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Governos Militares

 

07/12/2010

Autor y Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o processo histórico do período repressivo no Brasil

Identificar a violação dos direitos humanos, das liberdades de expressão durante os anos de chumbo 

Entender como a música pode ser utilizada para manifestar o descontentamento da população.

Analisar a Constituição de 1967.

Conhecer a Lei Falcão.

 Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.

Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.

Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.

Descrever lugares, pessoas, objetos e processos.

Posicionar-se em relação a diferentes temas tratados.

Defender posições fundamentando argumentos com exemplos e informações.

Reconhecer os argumentos apresentados na defesa de uma posição, avaliando a pertinência dos exemplos e informações que o fundamentam.

Fazer intervenções coerentes com os temas tratados.

Respeitar o turno da palavra.

Duração das atividades
05 horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

  • Leitura de texto.
  • Análise de imagem
  • Discussão
  • Trabalho de Grupo
  • Interpretação de Texto
  • Interpretação de charge.
  • Trabalho com musica
  • Produção de texto                                                                

Desenvolvimento

1ª ATIVIDADE

1- O professor apresenta a imagem abaixo, solicitando a leitura da mesma

 http://www.achetudoeregiao.com.br/ATR/ditadura.htm 

2- Em seguida, o professor coloca a seguinte situação:

Imagine que você é um jornalista e que escreveu uma notícia para o jornal local sobre manifestação popular. Essa imagem acompanhou a notícia. Escreva a legenda explicativa da imagem que poderia estar na notícia.

3- O professor socializa as produções dos alunos, faz os comentários necessários e propõe a continuação da análise da imagem a partir das questões

:a) O que chama sua atenção quando você observa esta imagem?

b) Qual será o envolvimento desta população  nesta imagem?

c) Quando você depara com esta imagem, que sentimento vivencia?

d)  O que mais  chama sua a atenção nesta imagem?

e) Que  relação há entre o assunto da aula e a imagem?

4- O professor organiza a turma em grupos e solicita que discutam, entre eles, o que estão vendo na imagem e elaborem um pequeno texto sobre a situação.

5- O professor socializa as produções , fazendo os comentários necessários

 2ª ATIVIDADE

1-O professor distribui  o texto abaixo e pede que os alunos façam a leitura.

Ditadura militar

Quadro apresenta principais fatos entre 1964 e 1985

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

1964- Em 31 de março um golpe político-militar depõe João Goulart da Presidência da República. O Ato Institucional nº 1 suspende os direitos políticos de centenas de pessoas. O general Castelo Branco toma posse como presidente.

1965 Extinguem-se os partidos políticos existentes e institui-se o bipartidarismo, com a Aliança Renovadora Nacional (Arena), de apoio ao governo, e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), de oposição.

1966 Suspensas as eleições diretas para cargos executivos. Vários deputados federais são cassados. O Congresso, ao protestar, é posto em recesso por um mês.

1967 O marechal Costa e Silva toma posse na Presidência da República. Líderes da oposição organizam uma frente ampla contra o governo militar.

1968 Oposição é reprimida com violência. O Ato Institucional n.º 5 marca o endurecimento do regime, agora abertamente ditatorial.

1969 Costa e Silva é afastado por motivo de saúde. Uma junta dos ministros militares assume provisoriamente o governo. A alta oficialidade das Forças Armadas escolhe o general Garrastazu Médici para presidente.

1970 A oposição ao regime se torna mais intensa, com guerrilhas na cidade e no campo. Os militares reagem com violência. Nos "porões" da ditadura, passam a ocorrer mortes, desaparecimentos e torturas. 

1971-1973 A repressão vence a guerrilha. O país experimenta um momento de desenvolvimento econômico que ficou conhecido como "o milagre brasileiro". A economia cresceu, mas em detrimento da preservação ambiental e com o aumento da dependência do petróleo importado e do capital externo.

1974 O general Ernesto Geisel assume a presidência, enquanto o MDB conquista uma vitória expressiva nas eleições legislativas. 

1975-1976 Geisel representa a ala moderada dos militares e tenta promover uma abertura, enfrentando seus próprios pares. O crescimento econômico se mantém mas já há sinais de crise, proveniente sobretudo do aumento do preço petróleo e da dívida externa.

