Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LEITURA DE IMAGEM EM APRECIAÇÃO PERFORMÁTICA

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Conhecer e apreciar esteticamente a obra Nu descendo a escada de Marcel Duchamp, visando o desenvolvimento de habilidades de leitura estética e sensibilização do olhar;

§  Estudar a performance enquanto linguagem artística contemporânea;

§  Criar uma leitura significativa tendo a performance como meio de expressão.  

Duração das atividades
• Quatro aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ø Noções básicas de navegação virtual;

Ø Exercícios de recepção, leitura e apreciação de imagem de obras de arte no contexto escolar enquanto recursos didático-pedagógicos;

Ø Contato com imagens de obras de artistas buscando a sua contextualização e o enriquecimento do repertório plástico-visual do aluno.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Ø  Convide os seus alunos ao Laboratório de Informática munidos de material para registro - lápis e papel (pendrive ou CD);

Ø  Solicite uma pesquisa sobre Marcel Duchamp e a obra Nu descendo a escada;   

Ø  Informe algumas referências para a pesquisa virtual. Sugestão: sorteio de endereço de pesquisa por grupos de trabalho. Ex:               

http://entrelinhas.livejournal.com/9881.html (Grupo 1)

http://educacao.uol.com.br/biografias/Marcel-Duchamp.jhtm    (Grupo 2)  

http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_1213.html  (Grupo 3)

http://www.suapesquisa.com/biografias/marcel_duchamp.htm   (Grupo 4)

Ø  Instrua os alunos para trabalharem em grupos e registrarem os aspectos mais relevantes encontrados sobre o artista e a obra nos sites de pesquisa indicados/sorteados:

 - Dados biográficos do artista Marcel Duchamp (Quem foi - principais momentos da vida, onde viveu, que temática abordava em suas obras - principais obras de Duchamp, de qual movimento artístico fez parte - principais características do estilo artístico de Duchamp - que linguagem artística usava em sua produção poética);

 - Sobre a obra Nu descendo a escada – imagem, técnica, ano de produção, características (cores, formas, figura/fundo, geometrização);  

Ø Em posse das informações coletadas, solicite o arquivo em pendrive ou CD (incluir/digitar as anotações individuais em papel) para subsidiar as discussões da próxima aula.

  Aula 2

Ø  Proponha para que os alunos socializem as anotações feitas na aula anterior com a apresentação dos dados coletados - grupo a grupo;

*Após a socialização, solicite o arquivamento dos dados em CD, visando a construção de um condensado coletivo;

*Solicite voluntários com maior agilidade/conhecimento em informática  para reunirem os dados importantes da pesquisa virtual em arquivo do programa Powerpoint (esta atividade  será feita extra-aula/turno);

Ø Defina com o grupo de voluntários, os apresentadores do condensado sobre Marcell Duchamp e a obra Nu descendo a escada II;

Ø Oriente os alunos e proceda os encaminhamenros necessários à execução da proposta.

Aula 3

Ø Disponibilize o projetor multimídia para a apresentação, solicitando que os demais grupos fiquem atentos e pontuem a necessidade de inclusão de algum aspecto importante não relatado pelos apresentadores, construindo desta forma, um material mais rico/consistente;

Ø Salve o documento final para acervo da turma.

Ø Retome a aula anterior quando os alunos promoveram a apresentação coletiva dos aspectos teóricos da pesquisa sobre  Marcell Duchamp e a obra Nu descendo a escada II, avalie com a turma a apresentação teórica dos dados obtidos apresentada pelos colegas  voluntários e faça alguns comentários teóricos. Sugestão: Anamélia Buoro Bueno em seu livro "Olhos que pintam - a leitura de imagem e o ensino de arte", Editora da PUC-SP, 2002 - 252 páginas.

