Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Linguagem oral - Os Saltimbancos Trapalhões – usando e abusando da língua portuguesa

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a- Assistir a um filme, percebendo que há nesta forma de arte, uma linguagem própria .

b- Explorar impressões sobre o texto e as principais ideias por ele veiculadas.

c- Expor opiniões nos debates com colegas e professores.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O  que é um resumo?

Como elaborar um resumo?

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1e 2- Colocar no quadro-negro – antes da entrada das crianças – o seguinte convite

Brincar de forca com o título do filme: OS SALTIMBANCOS TRAPALHÕES.

 Levar os alunos para a sala de vídeo da escola e deixar que assistam ao filme dividindo-o em dois dias de exibição.

Sinopse: Funcionários humildes, os amigos Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana), Mussum (Mussum) e Zacarias (Zacarias) se tornam a grande atração do circo Bartolo, graças à sua incrível capacidade de fazer o público rir. Mas o sucesso lhes têm um preço: a oposição do mágico Assis Satã e a ganância do Barão, o dono do circo. Juntos, os quatro amigos precisarão combatê-los.

Informações Técnicas Título:  Os Saltimbancos Trapalhões País de Origem:  Brasil Gênero:  Infantil / Comédia Classificação etária: Livre Tempo de Duração: 100 minutos Ano de Lançamento:  1981 Estúdio/Distrib.:  Europa Filmes Direção:  J.B. Tanko Retirado de: www.interfilmes.com/filme_14385_os.saltimbancos.trapalhoes.html  

Aula 3- Na sala de aula, dividir a turma em grupos de 5 alunos e pedir que recontem a história usando um resumo.

Lembrar com eles que resumir é o ato de traçar em poucas linhas o que de fato é essencial e mais importante para o leitor. Ao resumirmos um texto, internalizamos melhor o assunto e não nos esquecemos. Pedir que releiam o seu texto à medida que forem escrevendo para verificar se as ideias estão claras e sequenciais, ou seja, coerentes e coesas. Ao final, pedir que verifiquem se não está faltando nenhuma informação ou sobrando alguma.   

Após a elaboração dos resumos, pedir que os grupos leiam em voz alta. Registrar em uma folha de blocão ou no quadro-negro as semelhanças e diferenças encontradas nos resumos. Analisar com os alunos quais foram estas semelhanças e diferenças. Concluir com eles como um mesmo filme ou texto pode ser assimilado por cada um de maneira diferente e que as diversas formas de “leituras” devem ser respeitadas.

Aula 4 – Debate oral sobre o filme assistido. Aproveitar a época das eleições e perguntar quem já assistiu a um debate.  Combinar regras a partir do que já viram. Registrar o que for acordado entre a turma. Iniciar o debate cujo tema será: Falando sobre sentimentos e ideias... Lançar a seguinte questão para o grupo: Este filme fala sobre ___________________. Pedir que falem sobre uma ideia ou sentimento suscitado pelo filme explicando o porquê da sua escolha. Pedir também que procurem descrever as cenas onde perceberam a presença da ideia ou do sentimento.     

Aulas 5 e 6 – Com uma câmera na mão

Pesquisar com os alunos textos de histórias infantis que viraram filme: Jardim Secreto, Harry Potter, O menino maluquinho, Entre outros... Quais os alunos já leram? Quais assistiram em filmes?   Pedir aos alunos que, em grupos de 5, escrevam pequenas histórias que serão interpretadas por eles, filmadas e depois assistidas. Registrar com eles algumas diferenças entre estes os tipos de linguagem: o texto escrito e o texto filmado.   

Para finalizar a série de atividades, pedir aos alunos que registrem, individualmente e por escrito, toda a sequência de atividades realizadas. Da chegada à sala na aula 1 até o registro final que fala sobre diferenças e semelhanças entre os dois tipos de linguagem. Recolher este material, ler e devolver para que seja colado no caderno.

Recursos Complementares

Conheça o trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisa CINEAD, Cinema para Aprender e Desaprender, uma parceria UFRJ/CAp.

 www.cinead.org/?pg=porteira 

Avaliação

a- Organização e apresentação dos resumos sobre o filme assistido.

b- Participação de cada aluno no debate organizado.

c- Elaboração da história e organização da representação da cena.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.