1977 A sociedade civil passa a reivindicar efetivamente a recuperação dos direitos democráticos.  

1978 Fim do AI-5. A abertura política progride lentamente. 

1979 O general João Batista Figueiredo assume a presidência. Aprovada a lei da anistia. Centenas de exilados retornam ao país. O pluripartidarismo é restabelecido.  

1980 Agrava-se a crise econômica. Aumentam as greves e as manifestações de protesto. O PDS substitui a Arena e o PMDB o MDB. Fundam-se o PDT e o PTB.

1981Continuam os conflitos internos entre a ala radical e a ala moderada das forças armadas. Figueiredo tem um infarto e o poder fica nas mãos de um civil, Aureliano Chaves, durante três meses.

1982-1983 Eleições diretas para governadores e prefeitos, com vitória da oposição em Estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O PT obtém seu registro na Justiça Eleitoral. Sem condições de pagar aos credores externos, o Brasil vai ao FMI.

1984 Uma campanha por eleições diretas para presidente da República agita o país. Emenda à Constituição é votada com esse objetivo, mas não consegue ser aprovada no Congresso. O fim do regime militar é iminente.  

1985 Indiretamente, o civil e oposicionista Tancredo Neves é eleito presidente da República. No entanto, com sua morte anterior à posse, assume seu vice, José Sarney.

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1702u74.jhtm 

2-Comente com os alunos  que é um resumo da história do período da ditadura militar.

3-Peça aos alunos que se organizem em equipes para pesquisarem sobre cada período destacado  no texto. Dependendo do número de alunos cada equipe pode ficar responsável por mais de um período e informar ao professor a organização combinada.

4-O professor leva os alunos para o laboratório de informática e disponibiliza os links que serão utilizados na pesquisa. O professor  combina como será a apresentação das conclusões.

Links para pesquisa:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ditadura-militar/index-ditadura-militar.php 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ditadura-militar/regime-militar.php 

http://pre-vestibular.arteblog.com.br/27330/1964-Ditadura-Militar-no-Brasil-CENSOR-NA-REDACAO-DO-ESTADAO/ 

http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/o-golpe-militar-de-1964/ 

http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/causas-do-golpe-militar-de-1964/ 

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=747 

http://www.youtube.com/watch?v=sns2P3Bx-wc&p=0B54626DB9FFC31F&index=14&playnext=1 

http://professorasueli-historia.blogspot.com/2008/10/indicaes-de-sites-golpe-de-64.html 

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/historia-regime-militar.jhtm

http://www.culturabrasil.pro.br/ditadura.htm 

http://www.brasilescola.com/historiab/o-livro-secreto-ditadura-militar.htm 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Causas_do_golpe_militar_de_1964_no_Brasil 

5-Cada uma das equipes apresenta as conclusões do seu trabalho.

3ª ATIVIDADE

1-O professor inicia essa parte da aula problematizando:

a) Como será que o regime militar influenciou na vida da sociedade brasileira?

b)Que mudanças vocês acham que ocorreram país?

 OBS: Enquanto os alunos vão dando suas opiniões, o professor vai registrando-as no quadro.

2 O professor entrega uma cópia do texto abaixo solicitando que façam uma leitura do mesmo.

O que foi o AI-5?

24 de Março de 2008

O AI-5 foi o quinto Ato Institucional decretado pela ditadura militar que se instalou no Brasil em março de 1964. Decretado pelo presidente ditador Artur da Costa e Silva em 13 de dezembro de 1968, foi uma resposta a um discurso do deputado Márcio Moreira Alves que pedia boicote aos desfiles de 7 de setembro e que as brasileiras não namorassem militares.

Entre as ordens do AI-5 estava o fechamento do Congresso Nacional por tempo indeterminado, proibição de qualquer reunião de caráter político, estabelecimento de censura prévia e suspensão de habeas corpus para presos políticos.

O AI-5, que provocou o surgimento de grupos de luta armada contra o regime militar, foi revogado em 1978 pelo presidente ditador Ernesto Geisel, que iniciou o lento processo de abertura política e redemocratização, consolidado em 1985.

http://www.oragoo.net/o-que-foi-o-ai-5/ 

3) Após a leitura do texto o professor propõe uma discussão a partir das questões:

a) O que significa AI-5?

b) Quem decretou o AI-5?

c) O que levou Artur da Costa e Silva a decretar o AI-5?

d) Qual a sua opinião a este respeito?

e) Quais eram as determinações do AI-5 expressas no texto?

