Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Focalização e modalização textual: a elaboração de um texto narrativo a partir da Ópera

 

13/09/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Elaborar um texto descritivo-narrativo a partir da ópera “A Flauta Mágica” de Mozart, utilizando o foco narrativo em terceira pessoa onisciente.

Utilizar marcas de subjetividade no texto a ser escrito, como indicador de presença de enunciador no texto.

Explicar o processo de focalização (ponto de vista do narrador) e a modalização (voz narrativa), utilizados na construção do texto descritivo-narrativo.

Exercitar a oralidade e o nível de adequação da linguagem.

Discutir a importância da formação de apreciadores a partir do gênero ópera.

Identificar recursos lingüísticos adequados a determinadas situações comunicativas ou intenções do escritor.

Duração das atividades
4 aulas geminadas (1 hora e 40 minutos cada) - 400 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos:

. reconheçam a ópera como um espetáculo teatral e musical, que se é contado uma história.

. conheçam e diferenciem os tipos de narradores que existem: narrador-personagem, narrador-observador, narrador-onisciente.

. saibam os elementos que fazem parte da narração: personagem, narrador, espaço, tempo, conflito, enredo, eixo progressivo.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

A ópera é um espetáculo que reúne diversas linguagens artísticas: música, poesia e teatro. A palavra tem a mesma origem que Opus, e significa em latim, o plural de "obra". Além disso, é um espetáculo que exige esforços coletivos para ser bem realizado, exige participação e envolvimento do grupo.

A ópera sempre foi um espetáculo popular por excelência. Várias óperas estão ligadas ao folclore de muitos povos, daí a ideia de se trabalhar a criação de um texto descritivo-narrativo a partir desse espetáculo. Trabalhar com a ópera permite abordar aspectos do teatro, da música e da poesia - poemas cantados e encanados com acompanhamento musical - numa perspectiva histórica que estimula o trabalho e a pesquisa interdisciplinar.

Deste modo, mobilize os colegas professores das áreas de Línguas, Artes, História e Geografia para o desenvolvimento desse projeto.

Introduza a temática de uma forma diferente. Leve seus alunos para um espaço que seja favorável à projeção de imagens. Uma sala de multimídias, um anfiteatro, uma sala especial seriam ótimos lugares para esse momento.

Pergunte para seus alunos se já assistiram a uma ópera. Se sabem como é, quais as características desse tipo de espetáculo, se apreciam a música que é cantada. Depois de ouvi-los, apresente a eles os integrantes, o que faz uma ópera acontecer, a partir de uma apresentação de imagens, que pode ser feita por meio de slides ou de uma apresentação em Power Point. Para essa aula introdutória, recomenda-se convidar o professor de Música ou de Arte para explicar detalhadamente os slides ou imagens a serem exibidos aos alunos.

Eis algumas sugestões de imagens e de lâminas que você poderia utilizar em sua apresentação:

A ópera é um espetáculo, uma peça de teatro de caráter dramático, caracterizada pela presença de música.

A ópera surgiu no começo do século XVII, na Itália. Logo, grande parte das óperas, até hoje, é apresentada em latim ou italiano.

Os integrantes de uma ópera são:

Orquestra

http://redatores.files.wordpress.com/2009/04/orquestra.jpg 

 (Acesso em 21/08/2010)

http://moodle.apvm.net/file.php/371/Instrumentos%20Orquestra/Orquestra.jpg  

(Acesso em 21/08/2010)

Coro

http://podcast.osesp.art.br/wp/wp-content/uploads/2009/12/programa57_coro.jpg 

(Acesso em 21/08/2010)

Solistas

http://www.fiocruz.br/ccs/media/opera11.jpg 

(Acesso em 21/08/2010)

Uma ópera segue, basicamente, uma programação padrão. Na primeira parte (abertura) é tocada uma música pela orquestra. Logo em seguida, vem o recitativo, onde os atores ficam dialogando. Os personagens secundários participam do coro, enquanto os principais interpretam as árias (composições para voz solista).

Observação: as palavras de significação desconhecida para os alunos, peça que eles verifiquem os significados nos dicionários.

