Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Rapel

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
Tiago Felipe da Silva
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer as origens do rapel e sua utilização ao longo da história principalmente em resgates.

- Perceber questões ecológicas e a importância do meio ambiente na prática dessa atividade na natureza.

- Conhecer as diferentes maneiras de se praticar o rapel, bem como seus equipamentos: capacete, cadeirinha, tipos de freios e cordas.

- Experimentar o rapel adaptado à realidade e possibilidades da escola.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Conhecendo o rapel

Duração: 25 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática

Para iniciar a aula sobre o rapel, o professor (a) poderá apresentar aos alunos diversas práticas como salvamentos e atividades que se utilizam do rapel, e também da difusão dessa prática como atividade de aventura na natureza. Para isso terá a sua disposição diversos vídeos e fotografias disponíveis na internet, e também sites educativos que poderão subsidiar o trato com o conteúdo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rapel (Acesso em 19/08/10).

http://www.youtube.com/watch?v=BVGQqpAdihU (Acesso em 19/08/10).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19643  (Acesso em 19/08/10).

Atividade 2 – Conhecendo os equipamentos e sua utilização.

Duração: 25 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática

Agora o professor (a) apresentará os equipamentos de segurança para realização do rapel e também discutirá questões referentes às precauções que devem ser tomadas para prática da atividade. Além de pontuar a utilização dessa prática em salvamentos e também abordar questões ecológicas visto o crescente número de pessoas que praticam o rapel na natureza.

Para conhecer os equipamentos de rapel e observar sua utilização, acessar:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rapel (Acesso em 19/08/10).

http://www.limitevertical.com.br/equipamentos.htm (Acesso em 19/08/10).

http://www.youtube.com/watch?v=Wbgwhbp84B0&feature=related (Acesso em 19/08/10).

http://www.youtube.com/watch?v=_S02yvRbRAc (Acesso em 19/08/10).

Obs.: Um bombeiro poderá ser convidado para falar dessa parte e compartilhar experiências do seu trabalho.

 

Atividade 4 – Experimentando o rapel.

Duração: 50 minutos.

Material: Uma corda de 60M, uma cadeirinha, um freio, três mosquetões e um capacete.

Local: Espaço livre (entre arvoras, na quadra, dentre outros).

O professor (a) fará uma ancoragem amarrando a corda em uma estrutura fixa (pilastra, alto da árvore ou outro espaço) e organizará as crianças para descer de rapel. É preciso observar as dicas de segurança e a estrutura de montagem apontada nos tópicos anteriores, e estar atento à conferência nos equipamentos. Colchões poderão ser colocados próximos ao local onde se realizará a atividade evitando acidentes.  

Figuras 1, 2 e 3: Descendo de rapel.

Fonte: Próprio autor.

Variações: Caso não exista a possibilidade de executar a atividade com os equipamentos específicos, o professor (a) poderá adaptar a atividade a partir da realidade física na escola utilizando uma corda presa em um ponto fixo e deixando que as crianças desçam pela corda. Os procedimentos de segurança deverão ser observados da mesma forma.

         

Figuras 4 e 5: "Rapel" escolar.

Fonte: Próprio autor.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final das atividades, o (a) professor (a) poderá dialogar com as crianças percebendo o que elas compreenderam dentro dos objetivos propostos para aula, refletindo sobre os limites, riscos e sensações que a atividade oferece, bem como sua utilização em diversas práticas na natureza ou também pelos bombeiros como visto.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.