4) O professor organiza a turma em duplas e ainda com base no texto, propõe a seguinte tarefa:

      - Escreva um comentário sobre cada uma  das três ordens impostas pelo AI-5.

  5) O professor socializa as tarefas acima e faz os comentários necessários.

4ª ATIVIDADE

 1-Dentre as ordens impostas pelo AI-5 estava o estabelecimento da censura prévia leia a noticia abaixo e entenda as consequências da censura prévia.

(O ESTADO DE SÃO PAULO. Instituições em frangalhos. 1998)

14 de dezembro de 1964

O Estado foi o único grande jornal do País a ser censurado diretamente na redação, por recusar-se a praticar a autocensura. Seus repórteres e redatores, assim como os do JT, eram orientados para ignorar a presença dos censores e continuavam preparando normalmente o material para cada edição. O trabalho de censura devia caber aos policiais do regime. E como eles tiveram trabalho: a quantidade de textos que vetaram no Estado em pouco mais de dois anos daria para preencher um livro de 600 páginas.Foi dessa maneira brutal que o AI-5 se abateu sobre o jornal Estado e o JT. A invasão e apreensão dos jornais foi a primeira de uma série de violências que seriam cometidas contra as duas publicações, à sombra do ato institucional. A censura foi a parte mais visível e constante da violência. Os censores enviados para o jornal na noite do AI-5 permaneceram durante algumas semanas e depois o controle voltou a ser feito por meio de telefonemas e bilhetes. Quando a situação política se tornava mais tensa, eram enviados pessoalmente. Foi assim até 1972, quando chegaram com força e, dessa vez, para ficar. A presença dos censores na oficina iria durar 863 dias.

No dia 14, sábado, atingiram o Jornal da Tarde, irmão do Estado. Policiais federais postaram-se à porta do JT com ordens para impedir a saída da edição do dia, que trazia a manchete O Brasil entra no 5.º Ato, com fotos de tanques no centro da cidade. Impedido de exprimir-se livremente, Julio de Mesquita Filho preferiu o silêncio. Não escreveu mais nenhuma linha. Morreu poucos meses depois, desgostoso com os rumos da política no País. “Estou convencido de que o triunfo da linha-dura dos militares sobre os ideais originais do movimento de 1964 produziu tal amargura e frustração que terminariam levando-o à morte”, escreveu anos mais tarde seu filho, Ruy Mesquita, atual diretor-responsável do Estado, ao fazer um balanço do que ocorreu em 1968.

http://pre-vestibular.arteblog.com.br/27344/14-DE-DEZEMBRO-DE-1964-O-AI-5/ 

2- Desenvolva um debate sobre o texto lido.

a) Peça aos alunos para questionarem a atitude do Jornal e a atitude dos censores.

 b) Para a questão da censura aos jornais questione se eles têm conhecimento de censuras recentes a jornais da Venezuela pelo presidente Hugo Chaves. Qual é a opinião dos alunos sobre este fato?

c) Se eles têm notícias de algum desentendimento recente do governo brasileiro e a imprensa, em relação à algumas atitudes do governo de tentativa de controle da imprensa brasileira? Qual a opinião dos alunos?

d) O professor socializa as opiniões dos alunos fazendo uma síntese das idéias importantes.

5ª ATIVIDADE

Com a finalidade de enriquecer uma aula, o professor poderá utilizar-se da música de Chico Buarque “O Cálice”, que aborda o tema. A letra deve ser apresentada aos alunos para que leiam enquanto ouvem. Isso facilita a compreensão da mensagem musical.