Figurino

http://www.fashionbubbles.com/wp-content/uploads/2009/08/144_td_lacroix6.jpg 

História a ser apresentada

http://atlanticofm.com/Novo_portal06/images/stories/opera_aida.jpg 

(Acesso em 21/08/2010)

Professor,

Leve seus alunos ao laboratório de informática para que eles façam uma pesquisa dos espaços cênicos disponíveis na sua cidade ou próximos a ela. Além disso, que verifiquem a programação teatral da cidade e se há, dentre esses espaços, algum disponível para a apresentação de uma ópera.

Na cidade onde vivo, há um site de um grande teatro que disponibiliza toda a programação semestral de apresentações e espetáculos de teatros, musicais ou óperas. Acesse-o:

http://www.fcs.mg.gov.br/agenda/default.aspx?IdUnidade=1 

(Acesso em 21/08/2010)

Peça também que pesquisem as principais óperas, as mais conhecidas. Divida a turma em duplas para a execução dessa tarefa. Não se esqueça de pedir aos alunos que registrem o resultado da pesquisa feita. Depois, peça para as duplas socializarem os resultados. Coloque em exposição os registros no mural da sala.

É importante, nesse processo, o envolvimento de um professor de informática, para fornecer dicas de navegação que podem ser valiosas aos alunos.

Veja algumas sugestões de musicais:

http://musicalcats.com.br/?gclid=CKn_ifqJ6qMCFZxo5QodEzag2g  (Acesso em 02/09/2010) 

http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/2009/04/02/ult4326u1260.jhtm (Acesso em 02/09/2010) 

http://www.broadwaymusicalhome.com/shows/misssaigon.htm (Acesso em 02/09/2010) 

http://www.fcs.mg.gov.br/agenda/1527,ila-traviatai-guiseppe-verdi.aspx (Acesso em 02/09/2010) 

Se possível, agende uma visita a um teatro de sua cidade para que os alunos o conheçam. Leve-os para conhecer o palco, o que há detrás, as coxias, os camarins, a ilha de edição de imagens e de som. Se houver um arquivo de figurinos, mostre a eles também e os registros de imagens dos espetáculos apresentados até então. Também seria ótimo que os alunos pudessem presenciar o ensaio de alguma apresentação. É recomendável que nessa visita haja o acompanhamento dos professores de História, os de Arte e de Música, para que eles possam auxiliar os alunos na compreensão do que será demonstrado. Além disso, os alunos devem levar aparelhos para fotografar o que acharem interessante.

Apenas seja cauteloso ao sugerir que os alunos tirem fotos, pois eles precisam de uma autorização dos organizadores do evento para fotografar o espetáculo e o ambiente em geral. Isso porque, muitas vezes, é proibido o registro fotográfico durante as apresentações ou em determinados recintos. Essa visita será uma oportunidade única, pois, em geral, só assistimos as cenas dos palcos e ninguém tem ideia de como é e o que ocorre atrás das cortinas antes dos espetáculos.

Aula 2

Professor,

Das óperas elencadas pelos alunos, "A Flauta Mágica" será uma das apresentadas. Apresente aos alunos um trailler de um espetáculo de bonecos desta que é uma das mais conhecidas de Mozart.

http://www.youtube.com/watch?v=GguafBdAtZM&feature=related 

(Acesso em 21/08/2010)

Ouça as impressões que tiveram sobre a hitória apresentada. Que pistas o trailler ofereceu para o conhecimento e a compreeensão da história? Enumere as considerações e os apontamentos dos alunos.

Convide seus colegas professores de outras áreas do conhecimento - Geografia e História -, para discorrerem sobre a ópera no que se refere aos aspectos sócio-históricos tanto da obra, quanto do autor, o ilustre e genial Mozart.

É fundamental essa contextualização para que os alunos entendam e se apropiem melhor do sentido da ópera "Flauta Mágica" e a importância dela dentro do cenário artístico e cultural da humanidade.

Diante das suposições dos alunos e das considerações dos professores a respeito da obra e do autor, convide-os para assistirem à opera "Flauta Mágica".

