Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pronome pessoal do caso reto: aprendendo com música

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a- Ler uma poesia percebendo os detalhes nela contidos.

b- Conhecer a função do pronome pessoal do caso reto.

c- Utilizar os pronomes pessoais do caso reto.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 – Distribuir a letra da música

 No you tube você encontra várias versões diferentes do clipe desta música.. Sugiro estas três para que seus alunos possam ver, ouvir e cantar.

Miúcha, Chico Buarque e crianças www.youtube.com/watch?v=K9KQzxAuKlg 

Lucinha Lins - História De Uma Gata – clipe do filme Saltimbancos Trapalhões www.youtube.com/watch?v=JY8vg1viTko&feature=related

Vanessa da Mata www.youtube.com/watch?v=cPyDLLFSKo4&feature=av2e

Depois de explorar bem a música, ressaltando a sua estrutura, trabalhar com eles a seguinte leitura:

O que é a letra da música? Nada mais que uma poesia cujas palavras serão cantadas e não lidas como normalmente se faz. Assim como numa poesia, seus versos podem ter rima ou não, serem metrificados ou não, você tem liberdade total para escrever sua letra. A estrutura básica de uma poesia. Cada linha de texto da sua poesia é chamada de verso, cada verso é formado por sílabas poéticas. Os versos se agrupam e dão origem às estrofes, e quando uma estrofe se repete no decorrer da música, nós a chamamos de refrão.

Retirado de: www.nandopenteado.com/servicos/escola/projetos/composic/letra.php   

Pedir que respondam: Qual é o refrão da música que vocês acabaram de cantar?  

Aula 2 - É HORA  DE REFLETIR SOBRE O USO DA NOSSA LÍNGUA! 

Peça que respondam às seguintes perguntas:

De manhã eu voltei pra casa. A quem a palavra eu está se referindo?

Nós, gatos, já nascemos pobres. Nós quem?

Em seguida dê o seguinte texto para as crianças que deverão estar sentadas em dupla:

“ A gata Lucinha acordou bem cedo e como era de seu costume, a gata Lucinha foi acordar seu amigo Didi. Neste dia, Didi resolveu que não iria acordar na hora em que a gata, sua velha amiga, chamasse. A gata Lucinha, então, pegou um balde e a gata Lucinha encheu-o de água e... tchaaaaaaaa. Jogou bem no rosto do preguiçoso do Didi. Didi, então, nunca mais deixou de acordar na hora em que a bela gata chamasse.”

Peça que as crianças pensem em palavras que possam substituir os substantivos retirados do texto, evitando assim tanta repetição de nomes.

“ A gata Lucinha acordou bem cedo e como era de seu costume, _____________ foi acordar seu amigo Didi. Neste dia, _____________ resolveu que não iria acordar na hora em que a gata, sua velha amiga, chamasse. A gata Lucinha, então, pegou um balde e ____________ encheu-o de água e... tchaaaaaaaa. Jogou bem no rosto do preguiçoso do Didi. ________, então, nunca mais deixou de acordar na hora em que a bela gata chamasse.”

Chega de Didi e da gata Lucinha!! Ainda bem que nossa língua oferece recursos para que não seja necessário repetir tantas vezes os nomes das pessoas, das coisas, dos sentimentos... Você sabe que nome os gramáticos dão a essas palavras que substituem os nomes? Siga as dicas e descubra!!

a)      É uma palavra de 8 letras quando está no plural e por 7 quando está no singular.

b)      É iniciada por uma consoante.

c)      Quando está no singular termina com a 5ª letra do alfabeto.

d)     A 3ª e a 5ª letra da palavra são a letra O.

e)      A 1ª e a 2ª letra da palavra aparecem no alfabeto separadas pela única letra que sempre está seguida pela letra U.

f)       As duas letras que faltam têm o nome, o som e o traçado semelhantes. Além disso aparecem seguidas no alfabeto.

Atividade retirada de: PANACHÃO, Déborah; KUTNIKAS, Sarina; SALMASO, Silvia. Construindo a escrita 3: Língua Portuguesa, Textos, gramática e ortografia. Ed. Ática, SP.

Peça que leiam o mini texto abaixo e  descubram a que pessoas da história os pronomes  em negrito estão se referindo:

“Dedé, Mussum e Zacarias resolveram fazer uma brincadeira com o amigo Didi. Eles se vestiram de gatinhos e se esconderam embaixo da cama do Didi. A Gata Lucinha resolveu entrar na brincadeira também, ela chegou perto do preguiçoso do Didi e começou a miar. Ele levou um baita susto e acordou sobressaltado. Nisso seus amigos também começaram a miar e a sair lentamente de baixo da cama. O Didi, meio sonolento, achou que aquela gataria toda iria pegá-lo e saiu correndo assustado. Nisso seus amigos disseram:

 _ Nós adoramos pregar peças no Didi!!!”   

Eles quem? ____________________________________

Ela quem? _____________________________________

Ele quem? _____________________________________

Nós quem? _____________________________________     

Os pronomes, eu, tu, ele (ela), nós, vós e eles (elas) são os Pronomes pessoais do caso reto e substituem sempre um substantivo.   

Professor, dê os seguintes deasfio para os seus alunos:

a)      O pronome tu é usado em poucas regiões do Brasil. Que outro pronome costumamos usar em seu lugar?

b)      O pronome vós é raramente usado na língua falada e na língua escrita. Em seu lugar  costumamos usar qual pronome?   

Para finalizar, dê o texto a seguir para as crianças e peça que sublinhem os dois pronomes pessoais do caso reto que aparecem no texto, dizendo que palavra está sendo substituída por eles.  

Barulhinho bom 

Quem diria: mais do que um simples som, ronronar é um remédio e tanto para os gatos!   O que é, o que é? Diminui a dor, as inflamações, a febre e ainda ajuda a recuperar os ossos. Não, não é nenhum remédio, mas, sim, um barulhinho que gatos e outros felinos fazem, muito parecido com o som de um motor em funcionamento. Estamos falando do ronronar. Quem tem um gato como animal de estimação conhece bem esse ruído. Provavelmente, nunca ouviu falar que ele cumpre um papel tão importante na saúde de seu companheiro de quatro patas. Chegou a hora, no entanto, de mudar essa história! A CHC entrevistou a bióloga Débora Boccacino e descobriu que mais do que um som, o ronronar é uma vibração. Ele funciona tal como o aparelho chamado ultrassom, que, provavelmente, algum membro da sua família já utilizou. Esse equipamento produz uma vibração que “chacoalha” as moléculas do corpo, produzindo calor, o que costuma ser utilizado, por exemplo, para tratar a dor. Parece incrível? Então, clique na tela abaixo e veja um vídeo que mostra o que há por trás desse barulhinho bom produzido pela maioria dos felinos, com exceção das onças, dos tigres e dos leões.   

Por: Mara Figueira, Instituto Ciência Hoje/RJ. Publicado em 02/02/2009 | Atualizado em 18/06/2010         

Recursos Complementares

Entre na página da Ciência Hoje das crianças online e veja o vídeo que acompanha a reportagem acima. http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/bichos-e-plantas/barulhinho-bom/ 

Esta aula deve ser dada depois da aula: Linguagem oral - Os Saltimbancos Trapalhões – usando e abusando da língua portuguesa

Avaliação

a- Observação da atuação das crianças durante a leitura da poesia e da audição da música.

b- Participação nas atividades e interação com a dupla de trabalho.

c- Resolução do desafio proposto.

d- Correção dos exercícios finais.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.