13/09/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
(Adaptado de: http://www.tefl.net/esl-lesson-plans/TP_Other-Hand.pdf)
- Estratégias de leitura em Língua Inglesa.
- Marcadores discursivos (conjunções).
Motivação
Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início as discussões sobre o tema destas aulas - diferença entre destros e canhotos - o professor apresentará, na forma de transparência (slide) ou impressa, algumas imagens (Figs. 1, 2, 3, 4) em que pessoas famosas estão executando alguma ação com a mão esquerda e perguntará aos alunos: “What do they have in common? – O que elas têm em comum?”.
RECURSO
Imagens de Canhotos
Figura 1 – Jimmy Hendrix toca guitarra com a mão esquerda
Disponível em: http://jamorama.com/blog/wp-content/uploads/2009/08/jimi_hendrix-996.jpg Acesso em: 09 de agosto de 2010.
Figura 2 – Barack Obama assina com a mão esquerda
Disponível em: http://www1.pictures.gi.zimbio.com/Obama+Signs+Order+Full+Federal+Funding+Stem+Eb9AYALGiMOl.jpg Acesso em: 09 de agosto de 2010.
Figura 3 – Letícia Spiller passa batom com a mão esquerda
Disponível em: http://juliapetit.com.br/wp-content/gallery/leticia-spiler/webmail-view-3pl.jpeg Acesso em: 09 de agosto de 2010.
Figura 4 – Hugo Hoyama joga tênis de mesa com a mão esquerda
Disponível em: http://www.cbtm.org.br/scripts/arquivos/hugo-hoyama-devolucao.jpg Acesso em: 09 de agosto de 2010.
O professor deverá ouvir as respostas dos alunos e estimulá-los a refletir sobre as semelhanças entre as pessoas apresentadas nas imagens, levando-os a perceber que todos executam ações com a mão esquerda, e explicando que são canhotos.
Na sequência, o professor proporá um debate, em aula aberta e preferencialmente em Inglês, com base nas seguintes questões norteadoras:
O professor deverá ouvir as respostas dos alunos, visando inciar a reflexão sobre o tema "diferenças e semelhanças entre destros e canhotos", que será aprofundada ao longo das próximas atividades.
ATIVIDADE 1
Como continuidade as atividades de Motivação, o professor dirá aos alunos que a palavra “left” em inglês possui significados variados. Assim, apresentará algumas sentenças aos alunos, na forma de slide ou transparência, nas quais a palavra “left” é usada em vários sentidos. O significado das frases será debatido a partir da consulta em dicionários, feita em duplas:
- He left work early yesterday.
- Turn left at the traffic lights.
- Are there any biscuits left?
- She belongs to a left wing party.
(Frases adaptadas de: http://www.tefl.net/esl-lesson-plans/TP_Other-Hand.pdf)
A cada frase que o professor apresentar, o significado da palavra será discutido. Para consulta, sugerimos os seguintes dicionários on-line:
RECURSO
Dicionários
http://www.answers.com/topic/left-wing-politics
http://www.thefreedictionary.com/left
http://dictionary.reference.com/browse/left
ATIVIDADE 2
Como continuidade a discussão sobre o tema destas aulas, o professor proporá que os alunos circulem pela sala lendo algumas frases escritas em tamanho grande em cartolina e coladas na parede desde o início das atividades destas aulas (sugere-se que o professor as cole nas paredes antes do início das aulas). Estas estão propostas no Recurso (Fig. 5) e são:
RECURSO
Frases sobre canhotos para serem coladas na parede
http://www.slideshare.net/jugense/frases-sobre-canhotos-para-serem-coladas-na-parede
Figura 5 – Imagem do Recurso
Tais frases estarão coladas nas paredes da sala e os alunos deverão debatê-las em pequenos grupos de três a quatro integrantes, formados livremente entre aqueles que se encontrarem mais próximos. O professor deverá também colar uma cartolina ao lado de cada frase, na qual os grupos escreverão as conclusões as quais chegaram sobre as mesmas.
Cada vez que o professor der um sinal (por exemplo: bater palma) os alunos deverão circular novamente pela sala e formar grupos diferentes do anterior, bem como, debater diferentes frases.
Durante a realização das discussões o professor deverá circular pela sala, supervisionando os trabalhos. Sugerimos que esta etapa tenha a duração aproximada de 10 minutos.
ATIVIDADE 3
Nesta etapa, os alunos serão divididos em duplas para que leiam o texto “Being Left-Handed”, proposto no Recurso (Fig. 6) postado abaixo, e verifiquem as hipóteses que levantaram sobre as frases propostas nas atividades 1 e 2 (pois as frases propostas para análise na atividade anterior estão baseadas no referido texto).
