19/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Conhecer as origens do rapel e sua utilização ao longo da história principalmente em resgates.
- Perceber questões ecológicas e a importância do meio ambiente na prática dessa atividade na natureza.
- Conhecer as diferentes maneiras de se praticar o rapel, bem como seus equipamentos: capacete, cadeirinha, tipos de freios e cordas.
- Experimentar o rapel adaptado à realidade e possibilidades da escola.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Conhecendo o rapel
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para iniciar a aula sobre o rapel, o professor (a) poderá apresentar aos alunos diversas práticas como salvamentos e atividades que se utilizam do rapel, e também da difusão dessa prática como atividade de aventura na natureza. Para isso terá a sua disposição diversos vídeos e fotografias disponíveis na internet, e também sites educativos que poderão subsidiar o trato com o conteúdo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rapel (Acesso em 19/08/10).
http://www.youtube.com/watch?v=BVGQqpAdihU (Acesso em 19/08/10).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19643 (Acesso em 19/08/10).
Atividade 2 – Conhecendo os equipamentos e sua utilização.
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Agora o professor (a) apresentará os equipamentos de segurança para realização do rapel e também discutirá questões referentes às precauções que devem ser tomadas para prática da atividade. Além de pontuar a utilização dessa prática em salvamentos e também abordar questões ecológicas visto o crescente número de pessoas que praticam o rapel na natureza.
Para conhecer os equipamentos de rapel e observar sua utilização, acessar:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rapel (Acesso em 19/08/10).
http://www.limitevertical.com.br/equipamentos.htm (Acesso em 19/08/10).
http://www.youtube.com/watch?v=Wbgwhbp84B0&feature=related (Acesso em 19/08/10).
http://www.youtube.com/watch?v=_S02yvRbRAc (Acesso em 19/08/10).
Obs.: Um bombeiro poderá ser convidado para falar dessa parte e compartilhar experiências do seu trabalho.
Atividade 4 – Experimentando o rapel.
Duração: 50 minutos.
Material: Uma corda de 60M, uma cadeirinha, um freio, três mosquetões e um capacete.
Local: Espaço livre (entre arvoras, na quadra, dentre outros).
O professor (a) fará uma ancoragem amarrando a corda em uma estrutura fixa (pilastra, alto da árvore ou outro espaço) e organizará as crianças para descer de rapel. É preciso observar as dicas de segurança e a estrutura de montagem apontada nos tópicos anteriores, e estar atento à conferência nos equipamentos. Colchões poderão ser colocados próximos ao local onde se realizará a atividade evitando acidentes.
Figuras 1, 2 e 3: Descendo de rapel.
Fonte: Próprio autor.
Variações: Caso não exista a possibilidade de executar a atividade com os equipamentos específicos, o professor (a) poderá adaptar a atividade a partir da realidade física na escola utilizando uma corda presa em um ponto fixo e deixando que as crianças desçam pela corda. Os procedimentos de segurança deverão ser observados da mesma forma.
Figuras 4 e 5: "Rapel" escolar.
Fonte: Próprio autor.
Sugestão de site:
http://www.trilhaseaventuras.com.br/atividades/materia.asp?id_atividade=8&id=54 (Acesso em 19/08/10).
http://www.youtube.com/watch?v=03Zx1pvJ-5I&feature=related (Acesso em 19/08/10).
Ao final das atividades, o (a) professor (a) poderá dialogar com as crianças percebendo o que elas compreenderam dentro dos objetivos propostos para aula, refletindo sobre os limites, riscos e sensações que a atividade oferece, bem como sua utilização em diversas práticas na natureza ou também pelos bombeiros como visto.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/12/2013
Cinco estrelasÓtima aula e criatividade, parabéns
07/12/2010
Cinco estrelasgostei muito da aula