Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cartografia

 

02/10/2008

Autor e Coautor(es)
Sandro Nunes de Oliveira
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Definição do conceito “Cartografia” e Sistema de Coordenadas Geográficas.
Duração das atividades
Uma Aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A)
  • Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada em quatro atividades distintas e subseqüentes.

  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor(a).

 
ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
  • Professor (a), crie uma situação problema com os alunos, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado. Comece orientando a conversa para a seguinte questão:

  1. Qual é a utilidade da cartografia no nosso dia-a-dia?


ATIVIDADE 2: APRESENTAÇÃO DO CONCEITO “CARTOGRAFIA”
  • Professor(a), abra o recurso indicado abaixo e oriente os alunos a ler o texto e assistir às animações utilizadas para conceituar "Cartografia”.
     

 

  • Sugira uma dinâmica de leitura em grupo, onde cada aluno lê um parágrafo em voz alta.

  • Professor(a), interrompa a leitura após cada animação e quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados. Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.
     

ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO
  • Professor(a), depois que os alunos lerem o texto e assistirem às animações, orientar a discussão para as seguintes questões: (Observação: Faça as perguntas uma a uma, de modo a recapitular cada idéia. Peça para que os alunos anotem as respostas discutidas em sala e oriente-os a utilizar a ferramenta  disponível para as animações).

  1. Qual é o conceito de “Cartografia” apresentado?

  2. Qual é a função da Cartografia?

  3. Como a Cartografia está presente no nosso dia-a-dia?

  4. Rever a animação que apresenta a comparação entre a forma original da terra e a forma utilizada para representá-la na cartografia e analisar as diferenças.

  5. Rever a animação que trata sobre os paralelos e meridianos e reforçar como são traçadas as linhas imaginárias.

  6. Localizar o Brasil no mapa da animação que mostra a variação das latitudes e longitudes e comparar as diferenças das latitudes e longitudes em relação aos outros lugares do globo.
     

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O que é Cartografia Animação/simulação
Recursos Complementares
Datashow, projetor, computadores e/ou tv conectada ao computador.
Avaliação
O professor(a) deverá disponibilizar aos alunos as perguntas itemizadas na sugestão de aula em um editor de texto ou em papel. O aluno será avaliado pelo que responder no questionário. Também poderá ser construído um fórum de discussão, no qual o professor incentivará o debate sobre o tema “Como a cartografia está presente no nosso dia-a-dia?”. Esse fórum poderá ser construído em sala de aula ou proposto como atividade extra para casa.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 5/8 - 62.5%
  • Quatro estrelas 2/8 - 25%
  • Três estrelas 1/8 - 12.5%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Fatima, Colégio Estadual Rui Barbosa , Rio de Janeiro - disse:
    marfarj@hotmail.com

    05/04/2014

    Cinco estrelas

    Vou usar muito bom


  • Ricardo Rocha, E.E. Ilia zilda innocenti blanco , São Paulo - disse:
    ricardo.rocha2006@hotmail.com

    10/06/2013

    Cinco estrelas

    ótima aula, me ajudou muito, irei usa-la em minha aula, claro que com sua licença.


  • marinalva, Centro de Ensino Delahê Fiquene , Maranhão - disse:
    marinalvarv@yahoo.com

    22/02/2011

    Quatro estrelas

    Gostei da sua aula,parabéns, pois gosto geografia e sua aula está 10!!


  • Cerize Borges, Escola estadual Rubens Canuto , Alagoas - disse:
    cerize-borges@hotmail.com

    12/02/2011

    Quatro estrelas

    Essa aula é muito boa, e de fácil entendimento para os alunos.


  • MONICA, Escola , Paraná - disse:
    monyka-s@hotmail.com

    18/05/2010

    Cinco estrelas

    Exelente!! Gostaria de trabalhar com meus alunos. Como devo fazer para baixar o conteúdo?


  • josé carlos silva viana, ESCOLA MUNICIPAL ILARIO FERREIRA ANDRADE , Bahia - disse:
    jcvianinha@yahoo.com.br

    29/03/2010

    Cinco estrelas

    chow de bola amei


  • Edi Carlos D. mazini, EScola Estadua amando de Oliveira , Mato Grosso do Sul - disse:
    maziniedi@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Muito interessante a aula, facilita a compreensão, por parte do aluno....


  • Iolete Barros Meira, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro Figueiredo , Paraíba - disse:
    ioletemeira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei bastante desse plano de aula. O professor poderá usar o seu dinamismo e tornar uma aula alegre, divertida e bastante produtiva. Parabéns! Iolete


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.