RECURSO
Texto “Being Left-Handed
http://www.lefthandersday.com/tour2.html
Figura 6 – Imagem do Recurso
Durante a leitura, o professor supervisionará e orientará os alunos para que utilizem a estratégia de leitura “scanning”, que consiste na busca de informações específicas no texto, e que confrontem suas opiniões sobre as frases analisadas com as informações apresentadas no texto para que possam chegar às respostas adequadas.
OBSERVAÇÃO: no Portal do Professor a aula “Scanning: extraindo as informações específicas de um texto em Língua Inglesa” , conforme link abaixo, disponibiliza explicações e atividades relacionadas a estratégia de leitura proposta (scanning).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18883
Segue abaixo as sentenças propostas na Atividade 1 na forma correta, isto é, conforme o texto proposto para leitura.
ATIVIDADE 4
Como continuidade da atividade anterior, nesta etapa os alunos, ainda em duplas, deverão preparar apresentações orais em Inglês (speeches) com o tema “Advantages and Disadvantages of Being Left-Handed – Vantagens e Desvantagens de Ser Canhoto”. Tais apresentações deverão ter a duração média de 5 minutos.
Para a criação dos textos, sugerimos pesquisas nos seguintes sites:
RECURSO
Sites Sugeridos Para Pesquisa
http://kidshealth.org/kid/talk/qa/lefties.html
http://www.theworldofstuff.com/lefty/
http://www.associatedcontent.com/article/667071/top_ten_advantages_of_being_lefthanded.html
http://www.egodevelopment.com/the-left-handed-advantages-and-disadvantages/
http://health.howstuffworks.com/human-body/parts/left-handed-sports1.htm
http://www.guidetocareereducation.com/tips-and-tools/left-handed (Fig. 7)
Figura 7 – Imagem do Recurso
Sugerimos que os alunos utilizem editores de texto tais como o “BrOffice”, para a escrita do texto uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.
RECURSO
BrOffice
Durante o processo, o professor deverá orientar as duplas quanto à organização do texto escrito, bem como pronúncia, ritmo e entonação adequadas para sua leitura.
ATIVIDADE 5
Nesta etapa os alunos, ainda em duplas, gravarão as apresentações produzidas na forma de podcast (Figs. 8 e 9) que serão apresentados para a turma.
Observação: Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, foto, pps etc…) pela Internet, através de um Feed RSS (que oferece conteúdo da Internet ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e sobre estes conteúdos), o que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um Podcast. A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - marca do aparelho de midia digital da Apple de onde saíram os primeiros scripts de podcasting - e broadcasting (transmissão de rádio ou tevê). A série de arquivos publicados por Podcasting é chamada de Podcast. O autor (ou a autora) de um Podcast é chamado(a) Podcaster. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Podcasting Acesso em: 16 de agosto de 2009).
RECURSO
Podcast
http://www.podomatic.com/featured
Figura 8 – Imagem do Recurso
Acesso em: 16 de agosto de 2009.
Caso o professor necessite de instruções sobre como criar um podcast, estas podem ser acessadas através do Portal do Professor:
RECURSO
Tutorial Cadastro no Podomatic - Video Aula
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=88
Figura 9 – Imagem do Recurso Acesso em: 16 de agosto de 2009.
ATIVIDADE 6
Finalizando as atividades destas aulas, todas as gravações (feitas pelos grupos) deverão ser ouvidas por todos da sala. Os alunos, sob orientação e supervisão do professor, comentarão sobre as informações apresentadas, e sobre os fatores envolvidos na oralidade. Para tanto, sugerimos algumas questões norteadoras, que podem ser feitas tanto em Inglês quanto em Português:
Outrossim, também é importante avaliar a criatividade dos alunos na apresentação dos textos.
SUGESTÃO
Dando sequência às atividades destas aulas, os alunos, em duplas, realizarão pesquisas na Internet sobre o “International Left Hander's Day – Dia Internacional dos Canhotos” para responderem às seguintes questões:
1. What is International Left Hander’s Day? / O que é o Dia Internacional dos Canhotos? – This is a day to increase public awareness of the advantages and disadvantages of being left-handed. / É um dia para aumentar a consciência pública quanto às vantagens e desvantagens de ser canhoto.
2. When is it celebrated? / Quando ele é celebrado? – On August 13th. / No dia 13 de agosto.
3. When was this date first observed? – In 1976. / Em 1976.
RECURSO
Sites Sugeridos Para Pesquisa
http://www.squidoo.com/left-handers-day
http://www.lefthandersday.com/about.html
http://www.lefthandedportal.com/Left-Handed-People/Left-Handers-Day.cfm (Fig. 10)
Figura 10 – Imagem do Left-handed Portal
Ao final desta etapa, o professor deverá solicitar que as duplas, que se sentirem à vontade, apresentem suas respostas, fazendo referências aos textos dos sites para corrigi-las.
Dicionário português-inglês
RECURSO
Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos bem como a compreensão e produção de textos adequados sobre o tema proposto, nas formas oral e escrita.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!