19/06/2009
Solange Kátia E. Soares, Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Os alunos poderão aprender com essa aula a:
1º MOMENTO - O professor deverá reunir o grupo de crianças em roda e sugerir para a turma o desenho do corpo de um menino e de uma menina em tamanho real. Depois dessa conversa o docente pede para que o grupo escolha um menino e uma menina para serem representados. Depois dessa escolha o professor sugere que uma das crianças deite-se sobre uma folha de cartolina (cartolina peso 40, papel madeira ou jornal) e com um pincel atômico contorna o corpo da criança. Após o contorno, mostra para a turma como ficou a representação do contorno do corpo.
2º MOMENTO - Após essa apresentação o professor pergunta para o grupo o que está faltando na representação do corpo do colega. À medida que as crianças vão apontando o professor pede para que elas dirijam-se ao desenho e represente nele a parte que mencionou. Antes de desenhar, o professor pede para a criança apontar onde fica aquela parte e depois a criança desenha, por exemplo:
Após o desenho de cada criança é importante que o docente escreva ao lado, o nome da parte que a criança desenhou e questione o grupo acerca das idéias que já construíram sobre gênero: - É menino ou menina? Por quê?
O professor deverá observar ao final da aula se o aluno conseguiu:
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns esta aula excelente,gostaria de mais informações podemos trocar informações.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito damaneira que foi trabalhada a aula pois me auxiliara no meu trabalho com crianças na educaçao infantil. Pude observar algumas capacidades que a criança podera adquirir com estas atividades como: interaçao social, desenvolver seu raciocinio-logico-matematico, sem contar que pode ser trabalhado as noçoes de percepçao visual oral e auditiva, as noçoes de parte do corpo e tudo isso levando a criança a manusear papel, pincel podendo envolve-la no mundo das artes e do ludico.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente muita boa esta aula, e muito paticipativa Uma maneira agradavel de associar as crianças, com partes do corpo humano.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito bom! além de trabalhar e estimulara a fala e a linguagem ajuda no raciocínio lógico e na conscientização corporal!
24/03/2010
Quatro estrelasparabéns professora por sua contribuição , para a educação infantil.Pois ainda somos minuria no mundo educacional,e precisamos ampliar e divulgar nossos conhecimentos.