciência pública quanto às vantagens e desvantagens de ser canhoto.

2.      When is it celebrated? / Quando ele é celebrado? – On August 13th. / No dia 13 de agosto.

3.      When was this date first observed? – In 1976. / Em 1976.

RECURSO

Sites Sugeridos Para Pesquisa   

http://www.squidoo.com/left-handers-day    

http://www.lefthandersday.com/about.html

http://www.lefthandedportal.com/Left-Handed-People/Left-Handers-Day.cfm (Fig. 10)      

Figura 10 – Imagem do Left-handed Portal   

Ao final desta etapa, o professor deverá solicitar que as duplas, que se sentirem à vontade, apresentem suas respostas, fazendo referências aos textos dos sites para corrigi-las. 

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos bem como a compreensão e produção de textos adequados sobre o tema proposto, nas formas oral e escrita.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.