Cálice

Chico Buarque 

Pai, afasta de mim esse cálice

Pai, afasta de mim esse cálice

Pai, afasta de mim esse cálice

De vinho tinto de sangue

Como beber dessa bebida amarga

Tragar a dor, engolir a labuta

Mesmo calada a boca, resta o peito

Silêncio na cidade não se escuta

De que me vale ser filho da santa

Melhor seria ser filho da outra

Outra realidade menos morta

Tanta mentira, tanta força bruta

Como é difícil acordar calado

Se na calada da noite eu me dano

Quero lançar um grito desumano

Que é uma maneira de ser escutado

Esse silêncio todo me atordoa

Atordoado eu permaneço atento

Na arquibancada pra a qualquer momento

Ver emergir o monstro da lagoa

De muito gorda a porca já não anda

De muito suada a faca já não corta

Como é difícil , pai, abrir a porta

Essa palavra presa na garganta

Esse pileque homérico no mundo

De que adianta ter boa vontade

Mesmo calado o peito, resta a cuca

Dos bêbados do centro da cidade

Talvez o mundo não seja pequeno

Nem seja a vida um fato consumado

Quero inventar o meu próprio pecado

Quero morrer do meu próprio veneno

Quero perder de vez tua cabeça

Minha cabeça perder teu juízo

Quero cheirar fumaça de óleo diesel

Me embriagar até que alguém me esqueça

http://calice.chicobuarque.letrasdemusicas.com.br/ 

3-Após a apresentação da música, é possível explorar o entendimento dos alunos sobre a letra da mesma e passar um questionário a eles com posterior esclarecimento de dúvidas. Exemplo:

a) Copie o título da música

b) Escreva a mensagem da letra da música.

c) Quem o cálice está representando?

d) Complete a tabela abaixo com os possíveis agentes dos problemas apontados na música

4-Comente com os alunos a informação:

Naquele ano de 1973, a música “Cálice” (Chico Buarque – Gilberto Gil), foi proibida de ser gravada e cantada. Gilberto Gil desafiou a censura e cantou a música em um show para os estudantes, na Politécnica, em homenagem ao estudante de geologia da USP Alexandre Vanucchi Leme (o Minhoca), morto pela ditadura. Ainda naquele ano, no evento “Phono 73”, festival promovido pela Polygram, Chico Buarque e Gilberto Gil tiveram os microfones desligados quando iriam cantar “Cálice”, por decisão da própria produção do show, que não quis criar problemas com a ditadura.

5-Peça aos alunos que escrevam um pequeno texto denunciando o desrespeito ao cidadão em exercer a sua liberdade de se manifestar livremente

6ª ATIVIDADE

1-Peça aos alunos para observarem a charge.

2-Informe que é uma charge do Ziraldo ironizando a lei Falcão

3-Peça aos alunos para formularem,  com base na observação da charge, hipóteses  que expliquem o que seria a Lei Falcão.

4-Anote no quadro as hipóteses levantadas pelos alunos.

5-Peça que os alunos leiam o texto sobre a Lei Falcão.

Lei Falcão: controlando a propaganda eleitoral

Televisão de Plasma mostrando o Congresso. Para convencer os eleitores, os aspirantes a prefeito fazem carreatas, comícios e expõem suas idéias na TV e no rádio. Tudo isso faz parte da campanha eleitoral. Só que nem sempre foi assim. Se você já festejou: "Oba, nada de propaganda eleitoral na hora do meu desenho", pense melhor.O programa eleitoral obrigatório pode até não ser muito divertido, mas é através dele que as pessoas conhecem os candidatos e suas propostas - um passo importante para o voto consciente.Se já é difícil o eleitor escolher um bom candidato tendo acesso a todas as informações, propostas e histórias dos políticos concorrentes, imagina se os candidatos não pudessem se expressar? Pois é, e nem tem muito tempo que isso mudou, não. Na verdade, foi só no dia 17 de outubro de 1984 que a propaganda política voltou a fazer parte da vida dos brasileiros.

Rédea curtinha.

Durante oito anos, de 1976 a 1984, a Lei n.º 6.339 de 1976, chamada de Lei Falcão (por causa do criador da lei, o ministro da Justiça Armando Falcão), determinou várias regras paras as campanhas dos candidatos, além de proibir os debates políticos na TV, no rádio e nos meios de comunicação em geral.A Lei Falcão determinava que os candidatos não podiam falar muito no programa eleitoral, não. Nada de apresentar projetos ou comparar políticos, como vemos nos dias de hoje. O candidato apareceria na TV acompanhado apenas de seu número e podendo informar somente os dias de comícios, e só! A imagem usada era uma fotografia 3x4 (daquelas usadas no documento de identidade). Imagina!

http://www.plenarinho.gov.br/noticias/reportagem-especial/re-lei-falcao 

6- Peça aos alunos para compararem o que diz o texto com as hipóteses formuladas por eles.

7- Socializar as conclusões dos alunos e fazer os comentários necessários.

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Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura dos textos,  a produção de textos, a participação no debate, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às  intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

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