Reserve um lugar em sua escola para essa exibição. Caso tenha um anfiteatro ou um teatro, tanto melhor.

Faça como no teatro: peça para que os alunos criem os livretos  a serem distribuídos, com o contexto histórico da ópera, a apresentação do enredo e  alguns comentários sobre o espetáculo para quem for assistir. Como, por exemplo, este:

http://www.kalandraka.pt/_operas/a_flauta_magica/a-flauta-magica350.jpg 

(Acesso em 2108/2010)

Coloque o cartaz da ópera na porta do local. Veja um exemplo:

http://2.bp.blogspot.com/_SNfastDQO0A/TExyAe2mtRI/AAAAAAAABmo/hlcUvMDT9z0/s320/flauta.jpg 

(Acesso em 21/08/2010)

Faça uma galeria de imagens da ópera pelos corredores ou murais próximos à entrada do recinto que servirá para a exibição.

Divida a exibição em atos e intervalos, respeitando a forma que é apresentada nos grandes teatros. Assim, os alunos sentirão a atmosfera desse evento.

Se a ópera que será exibida tiver como legenda o inglês, é de suma importância que o colega da área de Línguas disponibilize a tradução e esta seja passada como legenda em outro suporte de exibição, para que os alunos entendam melhor a história.

No endereço eletrônico a seguir, está disponível o download da ópera a ser apresentada para os alunos:

http://bitsnoop.com/opera-la-flauta-magica-mozart-karajan-berliner-philhamonik-q8200280.htm 

(Acesso em 21/08/2010)

Se em sua escola não tiver um teatro, um anfiteatro ou um lugar propício para a exibição da ópera, crie o ambiente com a ajuda de seus alunos. Uma projeção ao ar livre com um telão, o espaço da biblioteca de sua escola ou até mesmo, a própria sla de aula são sugestões que podem ser implementadas.

Aula 3

Professor,

Divida a turma em pequenos grupos. Peça que eles recontem a história apresentada na ópera assistida. O texto deve ser descritivo-narrativo e escrito com o foco narrativo em terceira pessoa, narrador onisciente.

Retome os conceitos e características de um texto descritivo-narrativo, foco narrativo e onisciência para que os alunos escrevam o texto atendendo a essas especificidades.

Ao escreverem, promova a troca dos textos entre os grupos. Cada um deverá apontar que alterações deveriam ser feitas para a melhoria do texto: questões de coerência, ortografia, pontuação, se atende ao que foi solicitado, se está organizado, se as ideias estão bem exploradas.

Não se esqueça de que o seu olhar, professor, é de suma importância nesse momento. Devolva os textos aos seus autores e solicite que façam a revisão da escrita. Acompanhe este processo, orientando-os nos aspectos gramaticais e conceituais que se fizerem necessários. Nessa operação, você deve apontar quais elementos de estudo da língua (ortografia, pontuação, questões de conhecimentos linguísticos...) devem ser focados em uma ou mais aulas a posteriori.

Depois, incentive seus alunos a apresentarem o texto elaborado em uma grande produção, como se fosse um espetáculo teatral, com sonoplastia, músicas da ópera assistida, dramatização das personagens. Convide algum profissional especializado na área das artes cênicas e da música para auxiliar os alunos nesse momento. Aproveite a iniciativa governamental dos Amigos da Escola para que se estreite essa participação e parceria em sua escola.

O modelo encenado não precisa ser, necessariamente cantado como na ópera, pode ser falado com entonação, em uma encenação.

Inicialmente, teria vários textos teatrais. Promova a leitura de todos eles e faça a votação do melhor para ser encenado. Estenda a votação aos professores da turma para que participem desse momento de escolha. Tanto o escolhido, como os outros preteridos podem ser depois catalogados para o acervo da biblioteca de sua escola. Assim, a comunidade escolar também terá acesso para a leitura e futuras encenações.

Para criar o texto teatral, indico uma outra aula de minha autoria já publicada no Portal que explica como fazer esse tipo de texto e as intervenções que poderão ser feitas junto aos alunos. Acesse-a:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6841  

(Acesso em 07/09/2010)

Divida a turma em quatro grandes grupos:

. personagens que encenarão a peça, bem como os papéis que cada um representará.

