17/11/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
a- Assistir a um filme, percebendo que há nesta forma de arte, uma linguagem própria .
b- Explorar impressões sobre o texto e as principais ideias por ele veiculadas.
c- Expor opiniões nos debates com colegas e professores.
O que é um resumo?
Como elaborar um resumo?
Aulas 1e 2- Colocar no quadro-negro – antes da entrada das crianças – o seguinte convite
Brincar de forca com o título do filme: OS SALTIMBANCOS TRAPALHÕES.
Levar os alunos para a sala de vídeo da escola e deixar que assistam ao filme dividindo-o em dois dias de exibição.
Sinopse: Funcionários humildes, os amigos Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana), Mussum (Mussum) e Zacarias (Zacarias) se tornam a grande atração do circo Bartolo, graças à sua incrível capacidade de fazer o público rir. Mas o sucesso lhes têm um preço: a oposição do mágico Assis Satã e a ganância do Barão, o dono do circo. Juntos, os quatro amigos precisarão combatê-los.
Informações Técnicas Título: Os Saltimbancos Trapalhões País de Origem: Brasil Gênero: Infantil / Comédia Classificação etária: Livre Tempo de Duração: 100 minutos Ano de Lançamento: 1981 Estúdio/Distrib.: Europa Filmes Direção: J.B. Tanko Retirado de: www.interfilmes.com/filme_14385_os.saltimbancos.trapalhoes.html
Aula 3- Na sala de aula, dividir a turma em grupos de 5 alunos e pedir que recontem a história usando um resumo.
Lembrar com eles que resumir é o ato de traçar em poucas linhas o que de fato é essencial e mais importante para o leitor. Ao resumirmos um texto, internalizamos melhor o assunto e não nos esquecemos. Pedir que releiam o seu texto à medida que forem escrevendo para verificar se as ideias estão claras e sequenciais, ou seja, coerentes e coesas. Ao final, pedir que verifiquem se não está faltando nenhuma informação ou sobrando alguma.
Após a elaboração dos resumos, pedir que os grupos leiam em voz alta. Registrar em uma folha de blocão ou no quadro-negro as semelhanças e diferenças encontradas nos resumos. Analisar com os alunos quais foram estas semelhanças e diferenças. Concluir com eles como um mesmo filme ou texto pode ser assimilado por cada um de maneira diferente e que as diversas formas de “leituras” devem ser respeitadas.
Aula 4 – Debate oral sobre o filme assistido. Aproveitar a época das eleições e perguntar quem já assistiu a um debate. Combinar regras a partir do que já viram. Registrar o que for acordado entre a turma. Iniciar o debate cujo tema será: Falando sobre sentimentos e ideias... Lançar a seguinte questão para o grupo: Este filme fala sobre ___________________. Pedir que falem sobre uma ideia ou sentimento suscitado pelo filme explicando o porquê da sua escolha. Pedir também que procurem descrever as cenas onde perceberam a presença da ideia ou do sentimento.
Aulas 5 e 6 – Com uma câmera na mão
Pesquisar com os alunos textos de histórias infantis que viraram filme: Jardim Secreto, Harry Potter, O menino maluquinho, Entre outros... Quais os alunos já leram? Quais assistiram em filmes? Pedir aos alunos que, em grupos de 5, escrevam pequenas histórias que serão interpretadas por eles, filmadas e depois assistidas. Registrar com eles algumas diferenças entre estes os tipos de linguagem: o texto escrito e o texto filmado.
Para finalizar a série de atividades, pedir aos alunos que registrem, individualmente e por escrito, toda a sequência de atividades realizadas. Da chegada à sala na aula 1 até o registro final que fala sobre diferenças e semelhanças entre os dois tipos de linguagem. Recolher este material, ler e devolver para que seja colado no caderno.
Conheça o trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisa CINEAD, Cinema para Aprender e Desaprender, uma parceria UFRJ/CAp.
a- Organização e apresentação dos resumos sobre o filme assistido.
b- Participação de cada aluno no debate organizado.
c- Elaboração da história e organização da representação da cena.
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13/03/2014
Cinco estrelasGostei