Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Texto informativo - A vida no circo

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a- Ler um texto informativo percebendo os detalhes nele contidos.

b- Montar um quadro resumo com as informações retiradas do texto.

c- Apresentar as descobertas oralmente, exercitando sua capacidade de falar e de ouvir.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutosNão há necessidade de conhecimentos prévios
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 – Com a turma dividida em grupos, dar o texto:     

Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.

COMO SURGIU É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia. Conta-se ainda que no ano 108 a.C aconteceu uma enorme celebração para dar as boas-vindas a estrangeiros recém-chegados em terras chinesas. Na festa, houve demonstrações geniais de acrobacias. A partir de então, o imperador ordenou que sempre se realizassem eventos dessa ordem. Uma vez ao ano, pelo menos. Também no Egito, há registros de pinturas de malabaristas. Na Índia, o contorcionismo e o salto são parte integrante dos espetáculos sagrados. Na Grécia, a contorção era uma modalidade olímpica, enquanto os sátiros já faziam o povo rir, numa espécie de precursão aos palhaços.   

QUANDO O CIRCO CHEGOU NO BRASIL No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos em nossa terra, uma vez que, na Europa do século dezoito, eles eram perseguidos. Aqui, andando de cidade em cidade e mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista. Procuravam adaptar suas apresentações ao gosto do público de cada localidade e o que não agradava era imediatamente tirado do programa. Mas o circo com suas características itinerantes aparece no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo. O palhaço brasileiro, por sua vez, adquiriu características próprias. Ao contrário do europeu, que se comunicava mais pela mímica, o brasileiro era falante, malandro, conquistador e possuía dons musicais: cantava ou tocava instrumentos.

NOSSOS PALHAÇOS Carequinha, "o palhaço mais conhecido do Brasil" - ele mesmo se intitula assim - diz que os melhores palhaços que ele conheceu na vida foram Piolin, Arrelia e Chicarrão. Essa notoriedade de George Savalla Gomes, seu verdadeiro nome, se deve muito à TV. Comandou programas de televisão, gravou vários discos, e soube tirar dessa mídia o melhor proveito. A TV, para ele, não acabou nem vai acabar nunca com o circo. Segundo Carequinha, o circo é imortal. "Sou contra circo que tem animais. Não gosto. O circo comum, sem animais, agrada muito mais." Carequinha Denominado o "Rei dos Palhaços", o senhor Abelardo Pinto morreu em 1973 e era conhecido no meio circense e no Brasil como o palhaço Piolin (era magro feito um barbante e daí a origem do apelido). Como Carequinha, Piolin trabalhou em circo desde sempre. Admirado pela intelectualidade brasileira, participou ativamente de vários movimentos artísticos, entre eles, a Semana de Arte Moderna de 1922. "O circo não tem futuro, mas nós, ligados a ele, temos que batalhar para essa instituição não perecer" Frase dita por Piolin, pouco antes de morrer.   

Retirado de: http://blogdaprofkatia.blogspot.com/2010/03/dia-do-circo-texto-informativo.html em 16/08/2010.    

Fonte: http://circonews.blogspot.com/ 

Depois da leitura dos grupos, pedir que montem diferentes maneiras de registrar o que foi lido:

Grupo 1- Quadro

Dia do circo   

Como surgiu  

Circo no Brasil          

 Palhaços brasileiros  

Grupo 2- Resumo

Grupo 3- Tópicos:  Informações sobre o circo  

  •     

Grupo 4 – Quadro de perguntas e respostas

1.      Em que dia comemoramos o dia circo?

2.      Por que este dia foi escolhido?

3.      Quando e como surgiram os circos?

4.      Quando surgiu o circo no Brasil?

5.      Quem foram nossos palhaços mais famosos?

Grupo 5 – Frases-resumo

Aula 2 – Apresentação dos grupos e elaboração de ilustrações para acompanhar os “resumos” do texto. Montagem de um mural.

Para fechar a atividade assistir ao vídeo do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=jZHy3jJ-Ntw   promovendo um debate sobre o que o vídeo traz de novidades em relação ao texto lido.   

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=jZHy3jJ-Ntw

Recursos Complementares

Esta aula deve ser dada depois da aula: Linguagem oral - Os Saltimbancos Trapalhões – usando e abusando da língua portuguesa

Assista Mônica e Cebolinha em: Um dia no circo: http://www.youtube.com/watch?v=vokX8juQdLA 

Avaliação

a-      Observação dos grupos no momento da leitura do texto e da elaboração dos “resumos”.

b-      Apresentação oral dos resumos.

c-      Leitura individual dos “resumos” elaborados.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.