*Sobre o título da obra:

“...revela-se instigante ao nosso olhar, na medida em que, repleta de elementos, figurativiza a duração de um corpo descendo uma escada. Nossos olhos não conseguem abarcar a complexidade manifesta na obra num primeiro percurso. Será necessário muito mais tempo em frente à imagem para que esse olhar, guiado pelas relações que estabelece com a manifestação da obra, comece a identificar os elementos da construção de percursos narrativos que a obra propicia, encaminhando para a reconstrução dos seus significados.” (p. 190)

*Sobre a imagem que se apresenta na obra:

“... propõe sua segmentação em dois planos: o que corresponde ao plano da figurativização do corpo que desce a escada e outro, que corresponde ao fundo, isto é à espacialidade que figurativiza a escada pela qual  o corpo desce.” (p.197)

>Linhas e formas retilíneas;

>Linhas e formas curvilíneas;

>Eixo descendente da cintura;

>Sobreposições de linhas e formas;

>Luminosidade na parte central da descida;

>Ao redor da imagem tons de marrom e outros avermelhados que molduram;

>Moldura forma ângulos opostos- inferior esquerdo e superior direito;

>Totalidade da tela – tons de amarelo envelhecido;

>Tons da tela relacionam com pinturas cubistas analíticas de Picasso.

*Sobre o plano de manifestação da imagem - linhas:

>As linhas demarcam espaços de cor e constroem ritmo no movimento da figurativização – linhas retas diagonalizadas em diferentes direções oblíquas;

>Linhas circulares na configuralização do movimento dos quadris;

>Equilíbrio e movimento pelo traçado das linhas;

>Linhas sugerem relação com o movimento artístico Futurista que utilizava de linhas paralelas para  demonstrar o percurso do movimento do tempo.

Ø Mostre a imagem da obra Nu descendo a escada em tamanho ampliado:

 "Nu Descendo a Escada II" (1912). Marcel Duchamp

 http://entrelinhas.livejournal.com/9881.html  

  Ø  Fale aos alunos sobre a obra:

Nesta pintura, Marcel Duchamp, artista francês, instiga o nosso olhar quando revela uma série de elementos figurativizados – um corpo que desce uma escada. Não conseguimos abarcar tantas informações de modo imediato. É necessário olhar por um tempo maior a fim de perceber tudo o que a obra traz. O artista, jovem, inquieto e reflexivo,  trabalhou nesta obra quando tinha 25 anos de idade. Nu descendo a escada figura entre as obras de maior destaque do período de produção artística da História da Arte Moderna que antecede a Primeira Guerra Mundial.     

Ø  Entregue aos alunos um questionário para a realização de leitura/apreciação da imagem da obra Nu descendo a escada:  

 *O que você vê nesta imagem à primeira vista?

*Se você não soubesse o nome da obra, seria possível apreciá-la segundo a intenção do artista – um corpo nu que desce uma escada?

(Olhando atentamente no canto inferior esquerdo, vê-se o título como parte da obra apresentando uma numeração (II). Sabe-se que Duchamp fez mais dois “Nu descendo a escada” – I em 1911 e III em 1916).  

 *Qual é a técnica usada pelo artista na obra?

 *Quais cores predominam na obra?

 *O artista mostra um corpo diferente daquele que se espera ver – um corpo mecanizado (como se uma armadura o envolvesse), mesclando linhas e forma retilíneas, onde algumas linhas e forma circulares sobressaem.

Ø  Solicite a leitura oral do relatório visando a socialização das ideias na turma;

Ø  Recolha os relatórios e exponha-os na sala de aula em forma de painel.

 

Aula 4

Ø  Proponha aos alunos uma representação em forma de desenho: -  Como você faria um nu descendo uma escada?  

Ø Disponibilize papel canson e  lápis de cor  para a realização da proposta;

Ø  Recolha os desenhos e converse sobre eles.   

Ø  Reflita com os alunos sobre a performance como meio expressivo da arte contemporânea – linguagem de apresentação transitória/efêmera e por isso sempre fotografadas enquanto registro;

Ø  Sugestão para leitura e preparação do professor:

 http://www.corpos.org/papers/bordas.html  

A performance, art performance ou performance artística é uma modalidade de manifestação artística interdisciplinar que - assim como o happening - pode combinar teatro, música, poesia ou vídeo. É característica da segunda metade do século XX, mas suas origens estão ligadas aos movimentos de vanguarda (dadaísmo, futurismo, Bauhaus, etc.) do início do século passado. Difere do happening por ser mais cuidadosamente elaborada e não envolver necessariamente a participação dos espectadores. Em geral, segue um "roteiro" previamente definido, podendo ser reproduzida em outros momentos ou locais. É realizada para uma plateia quase sempre restrita ou mesmo ausente e, assim, depende de registros - através de fotografias, vídeos e/ou memoriais descritivos - para se tornar conhecida do público.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090319182427AAKZVED  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Performance   

 Ø  Solicite aos alunos uma leitura performática coletiva da obra Nu descendo a escada II, de Marcel Duchamp, a ser apresentada na próxima aula.

