26/01/2011
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
- O conhecimento sobre movimentos corporais, reconhecendo a importância da influência do próximo.
- Utilizar as diferentes linguagens (verbal, musical, plástica e corporal), como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação. (PCN p.56)
- Interagir com os colegas sem discriminar raça, gênero e religião.
Não há necessidades de conhecimentos prévios
Reconhecendo a importância das atividades rítmicas e expressivas nas danças folclóricas, nesta aula os alunos exercitarão as diferentes linguagens (verbal, musical, plástica e corporal), como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação. Para isso, as atividades dessa aula buscarão trabalhar a relação com o próximo, fazendo uma relação com o tema da dança folclórica escolhido para o planejamento. Para esta aula, o professor poderá conversar com o professor de Artes Cênicas, pois será uma aula que além das danças haverá uma interpretação e a atividades teatrais.
Atividade 1: Para estimular o olhar, o contato, a relação e a concentração no seu parceiro, características marcantes em qualquer tipo de dança, o professor apresentará alguns exercícios em dupla. O primeiro será o exercício do espelho, onde o aluno B olha para o aluno A. A é o espelho, e B inicia todos os movimentos. O aluno A reflete todas as atividades e expressões faciais de B. Olhando para o espelho, B realiza uma atividade simples como lavar-se, vestir-se etc. Depois de certo tempo, traçam-se os papeis. No próximo exercício o professor pedirá que o aluno A fique atrás do aluno B. De olhos fechados o aluno A deixará seu corpo cair para trás sendo seguro pelo aluno B até o limite do seu equilíbrio. Depois o aluno B passa para frente e o aluno A deixa cair o corpo para frente, com B dando segurança. Depois os papeis são invertidos. Dando continuidade aos exercícios em dupla, o professor dará alguns comandos de como tocar o outro simultaneamente. Deve ser realizado sempre o último e o penúltimo comando. Por exemplo: “cabeça com cabeça; mão direita no joelho esquerdo; mão esquerda no pé direito; bunda com bunda”.
Atividade 2: Na próxima atividade os pares terão que dançar algumas músicas de danças folclóricas que serão trabalhadas durante o planejamento. Todas as duplas terão que dançar no ritmo da música e apoiando uma bola de tênis na testa sem o auxílio das mãos. Serão vários estilos musicais como o samba, o frevo e o forró. As duplas que dançarem toda música sem deixar a bolinha cair, marcará ponto. No final ganhará a dupla que somar mais pontos.
Atividade 3: Na última atividade da aula, o professor explicará o jogo “três estações”. O professor espalhará pela quadra, três caixas temáticas (personagem, ação e dança) contendo cartões com nomes relacionados aos temas das caixas. Os alunos serão divididos em três grupos. Todos dançarão no meio da quadra ao som da música. Quando o professor chamar o nome ou o número de um dos grupos, todos do respectivo time pronunciado, deverão correr até uma das caixas (estações), retirar um cartão e durante trinta segundo fazer a imitação da palavra retirada. Depois o professor perguntará aos outros grupos, quais foram às imitações. Cada acerto corresponderá a um ponto para o seu grupo. O aluno não poderá repetir as estações antes de ter passado por todas. Ganhará a equipe que marcar mais pontos. Veja algumas sugestões de palavras para cada tema:
Estação Personagem: funkeiro, malandro do samba, capoeirista, baiana, boi bumba e lutador com espadas.
Estação Ação: correr, pular, girar, bater palmas, lutar e comer.
Estação Danças: Forró, ciranda, frevo, samba, coco, maculelê, quadrilha junina e funk.
No final o professor reunirá a turma para uma avaliação da aula.
Livros: SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1992.
SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais para sala de aula: um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2007
No final o professor reunirá a turma para uma avaliação da aula. Esta avaliação ocorrerá através de perguntas organizadas pelo professor.
1- O que foi mais difícil, confiar no seu parceiro ou realizar os movimentos?
2- Das três atividades propostas, qual foi a mais prezeirosa? Por que?
3- Qual foi a interpretação mais difícil? Por que?
4- No seu dia a dia, vocês sentem mais falta, de confiar nas pessoas, de conversar olhando no olhos ou de contato físico com as pessoas?
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/09/2014
Cinco estrelasMuito bom!
15/06/2013
Duas estrelasfalta os exemplos de atividades rítmicas expressivas!!
15/05/2013
Cinco estrelasmuito legal
13/08/2012
Três estrelasACHEI MUITO LEGAL,DIVERTIDO E MUITO UTIL!!!
05/06/2012
Quatro estrelasMuito boa a aula e gostei também do modelo de avaliação. Sem dúvida, me será muito útil.
22/02/2011
Quatro estrelasAchei maravilhosa as atividades e sem pedir licensa acabei usado uma dessas atividades e o resultado na minha aula foi fantastico. obrigada e por favor esteja sempre nos ajudando! parabens!
26/01/2011
Cinco estrelasAchei ótima essa aula.É um meio interessante dos alunos poderem expressar suas reações ao texto lido, fazendo uso das palavras, dos signos, dos dezenhos, das pinturas, dos sons musicais, ou seja de qualquer ferramenta que eles possam compreender e se fazerem compreendidos.