Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONHECENDO O MEU CORPO - PARTE II

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Solange Kátia E. Soares, Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender com essa aula a:

  • Familiarizar-se com as características físicas do seu próprio corpo e do corpo do outro;
  • Vivenciar situações de contagem;
  • Vivenciar situações de fala e escuta;
  • Familiariza-se com as questões de gênero (masculino e femino).
Duração das atividades
2
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

O corpo é um tema muito importante para ser trabalhado com as crianças das primeiras séries da Educação Infantil. Para tanto, propomos a aula a seguir, que poderá introduzir a discussão com essa temática.

1º MOMENTO - O professor deverá reunir o grupo de crianças em roda e sugerir para a turma o desenho do corpo de um menino e de uma menina em tamanho real. Depois dessa conversa  o docente pede para que o grupo escolha um menino e uma menina para serem representados. Depois dessa escolha o professor sugere que uma das crianças deite-se sobre uma folha de cartolina (cartolina peso 40, papel madeira ou jornal) e com um pincel atômico contorna o corpo da criança. Após o contorno, mostra para a turma como ficou a representação do contorno do corpo.

2º MOMENTO - Após essa apresentação o professor pergunta para o grupo o que está faltando na representação do corpo do colega. À medida que as crianças vão apontando o professor pede para que elas dirijam-se ao desenho e represente nele a parte que mencionou. Antes de desenhar, o professor pede para a criança apontar onde fica aquela parte e depois a criança desenha, por exemplo:

  • A criança falou que está faltando a boca. O professor pede para ela apontar onde estaria a boca  para então desenhá-la.

Após o desenho de cada criança é importante que o docente escreva ao lado, o nome da parte que a criança desenhou e questione o grupo acerca das idéias que já construíram sobre gênero:  - É menino ou menina? Por quê?

Avaliação

O professor deverá observar ao final da aula se o aluno conseguiu:

  1. Nomear as partes do seu corpo e do corpo do outro (cabeça, tronco e membros);
  2. Produzir a representação do próprio corpo enomeá-la;
  3. Apresentar formas em seu desenho;
  4. Quantificar as partes do corpo;
  5. Apresentar hipóteses sobre gênero (o que é necesário para ser menino  ou menina).
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 3/5 - 60%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • marilene damazio dos santos, Universidade Castelo Branco , Rio de Janeiro - disse:
    marylin-santos@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns esta aula excelente,gostaria de mais informações podemos trocar informações.


  • claudianedevasconcelossilva, FUCAMP , Minas Gerais - disse:
    claudianevasconcelos2009@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito damaneira que foi trabalhada a aula pois me auxiliara no meu trabalho com crianças na educaçao infantil. Pude observar algumas capacidades que a criança podera adquirir com estas atividades como: interaçao social, desenvolver seu raciocinio-logico-matematico, sem contar que pode ser trabalhado as noçoes de percepçao visual oral e auditiva, as noçoes de parte do corpo e tudo isso levando a criança a manusear papel, pincel podendo envolve-la no mundo das artes e do ludico.


  • Nanci Maria Dos Santos, Escola Municipal maria Augusta Dutra , Santa Catarina - disse:
    nanci-pink@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente muita boa esta aula, e muito paticipativa Uma maneira agradavel de associar as crianças, com partes do corpo humano.


  • Adriana Maria da Silva, Centro Universitário Claretiano , São Paulo - disse:
    dricamary@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito bom! além de trabalhar e estimulara a fala e a linguagem ajuda no raciocínio lógico e na conscientização corporal!


  • ana cristina da foneca lino, NEI , Rio Grande do Norte - disse:
    anaredinha@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    parabéns professora por sua contribuição , para a educação infantil.Pois ainda somos minuria no mundo educacional,e precisamos ampliar e divulgar nossos conhecimentos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.