. sonoplastia – a parte sonora da peça – músicas, barulhos e suas respectivas gravações.

. figurino e cenário – escolha e seleção do que será utilizado na peça.

. divulgação – confecção dos convites, cartazes da peça, imagens para a exposição na galeria, livretos com o resumo e o estudo feito sobre a peça.

O grupo de divulgação poderia ter acesso ao laboratório de informática para ver os modelos de convites, de cartazes de peças teatrais e dos livretos para a elaboração. Um colega da área de Artes poderia auxiliá-los. Eis algumas sugestões de links para o trabalho:

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.wikihow.com/Make-a-Poster 

(Acesso em 21/08/2010)

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.5min.com/Video/How-to-Make-a-Simple-Paper-Booklet-62660321 

(Acesso em 21/08/2010)

Você, professor, será o mediador de todas as ações dos grupos. Para distribuir melhor as tarefas, convide alguns colegas professores da turma para serem tutores das tarefas.

Aula 4

Professor,

Convide outras turmas e as famílias de seus alunos para assistirem à encenação da peça criada por eles a partir da ópera “A Flauta Mágica” de Mozart.

Não se esqueça de registrar todos os momentos e participar o evento a um jornal da sua localidade ou um outro veículo de comunicação no intuito de divulgar o trabalho de seus alunos e de sua escola.

Recursos Complementares

Professor,

Eis algumas sugestões de sites que poderão enriquecer as suas aulas:

. Estudo sobre a ópera "A Flauta Mágica":

http://pt.wikipedia.org/wiki/Die_Zauberfl%C3%B6te - (Acesso em 21/08/2010) 

. A ópera - Gênero em estudo

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/opera.htm - (Acesso em 21/08/2010) 

. Texto Narrativo-descritivo

http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/942447 - (Acesso em 21/08/2010) 

. Foco Narrativo

http://66.228.120.252/teorialiteraria/434347 - (Acesso em 21/08/2010) 

. Narrador Onisciente

http://www.brasilescola.com/redacao/narracao-tipos-narrador.htm - (Acesso em 21/08/2010) 

. Versão da ópera em peça musical

http://www.youtube.com/watch?v=eq_pJvia2js&feature=related - Primeira Parte - Acesso em 21/08/2010 

http://www.youtube.com/watch?v=buLQ6UNG1zY&NR=1 - Segunda Parte - Acesso em 21/08/2010 

http://www.youtube.com/watch?v=CNTYrUEVdRs&feature=related - Última Parte - Acesso em 21/08/2010 

Avaliação

Professor,

Avalie nas produções de textos , as características dos textos narrativos/descritivos levando em consideração os critérios especificados na elaboração de uma peça teatral a partir de uma ópera, o vocabulário utilizado, a utilização de sinônimos e o uso de recursos coesivos. Observe a autonomia dos grupos de realizarem a correção de seus próprios textos, revisando elementos em estudo da língua que foram utilizados em suas produções.

Observe se alunos que solicitavam sua ajuda constantemente para produzirem textos apresentaram avanço de autonomia na produção textual.

Durante as atividades de produção oral, avalie se algum aluno teve interesse em aprofundar nas pesquisas, através das contribuições (relevantes) sobre o assunto em estudo e elogie-o(s), despertando nele(s) e nos outros colegas a iniciativa de buscarem informações adicionais para as atividades propostas pelo professor.

Avalie a maturidade do aluno acerca da aceitação do papel designado a ele e desempenhado por ele na peça. É importante lembrar que todos os alunos devem, de alguma forma, estar envolvidos nas propostas, mesmo ocupando papéis secundários ou atuando como sonoplastas, divulgadores, de forma a serem avaliados por igual.

É fundamental que os professores de outras áreas que se envolveram nessa proposta também pensem em estratégias de avaliação conjunta e específica em relação ao desempenho dos alunos.

Não se esqueça, professor, de dar voz aos alunos para avaliar e apontar os aprendizados efetivos que tiveram, fazer proposições em relação à melhoria de sua expressão escrita e de leitura.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.