Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogando Vôlei: diferentes formas de aprender os fundamentos do voleibol

 

28/09/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender os fundamentos básicos do voleibol - defesa, saque e ataque.
  • Experimentar e coordenar os diferentes movimentos corporais relacionados ao jogo do vôlei, interagindo com os colegas, com os espaços e com os materiais.   
  • Vivenciar os fundamentos do vôlei a partir dos jogos de DodgeBall, Queimada e Corta Três, descobrindo, por meio do jogo, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos - total 150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Pesquisando sobre os Fundamentos do Voleibol

Recursos: Internet

Duração: Aproximadamente 30 minutos

Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) dividirá a turma em pequenos grupos e pedirá para que os mesmos pesquisem na sala de informática (internet) imagens, vídeos e textos relacionados aos fundamentos do voleibol. Cada grupo terá que seguir um roteiro de pesquisa, como descrito abaixo:

  1. Quais são os fundamentos presente na prática do voleibol? (Liste e coloque as principais características de cada);
  2. Quais são os individuais?
  3. Quais são coletivos?
  4. Descreva brevemente como funciona o jogo de voleibol, levando em consideração os aspectos: Equipe Pontuação Posições dos jogadores na quadra.   
  5. Professor(a), circule nos grupos e ajude-os no momento da pesquisa.

Referências para subsidiar a pesquisa dos alunos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Voleibol#Fundamentos (acessado em 12/08/2010)  

http://www.brasilescola.com/educacaofisica/voleibol.htm (acessado em 12/08/2010)  

http://www.cbv.com.br/cbv2008/ (acessado em 12/08/2010)    

Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=7oF-MYTKefI&feature=related (acessado em 12/08/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=OZbPy96Z7OQ&feature=related (acessado em 12/08/2010)  

  

Atividade 2: Aprendendo os fundamentos do voleibol

Duração: aproximadamente 70 minutos

Recursos: Bolas de Voleibol e Quadra de Volei

Descrição: Conduza os(as) alunos(as) até o espaço da quadra e divida a turma em 2 grupos. O primeiro fundamento a ser aprendido será o saque. Cada grupo ocupará um lado da quadra, no espaço que demarca a quadra de volei. Em um primeiro momento, cada aluno(a) irá transpor a bola sobre a rede, buscando passar a bola para qualquer colega do outro grupo. Essa transposição da bola poderá ser realizada da maneira como os(as) alunos(as) desejarem. Os(as) alunos(as) poderão receber a bola segurando-a. Após experimentarem o saque faça pequenas intervenções, demonstrando ao longo da atividade o saque por baixo e o saque por cima (ver figuras abaixo):   

Saque por cima:

Fonte: http://movimentos-desportivos.vilabol.uol.com.br/volei-saque.htm (acessado em 12/08/2010) 

Saque por baixo:

Fonte: http://www.efydep.com.ar/deportes/voleibol/saque.htm (acessado em 12/08/2010) 

Atividade 2.1 – Defesa 

Descrição: Após os(as) alunos(as) experimentarem os movimentos do saque, demonstre as formas em que posso defender a bola. Utilize a mesma dinâmica da atividade anterior, onde um grupo realiza o saque e o outro defende e vice-versa.

Manchete

Fonte: http://www.professorevandro.com/ESPORTES/Voleibol.html (acessado em 12/08/2010) 

Defesa baixa (peixinho):

Fonte: http://www.jornallivre.com.br/130527/o-que-e-voleibol.html (acessado em 12/08/2010)  

Atividade 2.2 – Ataque Descrição: 

Nesta atividade explique com funciona o fundamento ataque e peça os(as) alunos(as) experimentarem diferentes formas de bater na bola. Posteriormente divida a turma em grupos, contendo 6 componentes cada. Em seguida peça para que os grupos se organizem da seguinte forma para o desenvolvimento da atividade:   

1.      Cada grupo será dividido “ao meio” e fará uma fila cada, onde ficarão de frente um para o outro a uma distância de aproximadamente 3m.

2.      Cada grupo terá uma bola de volei.

3.      O primeiro componente de um dos grupos iniciará a atividade realizando um saque (por cima ou por baixo) e o colega que está a sua frente (na outra fila) irá defender da forma que conseguir (manchete ou peixinho) tentando direcionar a bola para o próximo colega da outra fila (segundo) que tentará realizar um ataque para o colega da outra fila (segundo) e assim sucessivamente. Todo jogador após bater na bola deverá ir para o último lugar da fila para jogar novamente.    

Atividade 3: Experimentando os Fundamentos do Voleibol no DodgeBall, na Queimada e no Corta Três.

Duração: aproximadamente 30 minutos

Recursos: Bolas de Voleibol

Descrição: Em um primeiro momento, proponha a brincadeira do Corta Três: Divida a turma em dois grupos. Cada grupo fará a brincadeira do Corta Três, utilizando os fundamentos aprendidos nas atividades anteriores. Em um segundo momento proponha o DodgeBall, utilizando os fundamentos: Saque, Ataque e Defesa. Para Entender o funcionamento do jogo de DodgeBall, sugiro a segunda atividade presente na seguinte aula publicada no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20302 (acesso em 12/08/2010).    

Por fim, sugira a queimada tradicional, enfatizando novamente o uso dos fundamentos aprendidos na aula.   

Atividade 4: Debatendo os Fundamentos do Volei.

Duração: aproximadamente 20 minutos

Recursos: Pesquisa na internet (roteiro da atividade 1) e vivências das atividades anteriores

Descrição: Ao final da atividade 3, reúna os(as) alunos(as) e proponha uma roda de debate. Com o roteiro de pesquisa em mãos, os(as) alunos(as) irão expor seus questionamentos, dúvidas e sugestões de novas atividades. Esta atividade também poderá ser uma ótima oportunidade de avaliação da proposta da aula.   

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: O jogo pode ser realizado em qualquer espaço. A atividade 2 pode ficar mais interessante se praticada em algum lugar que tenha paredes, para que as mesmas sejam utilizadas para rebater a bola e retornar para os(as) alunos(as). Na atividade 3, outros jogos podem ser acrescentados como, por exemplo, a brincadeira do paredão (rebater a bola na parede e retorná-la utilizando um determinado fundamento).

Quanto ao Material: O professor poderá colocar mais bolas no jogo. As mesmas podem variar de peso e tamanho (bolas de outras modalidades esportivas). Uma rede pode ser improvisada nos espaços da quadra, utilizando elásticos ou cordas.

Recursos Complementares

http://www.medicinadaaventura.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13:sobre-o-trekking-por-freddy-duclerc&catid=6:trekking&Itemid=27 (acessado em 09/08/2010)   http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/trekking/trekking-2.php (acessado em 09/08/2010) 

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, é importante que você faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acharam da proposta do roteiro de pesquisa? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões no momento das atividades? Estão envolvidos? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Exploraram os espaços e os materiais? Sugerem novas regras e formas de jogar? dentre outras.

Ao final da aula realize uma roda com os(as) alunos(as) e procure discutir com eles como foi sua proposta. Pergunte: O que acharam das atividades? O que aprenderam? Como foi realizar as atividades? Fácil (por que)? Difícil (por que)? Qual gostou mais? Qual(is) gostaria de realizar novamente? Em que(quais) situação(ões) se envolveram mais? Por quê? Como foi a participação da turma durante a aula? Respeitaram as regras e aos colegas? Peça sugestões para a aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 6/8 - 75%
  • Quatro estrelas 1/8 - 12.5%
  • Três estrelas 1/8 - 12.5%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.