06/09/2010
Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Reproduzir e diferenciar sons de animais da fauna brasileira;
Capacidade de imitação e dramatização.
1º momento
O professor apresenta à turma o texto A bicharada ( Chico Buarque) e escreve em um cartaz ou quadro com letra em caixa alta. Lê o poema para os alunos e questiona: do que trata o texto? vocês já conheciam? é uma música? como se canta?
Continua a conversa ( referindo-se às idéias do texto):
- do que trata o poema?
- o que o autor quis dizer para os ouvintes da música?
- que relação os homens têm com os animais ?
- como são os sons emitidos pelos animais?
- podemos sentir quando os animais estão alegres ou tristes? como?
- que sons emitem quando estão com dor?
- quando estão assustados?
_ podemos bater e maltratar os animais? Por que?
Ouvir as respostas dos alunos, comentar e refletir sobre a interação entre seres humanos e os demais animais do planeta. Abordar sobre a preservação da natureza e os problemas ambientais da atualidade ( procurar situar a discussão para a realidade da região em que se encontra). Voltar ao texto e destacar as palavras que representam os sons dos animais ( usar marcador de texto, por exemplo).
BICHARADA- COMPOSIÇÃO: ENRIQUEZ, BARDOTTI E CHICO BUARQUE
Au, au , au. Inha in nhó.
Miau, miau, miau, cocorocó ( REFRÃO)
O animal é tão bacana,
Mas também não é nenhum banana.
repete o refrão
Quando a porca torce o rabo
Pode ser o quiabo
E ora vejam só
Au au au cocorocó
Era uma vez
(e é ainda)
Certo país
(e é ainda)
Onde os animais
Eram tratados como bestas
São ainda, são ainda
Tinha um barão
(Tem ainda)
Espertalhão
(tem ainda)
Nunca trabalhava
E então achava a vida linda
(e acha ainda)
Au, au, ua . Inha in nhó
Miau, miau, miua. Cocorocó.
O animal é paciente
mas também não é nenhum demente.
Refrão
Puxa, jumento
(só puxava)
Choca galinha
(só chocava)
Rápido, cachorro
Guarda a casa, corre e volta
(só corria, só voltava)
Mas chega um dia
(Chega um dia)
Que o bicho chia
(bicho chia)
Bota pra quebrar
e eu quero ver quem paga o pato
Pois vai ser um saco de gatos.
Refrão- última vez!
Após algumas leituras do texto A bicharada, o professor pode colocar um CD com a música, deixar reproduzir duas a três vezes e pede que a turma acompanhe cantando. Depois o professor convida os alunos a imitar os animais, cada criança imita o som de um animal presente no texto (porca, gato, galinha, jumento e outros). O professor faz uma lista com o nome dos animais no quadro e chama um a um para fazer a imitação. Ao final canta mais uma vez a música e pede que reproduzam os sons da "bicharada" durante a cantoria.
http://www.youtube.com/watch?v=yxX5-O3Llwo
1º momento
O professor seleciona uns três modelos de dobraduras de animais. Mostra os modelos e propõe que cada aluno escolha um modelo para fazer a sua dobradura. Passo a passo o professor mostra como fazer. Ao final produzir um cartaz colando todas as dobraduras.
2º momento
Após a construção do cartaz, o professor irá construir textos com diálogos entre os animais. Desenhar balões para cada animal, em seguida os alunos transmitem o que querem dizer. O professor escreve cada fala no próprio balão. Ao final lê tudo o que foi escrito no cartaz. Em seguida cada aluno identifica qual dobradura que fez e onde está o seu diálogo transcrito.
Os saltimbancos- cd- Manaus: Philips. Tradução e adaptação de Chico Buarque.
www.pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Buarque
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/10/2010
Cinco estrelas10000000000000
18/09/2010
Cinco estrelasParabéns pela aula!! Essa música é muito bacana, proporciona um grande envolvimento com o grupo, bem como na assililação das atividades propostas. Adoreeeei!!! Vou aplicar na minha turminha, Bjs!!