Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reconhecendo a importância das atividades rítmicas e expressivas nas danças folclóricas.

 

26/01/2011

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- O conhecimento sobre movimentos corporais, reconhecendo a importância da influência do próximo.

- Utilizar as diferentes linguagens (verbal, musical, plástica e corporal), como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação. (PCN p.56)  

- Interagir com os colegas sem discriminar raça, gênero e religião.

Duração das atividades
50 min/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Reconhecendo a importância das atividades rítmicas e expressivas nas danças folclóricas, nesta aula os alunos exercitarão as diferentes linguagens (verbal, musical, plástica e corporal), como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação. Para isso, as atividades dessa aula buscarão trabalhar a relação com o próximo, fazendo uma relação com o tema da dança folclórica escolhido para o planejamento. Para esta aula, o professor poderá conversar com o professor de Artes Cênicas, pois será uma aula que além das danças haverá uma interpretação e a atividades teatrais.    

Atividade 1: Para estimular o olhar, o contato, a relação e a concentração no seu parceiro, características marcantes em qualquer tipo de dança, o professor apresentará alguns exercícios em dupla. O primeiro será o exercício do espelho, onde o aluno B olha para o aluno A. A é o espelho, e B inicia todos os movimentos. O aluno A reflete todas as atividades e expressões faciais de B. Olhando para o espelho, B realiza uma atividade simples como lavar-se, vestir-se etc. Depois de certo tempo, traçam-se os papeis. No próximo exercício o professor pedirá que o aluno A fique atrás do aluno B. De olhos fechados o aluno A deixará seu corpo cair para trás sendo seguro pelo aluno B até o limite do seu equilíbrio. Depois o aluno B passa para frente e o aluno A deixa cair o corpo para frente, com B dando segurança. Depois os papeis são invertidos. Dando continuidade aos exercícios em dupla, o professor dará alguns comandos de como tocar o outro simultaneamente. Deve ser realizado sempre o último e o penúltimo comando. Por exemplo: “cabeça com cabeça; mão direita no joelho esquerdo; mão esquerda no pé direito; bunda com bunda”.   

Atividade 2: Na próxima atividade os pares terão que dançar algumas músicas de danças folclóricas que serão trabalhadas durante o planejamento. Todas as duplas terão que dançar no ritmo da música e apoiando uma bola de tênis na testa sem o auxílio das mãos. Serão vários estilos musicais como o samba, o frevo e o forró. As duplas que dançarem toda música sem deixar a bolinha cair, marcará ponto. No final ganhará a dupla que somar mais pontos.    

Fonte: http://www.portaleducacional.com.br/upload/blogSite/2569/2569446/11344/dan%C3%A7a%20da%20laranja2.jpg     

Atividade 3: Na última atividade da aula, o professor explicará o jogo “três estações”. O professor espalhará pela quadra, três caixas temáticas (personagem, ação e dança) contendo cartões com nomes relacionados aos temas das caixas. Os alunos serão divididos em três grupos. Todos dançarão no meio da quadra ao som da música. Quando o professor chamar o nome ou o número de um dos grupos, todos do respectivo time pronunciado, deverão correr até uma das caixas (estações), retirar um cartão e durante trinta segundo fazer a imitação da palavra retirada. Depois o professor perguntará aos outros grupos, quais foram às imitações. Cada acerto corresponderá a um ponto para o seu grupo. O aluno não poderá repetir as estações antes de ter passado por todas. Ganhará a equipe que marcar mais pontos. Veja algumas sugestões de palavras para cada tema:

Estação Personagem: funkeiro, malandro do samba, capoeirista, baiana, boi bumba e lutador com espadas.

Estação Ação: correr, pular, girar, bater palmas, lutar e comer.

Estação Danças: Forró, ciranda, frevo, samba, coco, maculelê, quadrilha junina e funk.

No final o professor reunirá a turma para uma avaliação da aula. 

Recursos Complementares

Livros: SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1992.

SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais para sala de aula: um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2007

Avaliação

No final o professor reunirá a turma para uma avaliação da aula. Esta avaliação ocorrerá através de perguntas organizadas pelo professor.

1- O que foi mais difícil, confiar no seu parceiro ou realizar os movimentos?

2- Das três atividades propostas, qual foi a mais prezeirosa? Por que?

3- Qual foi a interpretação mais difícil? Por que?

4- No seu dia a dia, vocês sentem mais falta, de confiar nas pessoas, de conversar olhando no olhos ou de contato físico com as pessoas?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 3/7 - 42.86%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 1/7 - 14.29%
  • Duas estrelas 1/7 - 14.29%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maycon, Doctum , Espírito Santo - disse:
    f1648.tecnico@hotmail.com

    22/09/2014

    Cinco estrelas

    Muito bom!


  • anonimo, Colégio Estadual Roberto Montenegro , Rio de Janeiro - disse:
    karlaparaty_@hotmail.com

    15/06/2013

    Duas estrelas

    falta os exemplos de atividades rítmicas expressivas!!


  • maria , maria , Mato Grosso do Sul - disse:
    maria-atentadinha@hotmail.com

    15/05/2013

    Cinco estrelas

    muito legal


  • LUANA, Outros Países - disse:
    dricacf@yahoo.com.br

    13/08/2012

    Três estrelas

    ACHEI MUITO LEGAL,DIVERTIDO E MUITO UTIL!!!


  • Marcílio, Colégio Cientista , Ceará - disse:
    gerardmarcilie@hotmail.com

    05/06/2012

    Quatro estrelas

    Muito boa a aula e gostei também do modelo de avaliação. Sem dúvida, me será muito útil.


  • williane rodrigues, Escola Maria Pia Brígido e silva , Ceará - disse:
    willianecrato@hotmail.com

    22/02/2011

    Quatro estrelas

    Achei maravilhosa as atividades e sem pedir licensa acabei usado uma dessas atividades e o resultado na minha aula foi fantastico. obrigada e por favor esteja sempre nos ajudando! parabens!


  • Rosana Aparecida De Toledo Kuratomi, Escola Estadual Ministro Lucio De Mendonça , Minas Gerais - disse:
    rosanatkuratomi@hotmail.com

    26/01/2011

    Cinco estrelas

    Achei ótima essa aula.É um meio interessante dos alunos poderem expressar suas reações ao texto lido, fazendo uso das palavras, dos signos, dos dezenhos, das pinturas, dos sons musicais, ou seja de qualquer ferramenta que eles possam compreender e se fazerem compreendidos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.