 

 Aula 5

Ø  Organize espaço para a apresentação das leituras performáticas da obra Nu descendo a escada II, de Marcel Duchamp;

Ø Registre através de fotografias e filmagem, a apresentação das performances criadas pela turma;

Ø  Retome as apresentações, apresentando o resultado em fotografias e vídeo e socialize com o grupo os pontos positivos, as características desta linguagem artística e a riqueza do processo vivenciado com a apreciação de obra de arte através da performance;

 * Registro de uma das apreciações/apresentações performáticas de Nu descendo a escada II de Duchamp:

Apreciação performática da obra Nu descendo a escada II, de Marcel Duchamp.

Alunas do Curso de Especialização Arte e Educação - as diferentes linguagens -  Faculdade Católica de Uberlândia, Turma 2008.

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Apreciação performática da obra Nu descendo a escada II de Marcel Duchamp.

Alunas do Curso de Especialização Arte e Educação - as diferentes linguagens -  Faculdade Católica de Uberlândia, Turma 2008.

 Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Ø Avalie com os alunos as apresentações criadas pela turma, falando sobre dificuldades e facilidades na realização da proposta, bem como sentimentos de prazer ou desprazer no cumprimento da tarefa.

Recursos Complementares

 Fotografia - Técnica industrial de captação e reprodução, em emulsões sensíveis de imagens formadas no interior de uma câmara escura. O processo fotográfico foi inventado nos anos trinta do século XIX, por Talbot, na Inglaterra, Niepce e Daguerre, na França. A primeira máquina fotográfica, o daguerreótipo, patenteada por Daguerre em 1839, tornou-se um  instrumento –preciso e acessível de reprodução de imagens, que foi usado por importantes artistas fotógrafos como Nadar, Carjat e Lê Gray. O fotógrafo Disdéri foi o primeiro a difundir a fotografia como produto de cultura em massa, inventando o cartão de visita, que substituiu a pintura do retrato convencional. A fotografia foi questionada por artistas acadêmicos, que julgaram esse instrumento de captação da realidade como uma ameaça à pintura. Mas a fotografia foi usada pelos artistas impressionistas e pelos artistas da vanguarda européia (cubistas, dadaístas e  surrealistas). Os dadaístas alemães inventaram a fotomontagem (colagem de fragmentos de fotografias), usada como provocação e instrumento artístico de ação política e de crítica social. Posteriormente,  a fotografia foi utilizada também pelos artistas pop e hiperrealistas, na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a fotografia explodiu nos setenta do século passado, afirmando-se como obra de arte autônoma ou como audiovisual, através do trabalho de Miguel Aun, Beatriz Dantas, George Helt, entre outros. (SANTOS, Denise. Orientações Didáticas em Arte Educação. Belo Horizonte: C/Arte: FHC/Fumec, 2002. p.84)   

 Leitura de Imagem:

Ver sugestões de referencial teórico na aula de minha autoria no Portal do Professor: DITADO DE IMAGENS  - APRECIANDO OBRAS DE ARTE

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19335     

Avaliação

Além das conversas permanentes, troca de experiências e autoavaliação, propõe-se a apreciação coletiva do processo ensino-aprendizagem em artes visuais, verificando os experimentos, a criatividade, o interesse pela descoberta, a aplicação do conteúdo estudado nas construções elaboradas a partir do referencial teórico-plástico proposto, bem como o retorno dos alunos  quanto ao processo desenvolvido e o conhecimento adquirido.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Adriana C. Batista Ramos, E.M.E.F. Madre Teresa , Rio Grande do Sul - disse:
    batista_adriana@hotmail.com

    27/05/2012

    Cinco estrelas

    Ótima Abordagem para a educação de Jovens e Adultos , permitindo a eles expansão de conhecimentos e expressão da sua interpretação. Penso que deva ser realizado em um tempo maior pare eles se familiarizem com as noções de pesquisa na internet.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.